Como cultivar lavanda: beleza e perfume para o seu jardim

Motivacional inverso


Atualizado em 07.08.23

Muito bonita, popular e perfumada, a lavanda encanta todo mundo que tem um vasinho ou uma muda dessa espécie. Além de suas propriedades calmantes, ela também é famosa por seu cheirinho gostoso e pelas icônicas flores roxas, que criam um clima calmo e harmonioso onde quer que estejam. Confira as dicas de especialista e imagens lindas para você já separar um cantinho aí na sua casa!

Índice do conteúdo:

Como cuidar de lavanda

Assim como toda planta, a lavanda precisa de cuidados especiais para crescer bonita e saudável. Para aprender mais sobre essa plantinha tão amada e popular, confira as dicas da engenheira agrônoma Cristiane de Conti Medina, da loja Flora Medina:

  • Como é a rega da lavanda: as mudas novas precisam ser regadas diariamente, mas sem deixar encharcar. Depois, basta regar a cada dois dias ou até uma vez por semana em períodos com muita umidade no ar. Nunca deixar prato com água sob o vaso!
  • Como é o cultivo da lavanda : a lavanda é uma planta perene, podendo viver até 15 anos. Pode ser cultivada no campo ou em vasos, a partir de sementes ou mudas. O solo deve ser corrigido com calcário e adubado antes do plantio. O controle das plantas daninhas deve ser feito com frequência.
  • Qual é a iluminação que a lavanda deve receber para crescer bonita: quanto mais luz, calor e sol ela receber, mais óleo essencial irá produzir e mais cheirosa e vigorosa será. Dentro de casa, deve ficar ao lado de janelas, para receber bastante iluminação.
  • Como cuidar da lavanda em vaso: no vaso, é preciso cuidar da rega, para não deixar o solo encharcado. A alta umidade favorece as doenças fúngicas. Ela precisa de seis a oito horas de sol diariamente. A adubação com nitrogênio é recomendada.
  • Como fazer muda de lavanda: a lavanda pode ser semeada ou multiplicada a partir de estacas. A semeadura deve ser realizada durante o outono em regiões de clima ameno, e no início da primavera em regiões mais frias. As sementes são depositadas sobre o solo e cobertas com fina cama de terra, em função do vigor delas. Caso a semeadura seja feita em potes, deve-se colocar de três a quatro sementes. Esses devem ser expostos ao sol. No Brasil, a forma mais comum de propagação é por estacas, devido ao baixo custo. Para isso, retire as estacas das pontas dos ramos mais fortes. Elas devem ser de 0,10 m de comprimento, e suas extremidades cortadas em bisel. Passe canela em pó na ponta (que vai ficar fora da terra). Retire as folhas da parte de baixo. Essas estacas podem ser plantadas em copos plásticos, onde permanecem até o enraizamento (de quatro a seis semanas). Depois pode ser transferida para vasos ou campo!
  • Qual a temperatura ideal para cultivar a lavanda: a lavanda prefere climas quentes e moderadamente secos, invernos suaves e verões ensolarados; é sensível à geada.
  • Substratos que ajudam a lavanda a crescer melhor: as lavandas crescem em solos e substratos bem drenados, com pH entre 5,5 e 8,3. Em vasos, deve-se usar substrato com boa drenagem e fazer fertilização com NPK 10-10-10 (10 g) mensalmente.
  • Outros cuidados com a lavanda : “para a implantação no campo, recomenda-se fazer análise de solo, pois, se esse apresentar alto nível de nitrogênio, as plantas poderão produzir mais caules e menos flores. Dependendo da fertilização realizada, podem dar maior ou menor rendimento em óleo essencial.

Cristiane arrasou nas dicas, não é mesmo?! Seguindo todas, você consegue plantar qualquer muda de lavanda aí na sua casa, seja em vasos ou no jardim. As flores são lindíssimas e seu lar ficará um charme.

Saiba mais sobre o cultivo, cuidados e curiosidades da lavanda

Quanto mais cuidado, zelo e carinho sua planta receber, mais linda ela crescerá. A seleção de vídeos a seguir, contempla outras maneiras de cultivar a plantinha lilás. Há dicas incríveis e que vão fazer qualquer muda vingar com força!

Publicidade

Como plantar lavanda

Nunca plantou lavanda e não faz ideia por onde começar? Então, que tal optar por sementinhas? Nesse vídeo, o querido Mario Matias ensina o passo a passo correto. O pulo do gato está na preparação das sementes, que devem ser “acordadas” antes de serem de fato colocadas em um vaso. Assista e aprenda.

Mas, se você prefere trabalhar com mudas, a dica é investir em uma mudinha que tenha o formato arbustivo, que parece uma mini moita (fuja daquelas opções secas e amareladas). Na hora de colocar em um vaso, o processo é muito semelhante à versão com sementes: argila expandida, uma boa forragem e uma terra vegetal de qualidade, ok?

Como cuidar de lavanda em casa

A primeira, e talvez mais importante, dica para os cuidados da lavanda em casa é que ela deve receber bastante luminosidade (no mínimo cerca de quarto horas por dia). E se você quer um vaso bem cheio, invista em um modelo que tenha 25 cm de profundidade, assim a lavanda se espalhará e crescerá bem bonita. Confira outras dicas no vídeo.

Agora, se você prefere cultivar a sua lavanda no jardim, atente-se à luminosidade, qualidade do solo, entre outros detalhes. Um vasinho você pode mudar de lugar, já a lavanda plantada no chão é mais dependente de fatores estáticos!

Publicidade

Como fazer muda de lavanda

Quer fazer mudas de lavandas bem bonitas e que tenham uma boa pega? Então, você precisa assistir a esse tutorial, com várias dicas legais do que fazer e do que não fazer na hora de separar as mudinhas. Para isso, é muito importante ter um bom vaso e uma porção mais vistosa da planta, nada de pegar aquela parte seca e amarelada, hein?

Como fazer a lavanda dar flores

Normalmente, quem tem uma linda lavanda em casa, espera a floração. Afinal, a cor dessa planta é maravilhosa e muito característica! Então, você precisa cuidar da luminosidade. A poda também é indispensável: a flor secou? Podou! Assista ao vídeo e aprenda mais sobre o assunto

Uma lavanda florida deixa qualquer ambiente mais bonito, colorido e cheiroso. Você ainda pode aproveitar para investir na decoração de vasos ou fazer a famosa secagem da lavanda, o que rende arranjos para lá de sofisticados e especiais.

Há três pontos que você não pode esquecer: iluminação, temperatura e rega. Assim, sua planta terá energia e substratos para crescer bem bonita e feliz!

20 fotos de lavanda para você se inspirar e já arranjar a sua mudinha

Agora, você já conhece vários cuidados que a lavanda pede. Então, chegou a hora de ver como essa plantinha fica ambientada em casa. A lista a seguir traz ideias de espaços e vasos para plantar a lavanda. Dá uma olhadinha:

Publicidade

1. Linda, a lavanda encanta pela coloração e aroma suave

2. A cor da lavanda é muito usada como referência de paletas

3. Assim como o seu aroma, que é usado para fragrâncias

4. Sinceramente, lavandas são de tirar o fôlego!

5. E os campos rendem lindas fotos

6. Então, que tal levar essa planta para dentro de casa?

7. Você pode plantar a mudinha em um vaso

8. E colocar onde bate bastante luz

9. Afinal, como você aprendeu, ela gosta de iluminação

10. Mas cuidado com ambientes muito quentes

11. Pois ela prefere temperaturas amenas

12. Assim, ela consegue crescer linda e vistosa

13. O jardim é um ótimo lugar para deixar a sua muda

14. Escolha um vaso bem bonito

15. Uma terra vegetal de qualidade

16. E plante a sua lavanda!

17. Lembre-se de regar com frequência

18. Dessa forma, sua lavanda logo vai crescer

19. E deixar a sua casa perfumada e lindíssima

20. Não tem quem resista!

E aí? Já escolheu o vasinho para plantar a sua muda de lavanda? Não? Então, dá só uma conferida nesses lindos vasos decorativos para sala!

comentários
guest
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
JAQUELINE
JAQUELINE

Adorei as lavandas.
Perfuma ambiente.

Andressa Oliveira
Tua Casa
Andressa Oliveira
Respondendo a  JAQUELINE

Sim, as lavandas são flores muito perfumadas e pode ser utilizada para aromatizar ambientes, banhos, chás e muito mais!