Decoração DIY dá nova cara para apartamento de 110m²

Escrito por
Atualizado em 15.12.20

Por
Atualizado em 15.12.20

Natália sempre gostou de decoração e, cada vez mais, foi se interessando por projetos DIYs. Ela e sua família vivem em um apartamento em Brasília e tiveram de encarar o desafio da quarentena de Covid-19. Diante desse período tão desafiador, encontraram conforto no próprio lar e decidiram fazer, eles mesmos, pequenas mudanças para deixar tudo ainda melhor, confira:

Publicidade

Tipo de residência: apartamento

Área: 110 m²

Cidade: Brasília, DF

Moradores: nascidos em Brasília, Natália e Carlos Henrique viveram sempre por lá. Juntos, começaram uma família e hoje vivem com os filhos, Arthur, de 18 anos, Maria Luiza, de 13 anos e Milka, a “filha de 4 patas”, eles dizem.

Diferencial: Natália e Carlos são servidores públicos e diante dos desafios impostos pelo isolamento social, fizeram várias mudanças no lar para deixá-lo mais confortável. “Começamos tímidos, com uma pintura na parede do nosso quarto. Foi apenas o pontapé para as mudanças”, relembra Natália. A partir daí, os dois se empolgaram em vários projetos “faça você mesmo” para a casa e até fizeram sua própria parede de tijolinhos!

O apê de Natália e Carlos:

Natália conta que ela e Carlos possuem gostos diferentes, “gosto de tudo mais clean, boho, já o Carlos gosta do rústico. Acredito que essa mistura é o que dá personalidade para nossa casa”. E complementa “hoje vejo que não existe um estilo definido, mas uma mistura de tudo que gostamos, plantas, madeira, ferro, rústico”.

Parede de tijolinhos DIY

Home ap 205

Publicidade

Ela afirma que a parede de tijolinhos na sala deu outra cara para a casa. “Fizemos um por um e depois aplicamos na parede. Foram 11 dias de muito trabalho, mas a recompensa foi maior”.

O charme da casa

E complementa, “fizemos aproximadamente 1100 tijolinhos para preencher a parede e depois de aplicados nós pintamos de branco. Deixou nossa sala mais charmosa e com um toque rústico que gostamos”. Um desafio e tanto!

Nova cara para a sala

É na sala que a família passa a maior parte dos dias. Além do revestimento, Natália também fez outros itens para complementar o espaço e transformar a decoração.

Decoração criativa e artesanal

“Fiz um macramê pendente para plantas, que aliás estão super presentes na nossa casa. O sol boho também foi um DIY que utilizei um espelho que tinha em casa e palitos de churrasco”, ela diz.

Itens feitos pelos próprios moradores

Aos poucos, a casa foi ganhando novos ares e se transformando com itens de decoração feito pelas mãos de seus moradores. Como a escadinha Boho que fica na sala, “foi utilizada sobras de pinus de outros projetos e deu uma bossa para o cantinho”, afirma Natália.

Publicidade

Cantinho do café

Na casa, há um espaço reservado para o cantinho do café. E, nesse lar, uma xícara de café é sempre bem-vinda ao longo do dia!

A mesa de jantar que é orgulho!

Outro projeto que é orgulho na casa é a mesa de jantar, e dessa vez, foi Carlos que colocou a mão na massa, “ele fez tudo, comprou o metalon, a madeira, aprendeu a arte da serralheria com vídeos do Youtube e, depois de alguns dias de muito trabalho, fez essa mesa incrível”, conta Natália. E a moradora surpreende ao dizer que tudo isso foi feito na área de serviço do apartamento, “apesar de toda a sujeira e bagunça, valeu muito a pena”.

Mix do estilo industrial e rústico

Para o casal, o móvel feito por eles se encaixou muito bem na casa, “gostamos bastante deste estilo industrial com o rústico da madeira de demolição e optamos em unir os dois”. Sobre a mesa, um belo exemplar de asplênio.

Um quarto todo azul

O quarto é um lugar de descanso e tranquilidade, por isso, Natália e Carlos optaram por “cores e tons que acalmam”. Eles mesmos pintaram o ambiente e revelam “azul é nossa cor favorita!”. Sobre o bastidor ao lado da cama, Natália conta que é uma peça de família, “era da minha avó e estava guardada sem uso”.

Pequeno home office

Home ap 205

Publicidade

Nesse espaço, há também uma escrivaninha, feita pelas mãos de Carlos, “o vidro nós já tínhamos e o Carlos fez a base da mesa com madeira pinus de sobras de outros projetos”, conta Natália. Para o casal esse é um móvel essencial na casa, “está sendo bastante utilizado nessa quarentena em home office.”

Macramê de parede na decoração

Na decoração, os detalhes ficam por conta de uma peça de macramê, um trabalho incrível que Natália adquiriu com uma artesã local.

O coração da casa

Para a família, “a cozinha, sem dúvida, é o local em que mais passamos nossas horas […] amamos cozinhar e fazer nossas refeições juntos”.

Reinventando os armários

Sobre a cozinha, Natália diz que “apesar do pouco espaço, conseguimos usufruir desse ambiente que tanto nos une.” Os armários brancos já existiam quando eles se mudaram para o apartamento, e “para dar um charme, optamos por retirar um módulo e colocar prateleiras abertas”.

Prateleiras para a cozinha

Para ela, essa é uma ótima forma de poder exibir suas louças, decoração, enfeites e plantas na cozinha.

Estante industrial na lavanderia

Na lavanderia, o destaque fica por conta de uma estante no estilo industrial com canos de PVC e madeira, feita também pelo marido de Natália. E, com risos, ela entrega, “o Carlos tem um talento incrível para a marcenaria e logo me aproveitei desse dom”.

Jardim vertical de pallets

Outra mudança que eles fizeram na lavanderia foi a construção de um jardim vertical com pallets. “A madeira nós reaproveitamos, compramos os vasinhos e pronto: um cantinho verde para nossa área de serviço”.

Uma incrível transformação: o antes

Para mostrar toda a transformação, Natália compartilha uma foto de antes do apartamento, “todo sacrifício se transforma em orgulho e gratidão por termos conseguido”.

Natália e Carlos redescobriram o seu lar e transformam com as próprias mãos o visual do apartamento. Aproveite e confira também outras ideias de decoração para fazer você mesmo e redecorar a sua casa.