Estilo Lagom: 20 ideias de decoração e dicas para aplicar em sua casa

Escrito por Thainá Cardoso

Dominado pela onda minimalista, o conceito sueco Lagom pode ser conhecido como equilíbrio. A ideia é fazer uma seleção e manter consigo apenas o necessário, promovendo uma forma de viver simples e consciente.

Na decoração, o Estilo Lagom se baseia em ambientes claros, amplos, leves e acolhedores. O resultado carrega bastante personalidade e busca carregar significado em cada item pertencente.

Estilo Lagom: significado

iStock

Segundo a designer de interiores da Épica Projects, Michele Inácio, o Estilo Lagom tem origem na suécia. “Podemos dizer que é um novo estilo escandinavo, surgindo do modo tranquilo de viver dos suecos. Eles param, observam e escutam, sempre em seu próprio tempo, ajudando a aproveitar os momentos e coisas simples da vida”, afirma.

Para a sócia proprietária da Lagani Arquitetura e Interiores, Olga Lopes, o foco deste estilo é apenas o suficiente e necessário. “O objetivo é proporcionar para a decoração uma atmosfera calma e clean, mas, ao mesmo tempo, calorosa e convidativa”.

Lagom X Hygge

iStock

Em alta no universo da arquitetura e decoração, Hygge e Lagom são dois conceitos que estão ganhando adeptos no mundo todo. O primeiro tem origem dinamarquesa, enquanto o segundo sueco. É o que esclarece Olga. “Por ter origem escandinava, à primeira vista pode ser confundido com o também escandinavo Hygge, mas enquanto este propõe conforto e aconchego, o Lagom traz uma forma de viver”.

Além do aconchego, as palavras que definem o Estilo Hygge são texturas, equilíbrio e calmaria. Já o Lagom associa-se ao consumo consciente, valorização da natureza, qualidade de vida e hábitos saudáveis.

Dicas para aderir ao Lagom

iStock

Como aplicar a filosofia Lagom na decoração? É uma tarefa mais simples do que parece. Esse estilo possui semelhança com o minimalismo e indica algumas tendências para facilitar à inserção na sua casa.

As especialistas Michele e Olga listaram 4 tendências de Estilo Lagom para você aplicar na sua decoração. Confira:

1. Escolha tons mais fechados

O uso de uma paleta de cores composta por tons suaves, como o cinza claro, azul profundo, laranja e verdes, são características presentes nesse estilo. A ideia é tornar o ambiente aconchegante e inspirador, por meio destas cores.

2. Use plantas

Plantas naturais e quadros com temas botânicos auxiliam a criar uma sensação de proximidade com a natureza e destaca a busca pela beleza natural. Esse é um dos pontos essenciais do estilo. Prezar pela sustentabilidade e por uma vida mais natural, garantem destaque na decoração Lagom.

3. Observe seu espaço

A ideia é observar e analisar a funcionalidade de tudo o que se coloca no ambiente. Uma poltrona, por exemplo, serve para sentar e ler um livro e também para conversar com os amigos. Itens em excesso não cabem nesse estilo. Busque sempre pensar na composição, motivo e significado de cada móvel ali disposto.

4. Dê valor às prateleiras

O uso delas ao invés de armários, com poucas louças e alimentos comprados à granel, criam um visual simples e organizado. Deixar os itens à mostra é mais uma das tendências escandinavas. O acesso e a visualização garantem também o equilíbrio e a falta de desperdício. Mais um dos destaques sustentáveis do estilo.

Esse estilo vai à contramão do que estamos acostumados. Então, o objetivo é promover o consumo consciente e a sustentabilidade de forma natural, pelas posturas e mudanças que são propostas não só decoração, mas em toda a vida.

20 inspirações de Estilo Lagom que prezam pelo equilíbrio

Na hora de aplicar o conceito ao décor, escolha móveis pontuais que tenham funções bem definidas, sem exceções. As peças escolhidas devem sempre ter um propósito de funcionamento. A paleta tem base nas cores neutras e claras, criando ambientes que convidam ao relaxamento. Outro elemento importante é a natureza, que aparece tanto nos vasos quanto nos tecidos.

Depois dessas dicas, que tal conferir 20 ambientes que servem de referência desse estilo e, quem sabe, usá-los de inspiração para sua casa?

1. Texturas orgânicas, cores claras e neutras: atmosfera relaxante

2. Vida moderna, mas com simplicidade

3. Prateleiras substituindo os armários para armazenar os utensílios e alimentos

4. Uma cadeira pode servir tanto para uma leitura quanto para uma conversa com amigos

5. Abuse do mix de cores terrosas e neutras

6. Plantas são muito bem-vindas. Natural é uma das palavras-chave do Estilo Lagom

7. Use e abuse da lã, do tricô e da madeira.

8. Poucas louças dispostas de forma suspensa são práticas e sustentáveis

9. Além das plantas, o estilo preza pela luz natural

10. O branco também é um aliado do estilo. A ideia é proporcionar sempre uma decoração clean

11. Uma sala que define perfeitamente o estilo

12. Lembre-se: nesse estilo, menos é sempre mais

13. Prateleiras otimizam o espaço

14. O Lagom apoia o uso de cores de tons neutros, cinza claro, azul profundo e verde, sempre com equilíbrio

15. O preto também é bem-vindo, desde que com bastante iluminação e aproximação ao rústico e intimista

16. Alimentos a granel dispostos em pote ajudam a ter só o que, de fato, for consumir

17. Utensílios sempre à mostra

18. No banheiro, também vale a dica: luz natural e plantas

19. Na decoração, vale ter um espaço para observar, descansar e conversar, com tranquilidade e comodismo

20. Aconchego e simplicidade são prioridades do Estilo Lagom

Que tal descomplicar a sua decoração, assim como os suecos, para levar uma vida mais tranquilidade? Conheça um pouco mais sobre o estilo escandinavo e se inspire com as inúmeras opções.

PARA VOCÊ