Flor-de-maio: aprenda a cultivar a planta em sua casa

SISSA METZLER


Atualizado em 01.02.24

A flor-de-maio (Schlumbergera truncata) é uma planta fácil de cultivar e que encanta com a beleza de suas flores. Essa espécie é nativa do Brasil e pertence à família do cactos, mas não tem espinhos. Entretanto, é considerada uma epífita, e utiliza árvores e galhos como apoio para crescer. Seu nome se dá em razão da sua época de florescimento, que acontece durante o final do outono no hemisfério Sul. Já no hemisfério Norte, por exemplo, é conhecida como cacto de Natal, pois é nessa época que floresce por lá. Além desses nomes, é conhecida como flor-de-seda ou cacto da Páscoa. Veja, a seguir, como cultivar essa linda planta!

Como cuidar bem da flor-de-maio

Fácil de cultivar, a flor-de-maio é uma ótima planta para colorir a casa ou jardim durante os meses mais frios do ano. Pode dar flores pendentes com as cores vermelhas, rosas ou brancas, e seu tamanho pode chegar até 30 centímetros. Veja os principais cuidados para ter atenção e sucesso no seu cultivo:

  • Iluminação: meia-sombra ou luz indireta, já que a flor precisa de luminosidade, mas não gosta de receber a luz solar diretamente.
  • Rega: uma vez na semana, porque a planta não gosta de excesso de água. Para saber se já é hora de regar novamente, coloque o dedo no substrato e veja se ele está seco. Se sim, pode fazer a rega de novo. Em períodos mais secos e com menos umidade, borrife água sobre a planta.
  • Substrato: opte por um substrato bem drenado, aerado e fértil. Pode ser feito com terra, casca de pinus, areia e húmus de minhoca ou um preparo especial para cactos. É essencial colocar pedras no fundo do vaso para fazer a drenagem da água.
  • Adubação: pode ser feita com adubo químico (NPK 8-8-8) ou orgânico (com farinha de peixe, banana ou esterno bovino). A adubação pode ser feita uma vez ao mês, sendo que é muito recomendado fazer no verão, para que a planta fique forte e floresça bem no outono.
  • Propagação: a melhor época para fazer novas mudas da flor-de-maio é no início da primavera. Para isso, basta fazer um corte inclinado na base de um caule da planta. Deixe secar por um dia e plante em um novo vaso.
  • Floração: as flores costumam surgir no final do outono e durante o inverno, próximas do mês de maio. Para florir, é necessário que o seu exemplar fique em um local bem iluminado ou receba algumas horas do sol logo pela manhã.

Para cuidar bem da flor-de-maio é preciso prestar atenção ainda no tipo de vaso em que a planta será cultivada. Aqueles vasos ou cachepôs sem furos não são muito indicados, pois a água fica acumulada ali e a flor-de-maio pode acabar apodrecendo devido ao excesso de água.

Dicas em vídeo para plantar e cultivar a da flor-de-maio

Dicas sobre cultivo nunca são de mais, não é verdade? Afinal, elas lhe ajudam a cuidar de sua planta e fazem com que ela dê lindas flores. Por isso, separamos 4 vídeos que ensinam a cultivar a flor-de-maio e ainda mostram o passo a passo de itens importantes, como o plantio da muda e o modo de fazer a adubação. Confira:

Publicidade

Como cuidar da flor-de-maio

O primeiro vídeo de nossa lista traz as principais informações sobre o cultivo desta linda planta. Assista para aprender onde colocar a sua flor-de-maio em casa e como regá-la para que ela floresça bem. Além disso, o vídeo ainda dá dicas sobre o plantio das mudas.

Como plantar sua flor-de-maio do jeito certo

Não sabe como fazer para plantar a sua flor-de-maio do jeito certo? É só assistir esse vídeo! Aqui você verá o passo a passo do plantio, onde plantar e como fazer o replantio das mudas. Ao assistir esse conteúdo, você ainda verá dicas sobre a adubação da planta.

Adubo caseiro para sua flor-de-maio

É essencial fortalecer sua planta com adubos para que ela fique mais bonita, resistente e floresça bastante. Neste vídeo, você vai ver o passo a passo da receita de um ótimo adubo orgânico e caseiro. Assim, você mesmo poderá prepará-lo e sem gastar muito dinheiro.

Publicidade

O que fazer quando as folhas da flor-de-maio caem

Esta é uma preocupação de boa parte dos proprietários da flor-de-maio. Às vezes, as folhas começam a cair e as pessoas não sabem por que isso acontece nem como consertar essa situação. Este vídeo explica por qual motivo as folhas caem e como você pode evitar que isso aconteça com a sua planta!

Como você viu, o plantio e os cuidados com a flor-de-maio são simples. Então, é possível cultivá-la tranquilamente em casa. Agora que você já sabe as principais informações sobre o cultivo da flor-de-maio, só está faltando mesmo adquirir a sua!

12 fotos de flor-de-maio para você se encantar

A flor-de-maio é uma planta que, além de linda, é fácil de cuidar. Sendo assim, é uma ótima opção para ter em casa. Veja 12 fotos para você se inspirar e começar a cultivar a sua:

Foto de flor de maio 3 - 7

SILVANA FERRÃO

Publicidade

Depois de ver estas fotos da flor-de-maio, não tem como não se encantar por ela, não é mesmo? Se você optar por cultivar esta planta em sua casa, lembre-se de que você deve ser paciente, já que a florada só sai durante o outono. Aproveite para ver outros tipos de flores para cultivar em casa!

comentários
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments