Foto: iStock
Continua após o anúncio
Quando todas as etapas de uma obra ou de uma reforma são concluídas, ainda existe uma etapa muito representativa: a limpeza. A faxina que deve ser feita após a finalização da obra exige muito cuidado e atenção, pois é uma tarefa que, quando não realizada corretamente, pode trazer problemas e dor de cabeça.
“Atuar em limpeza pós-obra é muito mais do que executar uma “faxina”, muito em virtude do tipo de sujidade das obras realizadas no ambiente e da poeira fina, manchas de tinta, produtos químicos, dentre outros. A limpeza pós-obra demanda, acima de tudo, conhecimento técnico de equipamentos e produtos profissionais de limpeza”, diz Marcelo Pennisi, diretor comercial da empresa Aspen Serviços.
Confira, então, dicas e sugestões de profissionais para realizar a limpeza pós-obra da melhor maneira possível, além de produtos necessários e cuidados importantes para o processo.
Foto: iStock
Para evitar problemas e complicações em uma limpeza, deve-se entender o caminho a ser percorrido nesse processo, ou seja, entender por onde começar, como se prevenir e quais medidas podem garantir o sucesso da limpeza. Confira um simples passo a passo para guiar a sua limpeza pós-obra.
Não esqueça de ler as instruções de uso dos produtos e segui-las, garantindo uma limpeza mais eficiente e segura.
Foto: iStock
Como dito anteriormente, cada material exige cuidados específicos, então, é preciso pesquisar quais produtos devem ser usados na limpeza para não causar problemas e estragos. Além disso, deve-se observar também qual é a sujidade encontrada no material para utilizar produtos que de fato realizem a limpeza da mesma.
Continua após o anúncio
Para facilitar, primeiramente enxágue o piso retirando os resíduos de sujeira, depois aplique os produtos específicos para a limpeza seguindo as recomendações do fabricante. Por fim, remova a sujeira acumulada com água.
A limpeza de porcelanatos, por exemplo, deve ser feita com detergentes neutros diluídos em água e com o apoio de panos macios. Para esse material não é indicado o uso de produtos como ácido fluorídrico, ácido muriático, impermeabilizantes, ceras e vassouras de cerdas duras. Essas últimas podem arranhar a superfície do piso.
Vidros devem ser limpados com uma solução de 5 litros de água para 1 colher de sopa de vinagre ou detergente neutro e 1 colher de sopa de álcool. Depois, é necessário aplicar o limpa vidros. Não se esqueça de secar para finalizar.
Já os rejuntes normalmente pedem o uso de água sanitária e cloro, porém existem opções caseiras que podem ser utilizadas, como o vinagre branco ou bicarbonato de sódio com limão. Aplique as soluções e espere agir.
Água e sabão neutro, combinados com o uso de um pano macio, podem ser usados para limpezas mais leves de metais. Caso o metal possua manchas, soluções ácidas, como vinagre ou limão, são uma boa solução. Para polir o metal, utilize uma solução de bicarbonato de sódio com água.
Para pisos de madeira, comece varrendo o chão com uma vassoura de cerdas maciais, depois passe um pano úmido com produtos adequados para esse material.
Para outros materiais, compre produtos indicados e não esqueça de ler as instruções no rótulo dos produtos para utilizá-los de forma correta.
Foto: iStock
Ainda que cada canto da construção mereça uma atenção especial e exija produtos específicos, existem alguns produtos que são necessários para qualquer limpeza pós-obra. A lista a seguir foi elaborada com a ajuda de João Pedro Fidelis, diretor técnico da rede de franquias Maria Brasileira, que oferece serviços especializados em limpeza pós-obra, e contém uma relação simples de produtos gerais, porém essenciais para a limpeza.
Continua após o anúncio
“Uma opção interessante é a utilização de produtos profissionais sustentáveis. Além disso, deve-se utilizar o mínimo possível de água, otimizando os custos e até mesmo o tempo de trabalho”, diz Marcelo Pennisi.
Foto: iStock
Para evitar problemas, se faz necessário tomar alguns cuidados com a limpeza pós-obra. É muito importante não começar a limpeza antes que toda a obra do local esteja finalizada. “O ideal é que somente se inicie o processo de limpeza com o término total da obra, pois, caso contrário, entra-se num círculo vicioso de limpa-suja, onde o trabalho não rende”, aponta Marcelo Pennisi.
Outra medida importante a ser tomada é cobrir com material apropriado os móveis e equipamentos que não possam ser removidos do local, dessa forma, essas peças ficam protegidas de qualquer dano.
Antes de começar a limpeza, procure saber quais produtos serão necessários para limpar cada uma das sujidades que restaram. Cada material exige um produto específico e utilizá-los corretamente é importante para realizar uma boa limpeza pós-obra.
João Pedro Fidelis ainda ressalta a importância de contratar uma equipe capacitada que garanta a qualidade da limpeza.
De qualquer forma, contratando uma empresa especializada ou tentando realizar a limpeza de forma independente, é necessário pesquisar sobre o assunto e entender as necessidades do local, pois só assim a limpeza será eficiente e completa.