Flor de Natal: dicas para cuidar da planta e ideias de arranjos

Ferdagrela


Com revisão da
Atualizado em 18.12.23

A poinsétia (Euphorbia pulcherrima), também conhecida como flor de Natal ou bico de papagaio, faz as decorações da época natalina ficarem mais espirituosas e incríveis. A planta é originária do México, e embora pareça uma flor, na verdade é um conjunto de folhas modificadas coloridas. Que tal conhecer mais sobre essa planta tão usada na decoração de Natal? Veja só dicas para cultivar em casa e lindas ideias de arranjos:

Como cuidar da flor de Natal

A poinsétia é uma planta comum em floriculturas e gardens centers na época do final de ano. E se você adquiriu uma e deseja cultivá-la em casa, seja em um vaso ou canteiro do jardim, veja as principais dicas:

  • Iluminação: para se desenvolver bem, deve ser cultivada a pleno sol, ou em locais com bastante iluminação solar. Apesar de se adaptar a meia-sombra, quando cultivada em locais de baixa luminosidade, suas partes vermelhas ficam mais esverdeadas.
  • Regas: molhe a planta de 2 a 3 vezes na semana.
  • Adubação: para garantir um crescimento saudável, faça a adubação duas vezes por ano, especialmente no final da floração, e borrife fertilizante líquido sobre suas folhas.
  • Mudas: a multiplicação é feita por estaquia, ou seja, faça a divisão da plantas através de pedaços de galhos e plante no solo para enraizar.
  • Toxicidade: é considerada uma planta tóxica com presença de seiva venenosa em todas as suas partes. O contato com o seu látex pode causar reações como náuseas, vômitos e diarreia, por isso, deve-se ter cuidado com o seu cultivo em locais com animais de estimação e crianças.
  • Aprenda mais com os vídeos abaixo:

    Dicas práticas para cultivar a flor de Natal

    Publicidade

    Nesse vídeo, além de aprender sobre a origem da poinsétia, você também confere dicas exclusivas de como cultivar a planta. Como a Nô informa, deixe as crianças e bichinhos longe dela, pois ela é uma planta tóxica.

    Veja na prática como fazer muda de poinsétia

    Aqui você aprende como fazer muda da flor de Natal e também a cuidar dela. No vídeo, o youtuber começa pela adubação e mostra tudinho para que você consiga assistir todo o processo de plantio da planta. Confira!

    Como fazer a flor do Natal durar ao máximo

    Se você quer que sua flor do Natal dure o máximo possível, esse vídeo é para você. Com muito cuidado, ela pode durar até 9 semanas em casa. O youtuber também dá dicas sobre a iluminação que a planta deve tomar e a frequência de regas que ela necessita. Confira!

    20 fotos de arranjos e decoração com a mágica flor de Natal

    Além de ser uma planta linda, a flor de Natal pode ser usada para enfeitar as árvores natalinas, guirlandas, vasos decorativos e muito mais. Confira a nossa seleção especial de fotos com essa peça única da natureza e inspire-se:

    Publicidade

    1. A poinsétia é conhecida como flor do Natal

    2. Por florir próxima ao solstício de inverno no hemisfério Norte

    3. Suas partes coloridas, na verdade são folhas

    4. Embora a cor vermelha seja a mais comum

    5. A flor também pode aparecer em outras cores

    6. Deixando os arranjos ainda mais coloridos!

    7. Com o seu arranjo de flores de Natal em mãos

    Foto de flor de natal 122 - 9

    Atelier das Cestas e Flores

    Publicidade

    8. É só usá-lo em sua casa

    9. Deixando a decoração de Natal ainda mais festiva

    10. Ou enfeitando toda a base da árvore!

    11. Não é mesmo um detalhe incrível?

    12. A flor de Natal com outras decorações

    13. Verdadeiros charmes natalinos!

    14. Se quiser, cultive-as no jardim

    15. Veja só como fica com os pisca-piscas!

    16. E também de seus arranjos, não é mesmo?

    17. Ela traz o espírito natalino para qualquer cenário

    18. Ou o destaque na mesa de jantar

    19. O clima natalino em todo lugar!

    20. E leva a magia e simplicidade do Natal por onde passa!

    Deu para ver que a flor de Natal fica incrível em qualquer lugar, não é mesmo? Para conferir mais dicas, continue a leitura no tópico a seguir!

    Que a flor de Natal é um elemento essencial para essa época festiva, você já sabe. Que tal aprender também como cultivar a tuia holandesa, o famoso pinheirinho de Natal!

comentários
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments