Lustre para a cozinha: 80 inspirações para todos os gostos

Escrito por Ana Kordelos

Foto: Reprodução / Casa100



Caprichar no projeto de iluminação de ambientes internos é a aposta certeira para garantir um espaço belo e funcional. Com elementos de iluminação diferenciados, é possível incrementar a decoração e garantir destaque para objetos ou áreas específicas.

E na cozinha não é diferente. Espaço ideal para reunir amigos e família, uma iluminação bem planejada é primordial para garantir melhor visibilidade no momento do preparo das refeições e proporcionar um ambiente aconchegante. Confira a seguir uma seleção de lindas cozinhas decoradas com lustre de estilos e modelos variados e inspire-se:

1. Em dose dupla

Foto: Reprodução / Ana Machado

Em estilo contemporâneo e seguindo a paleta de cores eleita para o espaço, duas peças idênticas são posicionadas sobre a mesa de jantar, garantindo iluminação de sobra.

2. Incrementando o estilo multicolorido

Foto: Reprodução / Alvorada Arquitetos

Como uma grande gama de cores vibrantes é visualizada neste ambiente, nada melhor do que apostar em pendentes com cúpula na cor cinza. Ainda seguindo o estilo descontraído, seus fios na cor laranja se destacam.

3. Tom sobre tom

Foto: Reprodução / Marcos Contrera

Brincando com cores diferentes, assim como a divertidas cadeiras da mesa de jantar, aqui os lustres ganham variação discreta de cores.

4. Fugindo do comum

Foto: Reprodução / Patricia Hermanny



Como a decoração do ambiente segue uma linha mais contemporânea, anda melhor do que fugir dos tradicionais lustres de cristais e optar por um modelo cheio de personalidade.

5. Posicionados sobre a bancada

Foto: Reprodução / Saia Arquitetura

Como as dimensões da cozinha são restritas, os lustres foram fixados sobre a bancada, garantindo um trio de muito estilo para o espaço.

6. Distribuídos em toda a extensão da mesa

Foto: Reprodução / Marina Turnes

Cozinha com visual moderno, com a mesa embutida na bancada reservada para o preparo dos alimentos e com dimensões generosas, os pendentes foram dispostos lado a lado.

7. Utilizando o mesmo tom de iluminação

Foto: Reprodução / Espaço do Traço

Assim como os plafons fixados no teto, os pendentes dispostos sobre a bancada possuem iluminação em tom quente, seguindo o estilo utilizado para a decoração do espaço.

8. Adicionando um toque de cor

Foto: Reprodução / Semerene Arquitetura

Contrastando-se com a parede da sala em tom de azul vibrante, esta cozinha utiliza o amarelo para adicionar um pouco de vivacidade em um ambiente com móveis claros.

9. Com visual discreto, mas fazendo a diferença

Foto: Reprodução / Canatelli Arquitetura



Apesar de seu tamanho modesto e tom claro, este trio de pendentes garante refeições bem iluminadas e cheias de estilo.

10. Um modelo para chamar a atenção

Foto: Reprodução / Obra Arquitetos

Possuindo cúpula ampla na cor branca, este modelo destaca-se por seu tamanho avantajado, com sua cor contrastando com o cinza utilizado no teto e pelo fio na cor amarela, como detalhe extra.

11. Representando os mais diversos estilos decorativos

Foto: Reprodução / Ferraro Habitat

Em uma cozinha com visual rústico e ares de fazenda, as cúpulas dos lustres foram elaboradas com garrafas de vinho cortadas, garantindo um visual ainda mais especial.

12. Mesmo visual, diferentes tamanhos

Foto: Reprodução / Cristiane Locatelli

Posicionados no canto do ambiente, o trio de lustres possui tamanhos variados. Elaborados com um material vazado, garante efeito diferenciado ao ser ligado.

13. Com acabamento metalizado e tamanho discreto

Foto: Reprodução / Maria Helena Torres

Seguindo o mesmo tipo de acabamento encontrado nos eletrodomésticos desta cozinha, os pequenos lustres garantem a iluminação ideal para a ilha.

14. Aquecendo o ambiente

Foto: Reprodução / AM Arquitetura e Interiores



Como o mobiliário da cozinha foi elaborado em tons de branco, a bancada e o painel de madeira ajudam a aquecer o ambiente, especialmente com a ajuda do trio de lustres em tons de amarelo, vermelho e laranja.

15. Geometrismo para uma cozinha moderna

Foto: Reprodução / Priscila Boldrini

Repleta de elementos contemporâneos, esta cozinha encanta a cada detalhe. O lustre duplo garante o elemento geométrico de forma sutil, sem pesar o visual do ambiente.

16. Círculos e curvas

Foto: Reprodução / Iara Kílaris

Esta cozinha chama a atenção pelas curvas e círculos utilizados como elementos decorativos. Desde as janelas em formato circular até o balcão com marcenaria personalizada e lustres redondos: tudo ganha mais personalidade.

17. Sobriedade e beleza

Foto: Reprodução / Mutabile

Possuindo formato retangular com focos embutidos, este lustre acompanha o estilo diferenciado deste espaço, incrementando o visual.

18. O espelho como elemento de amplitude

Foto: Reprodução / Apê 102 Arquitetura

Ao ser aplicada em toda a parede lateral da península, o espelho garante a amplitude necessária para o espaço reduzido, refletindo inclusive o trio de luminárias pendentes na cor branca.

19. Como luzes pendentes

Foto: Reprodução / Sesso & Dalanezi

Com visual moderno, esta cozinha surpreende desde a marcenaria personalizada com recortes na madeira até na escolha de lâmpadas pendentes como lustre para a mesa de jantar.

20. Circundando a bancada

Foto: Reprodução / Iara Kílaris

Espalhados por toda a extensão da bancada, os pequenos lustres metálicos repetem o movimento orgânico criado pelo uso da marcenaria sob medida.

21. Posicionado de forma inusitada

Foto: Reprodução / Alma em Design

Apesar de normalmente ser posicionado sobre mesas ou bancadas, aqui o lustre ilumina a mesa de canto da cozinha, destacando objetos decorativos e plantas.

22. Contrastando com o painel

Foto: Reprodução / Iara Kílaris

Opção ideal para quem gosta de uma cozinha temática, este espaço ganha painel com fotografia de morangos e paleta nas cores branca e vermelha.

23. Mesclando o rústico com o moderno

Foto: Reprodução / Monica Guerra

Enquanto elementos mais rústicos – como as banquetas em madeira reaproveitada e os móveis em tons escuros – garantem um visual de personalidade, os eletrodomésticos e luminárias em inox equilibram o visual.

24. Uma iluminação bem focalizada

Foto: Reprodução / Priscila Boldrini

Posicionados sobre a parte exata da bancada destinada às refeições, o trio de lustres brancos destaca-se junto ao painel de madeira.

25. Ajudando a separar os ambientes

Como a cozinha possui comunicação com a sala de TV, nada melhor do que dois lustres fixados sobre a bancada para ajudar na divisão dos ambientes integrados.

26. Em formato tubular

Foto: Reprodução / Patrícia Azoni

Fugindo dos tradicionais modelos com cúpula, estes pendentes possuem formato tubular, se destacando ainda mais na cozinha.

27. A exuberância dos cristais

Foto: Reprodução / Iara Kílaris

Para quem não abre mão de um lustre mais clássico, os pendentes de cristais são uma aposta ideal. Além de garantir requinte ao ambiente, ainda harmoniza-se com o modelo fixado sobre a mesa de jantar.

28. Pequeno no tamanho, grande na beleza

Foto: Reprodução / Aclaene de Mello

Apesar de terem tamanho reduzido, este conjunto de lustres marcam presença por possuírem formato diferenciado, além de garantir iluminação focalizada para a bancada.

29. Em tons de cobre

Foto: Reprodução / Join Arquitetura

Apesar do modelo mais popular de lustre metálico ser em tom prateado, cada vez mais as variações de cores como o cobre e o dourado ganham espaço.

30. Com pendentes de cristais dourado

Foto: Reprodução / Carla Monteiro

Segundo o estilo decorativo do ambiente, a opção por lustres com pendentes na cor dourada garante harmonia com o tom de madeira utilizado na confecção do mobiliário.

31. Seguindo as cores eleitas para a decoração do ambiente

Foto: Reprodução / Amanda Miranda

Possuindo um visual irreverente e muito alegre, esta cozinha em tons de laranja ganha lustres com cúpula preta. Para garantir harmonia com a paleta de cores, seu interior possui o mesmo tom visualizado por todo o ambiente.

32. Um cantinho diferenciado

Foto: Reprodução / Nautilo Arquitetura

Apesar de ser integrada com a sala de TV, esta cozinha destaca-se por seu visual cheio de personalidade e estilo. Fixados em alturas diferentes, o trio de lustres garante a iluminação necessária para a charmosa bancada.

33. Sobre a mesa de jantar

Foto: Reprodução / Pura! Arquitetura

Apesar de suas medidas discretas, a pequena mesa de jantar fica acomodada no cantinho da cozinha. Garantindo destaque para a peça, um lustre branco e dourado proporciona a bela iluminação focada.

34. Ajudando a clarear o ambiente

Foto: Reprodução / Daniel Carvalho

Em uma cozinha de tons escuros, nada melhor do que apostar em uma luminária branca para garantir iluminação e contraste ao ambiente.

35. Compondo a bela paleta de cores

Foto: Reprodução / Asenne Arquitetura

Com visual ousado, esta cozinha elegeu cores fortes como o amarelo, preto e dourado para sua decoração. A dupla de luminárias segue esta premissa.

36. Conferindo requinte à bancada

Foto: Reprodução / Maciel & Maira Arquitetos

Em formato de trilho de cristais, este pequeno lustre garante o detalhe que faltava para garantir mais charme a uma cozinha em tons escuros.

37. Visual rústico e moderno ao mesmo tempo

Foto: Reprodução / Studio Boscardin.Corsi

Para esta cozinha com pegada industrial, a dupla de lustres com correntes aparentes garante mais informação visual.

38. No mesmo tom da bancada

Foto: Reprodução / Concept Interiores

Um bom exemplo de como o lustre pode ser o diferencial de uma cozinha: com a mesma cor da bancada, os dois elementos se destacam no ambiente em tons de preto, cinza e branco.

39. Se o tamanho for reduzido, melhor apostar em duas peças

Foto: Reprodução / Luciana Ribeiro

Aposta ideal para quem deseja iluminar uma área maior do que o foco do lustre permite é utilizar dois itens idênticos para a decoração.

40. Complementando o estilo decorativo

Foto: Reprodução / Saia Arquitetura

Posicionado sobre a bancada que separa a cozinha do restante da residência, os lustres possuem o mesmo estilo decorativo visualizado pela casa toda.

41. Como elemento principal

Foto: Reprodução / PJV Arquitetura

Aqui o lustre não é utilizado com a função de iluminar um local específico da cozinha, mas como elemento decorativo principal do espaço.

42. Presente até nos menores espaços

Foto: Reprodução / Maria Helena Torres

Esta residência com tamanho reduzido ganha mesa anexa à bancada com lustre fixado sobre ela. A cor preta é a mesma visualizada em outros elementos da cozinha.

43. Luz suave, ambiente aconchegante

Foto: Reprodução / Ana Maria Dickow

Essa é uma amostra de como elementos de iluminação pontuais podem fazer a diferença na hora de ambientar a cozinha.

44. Metais, para um visual futurístico

Foto: Reprodução / Graça Brenner

Além do formato diferenciado e do brilho prateado conferido pelos pendentes sobre a bancada, a cozinha ainda ganha uma fita de LED fixada ao armário para um visual mais futurista.

45. Simulando materiais frágeis

Foto: Reprodução / Meireles + Pavan

Para uma cozinha contemporânea, um lustre cheio de personalidade. Com visual irreverente, sua cúpula simula papel amassado.

46. Vale apostar em formatos diferentes

Foto: Reprodução / Karina Garcia

Quem busca um visual mais descontraído pode apostar em formatos diferentes de um mesmo modelo de lustre. A composição com os três garante mais estilo ao ambiente.

47. Em modelos aramados

Foto: Reprodução / Larissa Reis

Conferindo um ar industrial ao ambiente em tons de preto e madeira, a dupla de lustre garante a iluminação necessária para as refeições.

48. Se destacando com um tom destoante

Foto: Reprodução / Camila Tiveron

O trio de pequenos pendentes possui sua cúpula na cor cobre, tom que não é visualizado no restante o ambiente, garantindo destaque os lustres.

49. Um ambiente preto, branco e cinza

Foto: Reprodução / Ana Mendes

Com visual contemporâneo, o lustre possui acabamento metálico, no mesmo tom visualizado nos eletrodomésticos do ambiente.

50. Tons de marrom para um ambiente aconchegante

Foto: Reprodução / Okna Arquitetura

Não é segredo que o uso da madeira em seu tom natural deixa o ambiente mais aconchegante. Para combinar com os móveis, a cúpula do lustre ganha a mesma cor.

51. Um pequeno detalhe faz a diferença

Foto: Reprodução / Fernanda Salvagni

Apesar de possuir seu exterior na cor branca, a dupla de pendentes conta com a o mesmo tom de vermelho utilizado na decoração do ambiente em seu interior e fio elétrico.

52. Utilizando uma maxi-lâmpada

Foto: Reprodução / AM Arquitetura e Interiores

Além de possuírem seus exteriores aramados, estes pendentes ganham ainda mais destaque devido ao tamanho generoso da lâmpada utilizada.

53. Uma cúpula redonda para uma mesa redonda

Foto: Reprodução / TAED Arquitetura

Contando com a mesa de jantar em anexo à cozinha, o modelo de luminária eleito harmoniza-se perfeitamente com o formato do móvel.

54. Formando um conjunto com o lustre da sala de jantar

Foto: Reprodução / Solange Figueiredo

Para quem busca utilizar lustres em locais diferentes de um espaço integrado, uma boa opção é apostar em modelos semelhantes com pouca variação de tamanho ou formato.

55. Como elemento diferenciado

Foto: Reprodução / Timenetsky Sallum

Nesta cozinha com estilo americano, a mesa de madeira fica posicionada ao centro. Sobre ela, um lustre de visual marcante garante o diferencial do espaço.

56. Decorando a cozinha gourmet

Foto: Reprodução / Claudine Gottardo

Novamente posicionados sobre a bancada, o trio de lustres possui modelo semelhante, com pouca variação em seus modelos, garantindo um visual mais descontraído ao ambiente.

57. Visual industrial em espaço reduzido

Foto: Reprodução / Rehabitat

Se bem planejado, ambientes com qualquer tamanho podem ficar belos com a ajuda de um estilo decorativo de personalidade. Elegendo o estilo industrial, esta cozinha ganha luminárias de acordo.

58. Como elemento de destaque no espaço integrado

Foto: Reprodução / MC3 Arquitetura

Buscando o bom aproveitamento do espaço, aqui a cozinha, sala de jantar e sala de TV são integradas. O lustre posicionado sobre a bancada torna-se destaque no espaço.

59. Cheio de pompa e elegância

Foto: Reprodução / Fernanda Duarte Interiores

Posicionado acima da mesa de jantar situada junto à cozinha, o lustre de cristal garante requinte e beleza a qualquer ambiente.

60. Em harmonia com a rodabanca

Foto: Reprodução / Priscilla Borges

Aqui, o tom escolhido para os lustres é o mesmo visualizado no revestimento utilizado na rodabanca, deixando a cozinha em harmonia.

61. Que tal cristais dourados?

Opção certeira para quem busca um visual mais clássico à sua cozinha, aqui o lustre de cristais possui tom dourado, enriquecendo o visual.

62. Uma cozinha em tons sóbrios

Foto: Reprodução / Maria Fernanda Pereira

Com mobiliário na cor preta e cadeiras em trama natural, os lustres em tom de cobre arrematam o visual.

63. Um charme de lustre!

Foto: Reprodução / Isadora Martel Interiores

Possuindo formato circular, a peça foi posicionada sobre a bancada em tons claros. Seu design diferenciado assemelha-se a inúmeros cristais iluminados.

64. E porquê não um modelo transparente?

Foto: Reprodução / KC Arquitetura

Apesar de normalmente possuir cor ou acabamento metálico, a cúpula transparente garante destaque à lâmpada com um estilo irreverente.

65. Uma mesa ou uma bancada?

Foto: Reprodução / Carla Veloso

Aqui a ilha ganha ares de mesa de jantar, possuindo lugares espalhados por sua extensão e espaço reservado para o fogão. O trio de lustres acompanha o visual da coifa.

66. Mix de formatos

Foto: Reprodução / Personnalité Arquitetura

Outro exemplo de como uma composição utilizando lustres semelhantes, porém com formatos variados, pode deixar o visual da cozinha mais interessante.

67. A opção prática e bela

Foto: Reprodução / Karina Garcia

Lustres com este formato de cúpula garante facilidade e praticidade na hora da limpeza, além de evitar acúmulo de poeira e outros tipos de sujeira.

68. Para as boas companhias

Foto: Reprodução / Arquiteto na Obra

Se a cozinha possuir ilha ou península, o melhor local para adicionar pendentes é sobre a bancada, garantindo a iluminação ideal para os convidados.

69. Utilizando os mesmos tons do mobiliário

Foto: Reprodução / Mônica Spada Durante

Para quem busca lustres que deixem o ambiente mais harmônico, uma boa opção é apostar em modelos com as cores utilizadas na paleta de decoração da cozinha.

70. Uma dupla de estilo

Foto: Reprodução / Bernal Projetos

Apesar de seu tamanho, esta dupla de lustres prateados garante a iluminação perfeita para a bancada e para a mesa de jantar embutida.

71. Diferentes alturas, estilo na certa

Foto: Reprodução / Flavio Vila Nova

Para quem não tem medo de ousar, vale fixar os lustres em alturas variadas, garantindo um visual mais interessante e cheio de personalidade.

72. Acompanhando o formato da bancada

Foto: Reprodução / Marcia Ebert

Buscando garantir um visual simétrico e belo, uma boa dica é fixar os pendentes na mesma posição que a bancada, independente do formato que ela tiver.

73. Na altura certa para arrasar

Foto: Reprodução / Flavio Vila Nova

Buscando dar destaque aos itens, vale fixá-los a uma altura em que seu foco de iluminação seja efetivo e seja possível observá-los de perto.

74. Luminária preta é uma boa pedida

Foto: Reprodução / Aceituno Arquitetos

Além de combinar com diferentes estilos decorativos, esta peça possui presença marcante, incrementando o visual da cozinha.

75. Cuidado com o tamanho escolhido

Foto: Reprodução / Dib Studio

Se o lustre for posicionado ao lado da coifa, é necessário certo cuidado na hora de eleger o modelo ideal, para que o ambiente não fique sobrecarregado.

76. Contando com outros elementos de iluminação

Foto: Reprodução / Aceituno Arquitetos

Para garantir que o ambiente não fique muito escuro, a dupla de lustres é acompanhada por plafons e diversos focos de luzes espalhados pelo ambiente.

77. No mesmo tom da parede

Foto: Reprodução / Sca Ipanema

A mesma cor utilizada para a pintura da parede também é visualizada na parte externa da cúpula da dupla de lustres, medida ideal para um resultado discreto e harmônico.

78. Que tal apostar em uma estampa diferenciada?

Foto: Reprodução / J+M Arquitetura e Interiores

Optar por lustres que possuam cúpula com padronagem garante um visual mais rico ao ambiente. Vale utilizar formas geométricas ou arabescos.

79. Para uma decoração temática

Foto: Reprodução / Kli Arquitetura

Vale adicionar elementos culturais na decoração da cozinha, para deixar seu estilo mais personalizado. Aqui o lustre modelo lanterna japonesa cumpre bem este papel.

80. Como forma de iluminação indereta

Foto: Reprodução / Arte e Arquitetura

Posicionados sobre a bancada, quando acesos, os lustres ajudam a criar um clima mais aconchegante, além de garantir destaque à bela flor.

Assim como em qualquer outro ambiente, como quarto, sala de tv ou sala de jantar, apostar em um projeto luminotécnico bem elaborado pode fazer a diferença na cozinha. Seja adicionando iluminação para garantir mais funcionalidade ou com papel decorativo, um belo lustre pode ser a opção que faltava para conferir mais charme ao seu lar. Escolha seu modelo favorito e aposte!