Descubra o que é loft e inspire-se com esse conceito de moradia

Escrito por
Atualizado em 13.07.22

Diego Revollo

Por
Atualizado em 13.07.22

Há diversos tipos de imóveis, cada um com suas particularidades, que atendem de maneiras diferentes as necessidades dos moradores. Neste post, descubra o que é loft, veja suas principais características, suas diferenças em comparação a outros tipos de moradias e fotos que vão inspirar a decoração do seu espaço.

Publicidade

O que é um loft residencial: entenda como surgiu

Loft é um tipo de construção que surgiu a partir de galpões e fábricas adaptados para moradias nos anos 70. Em Nova York, artistas, arquitetos famosos e filmes, como Flashdance, utilizaram grandes espaços industriais para residências, disseminando a tendência. Assim, essa tipologia permite uma decoração mais livre e está bastante associada a uma decoração simples e arrojada.

Principais características do loft

loft o que e

Korman Arquitetos

Publicidade

Para entender melhor sobre esse tipo de moradia, veja suas principais características:

  • Integração entre ambientes com ausência de divisórias;
  • Elementos do estilo rústico e industrial na decoração;
  • Janelas e aberturas amplas que aproveitam a iluminação natural;
  • Cama elevada ou em mezanino;
  • Pé-direito duplo ou elevado;
  • Área maior que 50 m².

Além dessas características, um loft pode ser personalizado com o estilo do morador e trazer composições criativas nos ambientes.

Loft, Kitnet, studio e flat: aprenda a identificá-los e diferenciá-los

Agora você já conhece as principais características de um loft, mas ainda pode ser comum confundi-lo com outras tipologias. Acompanhe esse tópico para descobrir as diferenças entre os tipos de moradia:

Kitnet

loft o que e

Studio 92 arquitetura

Publicidade

A kitnet traz em sua configuração a junção dos seguintes ambientes: quarto, sala e cozinha conjugados. Além disso, sua área útil é menor que a do loft, com espaços de 20m² até 40m². É uma tipologia de construção com pé-direito simples e muito indicada para quem deseja economizar e morar sozinho.

Studio

O apartamento studio tem como principal característica a integração dos ambientes e a multifuncionalidade na decoração. Toda a casa se concentra em um espaço único e sua área pode variar entre 23m² e 35m². Diferente da kitnet, esse tipo de construção tem apelo mais moderno e jovem, comumente presente em condomínios clubes e localizações privilegiadas da cidade.

Flat

O flat tem uma estrutura semelhante aos quartos de hotéis, no entanto, é maior. Pode disponibilizar – para seus moradores – serviços de copa, lavanderia e outras praticidades. Esse tipo de moradia pode trazer mais comodidade para o dia a dia, seu layout pode apresentar paredes e uma pequena cozinha, que podem ser distribuídas em áreas de 60m² a 120m².

Agora é muito fácil definir o tipo de imóvel que você deseja e escolher o mais adequado para suas necessidades.

10 fotos de loft residencial para viver com estilo

Se o loft é a sua principal escolha para a nova residência, confira projetos cheios de estilo, elegância e um toque de irreverência.

1. O conceito de loft é inspirado em antigos galpões

2. Que viraram uma alternativa de moradia barata e despojada

loft o que e

Ja Interiores

Publicidade

3. A decoração é inspirada no estilo industrial

4. Você pode inserir sua personalidade

5. E adaptar conforme suas preferências para cada espaço

6. Aproveite ao máximo a iluminação natural

7. Otimize seu espaço com essa forma estilosa de moradia

8. O loft pode ter um visual mais colorido

9. Ou uma pegada bem sóbria

10. More com estilo e elegância em um loft!

O loft é ideal para quem aprecia uma casa mais despojada e com liberdade na decoração. Priorize suas necessidades e decore seu espaço da melhor forma para você. Aproveite e conheça a penthouse, um estilo luxuoso de moradia.

Publicidade