80 ideias de decoração que você pode fazer em casa sem gastar muito

Escrito por Sheila Almendros
Foto: Reprodução / <a href="https://www.youtube.com/watch?v=MILtaSwaus8">Diycore com Karla Amadori</a>

Foto: Reprodução / Diycore com Karla Amadori



Podemos dizer que a decoração é a personalização de um ambiente. É com ela que deixamos o local com a nossa cara ou transmitimos uma determinada sensação, seja com o uso de objetos, móveis ou cores. Conseguimos ampliar ou diminuir um cômodo apenas pintando as paredes, ou liberamos mais espaço mudando algumas mobílias de lugar. Há também como colocar um toque pessoal com simples objetos, que não precisam ser necessariamente desenhados por um artista renomado. O que importa é colocar a sua identidade no espaço.

Muitas vezes isso é deixado de lado porque as pessoas acreditam que para decorar é necessário gastar muito, o que não é verdade. Basta ter criatividade e bom gosto para transformar qualquer coisa em arte.

Atualmente temos diversas formas de buscar inspiração para repaginar um ambiente, como programas de televisão, revistas, mídias sociais e canais no YouTube e as ideias são as mais variadas e para todos os tipos de gostos. A seguir, você encontrará 80 ideias criativas de decoração, feitas com os mais diversos materiais e que são bem fáceis de fazer. Para assistir aos vídeos, basta clicar na foto ou nos links nas legendas de cada imagem:

1. Cesto aramado

Foto: Reprodução / Ricota Não Derrete

Foto: Reprodução / Ricota Não Derrete

Com uma tela de galinheiro quadrada, você pode fazer um lindo cesto aramado para uma decoração de estilo industrial. Basta cortar os seus quatros cantos, deixando-a em formato de cruz. Depois, dobre-a com a ajuda de uma tampa de MDF (ou qualquer outro material resistente que dê apoio), finalize prendendo as bordas com o arame solto da própria tela e dê um acabamento refinado com tinta spray cobre.

2. Com quantos palitos se faz um nicho?

Foto: Reprodução / Ricota Não Derrete

Foto: Reprodução / Ricota Não Derrete

Resposta: 100 palitos de picolé. E sai muito mais barato do que comprar um pronto em uma loja de móveis, não é mesmo? Para construí-lo, basta fazer uma base hexagonal, colando os palitos um ao outro pela ponta, até formar 16 camadas deste mesmo procedimento. Você pode deixá-lo da cor natural ou pintar cada palito com a tinta de sua preferência.

3. Puff com pelúcia

Foto: Reprodução / Dica Da Ka

Foto: Reprodução / Dica Da Ka

Aquele pufe velho e sem graça da sua casa pode se transformar em uma peça super tendência do momento e, para isso, você só precisará de aproximadamente dois metros de tecido de pelúcia, tesoura e grampeador. A execução é super fácil: meça a superfície de um pé ao outro, passando pelo assento e corte essa medida. Corte a mesma medida para as laterais que ficaram de fora e divida-as ao meio. Cubra a superfície com o tecido maior primeiro, grampeando-o na parte inferior do pufe, e finalize grampeando as duas laterais menores, sem se preocupar se os grampos aparecerão, já que os pelinhos os cobrirão.



4. Tijolinhos fake

Foto: Reprodução / Apenas Yasmin

Foto: Reprodução / Apenas Yasmin

Para dar uma cara diferente para aquela parede vazia do seu cômodo, você precisará somente de EVA com a cor de sua preferência e cortado em diversas tiras com as nas medidas 16cm x 6cm (a quantidade dependerá do tamanho da superfície a ser coberta). Para fixá-los sem danificar a pintura, a melhor opção é a fita dupla face. Cole cada tira com uma distância de 0,5cm entre elas, e se for necessário, corte a tira para preencher os espaços que sobraram nas laterais. É um ótimo fundo para receber diversos quadrinhos de sua preferência.

5. Relógio com dominó

Foto: Reprodução / Inventei e Decorei

Foto: Reprodução / Inventei e Decorei

Que tal dar uma repaginada no seu relógio de parede utilizando somente aquele dominó que ninguém mais joga, madeira e cola? Construa uma superfície com tiras da madeira lixada, cole as peças de 1 a 12 e instale apenas os ponteiros do antigo relógio.

6. O alce feito de papel paraná

Foto: Reprodução / Nathalia NK

Foto: Reprodução / Nathalia NK

As cabeças estilo troféu estão super em evidência e caso não esteja sobrando muita verba para investir em uma peça de MDF, mas está sobrando disposição e paciência, você pode transformar uma folha de papel paraná com 160 de gramatura em uma linda cabeça de alce. Imprimindo o molde disponível na internet, é só cortar as peças com estilete, pintar e montar fixando cada uma com cola branca.

7. Vasinho em uma rolha

Foto: Reprodução / Ateliê Criando Coisas

Foto: Reprodução / Ateliê Criando Coisas

Para uma decoração diferente para a janela ou geladeira, rolhas de vinhos podem servir como mini vasinhos para cactos e suculentas, e tudo o que você precisará é de terra, a plantinha de sua escolha, uma faca e imã. Com a faca, você cavará a rolha até ficar um vão suficiente para incluir a terra. Cole o imã com cola quente em um dos lados.

8. Um globo no estilo retrô

Foto: Reprodução / Carla Sant'Anna

Foto: Reprodução / Carla Sant’Anna

Um globo com um toque retrô deixa o seu canto especial de viagem ainda mais personalizado. Basta aplicar uma frase de sua escolha, que pode ser impressa na internet em etiqueta adesiva, pintá-lo com tinta spray da cor que desejar, e remover o adesivo antes que a tinta seque por completo. Refina o acabamento colando uma fita rendada na base do objeto. Se você tiver algum enfeite relacionado à viagem em casa, pode aplicá-lo também  para dar um efeito ainda mais bonito.



9. Quadro para rolhas ou tampinhas

Foto: Reprodução / Drops das 10

Foto: Reprodução / Drops das 10

Já pensou em usar as rolhas de vinho ou tampinhas de garrafa como parte de uma arte? Este tipo de decoração está super em evidência, além de ser muito fácil de fazer. Desmonte um quadro de fundo neutro e fure com uma furadeira com brocas largas a moldura superior. Você pode medir a largura a ser furada com a própria tampa ou rolha. Com uma lima, lixe o furo para uniformizar a madeira. Para deixar o objeto mais divertido, aplique uma frase ou uma imagem à sua escolha no vidro do quadro.

10. Uma máquina de doces estilosa

Foto: Reprodução / Maddu Magalhães

Foto: Reprodução / Maddu Magalhães

Deixe sua decoração mais colorida fazendo um baleiro retrô, usando um vaso como base, um aquário redondo do tamanho que desejar, puxadores e prato de vaso para plantas (que tampe adequadamente o aquário). Vale lembrar que os baleiros não funcionarão como as verdadeiras candy machines, e só servirão como armazenamento e decoração. Os vasos e o prato são pintados com tinta spray, e o aquário, assim como o puxador, são fixados com cola quente à base e a tampa, consecutivamente. Para criar a saída falsa para os doces, você pode adquirir algumas peças em casa de ferragens.

11. Nicho com moldura

Foto: Reprodução / Ricota Não Derrete

Foto: Reprodução / Ricota Não Derrete

Uma caixa de MDF do mesmo tamanho que uma aposentada moldura, sem mágica nenhuma, se transforma em um charmoso nicho. Você só precisa fixar um objeto ao outro com cola e pintar da cor que desejar.

12. Mini horta feita com latas

Foto: Reprodução / Tu Organizas por Nina Braz

Foto: Reprodução / Tu Organizas por Nina Braz

Quem mora em apartamento não precisa mais passar vontade em ter uma hortinha, pois é muito simples fazer um cantinho verde com apenas algumas latas de alumínio. Decore-as com tinta spray multi-uso, barbante de sisal e etiquetas feitas com contact preto. Elas caberão em qualquer prateleira!

13. Organizador de colares

Foto: Reprodução / Talli Malvezzi

Foto: Reprodução / Talli Malvezzi

Sabe aqueles brinquedinhos de animais de plástico? Veja que simpáticos organizadores eles viraram! Por serem ocos, é super fácil serrá-los ao meio, e para colorir basta usar tinta spray. Depois é só usar uma moldura, ou uma tela como base e fixá-los com Super Bonder.  Você pode usar os animais também como puxadores para potinhos de armazenamento.



14. Tambor decorativo

Foto: Reprodução / Julia C Forte

Foto: Reprodução / Julia C Forte

Já viram como são caros aqueles tambores maravilhosos usados em decoração industrial? Se você tiver tempo e criatividade, pode economizar bons reais transformando um tambor comum em uma dessas preciosidades. Lixe o cilindro até ficar lisinho e pinte com tinta spray da cor de sua preferência. O logo que será marcado no tambor deverá ser impresso da internet em uma folha de sulfite comum para molde, e transferido com tinta spray.

15. Arranjo de flores com pérolas

Foto: Reprodução / Sofia Karimah

Foto: Reprodução / Sofia Karimah

Despejar contas de pérolas em um vaso transparente comum vira um arranjo lindo para suas flores artificiais preferidas.

16. Tapete colorido feito de pompons

Foto: Reprodução / Jessica Belcost

Foto: Reprodução / Jessica Belcost

Você sabe fazer pompons? Dá pra fazer uma infinidade de coisas com eles, inclusive este tapete super fofo. Você só precisará de um tapete tela do tamanho que desejar e amarrar os pompons em nos vãos. Capriche nas cores sortidas!

17. Potinho com cordão

Foto: Reprodução / Ana Loureiro

Foto: Reprodução / Ana Loureiro

Com um simples cordão branco, marcador para tecido e suas habilidades artísticas é muito fácil criar um potinho boho que serve para diversas finalidades. Use cola branca para fixar o cordão bem rente à uma lata ou vidro e decore com o marcador com as cores que desejar.

18. O espelho que virou bandeja

Foto: Reprodução / Fernanda Banderó

Foto: Reprodução / Fernanda Banderó

Decore um simples espelho de banheiro com pedrinhas ou chatons para criar uma bandeja de diversas funções. Só é necessário usar cola quente e sua criatividade para fixá-los.

19. Luminária decorativa

Foto: Reprodução / Evelyn Lobo

Foto: Reprodução / Evelyn Lobo

Uma luminária com materiais simples pode servir como decoração de natal ou até mesmo para um cantinho da sua casa. Será necessário um quadrado de 20×20 pintado com spray dourado para fazer a base, um pisca pisca de LED amarelo pequeno fixado à uma esfera de isopor oca de 125mm, 43 florzinhas de acrílico (que podem ser encontradas em qualquer Armarinho) e cola quente para fixar tudo isso. Não se esqueça cortar uma das extremidades da esfera para deixá-la bem firma na base, e finalizar com uma fita decorativa ao seu gosto.

20. Coração feito com rolhas

Foto: Reprodução / Chata de Galocha

Foto: Reprodução / Chata de Galocha

Aquele cantinho do bar ganha uma cara super original com este quadro de rolhas. E mesmo se elas estiverem manchadas de vinho, é possível usá-las e criar um degradê de cores na hora de fixar com cola quente uma a uma em uma base firme (pode ser papelão, madeira ou MDF).

21. Porta-chaves e porta-recados

Foto: Reprodução / Adriele Lagustera

Foto: Reprodução / Adriele Lagustera

Com apenas uma tábua de carne aposentada, tinta e alguns ganchos baratinhos, você ganha um porta chaves, porta recados ou organizador de cozinha. Dê aquela pintada básica na base da cor que mais gosta, cole os ganchinhos e pronto!

22. Placa luminosa

Foto: Reprodução / Dica Da Ka

Foto: Reprodução / Dica Da Ka

Uma base de abajur pode ter inúmeras utilidades. Ela se transforma até em uma placa luminosa bem divertida, usando papel adesivo para fazer uma frase ao seu gosto (se você não tiver prática em desenhar letras, é mais fácil fazer no computador e imprimir no papel) como molde para colar na tela (essas que usamos para fazer pinturas mesmo). Depois é só pintar tudo com tinta spray e depois que secar, é só retirar as letras e prender a tela com um arame na base.

23. Vaso de gatinho e pug

Foto: Reprodução / Diycore com Karla Amadori

Foto: Reprodução / Diycore com Karla Amadori

Quem disse que garrafas pets não podem ser um bom objeto de decoração? É muito simples recortar e pintar bichinhos para servir de vasos para plantas e cactos. Com a garrafa bem lavada, é só pintar o fundo com tinta spray, deixar secar por um dia e depois desenhar a carinha com tinta acrílica. As medidas e instruções estão no tutorial.

24. Revisteiro de corda

Foto: Reprodução / Diycore com Karla Amadori

Foto: Reprodução / Diycore com Karla Amadori

Olha que forma linda de organizar suas revistas, os brinquedos das crianças ou as mantinhas da sala! Ao invés de pagar caro por um cesto em uma loja de decoração, porque não arregaçar as mangas e fazer um? A corda utilizada é de tecido reciclado, e seus 25 metros de comprimento (e 10mm de espessura) foram enrolados em torno de um balde usado como molde e fixados com cola universal. Para finalizar, será necessário queimar a ponta da corda cortada para não desfiar, e dar uns pontinhos com linha e agulha só para não ter perigo de soltar. Você pode fazer as alças com a própria corda ou comprar alças de couro em lojas de armarinho, e se preferir, pode pintar com tinta spray ao seu gosto.

25. Organizador de maquiagem

Foto: Reprodução / Bruna Leal

Foto: Reprodução / Bruna Leal

Só deixa a maquiagem bagunçada na gaveta quem quer! Por menos de 10 reais, é possível transformar uma resistente caixa de papelão em organizador. Como sempre, fazer a base é o início de tudo, cortando o papel na medida que precisar (pode ser a medida da sua gaveta, por exemplo). Depois é só medir alguns espaços usando suas próprias maquiagens, para fazer as divisões com a medida certa para elas. Fixe tanto as bordas como as divisórias com cola de silicone e encape a caixa com papel cartão. O acabamento pode ser feito com revestimento de um tecido bonito na parte externa e fita de cetim.

26. Um cacto pra tomar café

Foto: Reprodução / Isabelle Verona

Foto: Reprodução / Isabelle Verona

Esta caneca era uma simples porcelana que foi toda revestida de cerâmica plástica verde e branca. Olhando assim parece ser uma tarefa muito complicada, mas assistindo ao tutorial, é fácil de se convencer que é fácil, basta ter paciência e um pouquinho de habilidade manual. Os materiais utilizados são baratos, como a própria porcelana plástica, rolinho ou garrafa de vidro para esticar a massa, palitos de manicure, verniz e pincel.

27. Quadro com papel craft

Foto: Reprodução / Nanny Ribeiro

Foto: Reprodução / Nanny Ribeiro

Uma parede cheia de quadrinhos não precisa de um investimento alto, e sim de tirinhas feitas com revistas velhas, papel craft e molduras simples, dessas que encontramos em lojas de R$1,99. As aplicações das tiras são feitas abaixo do papel craft, que estará recortado com o esboço da figura que você deseja (imprima um molde da internet para isso). O efeito é lindo, o custo é baixo e o resultado maravilhoso.

28. Porta retratos estilo industrial

Foto: Reprodução / Isabelle Verona

Foto: Reprodução / Isabelle Verona

Quem não gosta de uma porta retrato, né? Eles espalham pela casa os melhores momentos de nossas vidas, e merecem uma moldura especial para isso. E com a ajuda de dois porta retratos antigos do mesmo tamanho, arame de calibre 16 e canudos de duas medidas diferentes, a sua foto ganha uma moldura estilo prisma. O tutorial é rápido e assistindo como se faz fica muito mais fácil de entender o passo a passo da mão de obra.

29. Decoração geométrica com canudos

Foto: Reprodução / Isabelle Verona

Foto: Reprodução / Isabelle Verona

A decoração industrial pode ser adotada também no mesmo estilo do porta retrato: formatos de diamante feitos com arame e canudos. Eles servem como enfeite para um vaso de flores ou como cúpula de um pendente.

30. Cabeceira para cama

Foto: Reprodução / Xênia Virginie

Foto: Reprodução / Xênia Virginie

Uma cabeceira de cama pode custar uma fortuna, mas com menos de 200 reais e força de vontade, você pode fazer a sua. A madeira de compensado com as medidas da sua cama será revestida de acrilex, encapada com tecido de suede da cor desejada e finalizada com os detalhes do capitonê, criados com tachinhas altas.

31. Quadro com barbantes

Foto: Reprodução / Ally Arruda

Foto: Reprodução / Ally Arruda

Mais uma opção de quadrinho que pode ser feito com diversas formas e cores pra você dar vida àquele canto especial. E nem é necessário mais que um pedaço de madeira, pregos e lã para isso. Se quiser um resultado mais delicado, troque a madeira rústica por uma moldura simples.

32. Criado mudo contemporâneo

Foto: Reprodução / Vanessa Darte

Foto: Reprodução / Vanessa Darte

Um móvel estilo industrial feito com menos de cem reais vale todo o esforço, dedicação e mão de obra, não é mesmo? As peças usadas neste tutorial foram compradas em lojas especializadas já cortadas na medida certa, e o único trabalho que você terá é montar tudo.

33. Criado-mudo com caixote

Foto: Reprodução / Ricota Não Derrete

Foto: Reprodução / Ricota Não Derrete

Uma maneira muito simples e barata de dar uma nova cara para o ambiente, com caixote de feira, tinta e rodinhas. A decoração, assim como as cores a serem usadas fica por conta do seu gosto pessoal.

34. Luminária de cacto

Foto: Reprodução / Opinando Moda

Foto: Reprodução / Opinando Moda

Faça a luminária mais desejada do momento com papel paraná, algumas bolinhas de ping pong e pisca pisca de LED. Para pintar, use tinta para artesanato verde e cole todas as peças com cola quente.

35. Porta-utensílios

Foto: Reprodução / Ricota Não Derrete

Foto: Reprodução / Ricota Não Derrete

Organize seus acessórios de cozinha de uma forma bem minimalista: fixando com cola de contato uma latinha pintada com tinta spray a uma tábua de carne. Simples, fácil, barato e incrível.

36. Esfera de barbante

Foto: Reprodução / Jessica Belcost

Foto: Reprodução / Jessica Belcost

Crie um pendente, cúpula de abajur ou vaso enrolando um barbante cru em uma bexiga besuntada de cola. É tão fácil de fazer que é difícil de acreditar que uma coisa tão simples pode ficar tão bonita!

37. Porta-velas

Foto: Reprodução / Ricota Não Derrete

Foto: Reprodução / Ricota Não Derrete

Velinhas flutuantes criam todo um ambiente aconchegante, e para isso você não precisa nada mais do que uma embalagem de vidro sem rótulo, que será pintada com tinta spray e etiquetas redondas coladas em sua superfície. Depois que a tinta secar, é só retirar as etiquetas. A decoração pode ser feita da maneira que desejar, com fita crepe criando figuras geométricas, por exemplo.

38. Cactos de feltro

Foto: Reprodução / Opinando Moda

Foto: Reprodução / Opinando Moda

Cactos feitos de feltro servem não só como um belo decorador de ambientes como também um porta agulhas e alfinetes. O tutorial ensina a fazer até o vaso, caso você não tenha um cachepôzinho adequado para este trabalho feito com manta acrílica, feltro e linha de crochê.

39. Criado-mudo retrô

Foto: Reprodução / Diycore com Karla Amadori

Foto: Reprodução / Diycore com Karla Amadori

Algumas ferramentas específicas serão necessárias para fazer este criado mudo estilizado, como furadeira, parafusadeira, etc. As peças podem ser compradas em casas especializadas já cortadas na medida certa e o envelopamento da gaveta pode ser feito tanto com tecido como com papel de parede adesivo.

40. Fazendo um centro de mesa prático

Foto: Reprodução / Tu Organizas por Nina Braz

Foto: Reprodução / Tu Organizas por Nina Braz

É muito fácil criar um centro de mesa giratório para sua mesa de jantar com apenas um tampo de MDF, bolinhas de gude e duas bandejas. A decoração do tampo pode ser feita de várias maneiras e de acordo com a decoração da sua sala.

41. Quadro de lousa estilo chalkboard

Foto: Reprodução / Studio 1202

Foto: Reprodução / Studio 1202

Essa ideia também pode ser usada para quem tem uma das paredes da casa pintada com tinta de lousa. E fazer uma caligrafia tão bonita como esta pode parecer difícil, mas depois de assistir ao tutorial só vai ficar parecendo mesmo. Com um simples lápis 6B o molde escolhido na internet para este trabalho será transferido para a lousa. Depois é só contornar as letras com giz e fazer um acabamento mais detalhado limpando as bordas com cotonete.

42. Luminária vintage

Foto: Reprodução / Diycore com Karla Amadori

Foto: Reprodução / Diycore com Karla Amadori

Hoje em dia é muito mais barato comprar materiais para montar uma luminária do que comprá-la pronta. E acredite: é muito mais fácil do que parece. Se suas habilidades manuais estão em dia, adquira três ripas de madeira de tamanhos iguais, uma cúpula e toda a parte elétrica em casas especializadas e coloque a mão na massa.

43. Garrafa decorativa

Foto: Reprodução / Ideias Personalizadas

Foto: Reprodução / Ideias Personalizadas

É tão fácil criar uma galáxia dentro de uma garrafa! Duas cores de corantes, algodão, água e glitter formam este efeito de uma maneira bem simples.

44. Pallets que foram transformados em hortas verticais

Foto: Reprodução / Tu Organizas por Nina Braz

Foto: Reprodução / Tu Organizas por Nina Braz

Muita gente deixa de ter um cantinho verde em casa por limitação de espaço. Mas com pallets impermeabilizados fixados na parede, ou até mesmo um estrado, esse problema pode ser resolvido. Os vasos podem ficar encaixados nos vão dos pallets ou presos à um gancho em meio aos vãos.

45. Banco estilo pallets

Foto: Reprodução / Diycore com Karla Amadori

Foto: Reprodução / Diycore com Karla Amadori

Um tutorial completo para a montagem de um simples e estiloso banco que cabe em qualquer lugar em casa, deixando sua decoração industrial ainda mais estilizada. As peças foram compradas já no tamanho adequado em casas especializadas, e a madeira foi tratada com lixa, verniz e tinta.

46. Cavalete para mesa

Foto: Reprodução / Diycore com Karla Amadori

Foto: Reprodução / Diycore com Karla Amadori

O segredo para a construção de cavaletes está na maneira que a madeira é cortada. Com as medidas certas, alguns parafusos, aruelas e uma boa furadeira, o resultado fica perfeito.

47. Luminária industrial

Foto: Reprodução / Darlene Bertolini

Foto: Reprodução / Darlene Bertolini

A luminária industrial é o desejo de consumo de muita gente e é possível fazê-la com um cano de PVC, moldando-o em um fogão de cozinha comum e fixando em uma base de madeira. O acabamento é feito com tinta spray cobre.

48. Colocando um pouquinho do céu dentro de casa

Foto: Reprodução / Giovana Ferrarezi

Foto: Reprodução / Giovana Ferrarezi

Sabe aquelas cúpulas japonesas de papel? Elas foram transformadas nesta enorme nuvem colorida. A base foi feita com três cúpulas de diferentes tamanhos, e fixadas umas às outras com cola quente. A iluminação ficou por conta de uma fita de led, que foi instalada no interior de cada uma delas (faça um furinho em cada luminária para passar a fita para as outras cúpulas), e para criar o efeito de nuvem, use enchimento de travesseiro fixado com cola quente por toda as três superfícies.

49. Moldura de isopor

Foto: Reprodução / Canal da Chai

Foto: Reprodução / Canal da Chai

Outra forma muito prática e barata de fazer quadrinhos para preencher a sua parede ou apoiar em um móvel é criar uma base falsa com papel paraná, para colar o seu poster, e molduras feitas com tiras de isopor, papel paraná e encapados com contact branco.

50. Decorando garrafas de vidro

Foto: Reprodução / Mania de Artesanato

Foto: Reprodução / Mania de Artesanato

Outra forma de dar vida para garrafas de vidros comuns é fazer aplicações diversas. Neste tutorial os materiais usados para este trabalho foram flores tiradas de uma toalha de plástico, fitas rendadas e pérolas.

51. Organizador de sacolas

Foto: Reprodução / Organize sem Frescuras

Foto: Reprodução / Organize sem Frescuras

Sacolas é um mal necessário que devemos ter em casa, mas é muito difícil mantê-las organizadas. Uma embalagem vazia de lenços umedecidos envelopada com tecido adesivo faz toda a diferença nessas horas.

52. Dando uma repaginada nas velas

Foto: Reprodução / Fernanda Banderó

Foto: Reprodução / Fernanda Banderó

Use folhas secas, canela e ráfia para decorar copos de vidros e transformá-los em suportes para velas, ou fazer estas aplicações direto na parafina para criar um ambiente mais bonito e estilizado.

53. Centro de mesa

Foto: Reprodução / Lorena Lima

Foto: Reprodução / Lorena Lima

Uma bela aplicação com colheres de plástico se transforma em um centro de mesa super diferente e moderno. O acabamento é feito com tinta spray.

54. Luminária de árvore

Foto: Reprodução / Jessica Belcost

Foto: Reprodução / Jessica Belcost

Utilize os caules de flores artificiais e um pisca pisca de flores para fazer aquela cobiçada luminária de árvore. O passo a passo é super fácil e os materiais usados tiveram um custo bem baixo.

55. Customizando a cômoda

Foto: Reprodução / Diycore com Karla Amadori

Foto: Reprodução / Diycore com Karla Amadori

É possível dar cor ao ambiente estilizando a mobília e não as paredes. Este modelo foi pintado de diversas cores diferentes em formas geométricas, e recebeu um toque divertido com os puxadores de dinossauros, que na verdade são brinquedos pintados de dourado com tinta spray.

56. Estizando a porta com fita crepe

Foto: Reprodução / Diycore

Foto: Reprodução / Diycore

Com uma simples fita crepe, crie divertidas formas geométricas em sua porta e pinte da cor que desejar. Depois que a tinta secar, é só tirar a fita e admirar o resultado.

57. Parede de lousa

Foto: Reprodução / Jessica Belcost

Foto: Reprodução / Jessica Belcost

Não quer mexer com tinta, mas quer ter uma parede de lousa? Use papel contact preto fosco!

58. Nicho emoldurado

Foto: Reprodução / Jessika Taynara

Foto: Reprodução / Jessika Taynara

Este é um outro modelo muito simples para fazer um nicho emoldurado, um pouco mais raso que o anterior, mas também usando moldura simples e MDF.

59. Transformando um espelho comum em camarim

Foto: Reprodução / Maddu Magalhães

Foto: Reprodução / Maddu Magalhães

Um espelho com moldura larga pode muito bem exercer a função de um espelho de camarim, depois de aplicar alguns bocais de lâmpadas em toda a sua lateral e instalar toda a parte elétrica atrás do espelho. Descrevendo assim parece complicado, mas assistindo o vídeo dá para perceber que é um trabalho fácil e rápido.

60. Luminária Star Wars

Foto: Reprodução / Giovanna Ferrarezi

Foto: Reprodução / Giovanna Ferrarezi

Apesar da luminária ser do Star Wars, é possível fazê-la de qualquer personagem ou figura que quiser. E para chegar a este resultado, faça uma espécie de caixote com papel foam e cola de isopor, sendo que a parte frontal será vazada de acordo com o formato do molde de sua figura. A tela foi feita com papel manteiga e o desenho colado no papel com cola. A iluminação pode ser feita com pisca-pisca ou com um bocal de lâmpada instalado no interior da caixa.

61. Cachepô de madeira

Foto: Reprodução / Diycore com Karla Amadori

Foto: Reprodução / Diycore com Karla Amadori

Se você não tiver habilidade para construir um cachepô, repagine um já existente por aí na sua casa. Cole placas coloridas em sua superfície, ou passe a tinta diretamente no objeto.

62. Quadro luminoso

Foto: Reprodução / Chata de Galocha

Foto: Reprodução / Chata de Galocha

Além da luminária criada com tela já visto anteriormente, você também pode fazer um luminoso com o mesmo procedimento, mas ao invés de fixá-lo em uma base de abajur, instalar a parte elétrica na parte interior e pendurá-lo na parede.

63. Criado-mudo moderninho

Foto: Reprodução / Diycore com Karla Amadori

Foto: Reprodução / Diycore com Karla Amadori

Outra forma de encher o quarto com cores alegres é construir este simples criado-mudo de madeira. As peças também foram compradas já cortadas na medida certa em lojas especializadas, e montado com furadeira, parafusos e tinta branca, que foi colorida com corante.

64. Decoração estilo Tumblr

Foto: Reprodução / Dica Da Ka

Foto: Reprodução / Dica Da Ka

O estilo Tumblr de decoração está super em evidência e executar esta tarefa é mais simples do que parece, usando somente triângulos feitos com contact preto. Depois de cortar várias peças, é só sair colando pela parede, sem se preocupar com a distância entre eles. Quanto mais desencanado, melhor.

65. Almofada decorativa de Donut

Foto: Reprodução / Gabi Grativol

Foto: Reprodução / Gabi Grativol

Não precisa entender de costura ou quebrar muito a cabeça para fazer este Donut. O feltro é o principal material da almofada, e foi usado em cores diferentes para criar a rosquinha, a cobertura e os granulados. Tudo colado com cola de tecido e preenchido com enchimento de travesseiro.

66. Bandeja para braço de sofá

Foto: Reprodução / Tu Organizas por Nina Braz

Foto: Reprodução / Tu Organizas por Nina Braz

Super útil principalmente para quem gosta de fazer refeições em frente à TV, a bandeja para sofá é muito prática e fácil de fazer. As tiras de MDF foram customizadas com linha de crochê, e unidas com um pedaço de feltro no verso.

67. Luminária Wire

Foto: Reprodução / Studio 1202

Foto: Reprodução / Studio 1202

Uma outra maneira de fazer um pendente em formato de diamante é usando tubos de cobre ou alumínio. Como o material é mais resistente, a mão de obra é um pouco mais complexa, mas nada impossível.

68. Capas para almofadas sem costura

Foto: Reprodução / Tu Organizas por Nina Braz

Foto: Reprodução / Tu Organizas por Nina Braz

Uma sala simples ganha outros ares com a adição de almofadas coloridas, e isso pode ser feito com cola de tecido, e não necessariamente agulhas e linhas.

69. Cachepô de cimento

Foto: Reprodução / Isabelle Verona

Foto: Reprodução / Isabelle Verona

Mais um elemento da decoração industrial que está em evidência são os cachepôs de concreto. Eles são muito fáceis de fazer e requer materiais de baixo custo, e sua execução só precisará de um molde no formato desejado para enchê-lo de cimento.

70. Luminária de concha

Foto: Reprodução / Ricota Não Derrete

Foto: Reprodução / Ricota Não Derrete

Uma ideia bem diferente para a iluminação do ambiente é esta luminária, também de concreto. O molde utilizado foi um prato em formato de concha, que foi preenchido com cimento até a boca. Um vão é deixado em seu interior para a instalação da fita de led. Para pendurá-la na parede, foi necessário o uso de um suporte para pratos.

71. Apoiador de livros de passarinhos

Foto: Reprodução / Dany Martines

Foto: Reprodução / Dany Martines

O organizador feito de papelão conta com o peso das pedrinhas na base para apoiar os livros em seu interior. O tutorial ensina o passo a passo que também pode ser feito com a ajuda da criançada em casa.

72. Sousplat de corda

Foto: Reprodução / Mayra Camargo

Foto: Reprodução / Mayra Camargo

Uma peça muito sofisticada presente em nossa mesa de jantar são os famosos sousplats, que não costumam ser baratos, mas são facílimos de fazer. Com cola quente, é só enrolar a corda em espiral até completar o tamanho desejado.

73. Quadro de avisos

Foto: Reprodução / Chata de Galocha

Foto: Reprodução / Chata de Galocha

Transformar um porta retrato ou um quadrinho em um mini quadro negro para recados é muito fácil. O fundo foi transformado com tinta de lousa (pode ser feito também com contact preto fosco), e a moldura repaginada com tinta spray dourada. Rápido, fácil e indolor.

74. Com barbante e galhos secos você faz um porta retratos

Foto: Reprodução / Ana Loureiro

Foto: Reprodução / Ana Loureiro

Uma maneira minimalista de expor suas fotos preferidas com um custo quase zero, já que é provável que você tenha grande parte dos materiais em casa. Seu porta retratos vira praticamente um mensageiro dos ventos.

75. Quadrinho de flores

Foto: Reprodução / Ricota Não Derrete

Foto: Reprodução / Ricota Não Derrete

Decoração muito procurada em sites de artesanato, como o Etsy, o quadro de fios e flores foi feito em tábua de carne, que serviu de base para o desenho feito de pregos e trançado com barbantes. Depois é só encaixar as flores artificiais nos vãos e pendurar na sua parede.

76. Porta recados

Foto: Reprodução / Carla Sant'Anna

Foto: Reprodução / Carla Sant’Anna

Brinquedos de animais, tampas de requeijão, palitos de churrasco e mini pregadores são os materiais usados neste tutorial. Para pintar, use tinta spray da cor desejada e fixe as peças com cola tudo.

77. Fio de luzes com cápsula de café

Foto: Reprodução / Ricota Não Derrete

Foto: Reprodução / Ricota Não Derrete

Ícone da decoração Tumblr, os fios de luzes são muito usados para decorar cabeceiras de camas juvenis, ou podem ser pendurados na varanda. E fazer é muito fácil: encaixe as cápsulas de café pintadas com tinta spray em cada lâmpada de um pisca pisca de led. Fim do tutorial.

78. Cubo mágico versão almofada

Foto: Reprodução / Fernanda Banderó

Foto: Reprodução / Fernanda Banderó

Você precisará de feltros de cores sortidas para fazer a sua almofada de cubo mágico, sendo o preto a sua base principal. A fixação de cada peça foi feita com cola quente, mas você também pode usar cola de tecido para esta finalidade. Para preencher o cubo, use enchimento de travesseiro.

79. Letreiro de neon

Foto: Reprodução / Ricota Não Derrete

Foto: Reprodução / Ricota Não Derrete

Fios de neon são vendidos por um valor bem em conta na internet ou em casas especializadas, e com ele você pode criar um painel bem bonito com sua palavra ou mensagem preferida. A peça criada neste tutorial foi fixada em uma tábua simples com cola instantânea. É importante fazer um pequeno furo na tábua para deixar as pilhas atrás do painel.

80. Capacho de melancia

Foto: Reprodução / Ricota Não Derrete

Foto: Reprodução / Ricota Não Derrete

Deixe a entrada da sua casa mais divertida com um capacho de melancia feito em um tapete verde comum. A parte interna da fruta foi feita com tinta spray rosa, e as sementes aplicadas com tinta acrílica, com a ajuda de um molde de papel.

Depois de conferir tantas ideias para todos os gostos e idades, fica mais fácil deixar a casa com sua identidade. É só usar a criatividade e seus dotes artísticos para colocar a mão na massa.