6 dicas e cuidados infalíveis para cultivar lança-de-São-Jorge

Escrito por
Atualizado em 20.06.22

Gilberto Danelon Sanches

Por
Atualizado em 20.06.22

Conhecida como símbolo de prosperidade e proteção, a Lança-de-são-jorge é uma planta que garante um efeito lindo à decoração. Nativa da África, ela é versátil e combina muito bem com diversos estilos e ambientes. Além disso, é de fácil cultivo, sendo perfeita para os jardineiros iniciantes. A seguir, confira as dicas de um arquiteto-paisagista para cultivar essa bela planta ornamental.

Publicidade

O que é a Lança-de-são-jorge

A Lança-de-são-jorge é uma planta da família das Sansevierias, nativa da África e também da Ásia. De acordo com o arquiteto-paisagista João Sabino, essa família possui mais de 130 espécies, que são conhecidas por serem versáteis, rústicas e pouco exigentes quanto ao cultivo.

Uma curiosidade sobre a planta: ela purifica o ar. Segundo Sabino, as Sansevierias foram estudadas pela NASA, que descobriu a sua capacidade de melhorar a qualidade do ar dos ambientes. De acordo com a pesquisa, a planta consegue absorver gases, como o benzeno e o metanol. Além disso, ela produz oxigênio durante a noite, o que a torna perfeita para os ambientes internos, como os quartos.

Publicidade

Repleta de simbolismo, a Lança-de-são-jorge é utilizada para eliminar as energias negativas dos ambientes e, em algumas religiões, é símbolo de proteção, força e prosperidade.

Lança-de-são-jorge X Espada-de-são-jorge

De acordo com o arquiteto-paisagista João Sabino, a principal diferença entre a Lança-de-são-jorge e a Espada-de-são-jorge está no formato das folhas. Como os próprios nomes sugerem, as lanças são cilíndricas no formato de lanças, já as espadas são achatadas no formato de uma espada.

Como cuidar de Lança-de-são-jorge

Apesar de ser uma planta rústica e que se adapta aos ambientes com facilidade, a Lança-de-são-jorge precisa de alguns cuidados. A seguir, confira 6 dicas do especialista João Sabino para cultivar a planta em sua casa:

  • Cultivo: pode ser cultivada em vasos. Segundo Sabino, um ótimo substrato para a planta é a mistura de duas partes de terra comum de jardim, duas partes de terra vegetal e uma parte de areia;
  • Irrigação: de acordo com Sabino, a irrigação deve ser feita apenas quando o substrato estiver seco, assim é possível evitar que as raízes apodreçam;
  • Luminosidade: “pode ser cultivada em pleno sol, a meia sombra ou na sombra total”, explica o especialista;
  • Adubação: a planta não precisa receber adubo com frequência. “O ideal é que seja feita adubação duas vezes ao ano, com NPK 10-10-10 ou com adubos próprios para cactos e suculentas”;
  • Mudas: “a sua multiplicação pode ser feita através da divisão de touceiras ou pelas folhas, cortadas e plantadas em substrato”. Além disso, é possível usar as folhas em vasos de vidro com água, que garantem o enraizamento e um efeito lindo na decoração;
  • Manutenção: a planta possui uma manutenção muito fácil. Segundo o paisagista, é necessário retirar as folhas secas durante o cultivo. Também é preciso cuidar da irrigação, pois, em excesso, pode trazer um tom amarelado para as plantas.

A partir dessas dicas, será fácil garantir uma vida mais longa para a sua plantinha. Seguindo todas as orientações, você terá uma bela decoração, com o privilégio de um ar purificado!

Publicidade

Saiba mais sobre a Lança-de-São-Jorge

Para garantir a vitalidade da sua Lança-de-são-jorge, quanto mais informações, melhor. Então, assista uma seleção de vídeos com dicas e curiosidades sobre a planta:

Mais dicas sobre o cultivo das Sansevierias

Nesse vídeo, você conhecerá um pouquinho mais sobre o cultivo de Lança-de-são-jorge. As dicas são simples, mas muito valiosas. Além disso, aprenda sobre a floração da planta, que produz flores lindas e delicadas.

Dicas sobre o plantio da Lança-de-são-jorge

A jardinista Rose Amaral ensina a plantar a Lança-de-são-jorge em vasos. Confira o passo a passo do plantio, além disso, conheça os principais substratos para garantir a saúde da planta. Vale a pena assistir ao vídeo, pois a especialista também listou dicas sobre a manutenção da plantinha.

Como trançar a Lança-de-são-jorge

A Lança-de-São-Jorge é uma planta com folhas flexíveis perfeitas para criar uma linda decoração. Nesse vídeo, você aprenderá a trançar as folhas, garantindo, assim, que ela fique ainda mais bonita.

Aprenda a fazer mudas da sua plantinha

Por fim, se você resolver multiplicar a Lança-de-são-jorge em casa, esse vídeo te ajudará muito. As dicas são superfáceis e você conseguirá lindas mudinhas. É só assistir ao vlog e anotar as orientações!

Publicidade

Após assistir aos vídeos, com certeza, você se animou para cultivar essa bela planta em casa, não é? Escolha o ambiente e componha uma linda decoração!

10 fotos lindas de decoração com a Lança-de-são-jorge

Se você quer ter ou já tem a Lança-de-são-jorge em casa, inspire-se com as fotos a seguir. A lista traz decorações modernas, com várias opções e ornamentos. Olha só:

1. A Lança-de-são-jorge é uma planta muito versátil

2. Com folhas longas e cilíndricas

3. Além disso, combina muito bem com diversos ambientes

4. Por ser flexível, é ideal para a ornamentação

5. E pode ser a estrela da sua decoração

6. Você pode cultivar uma planta pequena

7. Ou uma com as lanças longas

Lilian Casagrande

Publicidade

8. Experimente uma decoração que valorize os espaços

9. Pois a planta traz vida e charme para cada cantinho

10. E você poderá respirar um ar purificado

A Lança-de-são-jorge é uma planta realmente linda, não é? Versátil e cheia de estilo, sem dúvida, ela será a estrela da sua decoração. Outra planta que pode ser destaque em sua casa é a Palmeira Fênix, que também é linda e gosta de ambientes internos.