Kalanchoe: significado, tipos e como cultivar essa planta especial

Escrito por Andressa Oliveira

Kalanchoe é um gênero de plantas suculentas de origem africana. São vegetações com um aspecto rústico com folhas carnudas e floração em variadas cores. É uma planta de fácil cultivo, com beleza durável e que pode ser plantada no jardim ou em vasos para decorar a casa.



Para descobrir mais sobre a diversidade do kalanchoe, veja a seguir sobre seu significado especial, conheça suas diferentes espécies e confira os cuidados para o cultivo dessa planta encantadora:

Significado de kalanchoe

O kalanchoe também é conhecido como flor-da-fortuna e possui um significado especial para presentear amigos e familiares, pois é considerada uma planta que traz alegria e prosperidade. Além disso, é vista como um sinal de amizade e símbolo de agradecimento.

Para você que procura uma forma notável de demonstrar seu carinho, essa flor pode ser a escolha ideal para presentear alguém querido. Aproveite e descubra mais com as informações que selecionamos sobre essa planta tão cativante.

Tipos de kalanchoe

Tua Casa

O gênero kalanchoe é composto por diferentes tipos de plantas. Conheça mais sobre algumas delas e veja suas principais características:

  • Kalanchoe blossfeldiana: essa espécie tem uma floração abundante que se apresenta em pequenos grupos e é ideal para enfeitar os ambientes da casa. Possui diversos tons que variam entre vermelho, rosa, laranja, amarelo e branco.
  • Kalanchoe daigremontiana: conhecida por mãe-de-milhares, essa planta tem alta capacidade de propagação com a produção de brotos ao longo da borda de suas folhas. Apresenta folhas estreitas, pontiagudas e serrilhadas que variam entre verde e cinza com manchas roxas na face inferior.
  • Kalanchoe fedtschenkoi: também conhecida como kalanchoe-fantasma, tem como principal característica sua coloração acinzentada com margens rosadas. Suas flores são pendentes e caem em formato de lustre.
  • Kalanchoe tomentosa: essa planta chama a atenção pela cor e textura de suas folhas. É popularmente conhecida como orelha-de-gato devido ao seu visual cinza prateado recoberto por pelos curtos e brancos com pontos marrons nas margens.
  • Kalanchoe pumila: é um tipo bastante ornamental, com folhas ovais em tom cinza prateado com leves toques de rosa. Possui caules finos com flores de 4 pétalas rosadas e curvadas.
  • Kalanchoe laetivirens: essa espécie apresenta grandes folhas com formato alongado e curvado em suas laterais. É também conhecida como mãe-de-milhares pela sua grande produção de mudas na borda de suas folhas.
  • Kalanchoe beharensis: é um tipo arbustivo, com crescimento que pode atingir até 2 m de altura. Possui um caule fino e comprido com folhas aveludadas com formato triangular de bordas recortadas e enrugadas.
  • Kalanchoe pinnata: é um pequeno arbusto que apresenta folhas de formato oval com bordas serrilhadas e flores tubulosas de coloração rósea. É também conhecida como folha-da-fortuna e tem propriedades medicinais.
  • Kalanchoe luciae: esse tipo se distingue pelo formato e cor exuberante das folhas. Sua coloração varia conforme a temperatura do ambiente e nível de insolação, podendo se apresentar com um tom verde claro, azulado ou amarelado com margens avermelhadas.

O genêro kalanchoe se destaca com a sua grande variedade de tipos de plantas. Cada qual possui uma beleza singular e características ornamentais que são perfeitas para os mais diferentes tipos de cultivo. Veja também como cultivá-lo e embeleze sua casa com essa vegetação.

Como cultivar kalanchoe

Agora que você já conhece um pouco sobre os tipos mais comuns, aprenda com os vídeos a seguir dicas de cultivo, cuidados e formas de reprodução da planta:

Dicas incríveis de cultivo em vaso



O kalanchoe chama atenção com suas lindas flores, mas é preciso alguns cuidados para mantê-lo belo e florido. Veja dicas incríveis para acertar no cultivo dessa planta em vasos e confira informações importantes sobre rega, sol e adubação.

Como cultivar kalanchoe

Esse outro vídeo também traz várias informações sobre o cultivo de kalanchoe e é uma boa forma de complementar seu conhecimento sobre essa planta. Além disso, você confere segredos para escolher um bom exemplar quando for comprar o seu.

Como plantar kalanchoe

O vídeo traz um tutorial prático para plantar sua muda e também ensina como fazer um preparo de substrato para o cultivo. Aprenda a fazer uma mistura simples, mas eficaz para manter suas plantas lindas e vigorosas.

Como fazer mudas do caule e da folha

Veja como fazer mudas de kalanchoe com pedaços do caule ou da folha. O processo é bem simples, rápido e fácil de fazer. Faça quantas mudas quiser e plante em vasos ou em um canteiro no jardim.

Como cuidar de podas e mudas

Aqui você confere dicas de como cuidar de kalanchoe, com instruções sobre como fazer a poda de flores secas e de fortalecimento. Depois, você pode aproveitar os galhos e folhas retiradas para fazer novas mudas.

Como plantar e reproduzir mudas



Aprenda como plantar e confira o passo a passo para fazer a reprodução dessa planta. Descubra também como fazer o kalanchoe florir com o uso de adubo. Além disso, aprenda mais sobre seu cultivo e assista uma sugestão de como deixar a planta ainda mais bela para dar de presente.

Seja para você que ganhou ou adquiriu um exemplar, o kalanchoe é uma planta de grande durabilidade e de fácil cultivo que requer cuidados simples para manter sua beleza. Lembre-se de colocá-la em um local que receba luz solar durante algumas horas do dia e regue apenas quando o solo estiver seco.

Com todas essas informações, você vai conseguir exemplares lindos e vistosos para colorir seu jardim ou decorar com delicadeza a sua casa.