Kokedama: aprenda a técnica e inspire-se com arranjos fantásticos

Escrito por Andressa Oliveira

Foto: Reprodução /Twig Terrraiums

Kokedama é uma técnica de origem japonesa que consiste em envolver a planta dentro de uma esfera de musgo, substrato e argila, sendo desnecessário seu plantio em um vaso.

Os kokedamas podem ficar suspensos ou também serem colocados sobre suportes. Seja para complementar o seu jardim ou a decoração interna da sua casa, essa técnica garante arranjos duradouros, práticos e fáceis de cuidar. Além disso, tem um belo efeito ornamental com sua aparência linda e encantadora.

Quer aprender a fazer você mesmo essa técnica oriental? Confira a seguir o passo a passo pela arquiteta e apaixonada por plantas Camila Borges, da Oficina Obí, para fazer um kokedama, e ainda quais são as plantas mais indicadas e os cuidados que você deve ter.

Como fazer um Kokedama passo a passo

Imagem: Tua Casa

A arquiteta e paisagista Camila faz vários kokedemas e dá uma sugestão de passo a passo para você seguir e fazer aí na sua casa. Os passos são uma sugestão bem simples, sem nenhuma dificuldade. Segundo ela, “cada planta tem uma necessidade diferente mas, no geral, uma mistura de substrato, areia e água são suficientes para fazer um kokedama”. Confira:

Material necessário

Camila sugere os seguintes materiais básicos para produzir um kokedama:

  • Uma muda de planta de sua preferência;
  • Substrato;
  • Areia;
  • Água;
  • Musgo seco ou vivo;
  • Fio de sisal;
  • Nylon.

Conforme a profissional, os passos para fazer um kokedama são os seguintes:

Passo 1

Escolha uma planta e retire o máximo de terra, com cuidado para não danificar a raiz.

Passo 2

Faça uma mistura de substrato, areia e água. Jogue a água aos poucos e amasse bem.

Passo 3

Envolva a mistura nas raízes da planta e molde para formar uma bola.

Passo 4

Cubra com musgo seco ou vivo, envolvendo toda a bola com uma leve pressão.

Passo 5

Finalize com o fio de rami ou nylon. Vá passando por todos os lados, como um novelo de lã. Termine com um nó.

Passo 6

Se quiser, pode acrescentar um longo pedaço de nylon ou arame para pendurar o arranjo.

Espécies que podem ser plantadas com essa técnica

Foto: Reprodução /FIU | Jardins Suspensos

Camila afirma que diversas plantas podem ser utilizadas para kokedamas. “As espécies suculentas como as crassulas, kalanchoes e haworthias se adaptam muito bem! Folhagens como marantas, alocasias e lambaris também são ótimas opções”. Ela ainda complementa: “as orquídeas também vivem bem em kokedamas”. Nesse caso, utilize o substrato específico para orquídeas.

Como cuidar

Foto: Reprodução /Oficina Obí

Em relação aos cuidados, a profissional dá as seguintes dicas:

  • Para rega, ela indica a técnica de imersão e ensina como: “encha um recipiente com a água e mergulhe somente a bolinha”. Para a suculenta, Camila indica um tempo de rega a cada 10 dias aproximadamente; para folhagens como a maranta, a recomendação é a cada 5 dias.
  • A profissional também lembra que “kokedama é apenas uma técnica, portanto, a incidência de Sol e tempo de rega varia sempre conforme cada planta utilizada”. Assim, os cuidados poderão variar conforme a espécie escolhida. O mais importante é observar a sua planta e a forma como ela se desenvolve.
  • Faça a poda as folhas secas, caso apareçam.

40 fotos de Kokedama para te inspirar

Curtiu a ideia dessa técnica oriental para pendurar suas plantinhas em casa? Então confira alguns ambientes decorados com kokedamas:

1. Kokedama suspenso com aro metálico

Foto: Reprodução /Meu pequeno apartamento

Esse kokedama é um tipo de samambaia conhecida como chifre de veado. É uma planta tropical e uma boa opção para cultivar dentro de casa. O arranjo é suspenso em um aro metálico, uma ideia super moderna.

2. Kokedama suspenso na sala

Foto: Reprodução /Tati Braga

Nessa sala a decoração é complementada com um kokedama suspenso. A planta utilizada é a costela-de-adão, uma folhagem que acrescenta muito charme no ambiente.

3. Kokedamas na varanda

Foto: Reprodução / FPR Studio

Nessa varanda, o encanto fica por conta dos kokedamas colocados como enfeites de mesa. Você pode utilizar espécies diferentes de planta para formar belas composições.

4. A beleza dos kokedamas suspensos

Foto: Reprodução / Fiu | jardins suspensos

Os kokedamas pendurados por fio criam uma decoração diferente e interessante com as plantas. Crie um jardim suspenso no interior da habitação com essa técnica.

5. Kokedama de escudo persa

Foto: Reprodução / Kimberly Wynn

Essa planta tem um tom roxo incomum e fica muito especial cultivada nessa arte oriental. Conhecida como escudo persa, é uma espécie resistente, mas deve ser mantida em local bem iluminado.

6. Decoração interna com kokedama

Foto: Reprodução / Erikarkiteta

Valorize ainda mais a sua decoração interna com um kokedama. Pequenas bases de madeira, pedra ou cerâmica podem ser utilizadas como suportes. Uma espécie indicada para ser cultivada dentro de casa é o lírio-da-paz.

7. Kokedama com estrutura de madeira

Foto: Reprodução / Flo Atelier Botânico

Uma maneira diferente de expor os kokedamas é utilizando uma estrutura de madeira. O conjunto fica encantador e, assim, pode ser pendurado ou colocado sobre qualquer superfície.

8. Decoração tropical com kokedama

Foto: Reprodução / FPR Studio

O kokedama de mini-palmeira, com o papel de parede e madeira, contribuem para o ar tropical da decoração do hall de entrada.

9. Kokedama até na cozinha

Foto: Reprodução /Oficina Obí

O kokedama de lambari deixou a decoração na cozinha ainda mais linda. Feitos com plantas menores, cabem em qualquer espaço da casa.

10. Jardim suspenso com kokedamas

Foto: Reprodução / Mini Gaia

Crie um jardim suspenso com várias espécies e tamanhos de kokedamas. Para essa linda composição, foram utilizadas plantas de folhagens, como monstera e peperômias.

11. Perfeito para o quarto

Foto: Reprodução / Caracolesdejardim

Kokedamas também ficam lindos no quarto. Para arranjos com orquídeas, lembre-se de utilizar o substrato específico.

12. Simples e incrível

Foto: Reprodução / Widhyie Indah

Faça kokedamas para utilizar como enfeites de mesa e decore sua casa. É uma técnica simples de fazer e prática de cuidar. Além disso, é um jeito incrível de cultivar sua plantinha.

13. Kokedama de hera

Foto: Reprodução / Tiny Territories

Dê um toque de vida naquela parede sem graça ou espaço “em branco” da sua casa. Esse kokedama suspenso é feito de hera, uma bela planta ornamental que precisa de pouca luz para se desenvolver.

14. Kokedamas com mini-árvores

Foto: Reprodução / Fiu | jardins suspensos

Algumas espécies de mini-árvores também podem ser cultivadas dessa forma. Nesse espaço foram utilizadas oliveiras. Nesse caso, é preciso ficar atento ao crescimento das plantas.

15. Variedade de kokedamas

Foto: Reprodução / Aimee Copeland

A variedade de plantas que podem ser utilizadas nessa técnica é enorme. Muitas espécies podem ser usadas, mas algumas se adaptam melhor, como as suculentas, orquídeas e folhagens como samambaias e lambaris.

16. Pequenos e delicados

Foto: Reprodução /Growing Creations By Rushi

Em ambientes reduzidos, os kokedamas podem ser utilizados de forma suspensa para aproveitar melhor o espaço. Utilize também espécies de tamanhos pequenos, para kokedamas menores e delicados.

17.  Decoração moderna com kokedama

Foto: Reprodução / Fiu | jardins suspensos

Aqui o kokedama de hera é suspenso em um suporte metálico e compõe a decoração da mesa de forma moderna e descolada.

18.  Kokedama com suporte de madeira

Foto: Reprodução /Flo Atelier Botânico

Muito semelhante ao bonsai, essa técnica também tem origem japonesa e dispensa o uso de vasos. Podem ser emoldurados, suspensos ou apenas apoiados em alguma superfície. Você escolhe a melhor forma de apresentar o seu kokedama.

19. Suporte metálico

Foto: Reprodução / Drift Lovely Things

Kokedamas podem ser colocados em vários tipos de suportes, assim como os vasos. O suporte metálico é perfeito para decorações no estilo minimalista e escandinavo.

20. Decoração suspensa

Foto: Reprodução /Kafofokasa

Os kokedamas são um jeito prático e diferente de plantar. Suspensos, deixam seu espaço ou jardim muito mais charmoso.

21. Enfeites de mesa

Foto: Reprodução / Mini gaia

Dê um charme a mais na decoração com os kokedamas. Esses arranjos ficam lindos e delicados como enfeites de mesa. Podem ser utilizados sozinhos, em pares ou conjuntos de espécies variadas.

22. Kokedamas de suculentas

Foto: Reprodução /Oficina Obí

Kokedamas de suculentas tem um charme todo especial, seu tamanho reduzido é um diferencial. Forme conjuntos e composições com várias espécies.

23. Kokedama de orquídea

Foto: Reprodução / Bella Suculenta

As orquídeas são ótimas opções para utilizar essa técnica. Além disso, é um jeito diferente de cultivar e valorizar suas plantas.

24. Kokedamas com sisal

Foto: Reprodução / Miss Kokedama

Para a amarração dos kokedamas, você pode usar sisal ou uma infinidade de materiais: fio de rami, nylon, fios de algodão, barbantes. A escolha e o traçado vão depender da sua criatividade.

25. Toque tropical

Foto: Reprodução / Grass Things

Leve o verde também para a cozinha! A mini-palmeira vai bem em interiores bem iluminados, tem baixa manutenção e acrescenta um toque tropical na decoração.

26. Charme e movimento

Encante e surpreenda na decoração da sua casa com kokedamas suspensos. O efeito é repleto de charme e movimento. Pendure as espécies com fios de nylon ou arame, por exemplo.

27. Kokedama minimalista

Foto: Reprodução / Mini gaia

O kokedama suspenso em estrutura metálica resulta em uma forma delicada, leve e elegante, com aspecto minimalista.

28. Beleza ímpar

Foto: Reprodução /Kafofokasa

De beleza ímpar, as orquídeas ficam ainda mais encantadoras como kokedamas suspensos. Assim, você pode expor todo o encanto dessas espécies em lugares privilegiados da casa.

29. Vaso feito de musgo

Foto: Reprodução / Flo Atelier Botânico

Uma das versões do kokedama utiliza apenas a cobertura com musgo. Mesmo com sua aparência simples, o resultando é de encher os olhos.

30. Toque de verde

Foto: Reprodução / Evie + Laiken

O kokedama é uma maneira muito charmosa de inserir as plantas na decoração da sua casa. Deixe seus espaços muito mais inspiradores com um toque de verde.

31. Kokedama de hortelã

Foto: Reprodução / Alice Nichols|LandscapeDesign

Temperos, como hortelã e alecrim, também podem ser cultivados com essa arte oriental. E o melhor, cabem em qualquer espaço. Tenha ervas fresquinhas sempre à mão! Que tal montar uma hortinha com kokedamas?

32. Um jeito criativo de cultivar

Foto: Reprodução /Grass Things

Ideal para qualquer espaço, esse é um jeito muito criativo de cultivar plantas. Você pode utilizar uma infinidade de suportes para apoiar seus kokedamas: pedras, pratos cerâmicos, vidros ou pires.

33. Kokedamas para presentes

Foto: Reprodução /Kokedama Ateliê

Os kokedamas também podem ser feitos para presentear amigos e familiares. As suculentas são perfeitas para esse fim, já que são lindas, não exigem grandes cuidados e são muito versáteis.

34. Kokedama de antúrio

Foto: Reprodução /Terrários Caparaó

Os antúrios também ficam muito bem com essa técnica e rendem belos arranjos tropicais. Essa espécie exige poucos cuidados, a principal recomendação é deixá-la em um local bem iluminado.

35. Arranjo de mesa com tuia holandesa

Foto: Reprodução / Mini gaia

A tuia holandesa é uma planta bem parecida com um pinheiro, e fica um encanto como um kokedama. O ideal é que ela fique em um local com bastante Sol, como áreas externas. Espécie versátil, também pode ser utilizada em decorações natalinas.

36. Arranjos lindos e criativos

Foto: Reprodução /Oficina Obí

Com ares de esculturas naturais, os kokedamas rendem lindos arranjos para decorar ambientes. A simplicidade do arranjo é aliada a criatividade com combinações de plantas e amarrações.

37. Espaço não é problema

Foto: Reprodução / Bali Padda

Um kokedama adiciona charme em qualquer cantinho da casa. Uma planta que fica linda pendurada é a jibóia. Além de ser bonita e fácil de cuidar, ela também purifica o ar.

38. Kokedamas de lírio da paz

Foto: Reprodução / Arozona

Com folhas ornamentais de tom verde escuro e flores brancas bastante charmosas, o lírio-da-paz é uma planta facilmente cultivada dentro de casa. Como kokedamas, rendem belíssimos arranjos.

39. Decoração natalina com kokedama

Foto: Reprodução / Lya Atelier botânico

Faça kokedamas também com a flor bico de papagaio. Sua aparência com folhas de coloração vermelha é bastante utilizada para fins decorativos, especialmente durante a época de Natal.

40. Arranjos lindos e duradouros

Foto: Reprodução /Oficina Obí

Os kokedamas são uma opção para fazer lindos arranjos duradouros. O tipo de amarração pode dar ainda mais destaque. Uma opção é o uso de um elemento natural, como fio de rami, de aparência rústica, que dá um destaque especial.

Ervas, suculentas ou plantas tropicais, todas ficam lindas cultivadas com essa técnica oriental. Algumas espécies requerem técnicas e materiais específicos, fique atento. Para manter o seu kokedama sempre bonito e saudável, lembre-se dos cuidados necessários e observe o desenvolvimento da sua planta. Além do maravilhoso resultado, essa técnica também é um excelente contato com a natureza. Aproveite e faça lindos arranjos para sua casa ou jardim!

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS