100 maneiras criativas de utilizar livros na decoração

Escrito por Ana Kordelos

Foto: Reprodução / AgenceLALM

Fonte inesgotável de conhecimento, os livros são capazes de transportar o leitor para outro mundo, como numa viagem na imaginação. Apesar de cada vez mais os livros digitais estarem ganhando espaço no mercado literário, os livros físicos ainda possuem lugar garantindo no coração de ávidos leitores.

Muito além de entreter e educar, os livros ainda são uma ótima opção para decorar ambientes e dar mais charme a diversos espaços. E isso acontece pela grande diversidade de modelos disponíveis, podendo ser apresentados em brochura simples, capa dura, com cores vibrantes ou em tom pastel e até mesmo com lombadas metalizadas ou títulos fluorescentes.

Deste modo, pode-se entender que o livro possui dupla função: garante boas horas de entretenimento ao leitor e dá mais personalidade ao cômodo em que for guardado, ajudando na decoração. Sem restrições de uso, as possibilidades são inúmeras, sendo necessário somente cuidados básicos para que o material não sofra em ambientes muito úmidos ou locais que acumulem sujeira facilmente. Confira a seguir uma seleção de lindos ambientes utilizando livros em sua decoração e inspire-se com as ideias apresentadas:

1. Mescle com outros objetos decorativos

Foto: Reprodução / Carpaneda & Nasr

Esta dica é ideal para quem tem uma ampla estante destinada a acomodar itens de decoração. A ideia é adicionar pequenos grupos de livros em locais variados, em meio aos outros objetos de decoração. Para um visual mais belo, alterne os livros na vertical e horizontal.

2. Agrupe cores e formatos semelhantes

Foto: Reprodução / Haifatto

Se você tem coleções com vários volumes, procure deixar todos agrupados em uma mesma prateleira ou nicho, criando uma harmonia no visual. Exemplares com cores de capa e lombada ou ainda formatos semelhantes também devem ficar próximos uns dos outros.

3. Que tal uma prateleira diferente?

Foto: Reprodução / Flávio Moura Arquitetura

Uma boa ideia para fugir das prateleiras convencionais e garantir um visual inusitado ao ambiente é apostar em um modelo vertical. Como os níveis da prateleira são pequenos, os livros foram agrupados por tamanhos semelhantes, na horizontal.

4. Aposte em materiais variados

Foto: Reprodução / Juliana Camargo Arquitetura

Aqui a estante possui design diferenciado, sendo produzida em barro, com nichos verticais acomodados lado a lado, em dois níveis diferentes. Os livros figuram em locais alternados, mesclando-se entre plantas, vasos e esculturas variadas.

5. Quanto mais diferente, melhor

Foto: Reprodução / Marilia Veiga Interiores

Para um estilo de decoração mais contemporâneo, aposte em prateleiras diferenciadas, que surpreendem e agregam informação ao ambiente. Esta foi elaborada com um projeto de marcenaria planejado, e possui recortes geométricos com iluminação embutida para acomodar os exemplares.

6. Garanta mais estilo à móveis tradicionais

Foto: Reprodução / Fernanda Marchette

Utilizando-se da marcenaria personalizada, este buffet ganhou novos ares ao ser acompanhado de prateleiras instaladas na diagonal. Com um nicho maior ao centro, garante espaço ideal para abrigar os livros favoritos de toda a família.

7. Ideal para um home office de estilo

Foto: Reprodução / Histórias de Casa

O escritório é, sem dúvidas, o local ideal para manter os livros expostos. Neste projeto, os vários exemplares foram dispostos em amplas placas de madeira fixadas à parede. Para um resultado ainda mais charmoso, a prateleira mais baixa ganhou um cordão de pisca-piscas.

8. Com ferragem de sustentação embutida

Foto: Reprodução / Estúdio Pulpo

Optar por prateleiras que tenham ferragens de sustentação embutidas é uma boa opção para evitar um visual pesado, cheio de detalhes, garantindo destaque apenas aos itens que serão dispostos. Aqui os livros foram distribuídos entre plantas e objetos de decoração.

9. Ou se desejar, deixe-as à mostra

Foto: Reprodução / Gisele Rampazzo

Aqui as prateleiras foram instaladas com o auxílio de mãos-francesas na cor preta, garantindo sustentação e destacando-se com a cor clara da madeira. Os livros foram distribuídos à partir de seus tamanhos, podendo ser visualizados em agrupamentos na horizontal e vertical.

10. Que tal uma prateleira de cimento queimado?

Foto: Reprodução / Taco Arquitetos

Misturando a decoração industrial com o clima praiano, este cômodo possui duas amplas prateleiras que cobrem duas paredes, e que foi elaborada utilizando a técnica de cimento queimado, assim como o banco que acomoda confortáveis almofadas para os momentos de relaxamento e leitura.

11. Deixe-os em destaque

Foto: Reprodução / Bruschini

Neste ambiente com madeira predominante, os livros se destacam na decoração em dois momentos: ao adicionar cores à prateleira confeccionada no mesmo tom da madeira utilizada como revestimento do ambiente, e em cima da mesa de centro, adicionando o verde vibrante da capa à decoração.

12. Quanto mais cor, mais vida ao ambiente

Foto: Reprodução / DT Studio

Outro ambiente que possui os tons sóbrios da madeira em abundância, tanto no piso quando na poltrona Charles Eames, aqui a ampla estante acomoda livros de tamanhos variados, em sua maioria com cores vibrantes, garantindo toques de cor e mais vida cômodo

13. Cabem em qualquer cantinho

Foto: Reprodução / Casa Aberta

Mesmo se o cômodo é pequeno e não há muito espaço, ainda assim os livros podem deixar o visual do ambiente mais interessante. Opte por prateleiras e nichos de tamanhos reduzidos, porém que possuam espaço suficiente para acomodar os exemplares sem danificá-los.

14. Luzes embutidas conferem ainda mais destaque

Foto: Reprodução / Bárbara Jalles Guimarães

Quanto mais ampla a estante, mais espaço para acomodar os livros sem precisar amontoá-los uns sobe os outros. Neste amplo móvel, os livros foram acomodados tanto na vertical quanto na horizontal, e ainda ganharam iluminação de led embutido, deixando-os ainda mais em destaque.

15. Estante-mosaico cheia de estilo

Foto: Reprodução / Casa Aberta

O visual diferenciado desta estante já chama atenção por si só. Elaborada em forma de mosaico, ela possui amplas prateleiras para acomodar os exemplares favoritos dos moradores. Além dos livros, ainda conta com um vaso de planta, máquinas fotográficas e um aparelho de som.

16. Uma ampla estante-divisória

Foto: Reprodução / Pascali Semerdjian Arquitetos

Uma boa ideia para separar ambientes integrados, esta estante faz as vezes de parede, criando um tipo de portal no meio do cômodo. Com nichos de tamanhos aproximados, é o móvel ideal para manter a coleção de livros organizada.

17. Informação para a parede branca

Foto: Reprodução / Leo Di Caprio

Aqui os livros não foram acomodados em uma estante. Para decorar esta parede branca, pequenas prateleiras em madeira pintada de preto servem de apoio para os livros de cores e tamanhos variados, que foram empilhados e preenchem o espaço em branco.

18. Ótimos para decorar escadas

Foto: Reprodução / Sub Estúdio

O local em que a escada é implementada permanece, muitas vezes, se tornando um espaço negativo, sem muita função. Adicionar prateleiras variadas e acomodar livros, então, parece ser a solução perfeita. Uma dica é optar por exemplares de cores parecidas ou com cores contrastantes, criando um visual mais rico ao ambiente.

19. Garanta o cantinho da leitura

Foto: Reprodução / Rocco Arquitetos

Os amantes de livros devem se preocupar em construir seu próprio recanto de tranquilidade para passar bons momentos mergulhados na leitura. Optar por uma poltrona ou sofá confortável é escolha certeira, e organizar os livros em uma estante de parede inteira garante beleza ao cômodo.

20. Estilo rústico na estante-divisória

Foto: Reprodução / Sub Estúdio

Este é um outro exemplo de como uma estante pode ser uma boa opção para dividir ambientes. Ela possui um estilo mais rústico, sendo embutida em uma parede com acabamento de cimento queimado e confeccionada em metal pintado de tom chumbo.

21. Separados por tamanho

Foto: Reprodução / Yuri Vasconcelos

Acomodados em uma estante de nichos de tamanhos variados, os livros foram agrupados por ordem de tamanho. Como a estante foi posicionada em frente à uma parede de tijolos aparentes, os itens ganham ainda mais destaque.

22. Organização é lei

Foto: Reprodução / Sub Estúdio

Para quem possui muitos exemplares de tamanhos e cores variadas, o ideal é optar pela harmonia na hora de organizar os livros, agrupando cores semelhantes e tamanhos parecidos, evitando que o visual do ambiente fique muito poluído.

23. Que tal mesclar estilos diferentes?

Foto: Reprodução / Allume

Para os amantes de ambientes com visual inusitado, esta sala de TV se torna um prato cheio. Suas paredes foram cobertas com estantes e prateleiras em formatos, tamanhos e cores diferentes. Tudo para possibilitar o armazenamento de livros com estilo e beleza.

24. Livros por todos os lados

Foto: Reprodução / Sub Estúdio

Este amplo cômodo mostra toda a versatilidade em se decorar com livros. Enquanto vários exemplares são armazenados na estante em tom de amarelo vibrante, alguns livros foram espalhados pelo ambiente, na mesa do escritório e no aparador ao fundo.

25. Incrementando a mesinha de centro

Foto: Reprodução / Studio Marcelo Brito

Para dar mais charme ao móvel, escolha os exemplares maiores, com acabamentos luxuosos ou títulos famosos. Procure não empilhar muitos, para não poluir o visual ou atrapalhar a visão do cômodo. Se desejar, utilize um vaso com flores para acompanhá-los.

26. Que tal organizá-los de uma forma diferente?

Foto: Reprodução / Sub Estúdio

Mesmo com as prateleiras amplas, os livros foram agrupados na extremidade junto à parede, garantindo espaço no centro do móvel para dispor objetos decorativos e porta-retratos. Para não haver contrastes, mescle itens de decoração com os livros, como o exemplo do pequeno boneco de múmia.

27. Se o móvel for amplo, espalhe os livros

Foto: Reprodução / MIS Arquitetura e Interiores

No caso de uma estante de parede inteira, pode ser difícil preencher cada cantinho do móvel com livros. Por isso, a dica é distribuir pequenos grupos pelos nichos ou prateleiras, evitando deixar muitos espaços vazios.

28. Um detalhe a mais

Foto: Reprodução / Patrícia Hagobian

Objetos que despertam naturalmente a curiosidade das pessoas, os livros podem ser distribuídos aleatoriamente pela residência, seja sobre uma cadeira ou mesmo empilhados no canto da parede.

29. Evite pesar o visual

Foto: Reprodução / Braccini + Lima

Uma boa dica é adicionar o maior número de livros na prateleira mais alta e diminuir a quantidade nas mais baixas. Deste modo, não haverá poluição visual próxima à mesa de trabalho, facilitando a concentração e o fluxo mental.

30. E por quê não enfeitando o corredor?

Foto: Reprodução / Migs Arquitetura

O corredor é um dos ambientes mais esquecidos da casa quando o assunto é decoração, permanecendo muitas vezes como um espaço sem graça e sem detalhes. Nesta sugestão, prateleiras foram adicionadas ao fundo do corredor, e acomodam livros e itens variados de decoração.

31. Quebre as regras

Foto: Reprodução / Bruno Gap

Apesar do conceito de harmonia em um ambiente necessitar que os livros sejam agrupados de acordo com tamanhos, formatos e cores parecidas, que tal ousar e quebrar as regras? Aqui eles foram distribuídos de forma aleatória, preenchendo toda a estante de madeira.

32. Localizados onde menos se espera

Foto: Reprodução / Chris Silveira

Como o ambiente possui proporções reduzidas, os livros foram incorporados à decoração, podendo ser visualizados no nicho utilizado como base para o sofá e na mesa de apoio com design ideal para encaixar na cama sem perder sua estrutura.

33. Para uma parede cheia de graça

Foto: Reprodução / AH!SIM

Além de ganchos de madeira de design divertidos fixados à parede, ainda figuram um trio de pequenos bancos de madeira em sua cor natural, que acomodam uma bolsa de palha e uma pilha de livros. Ao seu lado, um amplo vaso de vidro com plantas ornamentais.

34. Mais inovador, impossível

Foto: Reprodução / Juliana Pippi

Ideal para quem gosta de decoração conceitual, estas estantes possuem design diferenciado, com recortes nas letras que formam a palavra “arte”, incluindo ainda fitas de LED como contorno, que garantem maior destaque e beleza ao irreverente móvel.

35. Aposte em belos aparadores

Foto: Reprodução / Joana & Manoela

Se os livros forem dispostos verticalmente, faz-se necessário o uso de um objeto que o segure nesta posição. Aparadores de livros são excelentes para cumprir este papel, além de possuírem estilos variados, que complementam a decoração.

36. Gosta da capa do livro? Deixe-a em exposição

Foto: Reprodução / Juliana Pippi

Se o exemplar possuir detalhes diferenciados em sua capa, como acabamentos metalizados, desenhos trabalhados, ou se for seu livro favorito, disponha-o de forma que sua capa fique em exibição, adicionando mais charme à decoração do ambiente.

37. Alterne livros e vasos

Foto: Reprodução / Maíra Ritter

Esta dupla com certeza vai deixar a decoração mais interessante. Neste projeto, os nichos de tamanhos diferentes ficam embutidos na divisória do ambiente. E é possível mesclar a disposição: ora só livros, ora livros com vasos e somente vasos.

38. Deixando a mesa lateral mais interessante

Foto: Reprodução / Casa Aberta

Se a mesa lateral não tiver papel bem definido, adicionar livros empilhados com tamanhos variados é uma boa opção para garantir mais charme e função à ela. Aqui duas pilhas de livros foram posicionadas bem abaixo do banner pendurado na parede, além da cantoneira incrível que figura bem ao lado.

39. Mix de livros e vasos

Foto: Reprodução / Roberto Migotto

Novamente é possível constatar que esta mistura dá certo. A pilha de livros foi posicionada no canto esquerdo do aparador, enquanto um conjunto de vasos de vidros em tamanhos variados ocupam o canto da direita. Destaque para o belo quadro de arte abstrata ao fundo.

40. Compondo a decoração

Foto: Reprodução / Sá & Cioni

Mais uma vez é possível admirar toda a beleza proporcionada por uma ampla e imponente estante decorada com os mais variados objetos decorativos. Aqui os livros figuram nos nichos, seja em grupo isolado ou integrados aos outros itens.

Mais fotos para você adotar já esta decoração

Ainda tem dúvidas de qual é a forma ideal para implementar os livros como decoração no seu lar? Então confira mais estas inspirações e escolha sua favorita:

41. Um belo acompanhamento para flores

Foto: Reprodução / Vitral Arquitetura

42. Dispostos de formas variadas

Foto: Reprodução / Oscar Mikail

43. Trazendo cor ao ambiente sóbrio

Foto: Reprodução / Roberto Migotto

44. Organizados em degradê

Foto: Reprodução / Casa Aberta

45. Dispostos sobre a mesa de centro

Foto: Reprodução / Triplex Arquitetura

46. Destaque para os divertidos aparadores de livros amarelos

Foto: Reprodução / Patrícia Pasquini

47. Dispostos acima da escada

Foto: Reprodução / René Fernandes Arquitetura

48. Em uma estante vazada, dividindo ambientes

Foto: Reprodução / Renata Basques

49. Conferindo mais charme ao canto da parede

Foto: Reprodução / Casa Aberta

50. Dispostos em um móvel térreo cheio de estilo

51. Organizados em grupos semelhantes

Foto: Reprodução / Buji Decoração

52. Que tal um jeito diferente de expor?

53. Com escada móvel para alcançar todos os exemplares

Foto: Reprodução / Ana Buchamar

54. Abrigados contra poeiras e outras sujeiras

Foto: Reprodução / Casa Aberta

55. Estante em tom escuro, iluminada

Foto: Reprodução / Roberto Cimino

56. Aproveitando o espaço do corredor

Foto: Reprodução / A Casa

57. Organização sem seguir um padrão

Foto: Reprodução / Buji Decoração

58. Mais requinte à mesa de centro

Foto: Reprodução / TRiART Arquitetura

59. Baguncinha organizada

Foto: Reprodução / Casa Aberta

60. Coleção em um só tom

Foto: Reprodução / Roberto Migotto

61. O destaque fica por conta dos objetos decorativos

Foto: Reprodução / Casa Aberta

62. Adicionando beleza à esta inusitada estante

Foto: Reprodução / Marília Veiga

63. Também possuem lugar reservado na cozinha

Foto: Reprodução / Casa Aberta

64. Agrupados por coleções e cores semelhantes

Foto: Reprodução / Roberto Migotto

65. Parede com fundo cinza para destacar a variedade de cores

Foto: Reprodução / TriaArquitetura

66. Dando destaque à esta clássica escrivaninha

Foto: Reprodução / Roberto Migotto

67. Empilhados de forma desordenada

Foto: Reprodução / Sá & Cioni

68. De um lado, coleções. De outro, exemplares variados

Foto: Reprodução / Roberto Migotto

69. Enriquecendo a decoração do aparador

Foto: Reprodução / Eduarda Corrêa

70. Empilhados somente na horizontal

Foto: Reprodução / Roberto Migotto

71. Quanto mais surrados… melhor é a história, com certeza!

Foto: Reprodução / Casa Aberta

72. Estante com um visual minimalista

Foto: Reprodução / Roberto Migotto

73. Organizados por cores e tamanhos parecidos

Foto: Reprodução / Casa Aberta

74. Com um visual de tirar o fôlego

Foto: Reprodução / Anna Maya & Anderson Schussler

75. Aproveitando os degraus da escada

Foto: Reprodução / MaFá Estúdio

76. Ideal para um ambiente elegante

Foto: Reprodução / Marlon Gama

77. Estantes de visual irreverente, embutidas na parede

Foto: Reprodução / h2o Architectes

78. Quanto mais finas as prateleiras, mais destaque aos livros

Foto: Reprodução / Sá & Cioni

79. Empilhados, servindo como base para a lanterna

Foto: Reprodução / Blog Remobília

80. Cercados pelos mais diversos itens decorativos

Foto: Reprodução / Sá & Cioni

81. Repartindo espaço com o mini bar

Foto: Reprodução / Luiz Otávio Debeus

82. Servindo como base para porta-retratos

Foto: Reprodução / Marina Linhares

83. Como um belo apoio de cinzeiro

Foto: Reprodução / Luiz Otávio Debeus

84. Quebrando a monotonia dos tons neutros no ambiente

Foto: Reprodução / Aclaene de Mello

85. Acomodados em duas estantes separadas

Foto: Reprodução / Primore Ambientes

86. Espalhados em pequenas prateleiras flutuantes

Foto: Reprodução / Escala Arquitetura

87. Adicionando beleza ao dormitório

Foto: Reprodução / Rachele Biancalani

88. A mesa lateral fica ainda mais bela com os livros

Foto: Reprodução / Sgabello Interiores

89. Criado-mudo: o local ideal para deixar livros no quarto

Foto: Reprodução / Piloni Arquitetura

90. Com seu lugar garantido na mesa de centro

Foto: Reprodução / Yamagata Arquitetura

91. Que tal apenas empilhá-los em uma parede?

Foto: Reprodução / The Every Girl

92. Destacados, sob uma redoma de vidro

Foto: Reprodução / Booth & Williams

93. Que tal acomodá-los em caixotes?

Foto: Reprodução / Casa Aberta

94. No quarto das crianças, para criar o hábito da leitura

Foto: Reprodução / Ark2 Arquitetura

95. Ao lado de uma poltrona confortável, perfeita para colocar a leitura em dia

Foto: Reprodução / Eunice Fernandes

96. Decoração perfeita para a sala de estudos

Foto: Reprodução / Gledson Rocha

97. Garantindo fácil acesso para uma leitura noturna na cama

Foto: Reprodução / Luine Ardigó

98. Numa estante irregular

Foto: Reprodução / Pascali Semerdjian Arquitetos

99. A mesa de trabalho também acomoda os livros

Foto: Reprodução / Sá & Cioni

100. Em um estante-divisória suspensa, cheia de personalidade

Foto: Reprodução / Enrico Massaro

Seja para passar bons momentos viajando entre as maravilhosas histórias que os livros contam, ou ainda utilizá-los como objeto decorativo, uma casa nunca está completa sem bons exemplares. Escolha sua sugestão de uso favorita e adote já esta tendência.

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS