Inspire-se e aprenda a fazer lindos arranjos Ikebana

Atelier Ikebana


Atualizado em 07.06.22

Decorar a casa com plantas e flores é uma ótima ideia para harmonizar o ambiente. Por isso, a ikebana pode trazer para o lugar um charme a mais e boas energias. Saiba o que é, inspire-se e aprenda a fazer a sua.

Índice do conteúdo:

Ikebana: entenda o significado

Em resumo, ikebana é uma arte japonesa de preparar arranjos de flores e plantas. Mas ela não se baseia apenas em colocar as flores em um vaso, ela vai além. Traduzido do japonês, significa flores vivas. Isso traz para o arranjo uma criatividade maior e uma harmonia entre vida e natureza.

Tipos de ikebana

Essa arte é dividida em alguns tipos. São formas de fazer os arranjos e até mesmo de representatividade para a cultura japonesa. Conheça mais sobre os tipos dessa arte:

Foto de TCS 2021 IMG IKEBANA2 - 4

Publicidade

  • Ikenobo é o tipo mais antigo da arte. Feitos voltados para devoção aos Deuses, os arranjos são decorados com galhos. Para quem quer algo mais tradicional, esse tipo de ikebana é o ideal.
  • Osogetsu: ideal para harmonizar o ambiente, esse tipo de ikebana é um dos mais modernos. Ele equilibra os elementos do ikebana.
  • Sanguetsu: é o mais próximo da natureza. Ele orna os elementos de forma natural, mais leve.
  • Ohara: flores e galhos que formam uma espécie de pilha.

Esses tipos de arranjo japonês são os que você pode optar para decorar o ambiente e harmonizar o espaço, trazendo um pouco da cultura japonesa para sua casa.

Como fazer ikebana

Apesar de ser uma arte japonesa, você pode fazer um arranjo em casa para decorar o ambiente. Os vídeos abaixo trazem tutoriais que vão dar uma boa ajuda na hora de produzir os arranjos.

Como fazer um arranjo ikebana

Usando flores, você pode criar um arranjo ikebana perfeito para o seu espaço. Esse vídeo traz um tutorial que ensina como fazer um arranjo completo com flores.

Como escolher o arranjo

Esse vídeo vai te ensinar a combinar elementos e utilizar várias plantas para o arranjo perfeito, com equilíbrio e harmonia.

Publicidade

A arte do ikebana sanguestu

O tipo de arranjo japonês chamado de sanguetsu é bastante popular e é muito moderno. Aprenda a fazer o arranjo com o passo a passo.

Vasos para ikebana

Agora que você já sabe fazer o arranjo, que tal aprender a fazer vasos para esse arranjo com caixas de leite? O video traz o passo a passo completo para criar um vaso com material reciclado.

Assim, fica mais fácil de aprender a fazer o seu arranjo inspirado na cultura japonesa, deixando o seu espaço harmonizado e equilibrado.

Inspirações de ikebana: 10 fotos apaixonantes

Para você se convencer de vez a ter um arranjo japonês em casa, confira fotos apaixonantes de diversos tipos de ikebana que vão fazer você se apaixonar.

1. O ikebana feito com flores é perfeito para centro de mesa

Foto de ikebana - 5

Tôko

Publicidade

2. Os vasos podem ser de vários estilos, dos mais retrôs aos mais modernos

3. Você pode ter mais de um arranjo japonês em casa

4. O estilo vai depender da sua personalidade e da decoração do ambiente

5. Rosas são uma ótima opção para o seu arranjo

6. Flores com cores vibrantes trazem um ar mais alegre

7. Mistura de cores e espécies de planta formam um arranjo perfeito

8. O girassol para quem quer um arranjo mais moderno

9. Os arranjos podem ser usados em decoração de casa ou até mesmo decorando uma festa

10. São diversas as formas de usar o ikebana

Essa arte milenar faz sucesso até hoje, como você viu, e pode trazer um charme a mais para o ambiente. Além disso, que tal aprender outro arranjo artístico como o kokedama?

comentários
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments