Aposte em forros de madeira para um ambiente de tirar o fôlego

Escrito por Ana Kordelos

Foto: Reprodução / Ed Ritger

Elemento importante na estrutura da casa, além de possuir um aspecto estético que complementa a decoração do ambiente, o forro de madeira proporciona isolamento térmico, ajuda a esconder instalações elétricas, hidráulicas e também auxilia na implementação do projeto luminotécnico.

Apesar de o forro de gesso ser o mais utilizado na decoração atualmente, o forro de madeira vem logo em sequência na preferência quando a ideia é um projeto cheio de estilo. Seu uso possibilita um visual mais rústico ou, ainda, pode incrementar o estilo contemporâneo. O uso da madeira no forro confere requinte, trazendo aconchego ao ambiente.

Versátil, o uso do forro de madeira abrange qualquer estilo de decoração, proporciona beleza e informação visual ao cômodo, melhorando até mesmo a acústica do local em que é implementado. Utilizando-se se lâminas conhecidas como lambris ou placas de madeira, permite a utilização de madeiras em tons variados, além da opção de aplicar uma camada de tinta, o que resulta em um visual mais alegre e colorido.

Tipos de madeira

Foto: Reprodução / Melville Thomas Architects

Dentre os tipos de madeiras mais utilizados para a confecção do forro estão o cedrinho – de cor avermelhada e praticidade na instalação -, a perobinha – de cor amarelo com castanho e também conhecida como jatobá -, angelim -, com um tom de marrom bem suave – e a pinus – feita com madeira de reflorestamento, com cor clara e bom custo benefício. Estas são consideradas as mais resistentes ao possível ataque de cupins.

Segundo representantes da Aguiar Correia Marcenaria, dentre estas opções, a mais indicada é a madeira de cedrinho, “devido a possibilidade de utilizá-la somente com um selador em seu acabamento natural, ou ainda com uma camada de tinta.

Pode ser utilizado em quais tipos de construções?

Foto: Reprodução / Hammer & Hand

Segundo a arquiteta Natalia Billa, quando o assunto é decoração, não há regras, desde que seja um espaço que combine com a personalidade e estilo de vida dos residentes, permitindo desde um visual mais rústico até designs mais modernos e contemporâneos, basta deixar a criatividade fluir.
Dentre as sugestões da profissional, estão um cômodo mais masculino com um forro em madeira escura, ou até mesmo pintado de preto, uma casa de praia, utilizando o forro ao natural ou pintado de branco. “Ainda é possível fugir do modo mais tradicional de usar o forro de madeira e fazer um treliçado, deixando a laje aparente por trás, ou pintada de uma cor bem escura, e usar essa treliça para pendurar luminárias, spots ou outros itens decorativos. Enfim, as possibilidades são muitas!”.

Madeira natural x madeira pintada

Foto: Reprodução / Lean Architecture

A profissional destaca a liberdade de estilo permitida por este tipo de forro, que não impõe regras. “Depende muito do ambiente e do contexto da decoração, além da personalidade do cliente, possibilitando desde os forros mais clássicos aos mais inusitados como, por exemplo, um ripado de madeira pintado em azul”, revela.

Segundo a arquiteta, qualquer ambiente pode receber a madeira pintada, não há restrições de estilo, desde que se adeque para cada tipo de ambiente. “Um banheiro, por exemplo, precisa de cuidados especiais na escolha da madeira, acabamento, tinta ou verniz, por conta da umidade que esse forro vai receber”, alerta.

Os profissionais da marcenaria revelam que um bom tratamento da madeira pode fazê-la durar para a vida toda, desde que ela não possua problemas com cupins quando for usada. Caso haja infestação, o recomendável é fazer a aplicação de um veneno para estes parasitas antes de usar a madeira para a montagem, deixando o cupinicida agir e, só então, aplicar verniz ou selar e pintar.

Já em relação à madeira pintada, além da preparação adequada da madeira (lixando-a, para que a tinta possa aderir à superfície) e da utilização de um material de pintura de boa qualidade, deve-se observar o ambiente onde o forro está instalado. No caso de ambiente que possua contato com umidade, é de extrema importância uma tinta adequada específica.

Ambientes que podem receber forro de madeira

Foto: Reprodução / SB Architects

Seja em casas, sobrados ou apartamentos: a arquiteta informa que não há restrições para o uso do forro de madeira, podendo ser utilizado desde em ambientes internos, como quarto, sala, cozinhas e banheiros, até em ambientes externos, como uma aconchegante varanda.

Como deve ser feita a instalação?

Foto: Reprodução / BILDEN Corp.

“A montagem do forro de madeira deve ser feita no momento em que a construção está quase finalizada, quando os circuitos elétricos já estão prontos”, informa Natalia. Para isso, é recomendável contratar uma mão de obra especializada, agilizando o processo.

A estrutura do telhado pode ser embutida ou ficar aparente, e será nela em que as réguas de madeira serão fixadas com o auxílio de pregos ou parafusos. “Primeiro instalam-se os barrotes (pequenas peças de madeira que são chumbadas com massa na laje, permitindo a fixação da tábua), que podem ser em madeira dura, os quais devem ser tratados com óleo queimado, para que quando recebam as ripas do forro, já estejam conservados. E então basta instalar o forro, aplicar o verniz ou selar e pintar”, ensina os representantes da marcenaria Aguiar Correia.

Como conservar o forro de madeira

Foto: Reprodução / Clinkston Architects

Para manter o forro belo e com uma longa durabilidade, os profissionais da marcenaria destacam a atenção para evitar uma possível infestação de cupins, além da manutenção nas vigas a cada dois anos, aplicando verniz. “Toda madeira que você trata tem um longo tempo de duração”, explicam.

Eles ainda contam que, no caso da madeira com pintura, é necessária uma pequena manutenção de 2 em 2 anos, sendo necessária a limpeza para tirar o possível acúmulo de mofo por conta da umidade, especialmente em ambientes expostos à umidade constante, como banheiros e casas de praia. Se necessário, aplicar um verniz após a limpeza.

75 lindos ambientes utilizando forro de madeira

Toda essa versatilidade do forro de madeira é um recurso a ser explorado, para criar estilos variados de decoração e ambientes cheios de personalidade. Confira a seguir uma seleção de ambientes que utilizam este tipo de forro:

1. Combinação requintada: madeira e vidro

Foto: Reprodução / Debaixo do Bloco

Construção ideal para uma casa de campo ou praia, é composta apenas de madeira e vidro, permitindo que o verde da natureza ao redor da residência invada e traga vida ao seu interior. Projetada com o pé direito alto, possui mezanino e decoração com variados tons de madeira e branco.

2. Madeira e branco, combinação elegante

Ampla residência, possui área comum com pé direito alto em meio aos cômodos distribuídos em dois andares. Aqui, o teto possui uma inclinação, utilizando-se de vigas de madeira para proporcionar mais detalhes em um visual cheio de estilo.

3. Modernidade e estilo em um só ambiente

Foto: Reprodução / Jacobsen Arquitetura

Projeto com linhas retas, conta com mezanino e pé direito alto. A madeira escolhida possui tom escuro, contrastando com o revestimento escolhido para o piso. Com um jardim interno, possui portas de vidro de correr no estilo mão amiga, permitindo que o jardim externo se integre ao ambiente.

4. Madeira e aço

Foto: Reprodução / Studio MK27

O diferencial deste ambiente está na escolha do aço para as vigas de estrutura, pintado em um tom mais escuro do que as lâminas de madeira que o revestem. O contraste formado pelos dois materiais resulta em uma decoração ainda mais interessante, além de formar um desenho cheio de estilo.

5. Confortável área de lazer

Foto: Reprodução / Ruschel Arquitetura

Esta varanda foi toda projetada em madeira e portas de vidro, proporcionando proteção contra as brisas mais fortes do clima frio. Além das poltronas, ainda possui um deck de madeira com aconchegantes almofadas e uma banheira ao fundo: cantinho cheio de conforto!

6. Mistura perfeita de materiais

Foto: Reprodução / JBMC Arquitetura e Urbanismo

Buscando expressar uma rusticidade orgânica, este projeto lança mão do uso da madeira tanto no piso quando no teto, além das portas confeccionadas integralmente em vidro e no acabamento das paredes feito com tijolo aparente em seu tom natural.

7. Ambiente integrado cheio de beleza e estilo

Foto: Reprodução / Jacobsen Arquitetura

A separação da cozinha com a sala de estar se dá através de uma ampla cortina, possibilitando a integração ou separação dos dois ambientes, caso necessário. O forro em madeira escura é um show à parte. Com finas lâminas de madeira, auxilia na sensação de continuidade do cômodo.

8. Varanda com ares campestre

Foto: Reprodução / Oficina Arquitetura & Design

Este espaço externo exprime aconchego e conforto a quem o desfruta. O forro de madeira ainda ganha a utilização de grossas vigas de madeira em sua estrutura, exaltando o tema rústico. O mesmo material ainda pode ser visto na mesa e bancos, além das belas portas.

9. Área de lazer com forro de finas ripas de madeira

Foto: Reprodução / Edu Castello

O destaque deste ambiente se dá pela escolha da padronagem no forro. Utilizando finas ripas de madeira, que dá ainda mais destaque no ambiente, garantindo um efeito visual de personalidade. Destaque para as amplas portas de madeira, que possibilitam a entrada do sol no local.

10. Ambiente com madeira em abundância

Foto: Reprodução / Studio MK27

Aqui a madeira figura por todos os lados: nos móveis, como revestimento das paredes internas, no imponente forro e nas paredes externas com finos galhos naturais, que deixam a luz do sol inundar o ambiente, causando um efeito incrível.

11. Um home office confortável

Foto: Reprodução / Ruschel Arquitetura

Duo coringa, mesclar tons naturais de madeira com o branco garante requinte a qualquer ambiente. Neste home office, podemos observar três tons de madeira predominantes: o mais claro e natural nas paredes, janelas e porta, um tom médio no forro e um tom mais escuro no piso.

12. Dois estilos em um só forro

Foto: Reprodução / Jacobsen Arquitetura

A madeira utilizada para o forro deste ambiente é a mesma, porém foi aplicada de duas formas diferentes: na maior parte, a aplicação foi feita através de lâminas justapostas, dando a sensação de continuidade. Já na área do jardim, vigas espaçadas auxiliam na divisão dos ambientes.

13. A importância de seguir um estilo na decoração

Foto: Reprodução / MF+ Arquitetos

Para este espaço gourmet, a aplicação das vigas segue o estilo espaçado, trazendo personalidade ao ambiente. A mesma técnica pode ser observada nas amplas divisórias espalhadas por toda a residência, seguindo um único estilo de decoração em todo o projeto.

14. Amplitude ao ambiente

Foto: Reprodução / Fernanda Marques

Com a aplicação das vigas na longitudinal, é possível perceber um efeito ótico que garante a impressão de um cômodo mais amplo. Este efeito é auxiliado pelos trilhos de luzes distribuídos na mesma direção. Destaque para o bar suspenso, revestido com a mesma madeira do forro.

15. Recanto de paz em meio à natureza

Foto: Reprodução / Sarmento e Melo

Esta belíssima sala ganhou um forro inclinado de madeira com grossas vigas de madeira rústica, trazendo mais estilo ao local. Para garantir a integração junto à natureza, as tradicionais paredes de concreto foram descartadas, sendo substituídas pela opção em vidro.

16. Casa de campo com estilo contemporâneo

Foto: Reprodução / Ruschel Arquitetura

Uma casa de campo não precisa necessariamente possuir o estilo rústico. Este projeto é um belo exemplo de como uma residência campestre pode ganhar ares contemporâneos ao utilizar móveis com design arrojado e a cor branca em predominância.

17. A madeira permite pontos de cor

Foto: Reprodução / Jacobsen Arquitetura

Considerada um material neutro, apesar de possuir tonalidade marcante, o uso da madeira natural permite a adição de pontos de cor distribuídos pelo ambiente. Uma boa dica é adicionar móveis em tons neutros como bege e branco para equilibrar o visual.

18. Associado ao preto garante elegância ao ambiente

Foto: Reprodução / Otta Albernaz Arquitetura

Aqui é possível perceber como a madeira no tom natural, quando utilizada em contraste ao preto garante sofisticação. Como essa cozinha possui configuração longitudinal, as vigas de ferro foram aplicadas de forma perpendicular ao projeto, dando ainda mais destaque para todo o ambiente.

19. E por que não pintar o forro?

Para um resultado mais interessante, é válido uma solução simples que adiciona contraste: enquanto as vigas da estrutura do banheiro estão em seu tom natural, apenas com verniz, as lâminas do forro ganharam uma demão de tinta branca, resultando em um lindo efeito.

20. Sala com ares vintage

Foto: Reprodução / Fernanda Marques

O estilo retrô pode ser conferido nas poltronas de design diferenciado, no abajur e banquinho ao fundo e no banco de madeira com assento no formato natural do tronco da árvore. O forro de madeira é a pedida certeira para trazer encanto ao ambiente, em associação à parede no mesmo material.

21. Combinando com o estilo industrial

Foto: Reprodução / Estúdio MRGB

Outro exemplo que prova a versatilidade do forro de madeira é adicionar elementos da natureza em um local onde o estilo industrial impera, com tons de cinza, bancada em cimento queimado e eletrodomésticos em inox. Destaque especial para o tapete que imita a padronagem natural da madeira.

22. Madeira em todos os lados

Foto: Reprodução / Ruschel Arquitetura

O material pode ser observado em vários detalhes desta sala, desde o forro com vigas e lâminas em um belo tom natural, até no mobiliário, painel da tv e objetos decorativos. A lareira revestida de pedras em formatos variados é um show à parte.

23. Um ambiente que abusa da beleza da madeira

Foto: Reprodução / Studio MK27

O único lugar onde não é possível visualizar a madeira neta sala é na região da lareira e no piso do cômodo, que utilizam um revestimento em pedra natural. O restante do ambiente utiliza madeira em todas suas formas, como pequenas vigas no forro e paredes ou no jogo de sofá.

24. Espaço integrado de frente para o mar

Foto: Reprodução / Fernanda Marques

Com uma decoração praiana representada pela rede de pesca fixada acima da mesa de jantar, este projeto ganhou um amplo forro de madeira no espaço que liga sala e cozinha. Até o chão ganhou um revestimento que imita madeira, complementando o charme.

25. Para uma sala de jantar sofisticada, teto elevado

Foto: Reprodução / Roberto Migotto

O contraste causado pela diferença nos tipos de madeira eleitos para as lâminas do forro e suas vigas garante beleza e estilo para este teto inclinado. Ambiente digno de jantares cheios de pompa, possui ainda ampla mesa de jantar também em madeira, com modernas cadeiras brancas.

26. Os spots de luz destacam os detalhes na estante

Foto: Reprodução / Studio MK27

Um belo exemplo de como este tipo de forro pode ajudar na decoração de um ambiente, nesta sala os spots de luz foram posicionados de modo a destacar a bela estante, cheia de detalhes, repleta de nichos em diferentes tamanhos e também confeccionada com o material orgânico.

27. Destaque para o primeiro andar

Foto: Reprodução / Jacobsen Arquitetura

Este projeto com o pé direito alto garante uma incrível divisão de ambientes, onde no térreo prevalecem tons neutros e a presença tímida da madeira na mesa de centro e armário, enquanto o primeiro andar ganha destaque com o mesmo material através do belo forro e da divisória em mosaico.

28. Aconchegante varanda gourmet

Foto: Reprodução / Graça Brenner

Esta varanda transmite conforto e aconchego em pouco espaço. Com teto na diagonal e vigas no mesmo tom, possui móveis de design clássicos, como a cadeira de balanço. Para manter a família reunida, o forno a lenha se torna item indispensável.

29. Mistura de estilos e muita cor

Foto: Reprodução / Rafael Simonazzi

A madeira é utilizada tanto no forro como no piso, revestido com um tom mais claro. Enquanto a mesa de mármore e a estante de nichos evoca o estilo moderno, a cômoda em estilo clássico e o frigobar com design retrô complementam o cômodo com toques de estilos diferentes.

30. Visual contemporâneo em um ambiente funcional

Foto: Reprodução / Espaço do Traço

Aqui somente a área gourmet recebeu o forro de madeira, utilizando largas vigas e aplicado junto à um recorte no gesso. A churrasqueira e o mobiliário também são revestidos com o mesmo material, enquanto o piso ganha a beleza e o requinte do mármore.

31. O forro também é bem-vindo em ambientes externos

Foto: Reprodução / Macedo, Gomes e Sobreira

Em uma construção que abusa do uso da madeira, esta varanda ganhou o revestimento tanto no piso quanto no forro. As molduras das portas, também do mesmo material, ganharam um tom mais claro, fazendo um belo contraste. Para relaxar, uma confortável rede de balanço.

32. Aqui o destaque fica por conta das vigas espalhadas pelo teto

Foto: Reprodução / Jacobsen Arquitetura

O diferencial do ambiente está nas vigas expostas do forro de madeira. Dispostas paralelamente, próximas umas às outras, garante informação visual e charme à sala. O material ainda é visualizado no mobiliário e nos lustres acima da mesa de jantar.

33. Opção ideal para os amantes da madeira

Foto: Reprodução / Fernando Payão

Utilizada em todos os cantos deste projeto, os tons escolhidos não variam muito, permanecendo muito próximos uns aos outros, garantindo uma harmonia sem pesar o visual. Destaque para a parede com placas de madeira aplicadas de formas opostas.

34. Apenas na varanda

Foto: Reprodução / Carla Arigón Felippi

Esta é uma boa tática para separar ambientes e adicionar a madeira, sem pesar no visual. Como a sala e a varanda são integradas, somente a região externa do imóvel recebeu o forro, tendo o revestimento de seu piso também alterado, causando um belo contraste.

35. O mesmo forro, tanto na área interna quanto na externa

Foto: Reprodução / Jacobsen Arquitetura

Projeto cheio de beleza e ousadia, utiliza o mesmo forro nas duas regiões do imóvel, interna e externa. O projeto luminotécnico é um elemento importante para dar destaque à este item, devendo ser bem elaborado, evitando que a área interna fique muito escura.

36. Mesmo em ambiente pequenos, faz a diferença

Foto: Reprodução / Camila Casotti

Apesar do pouco espaço disponível, o forro de madeira traz encantamento e beleza ao cômodo. Aqui, para garantir que o tom cheio de personalidade da madeira não pese e traga a sensação de pouco espaço, o branco predomina nos móveis e no piso.

37. Teto inclinado, porém sem vigas

Foto: Reprodução / Studio MK27

Para evitar a rusticidade causada pelas vigas aparentes, este forro foi elaborado somente com pequenas réguas de madeira, trazendo suavidade ao visual. A mesa confeccionada com um tronco de árvore em seu formato natural garante destaque ao ambiente.

38. A madeira como único material deste espaço externo

Foto: Reprodução / Anastasia arquitetos

Além de ser aplicada no forro de madeira na varanda, esta área externa ainda ganha variados decks em formato quadrado espalhados pela grama, que dão acesso à piscina. O pergolado elaborado com vigas de madeira é outro elemento de destaque no ambiente.

39. Acabamento fosco e madeira sem muitos detalhes

Foto: Reprodução / Sarmento e Melo Arquitetura

A madeira eleita para o forro garante um visual delicado à área externa, evidenciando as placas de cimento queimado na parede, além do armário em uma madeira de tom claro e o verde ao redor do espaço. Os spots de luz também não passam despercebidos.

40. Uma camada de tinta e muito estilo

Foto: Reprodução / Jaime Lerner

Para o teto inclinado, o forro de madeira recebeu uma camada de tinta chumbo, adicionando sobriedade ao ambiente. Ao utilizar o mesmo tipo de madeira para o revestimento do piso e o tampo da mesa, criou-se uma harmonia. Destaque para os pontos de cor trazidos pelos quadros.

41. Recanto em meio ao verde

Foto: Reprodução / Otta Albernaz Arquitetura

Ideal para momentos de tranquilidade e relaxamento, este recando utiliza o forro de madeira em tom escuro. As paredes de vidros sustentadas por colunas em cimento queimado garantem a integração ao verde abundante ao redor. A escolha pelo piso em madeira mesclada não podia ter sido mais certa.

42. Um só tom de madeira

Foto: Reprodução / AMZ Arquitetos

O mesmo tipo de madeira foi aplicado em diferentes momentos neste projeto: no forro, com suas lâminas e vigas, na ampla escada, e como estrutura das paredes da construção. Seguindo o mesmo estilo, os móveis da cozinha mostram toda sua beleza.

43. Visual rústico junto ao mar

Foto: Reprodução / Mutabile

Aqui o teto é inclinado, com forro e vigas em madeira escura, a mesma utilizada para emoldurar as portas de vidro que enquadram o mar. Os móveis de design rústico e a parede de pedras naturais complementam o visual.

44. A iluminação embutida faz a diferença

Foto: Reprodução / Bernardes Arquitetura

Uma forma de dar ainda mais destaque ao forro de madeira é utilizar spots de luz embutidos em suas laterais, que causam um belo efeito degradê. O material também é visualizado nas portas de vidro e no rack da TV.

45. O mesmo material utilizado de formas diferentes

Aqui, além do teto inclinado receber o forro de madeira em um tom vibrante, a parede do ambiente externo recebe revestimento com as mesmas réguas utilizadas no forro. A madeira também é encontrada no piso e no belo pergolado acima da escada.

46. Contrastes: madeira e cimento queimado

Foto: Reprodução / Gebara Conde Sinisgali

No mesmo ambiente, o teto possui forro de madeira e cimento queimado justapostos, resultando em um belo contraste de estilos. Como o cômodo conta com objetos decorativos em tons vibrantes, o mobiliário escolhido possui a cor branca, para equilibrar o visual.

47. Estilo ousado, cheio de personalidade

Foto: Reprodução / Brasil Arquitetura

Este forro de madeira possui formato não convencional, com uma curva orgânica por todo o ambiente e pequenas vigas de madeira em cor branca. Opção ideal para quem não tem medo de ousar, destaca-se facilmente neste ambiente.

48. Forro na cor branca, pura delicadeza

Foto: Reprodução / André Vainer Arquitetos

Com um belo mix de madeiras, esta sala integrada lançou mão do forro pintado de branco para evitar que o visual ficasse muito poluído. A madeira ainda está presente no revestimento do piso, na moldura das portas e no mobiliário, sempre no tom natural.

49. Forro com luzes embutidas

Foto: Reprodução / André Lenza

Com uma madeira de tom escuro, este forro conta com vários spots de luz embutidos e distribuídos de forma aleatória, que iluminam e dão estilo ao ambiente. A mesa de jantar também possui madeira escura, contrastando com os materiais mais claros em todo o espaço.

50. Que tal uma janela no forro?

Foto: Reprodução / Anna Maya e Anderson Shussler

Situado no andar superior da residência, o teto inclinado permite a aplicação de uma janela basculante, permitindo a entrada de iluminação e ventilação natural em qualquer momento do dia. Destaque para o painel de madeira utilizado na cabeceira da cama.

Veja mais fotos de ambientes com forro de madeira

Ainda não se convenceu? Então inspire-se com estes outros estilos e escolha sua versão favorita de forro de madeira:

51. Que tal utilizar o forro para evidenciar uma área do cômodo?

Foto: Reprodução / Maurício Karam

52. Vigas em madeira natural e pedras variadas

Foto: Reprodução / Melina Mundim

53. Além do forro de madeira, que tal estas divisórias super estilosas?

Foto: Reprodução / Erick Figueira Mello

54. Lindo contraste de madeiras: no forro e na mesa

Foto: Reprodução / Cássia Oliveira

55. As cadeiras pink dão o toque moderno ao ambiente

Foto: Reprodução / Denise Wichmann

56. Madeira no piso e no forro da varanda

Foto: Reprodução / Plena Madeira

57. As mesmas lâminas do teto cobrem também a parede

Foto: Reprodução / John Maniscalco Architcture

58. A madeira sem muitos detalhes no forro garante um visual delicado

Foto: Reprodução / John Maniscalco Architecture

59. As pequenas pintas naturais se destacam no teto

Foto: Reprodução / John Maniscalco Architecture

60. Ambiente totalmente amadeirado

Foto: Reprodução / John Maniscalco Architecture

61. A madeira impera: forro, paredes e mobiliário

Foto: Reprodução / John Maniscalco Architecture

62. Lâminas longitudinais alongam o cômodo

Foto: Reprodução / Ming Architects

63. Aplicadas somente na varanda do apartamento

Foto: Reprodução / LX Arquitetura

64. Dois ambientes para o mesmo forro


Foto: Reprodução / Cornetta Arquitetura

65. Forro de gesso e madeira aplicados na mesma sala

Foto: Reprodução / Cornetta Arquitetura

66. Tons em degradê e iluminação embutida

Foto: Reprodução / Gui Mattos

67. A garagem também merece esta bela opção

Foto: Reprodução / MPG Arquitetura

68. Toda a beleza proporcionada pela madeira

Foto: Reprodução / MPG Arquitetura

69. Simpática varanda gourmet

Foto: Reprodução / Sarmento e Melo Arquitetos

70. Para quebrar a monotonia do branco

Foto: Reprodução / Fernanda Marques

71. Destacando o pé direito alto da construção

Foto: Reprodução / Fernanda Marques

72. Combinação perfeita de madeira e vidro

Foto: Reprodução / David Guerra

73. Ideal para o contraste junto às pedras e ao vidro

Foto: Reprodução / Duda Porto

74. A persiana harmoniza o ambiente com o forro escolhido

Foto: Reprodução / Denise Vilela

75. Destaque para as cadeiras pintadas de azul

Foto: Reprodução / Frauches Arquitetos

Tendência atemporal, utilizar o forro de madeira para complementar o visual dos ambientes internos e externos do lar garante uma decoração cheia de estilo e personalidade, além de proporcionar sensação de aconchego ao ambiente. Escolha sua versão favorita e invista nesta opção!

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS