Guarda-corpo: 80 ideias para servir de inspiração para sua casa

Escrito por Nathália Barreto

Foto: Reprodução /LEONARDO MULLER

Guarda-corpos são estruturas de proteção utilizadas em ambientes elevados como varandas, passarelas, mezaninos e halls de escadas. São eles que impedem que alguém caia de lugares com desníveis altos. Mas além de garantir segurança, é importante lembrar que ele também faz parte da decoração. Por isso, na hora de escolher qual o modelo de sua preferência, é essencial saber harmonizá-lo com o estilo e clima do ambiente.

São tantos modelos, materiais e acessórios disponíveis, que talvez você fique na dúvida sobre qual o mais adequado para sua casa. Para ajudar, nós conversamos com a arquiteta Nathércia Queiroz, especialista em construção sustentável e certificações ambientais e que, além de tirar algumas das nossas dúvidas, nos ajudou a montar uma listinha cheia de modelos e ambientes inspiradores. Acompanhe:

Qual a importância do guarda-corpo?

Foto: Reprodução /BERNARDES ARQUITETURA

Lugares elevados precisam de proteções para impedir que as pessoas caiam no nível de baixo. E é exatamente para isso que existem os guarda-corpos! “Esse elemento utilizado na construção civil é uma espécie de muro baixinho usado em ambientes com desnível alto para proteger os passantes. Por ser um item de segurança, deve seguir as normas de instalação e altura corretas”, explica a profissional. Mas, além disso, claro que também serve para decorar e dar mais estilo aos espaços.

Quais os materiais disponíveis?

Os guarda-corpos podem ser feitos dos mais variados materiais, desde metais, como inox e ferro, até madeira, vidro e alvenaria. Além disso, é possível misturar mais de um material e criar uma peças diferentes e únicas. “Muitas vezes é feito um batente de alvenaria na parte inferior e o guarda-corpo é fixado sobre ele. Em outras, os modelos vazados de ferro ou inox, recebem placas de vidro para aumentar a segurança. Tudo vai depender do estilo e local em que será utilizado”.

Metal

Foto: Reprodução /FGMF ARQUITETOS

Os guarda-corpos de inox ou ferro são muito utilizados em varandas, mezaninos e sacadas de edifícios, pois além de permitirem a circulação de ar, integram espaços e trazem leveza à fachada. Além disso, são bastante duráveis e fáceis de limpar.

Vidro

Foto: Reprodução /ROBERTO MIGOTTO

O vidro é perfeito para quem quer dar amplitude a espaços pequenos. Guarda-corpos feitos com esse material podem ser usados em diferentes ambientes e estilos. Varandas, halls de escadas e mezaninos são os lugares mais comuns.

Madeira

Foto: Reprodução /Ruschel arquitetura urbanismo

Versátil, a madeira pode ser usada tanto em áreas externas, quanto internas, tudo vai depender do modelo e da combinação de cores e estilos. Além de bonitas, peças de madeira deixam qualquer lugar mais aconchegante e harmonizam com diversos materiais.

Alvenaria

Foto: Reprodução /BENDER ARQUITETURA

Os guarda-corpos de alvenaria são mais utilizados em varandas e áreas externas. Costumam ser totalmente fechados, para evitar que caia objetos no andar de baixo, garantindo maior segurança e conforto.

Qual a altura ideal?

Foto: Reprodução /ANTONIO ARMANDO DE ARAUJO

Segundo a profissional, para garantir a segurança e o conforto, “a altura mínima dos guarda-corpos é de 1.10 cm, contados a partir do chão”, explica.

80 modelos de guarda-corpo para inspiração

Mas, afinal de contas, qual o modelo e material ideal para a sua casa? Seja de madeira, inox, ferro ou vidro… Tudo vai depender do estilo e decoração do ambiente. Por isso, separamos 80 modelos de guarda-corpos em diferentes composições e combinações parar você escolher os seus preferidos e utilizar como inspiração:

1. Despojado e super discreto

Foto: Reprodução /PESSOA ARQUITETOS

O guarda-corpo de ferro forjado acompanhou o estilo industrial da escada e ficou ao mesmo tempo discreto, simples e charmoso.

2. Para uma decoração estilosa, aposte nas curvas

Foto: Reprodução /BERNARDES ARQUITETURA

Para ganhar uma pegada mais moderna e estilosa, o guarda-corpo de gesso ganhou um formato arredondando e cheio de curva.

3. Pé direito alto e cores neutras em uma decoração clean

Foto: Reprodução /FELIPE HESS

O guarda-corpo de ferro em linhas retas é uma ótima opção para quem quer algo discreto. Nessa composição, ele harmonizou perfeitamente com a paleta de cores em tons neutros da sala.

4. Combinando com o piso e com o corrimão

Foto: Reprodução /SANDRA PICCIOTTO

Aqui o guarda-corpo, corrimão e pisos de madeira se destacaram na parede e tetos de cor branca, formando uma bonita paleta de cores. Além disso, a escolha pelo mesmo material para os três itens, dá a sensação de continuidade e aumenta a amplitude visual.

5. Fachada com guarda-corpo de madeira em destaque

Foto: Reprodução /REINACH MENDONÇA

A fachada dessa casa priorizou o pé direito alto e vãos amplos e fluidos. O guarda-corpo de madeira sem grandes aberturas ficou em destaque e garantiu privacidade aos cômodos do segundo andar.

6. Decoração em estilo industrial

Foto: Reprodução /OD VO

Para quem gosta de uma pegada mais industrial, o guarda-corpo de ferro é sempre uma excelente opção. Nessa combinação, as paredes brancas e o chão cinza deixaram o guarda-corpo em destaque, mas ao mesmo tempo, discreto.

7. Apartamento com cor branca predominante

Foto: Reprodução /ANTONIO ARMANDO DE ARAUJO

Esse apartamento com predomínio da cor branca recebeu um guarda-corpo da mesma cor para combinar. O destaque da decoração fica por conta dos objetos e móveis.

8. Fachada com madeira e guarda-corpo vazado

Foto: Reprodução /REINACH MENDONÇA

Para quem deseja fluidez e integração de espaços, o guarda-corpo vazado é uma ótima pedida. Nesse exemplo, o modelo de madeira combinou com o material das paredes e teto.

9. Quarto valorizando a paisagem externa

Foto: Reprodução /OFICINA CONCEITO ARQUITETURA

Em ambientes que valorizam a paisagem externa, o guarda-corpo de vidro é uma boa opção. Nesse quarto, a peça escolhida foi um guarda-corpo totalmente de vidro, preso ao chão por um batente baixinho de alvenaria.

10. Banco de madeira na fachada

Foto: Reprodução /JACOBSEN ARQUITETURA

E que tal um guarda-corpo que também funciona como banco? Nesse projeto, o guarda-corpo usado na varanda é um pouco mais baixo e largo que o convencional, além de proteger, pode ser usado como assento.

11. Despojado, simples e funcional

Foto: Reprodução /PESSOA ARQUITETOS

Nesse atelier, o guarda-corpo de ferro pintado em estilo industrial, além de funcional e prático, harmonizou perfeitamente com o estilo descontraído do lugar.

12. Uma única peça, três funções

Foto: Reprodução /ACASA

E que tal um guarda-corpo que além de proteger serve como móvel? Esse guarda-corpo virou uma estante e, além de garantir a segurança, serviu para decorar e guardar livros e outros objetos. Uma ótima ideia para quem quer aproveitar todos os espaços da casa.

13. Casa com fachada de pedra e vidro

Foto: Reprodução /REINACH MENDONÇA

O guarda-corpo de vidro é o par perfeito para essa casa com fachada de pedra. Além de dar fluidez, não cria barreiras visuais e permite a conexão entre área externa e interna.

14. Aposte no vidro para ampliar espaços pequenos

Foto: Reprodução /ROBERTO MIGOTTO

Se a sua ideia é dar amplitude, o guarda-corpo de vidro é sempre uma ótima opção. Nessa varanda, a peça toda de vidro e sem detalhes ficou discreta, não poluiu o ambiente e permitiu a visão da paisagem.

15. Jardim combinando madeira e ferro

Foto: Reprodução /ELIANE MESQUITA

Jardins em andares elevados combinam com guarda-corpos fechados para evitar que areia, plantas ou objetos caiam no andar de baixo. Uma boa opção para fugir da mesmice é mesclar materiais e estilos. Nessa composição, a mistura de madeira com ferro criou um guarda-corpo mais alto e que, além de seguro, permite ventilação e integração com a paisagem externa.

16. Madeira e vidro para um ambiente aconchegante

Foto: Reprodução /JACOBSEN ARQUITETURA

A sala ampla e com paredes de vidro ganhou um guarda-corpo discreto e também de vidro para combinar. Assim, a madeira do teto e do piso ficaram em destaque e ajudaram a deixar o ambiente mais aconchegante e bonito.

17. Jardim elevado com guarda-corpo de alvenaria

Foto: Reprodução /OFICINA CONCEITO ARQUITETURA

Esse jardim na cobertura do prédio recebeu um guarda-corpo de alvenaria, simples e prático. Para incrementar a peça, a solução foi aplicar um rodapé de madeira em toda a extensão, que além de combinar com os móveis, deixou o item mais charmoso.

18. Harmonizando cores vibrantes

Foto: Reprodução /PESSOA ARQUITETOS

Paredes coloridas sempre dão um charme a mais. Para quem gosta de misturar cores, uma boa opção é optar por um guarda-corpo simples e discreto. Esse de ferro, combinou perfeitamente com o estilo despojado do apartamento e não brigou por atenção com as paredes, móveis e piso coloridos.

19. Madeira e vidro em ambiente rústico

A casa de frente para o mar possui um estilo rústico e aconchegante. Para aproveitar a paisagem natural e integrar espaço interno e externo, esse projeto optou pelo guarda-corpo todo de vidro.

20. Amplitude e mistura da materiais

Foto: Reprodução /REINACH MENDONÇA

A fachada dessa casa aposta em espaços amplos e mescla de materiais. O guarda-corpo vazado reforma essa amplitude e combina com a madeira presente no segundo andar.

21. Estilo e praticidade

Foto: Reprodução /SBARDELOTTO ARQUITETURA

Nesse projeto, o guarda-corpo foi transformado em bancada e, além de servir como proteção, funcionou como mesa de trabalho. Excelente para quem quer algo funcional e prático.

22. Madeira e vidro para uma combinação perfeita

Foto: Reprodução /JACOBSEN ARQUITETURA

Esse ambiente todo em madeira precisava de um guarda-corpo discreto e que não se destacasse. A opção foi um guarda-corpo de vidro, sem nenhum detalhe.

23. Mezanino aconchegante e descontraído

Foto: Reprodução /BENDER ARQUITETURA

Esse mezanino deu vida a um salão de jogos todo em madeira. Para ajudar a criar um clima descontraído, a aposta foi um guarda-corpo de ferro verde com linhas retas e formas geométricas.

24. Guarda-corpo em aço inox escovado

Foto: Reprodução /AP ARQUITETOS

Fácil de limpar e durável, aço é o material perfeito para quem deseja praticidade. Nesse projeto, a passarela ganhou um guarda-corpo de aço escovado, que além de funcional é super neutro e combina com tudo.

25. Guarda-corpo de ferro e vidro na varanda

Foto: Reprodução /GISLENE LOPES

O guarda-corpo de ferro ficou mais seguro com as placas de vidro. Além disso, o vidro deu maior fluidez e delicadeza e rompeu com o estilo grosseiro do ferro forjado.

26. Formas geométricas em harmonia

Esse guarda-corpo de inox com linhas curvas foi o par perfeito para essa sala com piso de cimento queimado e estruturas geométricas.

27. Varanda destacada em madeira e vidro

Foto: Reprodução /ROBERTO MIGOTTO

A varanda de madeira em formato de caixote precisava de um guarda-corpo que desse amplitude e quebrasse um pouco o estilo sólido e inacessível. A solução foi um guarda-corpo sem detalhes e todo de vidro.

28. Minimalismo e cores neutras

Foto: Reprodução /JACOBSEN ARQUITETURA

Para quem gosta de decorações minimalistas, esse guarda-corpo de vidro, formando uma peça só com o corrimão da escada, é uma excelente opção.

29. Combinação de diferentes elementos

Foto: Reprodução /OFICINA CONCEITO ARQUITETURA

O conjunto do piso de madeira com a parede de tijolinhos brancos e as luzes térreas já deixavam esse corredor bastante charmoso e aconchegante. O guarda-corpo de madeira com aço e ferro, formando par com o rabo de gato, deixou tudo ainda mais bonito.

30. Fachada com mistura de materiais

Foto: Reprodução /PESSOA ARQUITETOS

Mesclar materiais deixa qualquer fachada mais estilosa. O segundo andar todo de madeira pedia um guarda-corpo discreto, que não disputasse atenção. A peça de vidro combinou perfeitamente com a proposta e os detalhes em inox, que além de servirem como sustentação, deram ainda mais charme ao ambiente.

31. Ambiente aconchegante e iluminado

Foto: Reprodução /REINACH MENDONÇA

Para quem prefere um estilo clássico e ao mesmo tempo moderno, esse guarda-corpo todo de madeira maciça sem detalhes é perfeito. Para dar mais fluidez, a opção foi combinar com paredes e portas de vidro.

32. Decoração discreta e simples

Foto: Reprodução /PESSOA ARQUITETOS

Quem procura uma decoração discreta e despojada pode apostar no guarda-corpo de ferro vazado. Simples e funcional, esse tipo de material se adéqua a diversas decorações e espaços.

34. Curvas e inox para uma decoração elegante

Foto: Reprodução /AQUILES NICOLAS KILARIS

O guarda-corpo vazado é excelente para integrar espaços. Para combinar com o estilo elegante e sofisticado da decoração, a melhor opção foi o modelo de aço inox cheio de curvas.

35. Casa com design diferente e único

Essa casa com parede de vidro e muro de pedra já é tão bonita e com um design tão singular, que bastou um guarda-corpo simples para complementar a decoração.

36. Espaço despojado com elementos discretos

Foto: Reprodução /BERNARDES ARQUITETURA

Guarda-corpos vazados se encaixam perfeitamente em lofts e mezaninos. Esse atelier ganhou um modelo discreto e despojado, que além de combinar com a porta de vidro, integrou o primeiro e segundo andar.

37. Passarela com guarda-corpo vazado e discreto

Foto: Reprodução /REINACH MENDONÇA

O modelo de guarda-corpo vazado com linhas horizontais de metal ficou simples e priorizou a funcionalidade ea discrição. Uma ótima opção para ambientes externos.

38. Modelo de alumínio e vidro garantem amplitude

Foto: Reprodução /RODRIGO MAIA

Mezaninos pedem um guarda-corpo que priorize a integração entre os espaços. Nessa composição, o modelo de alumínio recebeu placas de vidro para ficar mais seguro, sem abrir mão da fluidez.

39. Fachada de prédio com tijolo e vidro

Foto: Reprodução /OFICINA CONCEITO ARQUITETURA

De vidro e com botões de inox, o guarda-corpo ficou discreto e não disputou atenção com a parede de tijolos da fachada.

40. Fachada em tons de cinza

Foto: Reprodução /MAURICIO MELARA

Cinza nunca sai de moda! Quem quiser deixar a fachada da sua casa mais bonita, aposte em diferentes tons de cinza e complemente com elementos de vidro.

41. Simplicidade e charme

Foto: Reprodução /ANTONIO ARMANDO DE ARAUJO

Nessa varanda, o guarda-corpo vazado de alumínio branco combinou com as cores e material da porta. As escolha por linhas geométricas deixou o modelo ao mesmo tempo simples e charmoso.

42. Varanda em tons terrosos e vidro

Foto: Reprodução /Ruschel arquitetura urbanismo

Os diferentes tons de marrom e o piso claro dão um clima aconchegante à varanda dessa casa. O guarda-corpo de vidro com detalhes em inox ficou discreto e ao mesmo tempo elegante.

43. Fachada de madeira com parede branca

Foto: Reprodução /SANDRA PICCIOTTO

A fachada dessa casa priorizou a madeira como principal material. O guarda-corpo acompanhou essa tendência e criou um efeito visual bonito e harmonioso.

44. Combinando elementos de madeira na varanda

Foto: Reprodução /REINACH MENDONÇA

Nesse projeto, piso, teto e guarda-corpo seguem o mesmo padrão de vigas de madeira posicionadas lado a lado. Para diferenciar as três peças, cada uma recebeu vigas de larguras diferentes. Garantindo itens semelhantes mas, ao mesmo tempo, diferentes.

45. Mescla de materiais equilibrada

Foto: Reprodução /JOBIM CARLEVARO ARQUITETOS

A mistura de materiais e paleta de tons neutros é o conceito principal dessa composição. O guarda-corpo de vidro e aço ficou discreto e em conformidade com a proposta do projeto.

46. Casa rústica com guarda-corpo quase impercepitível

Foto: Reprodução /JACOBSEN ARQUITETURA

Madeira e palha são ótimas opções para casas em estilo rústico. Nesse projeto, a piscina no segundo andar pedia um guarda-corpo super discreto, que não destoasse da decoração e fosse seguro. A solução foi uma peça toda de vidro, sem nenhum detalhe.

47. Modelo com design criativo e diferente

Foto: Reprodução /OFICINA CONCEITO ARQUITETURA

Para quem gosta de ambientes cheios de personalidade, esse guarda-corpo é uma ótima inspiração. Além de durável, o design único chama a atenção e o transforma no protagonista da decoração.

48. Guarda-corpo geométrico

Foto: Reprodução /LEONARDO MULLER

O guarda-corpo de ferro preto e dourado combinou super bem com a paleta de cores do hall. Os traços geométricos discretos destacaram o lustre e deram amplitude ao espaço.

49. Decoração sofisticada e elegante

Foto: Reprodução /AQUILES NICOLAS KILARIS

Guarda-corpo de vidro é super curinga e combina com vários estilos e ambientes. Para harmonizar com o estilo sofisticado da decoração, a opção foi utilizar bases de metal brilhoso.

50. Arabescos e minimalismo

Foto: Reprodução /FELIPE HESS

O guarda-corpo de ferro forjado com arabesco possui um estilo elegante e clássico. Uma ótima escolha para balancear a decoração moderna e minimalista dessa sala.

Confira agora mais 30 projetos com guarda-corpo

O importante é escolher o guarda-corpo que mais combina com a decoração e proposta do seu projeto. Para servir de inspiração e lhe ajudar a decidir, veja mais dicas de guarda-corpos em vários ambientes e de diferentes estilos e materiais:

51. Guarda-corpo arredondado em varanda de madeira

Foto: Reprodução /FGMF ARQUITETOS

52. Sala de estar em vidro, madeira e inox

Foto: Reprodução /Ruschel arquitetura urbanismo

53. Fachada de madeira com guarda-corpo de vidro

Foto: Reprodução /JACOBSEN ARQUITETURA

54. Ambiente sofisticado com iluminação planejada

Foto: Reprodução /AQUILES NICOLAS KILARIS

55. Guarda-corpo de alvenaria com detalhe de ferro

Foto: Reprodução /PESSOA ARQUITETOS

56. Varandas geométricas com detalhes de vidro

Foto: Reprodução /BERNARDES ARQUITETURA

57. Guarda-corpo simples de ferro com vidro

Foto: Reprodução /24.7 ARQUITETURA

58. Varanda na cor cinza e em formato geométrico

Foto: Reprodução /OTTA ALBERNAZ

59. Apartamento com guarda-corpo de ferro forjado

Foto: Reprodução /CLARISSA STRAUSS

60. Composição assimétrica

Foto: Reprodução /JACOBSEN ARQUITETURA

61. Modelos de vidro são perfeitos para fachadas

Foto: Reprodução /BERNARDES ARQUITETURA

62. Harmonizando diferentes materiais

Foto: Reprodução /REINACH MENDONÇA

63. Vidro é uma ótima opção para dar fluidez

Foto: Reprodução /MARINA LINHARES INTERIORES

64. Madeira em todos os lugares

Foto: Reprodução /Ruschel arquitetura urbanismo

65. Aposte no vidro para aproveitar a paisagem externa

Foto: Reprodução /BERNARDES ARQUITETURA

66. Guarda-corpo de ferro, geométrico e discreto

Foto: Reprodução /OD VO

67. Simetria e iluminação para um espaço requintado

Foto: Reprodução /JACOBSEN ARQUITETURA

68. Composição de alvenaria e vidro no terraço

Foto: Reprodução /GISLENE LOPES

69. Madeira e vidro formam um par perfeito

Foto: Reprodução /OFICINA CONCEITO ARQUITETURA

70. Vidro para ampliar e integrar espaços

Foto: Reprodução /LEONARDO MULLER

71. Cor forte e guarda-corpo de ferro harmonizando

Foto: Reprodução /CLARISSA STRAUSS

72. Guarda-corpo em estilo clássico ganha destaque

Foto: Reprodução /OSCAR MIKAIL

73. Sala iluminada em paleta de cores neutras

Foto: Reprodução /FELIPE HESS

74. Guarda-corpo, portas e janelas combinando

Foto: Reprodução /JACOBSEN ARQUITETURA

75. Ambiente elegante com escada de mármore e inox

Foto: Reprodução /SA ENGENHARIA E ARQUITETURA

76. Vidro combinando com branco e marrom

Foto: Reprodução /CLARISSA STRAUSS

77. Guarda-corpo em inox vai bem com tudo

Foto: Reprodução /Ruschel arquitetura urbanismo

78. Guarda-corpo e colunas de alumínio

Foto: Reprodução /JACOBSEN ARQUITETURA

79. Guarda-corpo de ferro forjado para um ambiente aconchegante

Foto: Reprodução /HIDELBRAND SILVA ARQUITETURA

80. Ambiente em cores neutras e guarda-corpo de inox

Foto: Reprodução /AQUILES NICOLAS KILARIS

Depois de tantas inspirações, com certeza ficou fácil escolher o material, modelo e estilo do guarda-corpo ideal para sua casa. Invista nessa peça que dará mais charme e segurança em sua residência!

PARA VOCÊ