Horta em apartamento: como fazer, o que plantar, passo a passo e fotos

Escrito por Andressa Oliveira

Foto: Reprodução / Luis Gomes

Para quem mora em apartamento, espaço não é problema para cultivar uma horta. As plantas cabem em qualquer cantinho e são perfeitas para quem gosta de ter temperos e hortaliças fresquinhas sempre à mão. Além disso, levar um pouco de verde para casa traz mais vida e frescor para o ambiente.

Ter uma horta em apartamento pode ser mais fácil do que você imagina, além de muito prazeroso e saudável. Existem diversas maneiras e alternativas para cultivar plantas em espaços reduzidos.

Se você ficou empolgado e também quer fazer a sua, confira a seguir algumas dicas de como montar uma horta em apartamento pela paisagista Claudia Muñoz:

Como fazer?

Foto: Reprodução /Claudia Muñoz

Primeiramente, segundo Claudia, “o ideal para fazer uma hortinha é que ela fique em um lugar que bata Sol direto, pelo menos umas 6 horas”. Você pode aproveitar alguma parede da sacada, caso haja, ou ainda, conforme a dica da paisagista, escolher a janela que seja mais ensolarada, “coloque os temperos o mais próximo da janela, sempre escolhendo o local que entrem os raios de Sol”.

Para fazer sua horta, Claudia diz que “você pode plantar em centenas de vasos, latas, potes reaproveitados, caixas de madeira” e reforça que “seja qual for o tipo de recipiente escolhido, ele deve ter um furo no fundo, para a água escoar e não apodrecer a raiz da planta”.

O que plantar?

Foto: Reprodução /Inspira Verde

Pequenas áreas recebem muito bem o plantio de temperos e ervas aromáticas. A paisagista Claudia recomenda utilizar “temperos que de fato você consiga aproveitar no preparo das suas refeições”. Para ela, não há nada mais prazeroso que “preparar um molho para o seu macarrão e colher o manjericão direto ali, da sua própria hortinha”.

Normalmente, a profissional utiliza em seus projetos temperos como manjericão – roxo e verde, cebolinha, alecrim, salsinha, hortelã, pimentas, dill e orégano.

Tipos de horta

Foto: Reprodução /Claudia Muñoz

Você pode utilizar vasos, latas, canecas, garrafas, jardineiras ou outro recipiente qualquer para plantar os temperos. Para Claudia, se tem espaço, ela costuma usar cachepôs de madeira, revestidos com zinco ou vasos cerâmicos ou outro revestimento. Em apartamentos, opte por vasos menores, principalmente se você for suspendê-los ou fixá-los na parede.

Passo a passo: como montar a sua horta em apartamento:

Para começar sua hortinha, Claudia sugere o seguinte passo-a-passo:

Passo 1:

Foto: Reprodução /Ateliê das Hortas

Escolha um vaso ou jardineira e coloque ao fundo argila expandida. Coloque em seguida uma manta geotêxtil, também conhecida como bidim, para a drenagem. Essa manta serve para segurar a terra e evitar que escoe cada vez que o vaso for regado.

Passo 2:

Foto: Reprodução /Claudia Muñoz

Coloque terra especial para o plantio, essa terra é facilmente encontrada em lojas ou setores de jardinagem. Adicione sua muda ou mudas, conforme o tamanho do vaso, tomando o devido cuidado para não destruir o torrão de terra da plantinha. Complete com terra e, em seguida, regue.

Passo 3:

Foto: Reprodução /Ateliê das Hortas

Utilize uma estrutura de madeira, ferro ou prateleiras para apoiar ou suspender seus vasos. Eles podem ser fixados na parede, colocados em estantes ou escadas de madeira que forme uma horta vertical. Assim, segundo Claudia, eles ficam mais altos e recebem mais luz natural.

Com relação à rega, se a planta não pegar Sol direto, a paisagista lembra que “a água não evapora tão rápido”. Por isso, cuidado com o excesso de água.

30 hortas em apartamento para você se inspirar

1. Horta em caixotes de madeira

Foto: Reprodução /Priscila Kolberg Decor

Nessa varanda cinza, ervas frescas são cultivadas em caixotes de madeiras e apoiados em suportes de ferro fixados na parede. Até a churrasqueira é utilizada como apoio para mais plantinhas.

2. Horta vertical em apartamento

Foto: Reprodução /Ivani Kubo

Nesse apartamento, a horta foi instalada ao lado da churrasqueira. A estrutura utilizada são vasos fixados em um painel de madeira. Ali, são cultivadas plantinhas como o orégano, manjericão, tomilho, alecrim, pimentas e morangos.

3. Horta com painel de madeira

Foto: Reprodução / Cristiano Borges

Nesse apê, uma estrutura de tábuas de ipê recebe alguns vasinhos suspensos com arames e outros apoiados em prateleiras. Nesse pequeno espaço, é cultivado manjericão, cebolinha e flores.

4. Tudo sempre fresquinho!

Foto: Reprodução /Juliana Freitas

Nesta varanda, o painel treliçado com prateleiras acomoda pequenos vasos com temperos. Tudo sempre fresquinho! As plantas deixam o espaço muito mais aconchegante e cheio de aromas, perfeito para aproveitar e relaxar.

5. Verde na sacada

Foto: Reprodução /Dahorta

Nessa pequena sacada, vasos com ervas e temperos foram pendurados em uma estrutura simples de madeira. Jardineiras no chão complementam a pequena horta e aproveitam o restante do pequeno espaço.

6. Vasinhos coloridos

Foto: Reprodução /Monique Nassr

Também dá pra utilizar uma estrutura metálica para suspender os vasinhos. Se coloridos, dão ainda mais charme na decoração da varanda. Com certeza, assim vai ser mais divertido cultivar e cozinhar com temperos da sua horta.

7. Xícaras e caixas de madeira

Foto: Reprodução /Ateliê das Hortas

Vale xícaras, canecas e latas que você não usa mais para plantar ervas e temperos. Caixas de madeira também são ótimas como jardineiras. Aí é só arrumar um cantinho no seu apartamento. Elas podem ser penduradas, fixadas na parede ou decorar uma estante.

8. Variedade de temperos

Foto: Reprodução /Hortinha

Mesmo em um espaço mínimo, é possível ter uma hortinha maravilhosa! Para otimizar o espaço, a dica é suspender as jardineiras. Veja quantas espécies de temperos e ervas cabem numa pequena sacada como esta!

9. Horta na cozinha

Foto: Reprodução / Alessandra Okazaki

Se você não tem uma sacada, não se preocupe, com um espaço em uma prateleira da cozinha já é possível cultivar uma horta em apartamento. Latinhas estilizadas podem ser reaproveitadas e dar um ar retrô na decoração.

10. Horta vertical com pallets

Foto: Reprodução /Dahorta

Você também pode utilizar pallets para fixar vasinhos com temperos, reaproveite materiais para montar a estrutura da sua horta vertical. Leve mais vida, verde, frescor e sustentabilidade para sua casa.

11. Espaço não é problema

Foto: Reprodução /Luciana Rossetti Paisagismo

Mesmo um pedacinho de parede consegue abrigar uma horta vertical, é só reservar um espacinho aí no seu apê. Essa aqui, mesmo pequena, ficou maravilhosa e foi feita com painel de madeira, prateleiras e vasinhos.

12. Horta em garrafas pet

Foto: Reprodução /Follow the Colours

Para que não deseja gastar com vasinhos, a garrafa pet pode ser uma maneira simples e eficiente para cultivar a horta. Além de reaproveitar materiais que iriam para o lixo, você cultiva deliciosos temperos.

13. Cantinho verde

Foto: Reprodução /Hortinha

Se você tem uma sacada, esse é um bom lugar para ter uma horta em apartamento. Você pode utilizar cabos para suspender as jardineiras e também ampliar o cultivo com vasos e jardineiras no chão.

14. Reaproveitando potes

Foto: Reprodução /Gigi Botelho

Seja na varanda ou na cozinha, o verde faz a diferença na decoração. Utilize prateleiras e reaproveite xícaras, bules e potes que você não usa mais e que estão só ocupando espaço no armário para plantar os temperos. A sua horta vai ficar uma gracinha!

15. Bolsões artesanais

Foto: Reprodução /Vivendas Paisagismo

A hortinha vertical foi feita com bolsões artesanais que dão um toque rústico para a decoração. Uma forma diferente, que ocupa pouco espaço, e super charmosa para cultivar uma horta em apartamento.

16. Vasinhos na sacada

Foto: Reprodução /Dahorta

Um cantinho na sacada já é suficiente para acomodar alguns vasinhos com temperos e hortaliças. Suspenda as plantas em um banco, prateleira ou estante. Uma boa ideia para facilitar o cultivo é identificar com plaquinhas as plantas utilizadas.

17. Prática e compacta

Foto: Reprodução /Estúdio Prole

Para quem quer uma horta em casa e não tem muito espaço, esse estilo é ideal para ser colocado em qualquer cantinho do apê e você ainda consegue levar facilmente pra cozinha, sempre que precisar.

18. Hortinha colorida

Foto: Reprodução /Hortinha

Uma hortinha linda e colorida que cabe em qualquer espaço. Aqui, as jardineiras são presas à parede em um suporte e deixam o espaço do chão livre. Perfeita para colocar naquela parede livre, não é mesmo?

19. Painéis de madeira

Foto: Reprodução /Vivendas Paisagismo

Existem alguns painéis de madeira com toda a sustentação para vasos que são encontrados já prontos, ou se preferir, você também pode montar o seu, do zero. Depois, é só começar a plantar e cultivar os temperos da sua preferência.

20. Horta na janela

Foto: Reprodução /Inspira Verde

Para quem não tem sacada no apê, também vale usar a janela da cozinha, por exemplo. Você pode instalar um painel para fixar os vasos ou uma prateleira para apoio. Os temperos vão ficar pertinho e sempre à mão para pratos deliciosos.

21. Reciclagem e criatividade

Foto: Reprodução / Monyke Marinho Peixoto

Uma horta, cheia de cores, com materiais reaproveitados e muita criatividade, incrementa essa varanda. Os vasos são revestidos com sisal e neles são cultivados: manjericão, alecrim, hortelã e outras especiarias.

22. Horta vertical com vasos

Foto: Reprodução /Inspira Verde

Em praticamente todo lugar é possível cultivar uma horta. Além de enfeitar o espaço, vai deixar o ambiente cheio de aromas deliciosos. A solução com painel de madeira e vasos pendurados é compacta e muito prática para horta em apartamento.

23. Horta de latinhas

Foto: Reprodução /Ateliê das Hortas

As latinhas também podem ser penduradas na parede e compor uma horta vertical. Reaproveite latas de alimentos e faça você mesmo um espaço verde no seu apartamento. Se preferir, você pode decorar as latinhas, com tinta ou o nome dos temperos.

24. Prateleiras e vasinhos

Foto: Reprodução /Horta na Vertical

Instale um painel com prateleiras em uma parede, plante ervas em uns vasinhos e pronto, você já tem uma pequena horta vertical no seu apartamento. A identificação das plantas facilita muito o dia-a-dia, além de decorar os vasos.

25. Horta vertical de estrutura metálica

Foto: Reprodução /Wallmentdesign

Esta horta vertical é criada a partir de estruturas metálicas fixadas nas paredes e cestos para abrigar as plantas, uma solução inteligente e bonita para os pequenos espaços. Lembre-se de escolher uma parede que bata Sol regularmente.

26. Horta com vasos de barro

Foto: Reprodução /Ateliê das Hortas

A horta vertical não necessita de grandes gastos para ser feita, pode utilizar materiais simples. Aqui, a horta é cultivada em vasos de barro suspensos, fixados em uma estrutura na parede. Utilize uma quantidade de vasos proporcionais ao espaço disponível.

27. Pequena hortinha

Foto: Reprodução /Inspira Verde

A horta pode ser feita no tamanho que você precisar, não tem desculpa para falta de espaço. Aqui são apenas apenas 3 vasos que compõem uma pequena horta vertical. Leve o verde para o seu apartamento!

28. Horta organizada

Foto: Reprodução /Marcelo Diniz

Em sacadas maiores, é possível fazer uma horta com mais vasos e bem organizada. Aqui, uma estante de aço corten acomoda caixas de madeira com temperos e hortaliças. Além disso, deixa a atmosfera na varanda muito mais aconchegante.

29. Latas Decoradas

Foto: Reprodução /105_balticplace

Essa mini-horta vertical é um encanto, das latas decoradas com tinta cobre brotam ervas fresquinhas. O suporte preto tem prateleiras para apoiar as plantinhas, e a combinação das cores é maravilhosa.

30. Jardineiras suspensas

Foto: Reprodução / Horta na Vertical

Com as jardineiras suspensas, qualquer espaço na parede pode ser aproveitado para cultivar algumas ervas. O resultado é lindo e muito prático, e você tem temperos sempre fresquinhos para usar na cozinha.

Como você pôde ver, espaço não é problema: você pode cultivar uma horta em qualquer lugar no seu apartamento – seja na sacada, na cozinha, na janela ou em alguma parede livre que bata Sol regularmente. Leve verde e frescor para o seu lar. E aí, pronto para montar a sua horta?

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS