Lustres: 50 ideias de como caprichar na iluminação da sala

Escrito por Andressa Oliveira

Foto: Reprodução / Christina Hamoui

Os lustres podem ser protagonistas na sua sala, iluminando o ambiente com peças marcantes, com estilo e elegância. Além de ser utilizado para a iluminação do ambiente, um belo lustre faz a diferença na decoração da sua casa. Um lustre pode mudar totalmente o aspecto do espaço ou complementar a decoração.

Para iluminar com graciosidade a sua sala você pode optar por vários modelos de lustres ou pendentes. A principal diferença é que os lustres possuem várias ramificações e precisam de várias lâmpadas. Enquanto que para os pendentes é necessário apenas uma lâmpada e a sua iluminação é focada. Investir em um lustre é uma boa opção para garantir uma iluminação com uma atmosfera intimista e cheia de beleza para a sala.

Essas peças podem ser de vários materiais, tamanhos e formatos. Por isso, diante de tantas opções, fique sempre atento ao escolher o modelo do seu lustre. Opte sempre por peças proporcionais ao tamanho do ambiente ou da mesa que irá iluminar. Um lustre muito grande ou muito pequeno pode ficar desproporcional. Outro ponto importante ao escolher o tamanho é não deixar que o lustre atrapalhe a visão das pessoas ou cause ofuscamento. Portanto, ajuste a altura da luminária para evitar o desconforto visual. O estilo da decoração desejada também deve ser levado em consideração na hora da escolha, bem como o orçamento disponível. Confira a seguir 50 opções de lustres e pendentes com dicas e sugestões para iluminar a sua sala:

1. Requinte na iluminação e decoração

Foto: Reprodução /MJ Arquitetura

Nessa sala de estar, o lustre grande e volumoso valoriza a altura elevada e o amplo espaço do ambiente, e ainda confere conforto com uma iluminação suave e charme para a decoração cheia de requinte em tons clássicos.

2. Lustre delicado e elegante

Foto: Reprodução / Paula Magnani Freitas

Os traços orgânicos e delicados com várias ramificações desse lustre com design moderno acrescenta elegância e personalidade para a decoração suave dessa sala, que segue uma paleta de cores claras e neutras.

3. Lustre minimalista

Foto: Reprodução /Camila Klein Arquitetura

O destaque nessa sala fica por conta da elegância do lustre minimalista com perfil circular metálico. A harmonia entre o mobiliário e a paleta de cores acinzentada fica incrível quando aliadas a materiais como o vidro. O lustre garante todo o charme do ambiente.

4. Sala contemporânea com lustre escultural

Foto: Reprodução / As Design Arquitetura

O desenho do lustre pode ser uma atração por si só. Nessa sala com decoração contemporânea e compacta, com jantar e estar integrados, o destaque é todo do design moderno e arrojado do lustre.

5. Sala rústica com elegância

Foto: Reprodução / Debora Aguiar Arquitetos

Como tem estrutura de ferro, o lustre tem seu aspecto suavizado pela presença de cúpulas e pedras. Os adornos na peça adicionam um toque de elegância na decoração dessa sala com estilo rústico, que utiliza vários tipos de texturas na sua composição e madeira.

6. Sala cheia de brilho

Foto: Reprodução /Iara Kilaris

O lustre retangular acompanha o desenho da mesa de centro e assim traz equilíbrio de formas, além disso harmoniza com o estilo atemporal do mobiliário. Seus pequenos pendentes de cristais refletem a iluminação e adicionam brilho para sala.

7. Lustre nobre e sofisticado

Foto: Reprodução /Cioli Arquitetura

Nessa sala, tons terrosos como o vermelho e o marrom são acompanhados de acabamentos como a madeira e o couro, que combinam super bem. A decoração ainda é complementada por um lustre no estilo clássico, que preenche o amplo espaço da sala de forma nobre e sofisticada.

8. Lustre em destaque

Foto: Reprodução / Tria Arquitetura

O lustre com seu formato dinâmico e tom acobreado ganha destaque sobre a mesa de jantar nessa sala integrada que explora cores marcantes, mobiliário em tons claros com toque amadeirado e formas que agradam o olhar.

9. Lustre escultural

Foto: Reprodução/ Christina Hamoui

O lustre escultural com design moderno inspirado nos candelabros, além de ser uma atração, traz aconchego ao reunir a família na sala na hora das refeições com uma iluminação suave e harmoniosa.

10. Lustre na lateral

Foto: Reprodução/Juliana Pippi

O lustre posicionado ao lado do sofá cria um ponto de destaque no canto, adiciona estilo e uma iluminação aconchegante para a sala sem atrapalhar a visão, nem a circulação pelo ambiente.

11. Sala minimalista e atemporal

Foto: Reprodução / Ambidestro

Nessa pequena sala integrada, o lustre preto apresenta um design sofisticado que incorpora a lâmpada no desenho da peça, e ainda acompanha a decoração minimalista e atemporal do ambiente.

12. Lustre clássico e moderno

Foto: Reprodução /Cioli Arquitetura

Com tons neutros, o destaque nessa sala é todo do lustre de cristal, um elemento clássico que, acompanhado de uma cúpula de vidro, deixa o ambiente mais moderno e suaviza a iluminação na sala.

13. Lustre na combinação preto e branco

Foto: Reprodução / Monise Rosa

O lustre linear prateado se destaca na combinação do preto com o branco e deixa o ambiente moderno e chique, além disso, seus pequenos pendentes de cristais espalham a iluminação que vem de cima e criam uma atmosfera intimista para a sala.

14. Lustres grandes, espaços amplos

Foto: Reprodução /MJ Arquitetura

Lustres grandes devem ser usados em espaços amplos para ficarem proporcionais ao ambiente e se destacarem, como nessa sala para qual o lustre confere sofisticação para a decoração simétrica e com cores neutras.

15. Lustres em dupla

Se um é bom, imagine dois! Nessa sala, a dupla de lustres com cúpulas de tecidos em tom dourado são pontos de cor na decoração com paleta de cores neutras e suaves. Utilizados em frente ao espelho, contribuem para deixar o ambiente mais amplo.

16. Mix de estilos

Foto: Reprodução/Laje 54 Arquitetura

Para uma decoração jovem e descontraída, o lustre com vários fios e lâmpadas aparentes é uma boa alternativa, como nessa sala integrada, em que a peça é destaque na mistura de estilos escandinavo e industrial.

17. Sala ampla com lustres delicados

Uma alternativa para espaços amplos é utilizar mais de um lustre. Nesta sala, por exemplo, lustres semelhantes e com formato delicado preenchem o amplo espaço com sofisticação e criam uma atmosfera com uma iluminação harmoniosa e suave.

18. Lustre simples e cheio de estilo

Foto: Reprodução/Spaço Interior

O lustre minimalista composto por vários perfis lineares justapostos destaca o efeito da iluminação no ambiente e ilumina a sala de forma indireta e confortável, além de acrescentar estilo na decoração tradicional com cores neutras.

19. Sala com lustre clássico na lateral

Foto: Reprodução /Paula Magnani Freitas

Essa sala combina o estilo clássico do lustre com uma decoração contemporânea. O tom escuro do lustre se destaca no ambiente com predominância de cores claras, e o seu formato preenche a altura elevada sobre a mesa lateral.

20. Sala com dois lustres

A elegância vem em dobro com uma iluminação com dois lustres nessa sala. Os lustres de cristais são detalhes luxuosos nessa sala que aposta em tons neutros, acinzentados e toques de madeira.

21. Decoração atemporal e lustre clássico

Foto: Reprodução /MJ Arquitetura

A decoração atemporal com tons claros cria um ambiente clean, mas as paredes brancas com molduras (conhecidas como boiseries) junto com o maravilhoso lustre de cristal dão o toque clássico para a sala.

22. Sala com lustre divertido e funcional

Foto: Reprodução / Matú Arquitetura

Nessa sala, a iluminação é destaque com um ar divertido e diferenciado, com dois lustres em formatos geométricos e com cores alegres que, além de iluminar, funcionam como peças decorativas no ambiente.

23. Sala contemporânea com lustre de cristal

Foto: Reprodução/ Camila Klein Arquitetura

A decoração contemporânea também aceita o lustre de cristal. A variação com a cúpula em tecido suaviza o cristal no lustre e cria uma atmosfera intimista na iluminação. Além disso, a cúpula preta é um contraponto ao mobiliário branco da sala e, por isso, se destaca.

24. Rústico e aconchegante

Foto: Reprodução / Liliana Zenaro

A decoração rústica dessa sala é composta por mobiliário de madeira, base de tons claros com toque de tons terrosos, tijolos à vista e um belo lustre de ferro. Com pequenas cúpulas, o lustre mantém o toque rústico e deixa o ambiente e a iluminação muito mais aconchegante.

25. Sala ampla e lustre delicado

O lustre com formato orgânico e delicado valoriza a altura elevada do pé direito da sala. O lustre com design contemporâneo se destaca com suas várias camadas e com sua textura no ambiente de tom predominantemente branco.

26. Elegância na transparência

Foto: Reprodução/Batistelli

O suntuoso lustre transparente se destaca pelo seu formato e adiciona elegância ao espaço de tons escuros e sóbrios. A transparência confere leveza e suavidade para o lustre em contraponto com a robustez da mesa na sala.

27. Pendentes laterais cheios de estilo

Foto: Reprodução/ Flávio Castro

Os pendentes com design contemporâneo e ares minimalistas (assim como as cadeiras em cor vibrante) são os destaques nessa sala. Juntos eles adicionam estilo e identidade para o espaço com base neutra.

28. Simplicidade na iluminação

Foto: Reprodução / Tria Arquitetura

Com formato definido e tamanho modesto, o lustre com tom semelhante ao utilizado no mobiliário complementa muito bem a decoração dessa sala integrada que investe em texturas de cimento queimado, madeira e mobiliário de linhas simples.

29. Sofá e lustre clássicos

Foto: Reprodução / Estudio Pantarolli Miranda

Os tons marrons prevalecem nesta sala, que mistura elementos contemporâneos e clássicos, como o sofá Chesterfield e o lustre de cristal, que dão o toque de elegância ao ambiente.

30. Lustre metalizado

Foto: Reprodução / Lídia Maciel

A decoração na sala segue uma linha futurista, com tom monocromático branco. Os lustres com cúpulas metalizadas fazem alusão à tecnologia e deixam o ambiente sofisticado e elegante.

31. Delicadeza e estilo

Foto: Reprodução /Figueiredo Fischer Arquitetos

O lustre com desenho delicado traz a tendência das lâmpadas aparentes. Sua estrutura em hastes se destaca e combina com o estilo arrojado e jovial da sala, que tem mobiliário com cores vibrantes como o laranja.

32. Lustre em destaque

Nessa sala, o pequeno lustre de cristal acima da mesa lateral serve como peça decorativa e torna-se o centro das atenções dentro do ambiente, e a sua iluminação cria um clima suave e confortável na sala.

33. Trio de pendentes

Foto: Reprodução / Casa 2 Arquitetos

Para preencher o comprimento da mesa foram usados três pendentes que são semelhantes, mas com variações nas cúpulas. O destaque do trio fica por conta do seu formato, e sua cor acompanha a base neutra na decoração contemporânea e jovem da sala.

34. Iluminação e sala no estilo industrial

Foto: Reprodução /PM Arquitetura

Os eletrodutos e vigas de concreto aparentes junto com o pendente metalizado trazem um ar industrial, que contrasta perfeitamente com o mobiliário moderno, além de fazer a combinação perfeita para essa sala.

35. Pendente para espaços amplos

Foto: Reprodução/Marcio Kogan

O pendente faz jus ao amplo espaço da sala, e seu comprimento permite que a iluminação seja feita de forma mais focada. Seu aspecto se assemelha aos revestimentos de madeira, juntos eles criam uma sensação de aconchego e intimidade para a monumentalidade do ambiente.

36. Predominância de tons claros, até no pendente

Foto: Reprodução/Debora Aguiar Arquitetos

O pendente pode complementar a decoração, como nesta sala em que a predominância de tons claros é acompanhada pelo pendente. Em tecido, a peça aparece no ambiente de forma sutil e suave.

37. Pendentes para destaque

Foto: Reprodução/ Spaço Interior

Os lustres também podem destacar texturas e revestimentos em alto relevo. Nesta sala, os pendentes na lateral destacam o revestimento na parede, e a iluminação focada reflete os desenhos na mesa lateral. Além disso, complementam a iluminação suave na sala.

38. O lustre como peça de antiguidade

Foto: Reprodução / Korman Arquitetos

O ambiente de arquitetura simples, com paredes brancas e toques de cor azul, mescla o mobiliário moderno com peças de antiguidade, como o lustre. Peças que carregam histórias e enchem de personalidade a decoração dessa sala.

39. Elegância na sala

O lustre de cristal clássico confere graciosidade ao ambiente e adiciona elegância para a decoração contemporânea da sala. Sua iluminação suave deixa o espaço mais aconchegante e confortável.

40. Pequeno e elegante

Foto: Reprodução / Larsson.Mantovani

O lustre pequeno e delicado deixa essa sala cheia de elegância e se destaca com o uso de cores neutras no ambiente. Usado em frente ao espelho, o lustre colabora para dar a sensação de um o espaço mais amplo.

41. Cor marcante

Foto: Reprodução /Barino Estudio: Interiores

Pendentes com cores marcantes são sempre peças de destaque no ambiente. Nessa sala, a peça vibrante divide o seu protagonismo com o revestimento cimentício tridimensional.

42. Simplicidade e elegância

Foto: Reprodução / Paula Magnani Freitas

O lustre em tom suave e de linha simples se destaca com delicadeza nessa sala que prioriza o conforto na decoração e deixa o ambiente com uma iluminação mais aconchegante. Sua posição lateral não atrapalha a circulação no ambiente, nem a visão das pessoas.

43. Lustre redondo de cristal

Foto: Reprodução/Sandra Picciotto

Pra quem deseja um lustre luxuoso, mas quer fugir do modelo clássico, uma opção é esse modelo de lustre redondo com várias camadas. Esse tipo de lustre é uma versão que também deixa o ambiente mais elegante.

44. Lustre rústico e mix de texturas

Foto: Reprodução/Cioli Arquitetura

O lustre com estilo rústico deixa o ambiente menos delicado mas, ainda assim, elegante. Este tipo de lustre permite criar uma decoração com mix de texturas, como a dessa seja, com listras e madeira.

45. Iluminação charmosa e aconchegante

Foto: Reprodução/ Spaço Interior

O modelo de lustre de cristal com cúpula de tecido em tom claro tem seu formato amenizado e ilumina de forma mais suave o ambiente. Nessa sala com decoração tradicional, esse modelo deixa o espaço muito mais charmoso e aconchegante.

46. Lustre de cobre

O lustre de cobre é uma peça bela e versátil, que harmoniza com vários estilos de decoração. Nessa sala, os modelos são fascinantes e contemporâneos, além de combinarem muito bem com a decoração sofisticada do ambiente.

47. Sala pequena com lustre cheio de charme

Lustres também ficam bem em espaços pequenos, desde que o tamanho do modelo seja proporcional ao ambiente. Essa sala, por exemplo, apesar de ter espaço reduzido, esbanja charme na decoração com um pequeno lustre.

48. Sala e lustre coloridos

Foto: Reprodução /AM. Studio

Nessa sala, o colorido é o elemento principal na decoração. As cores são utilizadas, sem exageros, em alguns mobiliários e acessórios, como o pendente, e deixam o ambiente integrado mais alegre e cheio de vida.

49. Sala com tons escuros, inclusive no lustre

Foto: Reprodução / Spaço Interior

Essa sala aposta na decoração com elementos na cor preta, inclusive no lustre. O modelo com cúpula escura, mas com transparência, não esconde a elegância do lustre de cristal e deixa o ambiente mais atraente e interessante.

50. Lustre retangular

Foto: Reprodução/Camila Klein Arquitetura

O modelo de lustre retangular e formato definido foi utilizado sobre a mesa, que tem o mesmo formato. Essa combinação garante equilíbrio para a sala. Como a peça figura em frente ao espelho, cria ainda a sensação de amplitude no ambiente.

Quem não gosta de ter um belo lustre em sua sala, não é mesmo? Com essas dicas e inspirações fica fácil escolher um modelo para o seu lar que combine com o seu estilo e com a sua sala. Invista nessa peça!

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS