10 dicas para lavar louça de forma mais rápida e fácil

Escrito por Alexandre Poletto

Foto: iStock

Lavar louça rápido é possível, mas a organização é indispensável. Pensando nisso, reunimos aqui 10 dicas infalíveis para você se tornar um expert e não ficar perdendo tempo. Chega de sofrer com isso e ficar aquele empurra-empurra para decidir quem vai encarar a pia!
Que tal começar hoje mesmo, com a louça do jantar? Amanhã pela manhã você vai descobrir a delícia que é acordar e dar de cara com uma cozinha limpinha e com a pia brilhando!

10 dicas para você lavar louça rápido

Anote aí nossas 10 dicas eficientes que vão te ajudar a ter mais prática na cozinha, facilitando sua vida na hora de lavar louça rápido. Não tem erro e muito menos segredos. Chegou a hora de encarar essa fria!

1. Restos de comida

Foto: iStock

A primeira etapa começa exatamente ainda na mesa. O ideal é não desperdiçar alimento, mas quem o fizer pode jogar o pouco que sobrou no lixo, deixando o prato livre dessas sujeiras maiores. Esse pequeno gesto já começa a tornar a tarefa mais simples e fácil.

2. Organize a louça antes de começar

Foto: iStock

Se você quer lavar louça rápido, não jogue tudo na pia. A bagunça, além de te desanimar, vai atrapalhar na otimização. Separe suas louças, junte de um lado os copos, talheres, pratos, e por aí vai…

3. Deixe alguns itens de molho

Foto: iStock

Colocou a louça na pia? Então aproveite e deixe de molho aquele copo com vitamina, aquela panela que queimou, ou aquela xícara com o restinho de café. Passar uma água rapidamente ou deixar a peça de molho vai agilizar o processo de limpeza da louça. Além disso, não será necessário ficar esfregando mais de duas ou três vezes a mesma peça.

4. Comece pelos talheres

Foto: iStock

Vamos começar o nosso treinamento para lavar louça rápido. Os talheres ocupam menos espaço, tanto na pia quanto no escorredor. Comece por eles para justamente não ter que ficar encaixando  depois de toda a louça já no escorredor. Se o material do talher permitir, use a esponja de aço para remover a sujeira e ainda dar um brilho.

5. Hora de lavar os copos

Foto: iStock

Uma pequena gota de vinagre nos copos vai ajudar você a eliminar qualquer cheiro, principalmente aquele de ovo que fica no vidro depois de ter sido limpo. O ideal é caprichar nos movimentos da bucha com detergente, tanto na parte de dentro quanto na de fora dos copos.

6. Agora é a vez dos pratos

Foto: iStock

Assim como nos copos, é hora de passar alguns fios de vinagre em cada um dos pratos. Na hora de colocar no escorredor, organize assim: coloque primeiro os pratos fundos e depois só os rasos, assim não fica aquela bagunça. Lembre-se que outras peças também precisarão de espaço!

7. Lave bem vasilhas e outros recipientes

Foto: iStock

Se você tem vasilha de plástico em casa sabe muito bem o desafio que é remover a gordura desse tipo de material. Para você não sofrer com isso, o ideal é você evitar de usá-lo com alimentos gordurosos e, na hora de colocar na pia, deixar de lado, sem misturar com a louça que está engordurada. Assim, fica bem mais fácil lavar esse potinho sem sujá-lo durante esse processo.

Já com outros materiais, não tem existe segredo. Apenas se atente para o material de alumínio, se pode ou não usar a esponja de aço.

8. Panelas e formas

Foto: iStock

Antes de lavar as panelas, lembre-se dos cuidados que você precisa ter com elas de acordo com cada material. Panelas e recipientes de vidro e alumínio são as mais comuns em casa, e a limpeza com a esponja e detergente já resolve sem deteriorar as peças.

A limpeza das panelas antiaderentes também é simples. Utilize a parte amarela da esponja para não estragar a camada preta de proteção da panela. Se o recipiente for de cerâmica, também não tem segredo. Utilize água morna para retirar a sujeira e, logo em seguida, passe o lado amarelo da esponja com detergente neutro.

9. Truques para ajudar na limpeza

Foto: iStock

Já falamos aqui sobre o uso do vinagre para remover o cheiro em diferentes produtos, inclusive na louça. Além dele, você também pode usar, por exemplo, o bicarbonato de sódio com um pouco de água quente. Em segundos, a ação da substância vai remover aquelas camadas de sujeiras que grudam no fundo da panela.

Para as manchas que ficam na parte exterior da panela, aquelas do próprio fogo, o ideal é ferver um pouco de água com algumas rodelas de limão. Depois, despeje um pouco desta solução para iniciar a remoção da mancha.

Ah, separe uma escova de dentes para retirar as sujeiras que acumulam no entorno das louças. E se você quiser dar um brilho especial nas panelas de alumínio, aposte em pasta de brilho. O produto está disponível em supermercados e não custa caro. Utilize-o com a esponja de aço e faça movimento de trás para frente – e não circulares! O brilho reinará na sua louça limpa!

10. Deixando a pia limpinha

Foto: iStock

Terminada a louça, tudo já secando no escorredor, agora é só limpar a parte de dentro da pia. O ideal é ter uma esponja específica para esta finalidade, jamais usando uma só para várias tarefas de limpeza na casa.

Lave a parte de dentro da pia, onde fica a louça suja. Remova a sujeira do ralo e passe a esponja para remover os resíduos que ficam nesta parte interna. Depois, tire o excesso de sabão da bucha com a água corrente. Na sequência, utilize o rodo de pia para puxar a água que está na superfície. Se quiser, pode secar para deixar a pia brilhando!

Lembre-se que lavar louça rápido inclui também deixar a pia limpa, sempre pronta para o uso. Além da estética, a limpeza dela também é uma questão de saúde, afinal, muitos alimentos são manipulados ali, como corte de legumes, temperamento de saladas, entre outros. Ah, recolha diariamente, no final do dia, o lixo que fica na pia.

Seguindo essas dicas você certamente vai lavar louça rápido e sem erros. O importante é aproveitar mesmo este momento, seja para ouvir música, conversar em família ou até para pensar na vida. Lavar louça é um exercício simples e que todo o ser humano pode fazer. E lembre-se de economizar água, fechando a torneira enquanto ensaboa a louça!

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS