Como ter uma horta vertical em casa

Escrito por Amanda Akemi
Foto: iStock

Foto: iStock

Para quem não sabe, a horta vertical ou horta suspensa é uma técnica de jardinagem que permite plantas, hortaliças e ervas crescerem verticalmente e serem penduradas em suportes longe do chão, como paredes e muros.

A intenção é que qualquer um possa ter seu jardim particular em casa, e que, além de produzir seus próprios alimentos e temperos fresquinhos, seja possível tornar o ambiente mais alegre e bonito.

Portanto, pode esquecer aquela desculpa de que você não possui espaço suficiente e, por isso, não cultiva nenhum tipo de horta.

As hortas verticais são indicadas, justamente, para quem tem pouco espaço disponível para uma plantação comum, seja em casas ou apartamentos. Seu cultivo também traz muitos benefícios, pois permite que você tire um tempo do seu dia a dia corrido para relaxar, refletir e deixar o stress de lado, num cantinho personalizado e tranquilo. Dessa forma, varandas e pequenas áreas ganham mais verde e formam mini jardins repletos de charme.

Planejando sua horta vertical

Foto: iStock

Foto: iStock

É importante observar que na hora de montar a sua horta é necessário um preparo inicial, envolvendo alguns fatores que serão imprescindíveis para que sua planta cresça forte e saudável. Tenha certeza de que o local que abrigará suas plantinhas é bem arejado e dispõe de iluminação solar. Tânia, responsável pelo viveiro e floricultura Viverde, nos explica que o local ideal é aquele que tem sol apenas parte do dia, de preferência o sol da manhã, pois a exposição ao longo do dia pode ressecar e esquentar muito a terra. Cada planta exige cuidados distintos, enquanto algumas precisam de pelo menos 5 horas de sol, outras talvez nem tanto, portanto, procure fazer uma pesquisa prévia se atentando a esses detalhes.

Ter cuidado ao misturar diferentes tipos de plantas também é essencial, pois elas nem sempre combinam. Um bom exemplo é a hortelã, que se caracteriza como uma planta invasora, e deve ter seu próprio local para que não prejudique o crescimento das outras espécies. As plantas de raízes curtas são as melhores para serem plantadas nesse tipo de jardinagem, justamente pelo tamanho limitado do suportes.

O recipiente da sua planta, hortaliça ou erva também deve ser pensado anteriormente, para que o tamanho dos locais sejam compatíveis. “É possível encontrar vasos unitários (cerâmica, plástico, armação revestido com fibra sintética), jardineiras retangulares (plástico) presas por mão francesa ou mesmo suportes de ferro. E, para quem deseja investir mais, existe estruturas modulares compradas por m² e estruturas feitas sob medida em madeira”, afirma Tânia. Não esqueça de verificar se a estrutura que ficará fixa na parede irá suportar o peso dos seus vasos, que receberão uma boa quantidade de terra e serão regados constantemente, aumentando o peso.

Confira alguns dos diversos tipos de vasos encontrados no mercado:

  • Vasos comuns: os de estilo jardineira são frequentemente usados, pois por serem retangulares podem conter várias espécies ou uma boa quantidade de uma espécie só. Os vasos meia-lua, perfeitos para paredes, também são muito usados e podem ser agrupado a outros do mesmo tipo para compor um local.
  • Vasos alternativos: podem ser de fibra de coco, que remete a um estilo mais natural e rústico; caixas de alimentos que, se em bom estado e pintados, podem se tornar ótimos ornamentos; tubos de PVC, que quando cortados em sua extensão, poderão receber pequenas plantas, que neste caso terão o crescimento limitado devido ao tamanho do recipiente; garrafas PET, é possível utilizar a garrafa tanto deitada quanto em pé, com a parte da tampa sendo o fundo do vaso. Tanto este modelo quanto o anterior, necessitarão de um lugar de apoio para serem dispostas na parede; caixotes de madeira, apesar de ocuparem mais espaço, são ótimos esteticamente, e podem ser pintados de diversas cores; calhas também podem ser usadas como vasos, os modelos em metal trazem mais elegância e podem receber os mais diferentes tipos de vegetais; modulares, novo tipo de vasos verticais que podem ser encaixados uns nos outros e podem ter seus sistemas de irrigação interligados, facilitando o cuidado.
  • Adicionais: Ainda, como toque estético, floreiras verticais e paletes podem ser adicionados junto aos vasos, tanto para delimitar a área ou para criar um espaço super prático e original.

O que plantar em uma horta vertical

Foto: iStock

Foto: iStock

Uma das partes mais divertidas do processo de elaboração da sua horta vertical é poder escolher quais hortaliças plantar. Apesar de algumas limitações, ainda assim são muitas as opções de plantinhas que podem ser cultivadas. Dentre elas temos o orégano, manjerona, hortelã, menta, tomilho, coentro, salsinha, sálvia, cebolinha, agrião, manjericão e melissa. Entenda um pouco mais sobre cada uma nesse artigo que fala sobre hortas caseiras.

Nutra bem a terra do vaso, para que sua plantinha cresça saudável e sem tantas pragas e insetos. Você pode, por exemplo, reaproveitar a água usada para cozinhar vegetais, pois ela acaba ficando rica em nutrientes e ideal para estimular um crescimento saudável da hortaliça, apenas lembre-se de que a água deve estar fria, sem sal ou óleo.

Para evitar que as raízes apodreçam por excesso de água, principalmente durante o inverno, quando as plantas levam mais tempo para absorver líquidos, adicione na base do vaso elementos que possam drenar a água de forma eficiente, como pedras, pedaços de espuma ou até mesmo pequenos furinhos. Também procure deixar as plantas mais resistentes e que não necessitam de tantos cuidados no topo, assim você não precisará se preocupar tanto com elas.

Como fazer uma horta vertical em casa – passo a passo

Foto: iStock

Foto: iStock

Montar sua própria horta para trazer mais vida e charme para sua casa pode ser uma tarefa prazerosa, é possível usar diversos materiais e criar diferentes ambientes. O tutorial escolhido utiliza pedaços de tábua de madeira, mas, para quem preferir, é possível substituir por paletes ou qualquer outro tipo de material decorativo, o processo é basicamente o mesmo.

Materiais necessários

  • 2 pedaços de tábua para suporte, o tamanho fica a critério de cada um, mas cada tábua usada no tutorial mede 100x30cm;
  • Lixa de papel para trabalhos manuais;
  • 1 lata de verniz para madeira, a cor usada foi a Mogno, mas pode ser escolhido de acordo com seu gosto;
  • Rolo ou pincel;
  • 6 vidros de conserva;
  • 1 lápis;
  • 1 régua de 30cm;
  • 1 serra;
  • 6 braçadeiras de pressão;
  • 12 pregos;
  • 1 martelo;
  • Pedras, terra e plantinhas que serão colocadas no vaso;
  • 1 giz.

Passo a passo

  1. Lixe cada tábua de madeira, retirando todo tipo de ferpa ou imperfeição existente. É possível aproveitar essa etapa para deixar o acabamento mais arredondado, conforme o seu gosto;
  2. Em seguida, aplique o verniz por toda a extensão da tábua com um rolo ou pincel. Você pode aplicar quantas demãos achar necessário, quanto mais vezes aplicar, mais o material ficará escuro;
  3. Enquanto as tábuas secam, aproveite para deixar os vidros em conserva limpos e prontos para serem usados;
  4. Quando o verniz estiver seco, marque nas tábuas os locais que cada vaso será fixado. Pegue a régua e faça 3 marcações ao longo da madeira, de 25cm de distância cada. A partir disso, faça uma marcação na horizontal também, com 12cm para dentro da tábua. Este será o local onde cada vaso será fixado;
  5. Pegue um pedaço de madeira que não será usado e corte a largura de 1cm de madeira em forma de tira. Corte a tira em 6 pedaços de 3cm, uma para cada vaso;
  6. Passe o verniz nos pedacinhos de madeira também, para que fique na mesma tonalidade que a tábua;
  7. Depois de seco, é hora de posicionar cada pedaço de madeira no ângulo certo. Para isso, coloque os pedacinhos sobre a tábua, faça marcações e vire levemente, para que os potes possam acompanhar seu movimento posteriormente;
  8. Abra as braçadeiras, posicione em cima das madeirinhas e fixe as duas com 2 pregos de tamanho pequeno. Repita o processo para cada vaso;
  9. Com o suporte pronto, é hora de preparar os vasos. Adicione pedras ao fundo de cada ponte, elas são muito importantes para que sua água seja drenada e evite o apodrecimento das raízes. Coloque terra, caso necessário, um pouco de adubo orgânico também e por fim, a sua planta;
  10. Posicione os vasos sobre as braçadeiras e aperte, para que elas fiquem bem seguras e não escorreguem ao serem fixadas na parede;
  11. Por fim, adicione detalhes a madeira para personalizá-la. Pronto, sua horta vertical está pronta!

40 ideias de hortas verticais para você se inspirar

Nada como utilizar ervas e temperos frescos no preparo de seus alimentos, melhor ainda quando você pode aproveitá-las para decorar o seu cantinho de um jeito bem único.

A cozinha, a sala de estar e as áreas externas são as preferidas para o cultivo dessas plantinhas, aproveite a seleção abaixo para se inspirar e criar a sua horta suspensa personalizada!

1. Ótima opção para a varanda

Foto: Reprodução / 52.home

2. Com suporte de paletes

Foto: Reprodução / apezito402

3. Simplicidade e personalidade no cantinho da casa

Foto: Reprodução / GF Projetos

Foto: Reprodução / GF Projetos

4. Espaço amplo que ganha vida com a presença de plantas

Foto: Reprodução / BY Arq&Design

Foto: Reprodução / BY Arq&Design

5. Detalhes de horta vertical feita com canos

Foto: Reprodução / 1001 Gardens

Foto: Reprodução / 1001 Gardens

6. Área externa com toque rústico

Foto: Reprodução / Amis Arquitetura & Design

Foto: Reprodução / Amis Arquitetura & Design

7. Garrafas pet também podem ser utilizadas como vasos

Foto: Reprodução / Rosenbaum

Foto: Reprodução / Rosenbaum

8. Painel aramado, floreiras e fitas de couro para pendurar

Foto: Reprodução / ESTÚDIO 118

9. Vasos ordenados em formato de escadinha

Foto: Reprodução / Ana White

Foto: Reprodução / Ana White

10. Horta criativa para varanda

Foto: Reprodução / Instructables

Foto: Reprodução / Instructables

11. Pallet com mini vasinhos

Foto: Reprodução / Kelly Moore

Foto: Reprodução / Kelly Moore

12. Horta com detalhes em giz

Foto: Reprodução / 99 Pallets

Foto: Reprodução / 99 Pallets

13. Moldura transforma horta em quadro vivo

Foto: Reprodução / Ernani Oliveira Fotografia

Foto: Reprodução / Ernani Oliveira Fotografia

14. Detalhes na organização das hortaliças

Foto: Reprodução / INT2 Architecture

Foto: Reprodução / INT2 Architecture

15. Hortinha de janela

Foto: Reprodução / Shelterness

Foto: Reprodução / Shelterness

16. Charmosa combinação de macramê e plantas

Foto: Reprodução / Binti Home Blog

Foto: Reprodução / Binti Home Blog

17. Ótima opção para camuflar uma parede antiga

Foto: Reprodução / Design. Wine. Dine.

Foto: Reprodução / Design. Wine. Dine.

18. Mini horta para cozinhas pequenas

Foto: Reprodução / Design Sponge

Foto: Reprodução / Design Sponge

19. Dentro de casa também vale

Foto: Reprodução / Like Magazine

20. Em forma de nichos

Foto: Reprodução / A Casa Masculina

21. Abuse da criatividade na hora de montar sua horta

Foto: Reprodução / This Little Street

Foto: Reprodução / This Little Street

22. Conjunto de mini vasos de barro

Foto: Reprodução / Louise At Home

Foto: Reprodução / Louise At Home

23. Também é possível usar ganchos para pendurar seus vasos

Foto: Reprodução / Itsy Bits and Pieces

Foto: Reprodução / Itsy Bits and Pieces

24. Conjunto delicado de plantinhas

Foto: Reprodução / Simple Stylings

Foto: Reprodução / Simple Stylings

25. Decoração com ervas para janela de cozinha

Foto: Reprodução / 3 Peppers

Foto: Reprodução / 3 Peppers

26. Suportes para vasos feito com metal de abajur

Foto: Reprodução / Sadie Seasongoods

Foto: Reprodução / Sadie Seasongoods

27. Você pode optar por cultivar quantos tipos de erva preferir

Foto: Reprodução / Light + Ladder

Foto: Reprodução / Light + Ladder

28. A sala de jantar ganha ainda mais estilo

Foto: Reprodução / Tried and True

Foto: Reprodução / Tried and True

29. Forma simples e fácil de cultivar sua horta

Foto: Reprodução / Curbly

Foto: Reprodução / Curbly

30. Lata customizada também pode se tornar vaso

Foto: Reprodução / Wabi-Sabi Wanderings

Foto: Reprodução / Wabi-Sabi Wanderings

31. Horta vertical charmosa com paletes

Foto: Reprodução / Textil Abril

Foto: Reprodução / Textil Abril

32. Vasos agrupados bem fácil de reproduzir

Foto: Reprodução / AKA Design

Foto: Reprodução / AKA Design

33. Horta simples para a cozinha

Foto: Reprodução / Williams-Sonoma Taste

Foto: Reprodução / Williams-Sonoma Taste

34. As plantas trazem vida ao espaço

Foto: Reprodução / The Design Files

Foto: Reprodução / The Design Files

35. Jardim com aspecto contemporâneo

Foto: Reprodução / 17 Apart

Foto: Reprodução / 17 Apart

36. Com placas de deck

Foto: Reprodução / Mader Silva Madeireira

37. Mais uma opção aramada

Foto: Reprodução / Morada 187

38. As correntes ficaram incríveis

Foto: Reprodução / Ape Sweet Ape

39. Que tal um potinho especial para a pimentinha?

Foto: Reprodução / Tamires Smaniotto

40. Perfeitas para um apartamento

Foto: Reprodução / Villa Maris Paisagismo

Onde comprar itens para horta vertical

Além dos cuidados básicos, você também pode adquirir acessórios e ferramentas para te ajudar no plantio de sua horta suspensa. Desde terra para preencher os vasos até floreiras prontas para serem utilizadas, são muitos os sites que dispõe de materiais de jardinagem, e o melhor, sem sair de casa. Confira alguns abaixo:

1. Pazinha com cabo de madeira, da Tramontina

Compre na Leroy Merlin por R$8,39.

Compre na Leroy Merlin por R$8,39.

2. Mini garfinho com cabo de madeira, da Tramontina

Compre na Leroy Merlin por R$6,09.

Compre na Leroy Merlin por R$6,09.

3. Painel de fibra de coco, da Coquim

Compre na Leroy Merlin por R$87,90.

Compre na Leroy Merlin por R$87,90.

4. Treliça de madeira jatobá, da Stain

Compre na Leroy Merlin por R$43,90.

Compre na Leroy Merlin por R$43,90.

5. Tesoura para colheita, da Tramontina

Compre na Leroy Merlin por R$24,90.

Compre na Leroy Merlin por R$24,90.

6. Floreira com 4 cachepot, da Cia Bistrô

Compre na Walmart por R$154,80.

Compre no Walmart por R$154,80.

7. Suportes para vaso, da F.N.

Compre na Walmart por R$15,99.

Compre na Walmart por R$15,99.

8. Caixa de madeira para flores, da Lyor Classic

Compre na Walmart por R$49,99.

Compre na Walmart por R$49,99.

9. Terra vegetal, da Vitaplan

Compre na Ponto Frio por R$21,90.

Compre na Ponto Frio por R$17,50.

10. Horta compacta auto irrigável, da Cultive Tripla

Compre na Ponto Frio por R$199,00.

Compre na Ponto Frio por R$199,00.

11. Mini horta vertical auto irrigável, da ISTO!

Compre na Ponto Frio por R$79,90.

Compre na Ponto Frio por R$79,90.

12.Vaso de fibra de coco, da Coquim

Compre na Ponto Frio por R$24,90.

Compre na Ponto Frio por R$24,90.

13. Sensor de umidade para plantas, da Jardina Garden Design

Compre na Mobly por R$38,00.

Compre na Mobly por R$38,00.

14. Floreira de madeira de eucalipto, da M Design

Compre na Mobly por R$79,99.

Compre na Mobly por R$79,99.

15. Estrado de parede, da Mão e Formão

Compre na Mobly por R$384,90.

Compre na Mobly por R$384,90.

16. Conjunto de utensílios de jardinagem, da Tramontina

Compre na Extra por R$43,87.

Compre na Extra por R$43,87.

17. Mini vaso auto irrigável, da Raiz Vasos

Compre na Extra por R$10,90.

Compre na Extra por R$10,90.

18. Cachepot amarelo, da Tramontina

Compre na Extra por R$31,02.

Compre na Extra por R$31,02.

19. Suporte para vasos, da Bemfixa

Compre na Extra por R$65,00.

Compre na Extra por R$65,00.

20. Pulverizador manual, da Tramontina

Compre na Extra por R$9,90.

Compre na Extra por R$9,90.

Aproveite para fazer do cultivo de hortas verticais um hobbie. Além de proporcionar um estilo de alimentação mais saudável para a sua vida, o ambiente ganhará muito mais personalidade. Apesar dos muitos cuidados que deverão ser tomados, a satisfação em ver sua plantinha crescendo será incrível. Não se esqueça que caso não queira investir muito, você sempre poderá utilizar recipientes e materiais recicláveis, painéis de madeira de demolição e potes de vidro são ótimas opções.

PARA VOCÊ