Como usar garden seat na decoração da sua casa

Escrito por Priscila Horvat

Foto: Reprodução / Elements of Style

Continua após o anúncio



Originários da cultura chinesa, os garden seats já conquistaram os corações de arquitetos, decoradores, aspirantes e amantes da decoração de todo o mundo. Disponível em várias formas, materiais e cores, o “banco de jardim”, segundo a tradução literal, invadiu também o interior das casas.

Pode ser considerado uma peça mil e uma utilidades, já que serve como decoração, como banquinho, criado-mudo, mesa de centro e de apoio. O garden seat pode ser usado em peça única ou em uma combinação, com várias unidades. Pelo seu tamanho, é facilmente encaixável em qualquer cômodo, por menor que seja – desde o seu lugar principal, o jardim, até o menor local da casa, banheiro ou lavabo. Pode, inclusive, ficar guardado dentro ou embaixo de algum móvel, como consoles vazados, aparadores e racks.

Os garden seats mais comuns são os que têm formado de barril e que são de cerâmica. Mas é possível encontrar também peças de madeira, fibras naturais, bambu, acrílico, plástico e metal. Além disso, os formatos variam, vão desde os clássicos abaulados até os mais achatados, compridos, e em formatos inusitados, como coruja, elefante, caveira, entre outras opções.

Por ser tão versátil, o banquinho queridinho do momento cabe em decorações de todos os gostos (e bolsos), da mais rústica até a mais sofisticada. Veja algumas ideias de como inserir o garden seat na decoração de casa:

1. No quarto, como criado-mudo

Foto: Reprodução / Luiza Freitas Designer

Para ficar com a decoração ainda mais elegante, combine as cores da peça de alguns elementos do cômodo. Nesse caso, o tom de lilás da parede aparece na parte de baixo da cama e em detalhes no garden seat e almofadas.

2. O aparador virou esconderijo para os banquinhos

Foto: Reprodução / Nacle Moraes Arquitetura

Combine cores e texturas diferentes para dar um ar mais moderno ao ambiente. Aqui, a sala, de cores neutras, recebe muito bem o móvel ciano que abriga os garden seats ouro velho. Na hora em que a visita chegar, é só puxar e usar.

Continua após o anúncio



3. Preto, branco e prata

Foto: Reprodução / Apartamento 112

A dupla preto e branco já é mais do que conhecida no mundo da decoração. Caso queira deixar seu cômodo ainda mais moderninho, aposte em itens de tons metálicos. Aqui, os garden seats em tom prateado chamam a atenção de quem chega.

4. Diferentes texturas para um mesmo cômodo

Foto: Reprodução / Cassio Veiga Casa

Se você gosta de ter prata e dourado na décor, mas tem medo de deixar o ambiente muito carregado ou over, opte por produtos que tenham essa tonalidade opaca. Escolha peças que tenham também uma textura diferente, deixando a visão ainda mais interessante.

5. Ótima aposta para a varanda

Foto: Reprodução / Cassio Veiga Casa

O garden seat é indicado para jardim. Por isso mesmo, cai super bem também se usado em quintais ou varandas, cobertas ou descobertas, no espaço de convivência ou na área do churrasco.

6. Um lugar a mais

Foto: Reprodução / Inalte Engenharia e Design

O garden seat é uma opção de um (ou mais) lugar(es) à mesa, já que pode ser facilmente encaixado embaixo da mesa – independente do tamanho dela. Use cores diferentes na mesa, cadeiras e banquinhos, para um ar mais descontraído.

7. Quase uma peça de arte

Foto: Reprodução / Frente & Verso Arquitetura

Continua após o anúncio



Dependendo do estilo do cômodo e do garden seat, e também da forma como ele for apresentado, ele pode parecer até mesmo uma peça de decoração. Nesse caso, por exemplo, junto a espelhos e outros objetos de decoração, é uma das funções dele.

8. Para usar na casa de praia

Foto: Reprodução / Luiza Freitas Designer

Os garden seats combinam muito com o espaço da piscina ou casa de praia. Use os que são de cerâmica, para maior durabilidade. Componha ambientes usando banquinhos em tons de azul, branco e vermelho, para um ar marítimo.

9. Branco e azul

Foto: Reprodução / The Encanted Home By Tina

A combinação das cores branco e azul, que aparece nas estampas de azulejo português, tem ganhado muitos corações também. A dupla é super charmosa, e fica bem em qualquer ambiente da casa.

10. Cores e texturas diferentes

Foto: Reprodução / Casa Quatro By Salua Ares

Quer inovar ainda mais? Aposte em mais de uma unidade do garden seat. Elas não precisam necessariamente ser do mesmo material, cor e formato. O que vale é a originalidade que o ambiente vai ganhar com o mix.

11. Mesinha para a área da piscina

Foto: Reprodução / Rattan Florianópolis

Na área da piscina, use as peças de materiais mais resistentes à água, como a cerâmica ou rattan, móveis específicos para áreas molhadas. Eles podem servir como mesinha de apoio para um suco, a toalha, óculos de sol ou protetor solar.

Continua após o anúncio



12. Dourado na medida

Foto: Reprodução / Silmara Salvetti Arquitetura

Para usar o dourado sem medo de errar, aposte em tons neutros ou pasteis para compor a paleta de cores do ambiente. A peça metálica chama atenção, mas na medida certa.

13. Navy decor

Foto: Reprodução / Katianny Andrade

Para criar um ambiente mais clean, aposte em tona de azul e branco, quase num estilo navy. O verde natural das plantas ajuda ainda mais a dar o tom de tranquilidade. Aqui o garden seat aparece como mesinha de apoio da chaise.

14. Tudo branco

Foto: Reprodução / AF Design de Interiores

O branco do chão ao teto é comum nas decorações mais contemporâneas. No banheiro, ajuda a ampliar o cômodo. O garden seat usado aqui é de cerâmica, ideal para áreas molhadas, e serve como apoio para a banheira.

15. Rústico chique

Foto: Reprodução / Viviane Loyola Arquiteta

Para uma varanda mais intimista, o uso de madeira e tons mais sóbrios, em equilíbrio perfeito com a lareira moderna, a gás. Nessa opção, o garden seat pode ser usado como um assento extra ou como mesa de apoio.

16. Madeira e veludo

Foto: Reprodução / Novo Projeto

A mistura do entrelaçado da madeira no garden seat combina perfeitamente com os riscos do matelassê do sofá. O mix de texturas é uma aposta interessante e deixa o ambiente mais moderno.

17. Duas cores contrastantes

Foto: Reprodução / Fernanda Fraga

O azul petróleo é quem dá o tom no meio desse ambiente em tons neutros, com a predominância do creme. Os vazados diferentes e os desenhos deixam os dois abaulados levemente diferentes.

18. Mesinha de apoio

Foto: Reprodução / In Search Of Divine By Myra

Esse quarto tem uma mesinha como criado-mudo. O garden seat, numa cor que combina com o restante das cores do quarto, serve como mesinha de apoio para a cadeira ao lado, ideal para apoiar a leitura do momento.

19. Varanda em tons pasteis

Foto: Reprodução / Luiza Freitas Designer

A varanda cheia de almofadas é super convidativa a um papo descontraído. O ombrelone protege apenas metade do sofá. Por isso, os garden seats podem ser movidos e colocados à sombra.

20. A delicadeza do azul lavanda

Foto: Reprodução / Blue & White

Repare que os vasos que servem como bases para os abajures e o garden seat são no mesmo tom de azul que a lavanda do solitário. A harmonia se dá por conta das cores neutras, da madeira na mesa e o acrílico da cadeira.

21. Armazenado sob o aparador

O cantinho branco ganha pequenos pontos de cor. Os garden seats aqui são banquetinhas que, armazenadas sob o aparador, servem como assento extra quando a casa enche de visitas.

22. Ambiente fino e elegante

O metalizado dos garden seats retos combina com o restante das cores e estilos dos móveis do ambiente, deixando com toque de requinte à sala dois ambientes. Servem como assento para a sala de jantar ou estar.

23. Ilusão de ótica

O garden seat com estampa de linhas que causam ilusão de ótica casa perfeitamente com o restante da sala, com as paredes repletas de quadros abstratos e almofadas com estampas bem modernas.

24. Coral e branco

Foto: Reprodução / Ballard Designs

A varanda com móveis e itens de decoração em linhas retas e cores clássicas ganhou destaque com os garden seats abaulados na cor coral, mesmo tom das almofadas.

25. Três lugares extras

Foto: Reprodução / Luiza Freitas Designer

As cores não são iguais, mas tom sobre tom. Os tamanhos também não são iguais, são no estilo escadinha.

26. Total black

Foto: Reprodução / White Box Design

A cara total black do ambiente é quebrada apenas pelo toque de cor rosa no cobertor e na planta. O tapete felpudo ajuda a criar o clima glam.

27. Dois pontinhos vermelhos no cômodo

Os garden seats escolhidos para esse quarto fugiram da paleta de cores claras do quarto. Os dois vermelhinhos chamam a atenção e servem como apoio para livros e bolsas.

28. Suporte para toalha

Foto: Reprodução / Scott Laslie

O banheiro de conto de fadas, com ar etéreo, ganhou um apoio com linhas quase retas, perfeito para abrigar uma toalha fofa, daquelas que te abraça depois do banho.

29. Dourado glam

Foto: Reprodução / Westwing Brasil

A dupla metálica tem tamanhos, desenhos e texturas diferentes. O mais alto serve como mesa lateral, ideal para abrigar a leitura atual, e o mais baixo apoia o abajur, importante para a leitura da noite.

30. Garden seat para crianças

O garden seat também fica perfeito em quartos de crianças a partir da terceira infância. Escolha cores que combinem com o quarto. Dá um ótimo criado-mudo, assento ou mesa de apoio.

31. Jantar rústico

A sala de jantar é rústica e chique ao mesmo tempo. Os tons mais fortes, como os do garden seat e do cobogó, ficam equilibrados e perfeitamente em harmonia com os tos terrosos do ambiente.

32. Apoio na pequena varanda

Foto: Reprodução / Lemon Home Gift

A varanda, ou jardim, por menor que seja, também pode receber um garden seat. Aqui, a namoradeira é única e pequena, e o uso da peça é perfeito como mesinha de apoio.

33. Porta-planta

Nessa sala em tons claros e terrosos, o garden seat é usado especificamente para apoiar uma planta. O material, cerâmico, é resistente e, mesmo que a água da rega derrame sobre a peça, não vai causar estrago.

34. Varanda moderninha

Foto: Reprodução / Topdreamer

O garden seat mais uma vez ganha destaque em um ambiente interno. Essa varanda de apartamento ganha a ilusão de ser maior com o uso do garden seat e do estofado em cor clara.

35. Ambiente clean

Essa sala de jantar combinou vários elementos que deixaram o ambiente clean e com muita leveza, como as cadeiras de acrílico, o lustre antigo na cor branca e o garden seat escondido sob a mesa.

36. Dourado opaco

Foto: Reprodução / Arnaldo Dâmaso Interiores

O metálico dourado chama um pouco menos de atenção quando usado na versão mais opaca. O garden seat e o vasinho sob a mesa são os únicos pontos de cores mais fortes no ambiente.

37. Requinte na sala da família

Foto: Reprodução / Rafael Lourenço

A sala de estar ou de TV abriga um sofá confortável cheio de almofadas em texturas diferentes. A combinação dos garden seats iguais, a mesinha de espelho e o lustre com tecido deixam o ambiente mais aconchegante.

38. Na sala de espera

Escritórios e consultórios também podem ter garden seats. Nesse, os dois lados da sala de espera ganharam sofás e peças iguais, servindo como mesinhas de apoio, perfeitas para as revistas e jornais da semana.

39. Área molhada com garden seat

A área da piscina fica ainda mais convidativa por estar no meio de um belo jardim. À frente, cadeiras e um garden seat para um bate-papo, ao som da água da cascata que cai ao fundo.

40. Mesinha lateral

Foto: Reprodução / Silmara Salvetti Arquitetura

Até mesmo o formato e os desenhos do garden seat podem combinar com o ambiente. Nessa sala clássica, os desenhos com bolinhas na peça remetem aos colares de pérolas, ornando os móveis.

41. Um toque de cor

Foto: Reprodução / Jéssica Abdalla

Residência com tons sóbrios, muita madeira e materiais sofisticados. O toque de cor fica a cargo dos detalhes, como a moldura da obra de arte e as listras coloridas da dupla de garden seats.

42. Na sombra do aparador

Foto: Reprodução / Maíra Design Móveis

O charme do pavão e suas penas coloridas do garden seat não competem com nada no ambiente. As cores se complementam entre si, com o amarelo e lilás se repetindo no aparador e no arranjo floral.

43. Presente na festa

Foto: Reprodução / Tirel Atelier

Até na festa de casamento ou de aniversário o garden seat é bem-vindo. No cantinho das lembrancinhas e bem-casados, ele pode aparecer apenas para compor o ambiente, ou servir como assento quando tiver um caderno para cada convidado deixar seu recadinho.

44. Verde floral

O ambiente ganha ainda mais ares orientais com os desenhos delicados no par de garden seats que fazem a guarda da cômoda no estilo bombê. A combinação deixa tudo em dobro, igual dos dois lados da imagem.

45. Tom sobre tom

Foto: Reprodução / Blue & White

A cor azul é a grande protagonista desse cantinho. O gazebo, com treliça, todo no tom petróleo, ganha diversas nuances de azul: no tapete, no par de garden seats, nas pequenas fruteiras, nos vasos e nas almofadas.

46. Coadjuvante na organização

A organização é peça-chave para manter tudo no lugar no dia a dia. No banheiro, por ser um cômodo pequeno, mais ainda. Utilize o garden seat como apoio perto da área do box ou banheira, ele vai servir como suporte na hora de se secar após o banho.

47. No cantinho, quase escondido

Entre as poltronas da varanda, um garden seat se esconde encolhido. Ali ele serve de mesinha de apoio, para um suco durante a tarde, por exemplo. Se chegar mais alguém para um papo, facilmente ele vira um lugar.

48. No corredor de entrada

Foto: Reprodução / Érica Dollinger

É possível colocar o garden seat em qualquer lugar da casa. Aqui, ele aparece no corredor da entrada, fazendo um charme ao lado de um coqueiro, segurando um livro e um pequeno vasinho.

49. Quarto dos sonhos

Foto: Reprodução / Samantha Pynn

O quarto com decoração romântica recebeu muito bem o garden seat. Com a mesma estampa dos travesseiros, ele é usado como assento para a penteadeira. Note como as cores deixam o ambiente clean.

50. Madeira na comemoração

Foto: Reprodução / Club Paradiso

O buffet perfeito para a festa de reveillón ou para um casamento inesquecível. Na área do bar, os assentos são garden seats de madeira, que seguem o mesmo tom do revestimento de todo o ambiente.

51. Azul para acalmar os ânimos

Foto: Reprodução / Casa das Linhas

Vai receber as amigas e tomar um chá? Recupere os garden seats azuis que estão em outro cômodo e leve para a varanda. Ele serve como mesinha de apoio para bandejas de comidinhas gostosas.

52. Spa em tons neutros

Em um spa também serve para uso. O garden seat aqui aparece como decoração, ao lado da mesa lateral de apoio.

53. Requinte na medida

Foto: Reprodução / Essência

Uma sala dois ambientes, com abertura gigantesca para a varanda gourmet. Como os ambientes são abertos e interligados, a decoração precisa ser minimamente pensada. Cada detalhe conta, como esses garden seats pretos, que combinam com diversos itens da decoração.

54. Para a hora da conversa

Foto: Reprodução / Garden Sonhos e Jardins

A varanda é o lugar perfeito para colocar o papo em dia. Sabe o ditado “igual coração de mãe, sempre cabe mais um”? Se aplica a esse cômodo, que tem três garden seats escondidos sob o aparador, para receber quem chegar de supetão.

55. Entrada com glamour

Foto: Reprodução / Gabriela Camargo

O gosto fino da decoração é visto logo na entrada da casa, com o conjunto de aparador espelhado, espelho com moldura única e garden seats dourados. Tudo combina, sem exageros, na medida certa.

56. Mil e uma utilidades

Foto: Reprodução / Cassiana Araújo

Aqui ele aparece ao lado de prateleiras cheias de vasinhos de suculentas. Então, pode ser usado como assento para quem vai cuidar das plantinhas. Ou então, para sentar e olhar as crianças na piscina. Ou ser puxado um pouco mais para perto e servir de assento para a mesa.

57. Completamente vazado

Foto: Reprodução / Loja Soho Gift Shop

O estilo todo vazado é indicado para ambientes menores. Use as cores com moderação. Em cômodos pequenos, abuse de cores claras. Se tiver mais espaço, aposte em cores mais fortes e quentes.

58. Participante da recepção

Na recepção do casamento cheio de pompa e estilo, garden seats espalhados pelo espaço proporcionam maior conforto com mais opções para os convidados se acomodarem, bater um papo e tirar uma selfie.

59. Diferentes e com o mesmo propósito

Foto: Reprodução / GP Life Decor

O pufe habita a sala harmoniosamente na companhia do garden seat. Os dois servem como banquinho e apoio para o sofá.

60. Vejo flores em você

Foto: Reprodução / Atelier Vivi D´Paula

Para compor a varanda, cheia de plantinhas, vasos e flores, a escolha foi uma dupla de garden seats com uma estampa que faz as peças se integrarem ao ambiente, com desenhos de folhas e flores delicadas.

61. Rosa do chão ao teto

Foto: Reprodução / Sofisticato Eventos

Não importa a idade da aniversariante, aqui a festa é fechada, no melhor estilo “Clube da Luluzinha”. Um dia só para as meninas, com tudo rosa, inclusive o conjunto de garden seats, com desenhos diferentes, mas com o mesmo propósito: amigas em volta da mesa e a garantia de uma noite cheia de risadas.

62. Madeira clarinha

Foto: Reprodução / Spazio Decorações e Artes

Esses garden seats baixinhos ficam muito charmosos se usados em quartos, salas ou jardins. De madeira, se integra facilmente a diversos tipos de decoração, e casa muito bem com opções mais rústicas.

63. Jardim de tamboretes

Nesse jardim foi montada uma estrutura para uma pequena recepção. As mesas mais baixas ganharam a companhia de lindos garden seats nas cores branca e azul. De diversos modelos e estampas, combinam bem com o verde natural do jardim e a madeira das mesas.

64. Garden seat em exposição

A ideia original é usar para sentar, apoiar e até como item de decoração, mas em algum cantinho. Inove e apresente o garden seat de uma maneira diferente: escolha seus preferidos e exponha na prateleira, como peças de viagem ou arte.

65. Conjunto metálico

Foto: Reprodução / Atelier Oney Barroso

Para combinar os adereços, porta-velas e arte na parede, a escolha foram garden seats no mesmo estilo, com cor metálica. Note que o ambiente tem cores sóbrias, e apenas uma peça chama a atenção, o móvel colorido.

20 garden seats para comprar pela internet

Milhões de jeitos de colocar um garden seat em casa. Se quiser, dá para colocar diversos, em cômodos diferentes. Confira algumas opções desses banquinhos charmosos disponíveis para você comprar agora mesmo pela internet:

  • Produto 1: Garden Seat Delicate Branco em Porcelana. Compre na Carro de Mola
  • Produto 2: Seat Garden em Cerâmica Flor de Lótus. Compre na Americanas
  • Produto 3: Garden Seat Envelhecido em Madeira. Compre na Carro de Mola
  • Produto 4: Garden Seat Coimbra Porcelana. Compre na Prime Home Decor
  • Produto 5: Seat Garden Nagoya Dourada Rivatti. Compre na Casa Wolker
  • Produto 6: Garden Seat Wharehou Madeira. Compre na Piccola
  • Produto 7: Xian Pufe Garden. Compre na Tok Stok
  • Produto 8: Seat Garden Hong Kong Dourado Rivatti. Compre na Casa Wolker
  • Produto 9: Puff Seat Garden Em Fibra E Bambu Natural. Compre na Shoptime
  • Produto 10: Seat Garden Cogumelo Amarelo. Compre na Piccola
  • Produto 11: Banqueta de madeira com metal Seat Garden. Compre na Iaza
  • Produto 12: Puff de Cerâmica Mileto ByHaus Pufcermil/Vn. Compre na Lojas Incor
  • Produto 13: Banqueta Seat Garden de Cerâmica Coruja Puff Compre nas Casas Bahia
  • Produto 14: Garden Seat em Porcelana Verde. Compre na Arte & Sintonia
  • Produto 15: Seat Garden Bocal de Garrafa Vermelho Polido. Compre na Piccola
  • Produto 16: Seat Garden de porcelana com estampas. Compre na Maria Pia Casa
  • Produto 17: Garden Seat Preto e Dourado em Porcelana. Compre na Carro de Mola
  • Produto 18: Seat Garden de Porcelana Silver. Compre na Homedock
  • Produto 19: Seat Garden Bisotê. Compre na Shoptime
  • Produto 20: Garden Seat Ambon Mel Rattan. Compre nas Lojas KD

Crie mais oportunidades com garden seat na sua casa. Seja para ter um lugar extra ou simplesmente para embelezar ainda mais seu cantinho.