Casa rústica e aconchegante para uma família que vive no campo

Escrito por Andressa Oliveira
Em 27.10.20

Patrícia e Marco são amantes da natureza e, juntos com os filhos, realizaram o sonho de viverem cercados pelas belezas do campo. O casal construiu seu refúgio em um condomínio de chácaras e privilegiou materiais simples, rústicos, eficientes e econômicos. Na aconchegante casa, na zona rural, eles vivem uma vida tranquila e longe das atribulações da cidade. Veja mais:

Continua após o anúncio



Tipo de residência: casa em um condomínio de chácaras

Área: 230 m²

Cidade: Campinas, SP

Moradores: Patrícia e Marco são gerentes de projeto em uma multinacional e vivem com o filho Gael, de 4 anos. Há também Arthur, filho de Marco, que mora fora do país, mas vem sempre passar as férias na residência. A família também divide o lar com 3 cachorros: Shiza, Shiro e Nicco.

Diferencial: toda a concepção do projeto partiu do casal e, com a ajuda de profissionais locais, a construção foi executada. A casa foi quase toda construída com materiais rústicos e simples, mas, para os quartos, Patrícia e Marco optaram pelo concreto celular, para garantir uma temperatura mais agradável no interior. Eles também exploraram o conceito aberto na composição dos ambientes, com pé-direito alto e estrutura aparente. Para eles, o principal desafio foi a realização da estrutura com eucaliptos: “deu bastante trabalho, levou muito mais tempo, mas, no final, acabou saindo”.

Uma casa inspiradora no campo

Patrícia e Marco sempre foram apaixonados pelo estilo rústico e pelos ambientes cheios de simplicidade, leveza e aconchego. O objetivo, segundo o casal, era construir “uma casa que te abraça quando você entra nela”. Para isso, apostaram em materiais como tijolos, madeira e ladrilhos hidráulicos. Além disso, os dois também priorizaram a iluminação natural, ambientes arejados e a integração dos espaços.

Materiais rústicos e simples

Kaza Roots

Continua após o anúncio



“Tijolos de barro tipo colonial na cor palha, toras de eucalipto tratado e forro de madeira cedrinho” são os principais materiais listados pelo casal para a composição do espaço social da casa.

Móveis de madeira e tons terrosos

Já para a decoração, a escolha foram móveis de madeira e tons terrosos, que deixam o ambiente mais acolhedor.

Integração visual com a natureza

Outro material que se destaca é o vidro. Conforme Patrícia, é um dos grandes protagonistas do projeto e responsável por “trazer luz natural para dentro da casa e permitir essa integração visual com a natureza pulsante do lado de fora”.

Ambientes amplos e arejados

O casal também fala sobre o pé-direito elevado, com 5 metros no ponto mais alto, e conta que essa escolha foi feita “justamente para deixar os ambientes mais arejados e iluminados.”

Espaço social integrado

Toda a área social é integrada, e os ambientes da cozinha, da sala e da área gourmet se inter-relacionam de forma fluida e uniforme.

Continua após o anúncio



Cozinha com fogão a lenha

Patrícia e Marco não abrem mão de uma boa comida caseira e, assim, a cozinha ganhou um fogão a lenha que conquista todos os olhares e paladares.

Área gourmet para toda a família

Anexada à cozinha, está a área gourmet, que proporciona bons momentos de descontração para a família. Nesse espaço, a comida boa também está garantida com uma moderna churrasqueira de vidro e o tradicional forno a lenha.

Cantinho das bebidas

A vida no campo também pede uma pausa! Em um cantinho do espaço social, o casal preparou um balcão para o café e outras bebidas para qualquer ocasião. A cristaleira azul traz um toque leve e alegre para a decoração.

Cores vivas no lavabo

No lavabo, as cores vivas e intensas chamam a atenção. Mas o detalhe que rouba a cena é a fonte de pedra utilizada como cuba.

Um banheiro colorido para o casal

Kaza Roots

Continua após o anúncio



Alegria e simplicidade aparecem em todos os ambientes da casa, inclusive no banheiro do casal. Para o piso, Patrícia e Marco escolheram ladrilhos hidráulicos coloridos. O toque rústico fica por conta da belíssima bancada de madeira.

Quarto aconchegante e rústico

O quarto de casal esbanja charme rústico com um antigo baú, um banquinho de madeira e um espelho no chão. Estampas, revestimentos de madeira e toques de cores quentes adicionam uma dose essencial de aconchego.

Uma charmosa mesa de cabeceira

Ao lado da cama, Patrícia colocou uma mesinha de cabeceira com aspecto envelhecido que é puro encanto. Um arranjo floral simples e uma luminária complementam, de forma simples, a decoração.

Verde por todos os lados

A casa é cercada pela natureza pelo lado de fora. No lado de dentro, plantas como as incríveis orquídeas vanda levam um pouco do verde para o interior também.

Um amplo quintal para aproveitar

Ter um amplo quintal para curtir ao ar livre era o desejo do casal: “tanto o Marco quanto eu somos amantes da natureza e, por isso, nosso sonho era vivermos cercados por ela”, aponta Patrícia.

Piscina para nadar e relaxar

Para otimizar o espaço externo e aproveitar a topografia do terreno, eles contam que optaram “por fazer um piscina em formato de raia, com uma prainha.” Assim, é possível nadar, se divertir ou apenas relaxar na água.

Canteiros perfumados de lavandas

Perfumadas lavandas são usadas nos jardins laterais da residência e trazem todo o charme do campo.

Caminhos pelo jardim

Já para compor os caminhos e guiar os passos pelo jardim, foram usados pedriscos e dormentes de madeira.

Amantes dos animais

A família adora animais e, além dos 3 cachorros de estimação, eles também cuidam de um galinheiro com cerca de 25 galinhas e dois galos.

Uma vida completa no campo

Patrícia e Marco escolheram um lugar no campo para chamar de lar e, assim, rodeados pelas belezas do campo, vivem uma vida feliz e tranquila!

O estilo rústico e cheio de simplicidade domina todos os ambientes dessa adorável casa. E, se você sonha em ter seu refúgio no campo, confira mais ideias encantadoras de casa rústica!