Flores amarelas: 10 espécies para iluminar e colorir o seu jardim

Escrito por Andressa Oliveira

As flores amarelas se distinguem pela sua cor vibrante, alegre e cheia de energia. Existe uma grande variedade de espécies para você colorir seu jardim ou decorar sua casa com essa tonalidade tão especial. Então, confira o significado especial das flores com essa cor e descubra diversos tipos de plantas que ostentam esse tom inspirador:



Significado das flores amarelas

O amarelo é um tom que representa a luz e a juventude. Em especial, as flores amarelas iluminam qualquer espaço e carregam o significado de prosperidade, sucesso, alegria e bons desejos. É uma cor muito bem-vinda para presentear amigos, familiares, pessoas queridas e celebrar novas conquistas.

10 flores amarelas para alegrar o seu jardim

A cor amarela está presente em muitos elementos da natureza, como os raios solares e muitas flores. Conheça algumas delas:

1. Girassol

É uma planta facilmente reconhecida e lembrada pela sua intensa cor amarela. Sua floração segue a trajetória solar e cada flor pode atingir até 30 cm de diâmetro. Deve ser cultivada sob sol pleno com regas regulares. Pode ser plantada no jardim, em canteiros, ou junto a cercas e muros. Para o cultivo em vasos, prefira a variedade anã ou mini e escolha um local bem iluminado.

2. Acácia amarela

É uma espécie de árvore também conhecida como chuva-de-ouro, por causa de seus magníficos cachos de flores amarelas. Seu cultivo é fácil e simples, já que aprecia a luz solar e exige poucas regas. Floresce de setembro a fevereiro e nos demais meses oferece uma ótima sombra. Apresenta um grande perfume e é uma boa opção para ser plantada em calçadas ou para ser destaque em jardins.

3. Cravo amarelo

É uma flor bastante popular que se destaca com seu perfume e suas muitas pétalas. Na cor amarela é símbolo de boa sorte. É bastante utilizada em canteiros, vasos, buquês e arranjos de presente. Deve ser cultivada em um local com bastante sol, solo bem drenado e regas regulares.

4. Hemerocale

Marilia Garcia



Também conhecida como lírio-de-dia e lírio-de-São-José, é uma planta bem resistente que tolera o sol constante e pouco exigente com relação ao solo e cuidados. Suas lindas flores amarelas são efêmeras e duram apenas um dia, mas novos botões sempre surgem, florindo constantemente.

5. Madressilva

É uma trepadeira com flores delicadas e de intenso perfume, que nascem brancas e se tornam amarelas com o tempo. Seu cultivo pode ser em vasos ou diretamente no solo e é ótima para cobrir pérgolas, caramanchões, cercas e muros. Necessita de regas frequentes e podas esporádicas.

6. Hibisco amarelo

Essa planta tropical é bastante utilizada em jardins devido a sua grande beleza, baixa manutenção e fácil cuidado. Necessita de poucas regas e pode ser cultivada sob sol pleno ou meia sombra. É uma espécie versátil para vasos, canteiros e cercas-vivas. Além disso, floresce o ano todo.

7. Amarelinha

De nome científico Thunbergia alata, essa trepadeira é uma planta rústica, pouco exigente e de rápido crescimento. Suas flores podem ser completamente amarelas ou se apresentarem com o centro preto. É bastante utilizada para cobrir cercas e pergolados rapidamente. Deve ser cultivada em sol pleno, com solo sempre úmido.

8. Frésia

Essa flor possui outro nome, junquilho, e é muito apreciada por seu perfume e cor alegre. A planta é resiste e suas flores duram por muito tempo. É usada em vasos, canteiros e arranjos decorativos. Para cultivá-la, é indicado um local com muita luz e um clima frio e ameno.

9. Crisântemo

Mhh Shin



Originária da Ásia, essa é uma planta ornamental e bastante utilizada na decoração. Ela pode ser cultivada tanto em vasos quanto em canteiros, em locais com luz indireta e com solo sempre úmido. Costuma florir o ano todo, o que garante um jardim sempre florido.

10. Gérbera

Da mesma família do girassol e da margarida, a gérbera apresenta diversas semelhanças com essas outras espécies. É uma planta resistente, altamente decorativa e muito usada em arranjos florais, decorações de ambientes, eventos e jardins. É de fácil cultivo e só necessita de regas quando o solo estiver seco.

Há flores amarelas para todos os gostos e ocasiões, seja para cultivar no jardim, decorar a casa ou presentear alguém querido. Com tantas opções, é só escolher uma ou mais espécies com essa tonalidade para inspirar felicidade e boas vibrações com a cor de suas pétalas. Aproveite e veja diversos outros tipos de flores para jardim.