Lustres para quarto: 80 modelos em projetos lindos para te inspirar

Escrito por Ana Kordelos

Foto: Reprodução / Maurício Karam

Ambiente do lar destinado a momentos de relaxamento e tranquilidade e que ajuda a recarregar as baterias ao fim do dia, o quarto merece atenção especial no momento de decorá-lo.

Partindo da escolha de uma confortável cama e local para guardar as vestimentas, existem várias opções de objetos decorativos que ajudam a incrementar o visual, adicionando função e estilo ao espaço.

Confira a seguir uma seleção de quartos com lustres em estilos, tamanhos e cores diversas, e inspire-se para adicionar este item na decoração do seu lar:

1. Com formato moderno e cores escuras

Foto: Reprodução / Estúdio UVVA

Utilizado como um pendente na região da cama e escrivaninha, aqui o lustre possui tons escuros, tanto na parte interna como na externa, com ar contemporâneo e proporcionando uma iluminação focalizada.

2. Holográfico, para um visual cheio de cor

Foto: Reprodução / Andrea Murao

Com tamanho avantajado e fitas em cores holográficas, este lustre é o elemento que faltava para coroar o uso de tons variados em um quarto cheio de alegria e vivacidade.

3. Dois modelos diferentes, com muito conceito e beleza

Foto: Reprodução / Histórias de Casa

Enquanto o lustre fixado no centro do ambiente se assemelha a uma folha de papel amassado, o lustre utilizado como pendente ao lado da cama, confeccionado em arame, confere ares industriais ao espaço.

4. Deixando o quarto infantil mais encantador

Foto: Reprodução / Janaína Moura

Confeccionado com cristais e arame, em uma estrutura que se assemelha a uma cúpula ou coroa, o lustre é elemento fundamental para deixar o quarto ainda mais belo.

5. Em formato quadrado com cascata de cristais

Foto: Reprodução / Melissa Bulla Baron

As opções em formato quadrado são uma ótima alternativa para quem deseja fugir do tradicional e adicionar requinte e sofisticação, como esta bela luminária.

6. Modelo tradicional, com tamanho avantajado

Foto: Reprodução / Brunete Fraccaroli

Os modelos mais tradicionais de lustres contam geralmente com cristais e estrutura metálica cheia de curva, garantindo beleza e charme a qualquer ambiente.

7. Ao invés de abajur, lustres

Foto: Reprodução / Vanja Maia

Com tamanho um pouco menor do que o convencional, estes lustres foram posicionados acima do criado-mudo, de cada lado da cama, eliminando a necessidade de um abajur para uma luz mais suave.

8. Um lustre ou um abajur?

Foto: Reprodução / Eduarda Corrêa

Com o formato que foge do convencional, esta opção de iluminação confunde a quem o admira. Com inúmeros cristais fixados em uma base metálica, é difícil dizer se o abajur imita um lustre, ou o lustre que imita um abajur.

9. Com cúpula arredondada e cristais avantajados

Foto: Reprodução / Aquiles Nícolas Kílaris

Como o quarto possui detalhes em círculos, tanto nas paredes quanto no teto, nada melhor do que optar por um lustre que siga este estilo, complementando a decoração.

10. De cada lado da cama, uma luminária diferente

Foto: Reprodução / Maurício Karam

Apesar de serem peças diferentes, tanto o abajur quanto o lustre pendente possuem estilos que se complementam, criando uma harmonia no espaço.

11. Com menos glamour, mas não menos beleza

Foto: Reprodução / Fernanda Duarte Interiores

Substituindo os tradicionais cristais por outros materiais, é possível incrementar a decoração do quarto. Garantindo mais facilidade no momento da limpeza, este modelo também é capaz de deixar o quarto mais charmoso.

12. Lustres duplos para ambiente integrado

Foto: Reprodução / PMZ Arquitetura

Como este ambiente integra o quarto e sala em um loft cheio de estilo, nada melhor do que apostar em dois modelos iguais de lustres, com metais dourados e design contemporâneo.

13. Quanto mais detalhes, melhor

Foto: Reprodução / Roberto Migotto

Em um ambiente com mobiliário mais simples, um lustre bem elaborado torna-se o destaque. Com metais em dourado, pendentes de cristais e cúpulas na cor branca, este elemento é de tirar o fôlego!

14. Como elemento principal de iluminação

Foto: Reprodução / GhiorziTavares Arquitetura

Contando com o lustre pendente para ser a principal fonte de iluminação, este quarto conta apenas com singelas arandelas ao lado da cama e uma fita de LED embutida na cabeceira.

15. Articulados, para seu melhor posicionamento

Foto: Reprodução / Suite Arquitetos

Eliminando a necessidade do uso de abajures ao lado da cama, esta dupla de lustres possui braço articulado, permitindo seu posicionamento de acordo com a necessidade.

16. Combinando perfeitamente com a decoração do ambiente

Foto: Reprodução / Bender Arquitetura

O estilo clássico foi o escolhido para decorar este ambiente, com móveis de design marcante e muito dourado. Com o lustre não poderia ser diferente, muito estilo e pompa em um só elemento.

17. Adicionando contrastes na decoração

Foto: Reprodução / CR2 Arquitetura

Em um ambiente com móveis de estilo rústico, o design minimalista e contemporâneo do lustre adiciona contrastes, deixando o visual mais interessante.

18. Elegância em cada detalhe

Foto: Reprodução / Marcia Arcaro

Para um quarto tão luxuoso que possui sua própria lareira, um lindo e imponente lustre de cristal. O espelho e a cabeceira seguem o mesmo estilo requintado, resultando em um ambiente harmônico e belo.

19. Modelo tradicional, com muitos pendentes de cristais

Foto: Reprodução / Gabriela Herde

Este ambiente ganha um dos modelos mais tradicionais de lustres, com pendentes de cristais. Como possui muitas peças, é recomendável limpeza periódica, de modo que não acumule pó.

20. Mix de materiais em uma bela peça

Foto: Reprodução / Ticiana Toniolo Leppo

Com a cúpula em tecido branco, este lustre recebe pendentes de cristais, resultando em uma bela mistura de materiais, em uma peça com visual único e cheio de estilo.

21. Para um visual mais lúdico e divertido

Foto: Reprodução / Schaelly Campos

Em quartos infantis, uma boa pedida é apostar em lustres divertidos, que simulem brinquedos ou que possuam formatos diferenciados. Aqui, o lustre em formato de balão faz toda a diferença.

22. Aposte em formas ousadas

Foto: Reprodução / Roberto Migotto

Quando mais diferenciado o formato e materiais utilizados, mais o lustre se destacará no ambiente. Aqui, com formato de folhas e cor rosé gold, coroa a decoração suave.

23. A beleza do dourado em meio ao branco

Foto: Reprodução / Gabriela Herde

Os dois elementos que tiram este quarto do visual comum são o papel de parede em tons escuros e o lustre em metal dourado. Sem eles, este seria apenas um ambiente com visual básico e uso da cor branca.

24. Combinando com os abajures

Foto: Reprodução / Graziela Von Muhlen

Se mais um elemento decorativo para a iluminação é utilizado, o ideal é que eles estejam em harmonia. Este ambiente é um belo exemplo, com o lustre utilizando cúpulas semelhantes ao modelo utilizado pelos abajures.

25. Espelhos são uma ótima opção

Foto: Reprodução / Michele Luz

Adicionar um espelho para que o lustre seja refletido é uma boa opção para valorizar ainda mais esta peça. Assim, todos seus detalhes e beleza serão vistos por todo o cômodo.

26. Visual singelo, mas com muito estilo

Foto: Reprodução / Bender Arquitetura

Como este quarto já possui elementos marcantes, com cores vivas, uma boa saída foi adicionar um lustre de visual mais simples, porém não menos charmoso.

27. Uma chuva de cristais

Foto: Reprodução / Aquiles Nícolas Kílaris

Com o visual diferenciado, este lustre possui formato arredondado e conta com pendentes de cristais de tamanho reduzido, resultando em um efeito diferenciado, assemelhando-se a gotas de chuva.

28. Um toque de dourado

Foto: Reprodução / Érica Salguero

Apesar dos modelos mais comuns possuírem metais em tom prateado, os lustres dourados estão ganhando cada vez mais espaço no mercado, se tornando uma ótima opção para mudar o visual de qualquer ambiente.

29. Texturas e padrões para um visual todo especial

Foto: Reprodução / Vanja Maia

Ao optar por um lustre com cúpula, é possível adicionar texturas, padrões e até cores diferenciadas, incrementando o visual da peça.

30. Posicionado no centro do quarto

Foto: Reprodução / AS Engenharia e Arquitetura

Versátil, este elemento de iluminação pode ser posicionado em locais variados dentro do quarto, sendo o mais comum ao centro do teto, de forma a iluminar uniformemente o espaço.

31. Que tal uma cúpula com a mesma estampa da parede?

Foto: Reprodução / Vanja Maia

Ainda no preceito de apostar em materiais e padrões diferentes na cúpula, com este exemplo é possível comprovar a eficácia do lustre em adicionar mais charme e beleza ao ambiente. Note que o tecido é o mesmo aplicado na parede.

32. Mix de estilos em três luminárias

Foto: Reprodução / Paola Ribeiro

Utilizando três modelos diferentes para iluminar o ambiente, este quarto ganha dois pendentes distintos fazendo as vezes de abajures, enquanto o lustre com visual único foi fixado no teto com pé direito alto na altura dos pés da cama.

33. Modelo modesto, mas com muito estilo

Foto: Reprodução / Arquitetando Ideias

Em um quarto com estilo marcante, que utiliza de parede com tijolos aparentes e cores vibrantes no mobiliário, o lustre pendente laranja foi posicionado ao lado da cama, proporcionando função e beleza ao espaço.

34. Um efeito decorativo sem igual

Foto: Reprodução / Guardini Stancati

Contando com uma cúpula dourada e cheia de recortes, os lustres foram fixados acima dos criados-mudos. Quando ligados, resultam em belos e exclusivos desenhos.

35. Acompanhando a paleta de cores do ambiente

Foto: Reprodução / Kali Arquitetura

Se o lustre for um elemento decorativo extra, sem ser a estrela do ambiente, uma boa opção é optar por um modelo que possua os mesmos tons utilizados na decoração do restante do quarto.

36. Descontraído, assim como o restante do ambiente

Foto: Reprodução / Izabel Lessa

É importante que o estilo do lustre esteja em harmonia com o restante do ambiente. Neste exemplo, sua cor e disposição reflete o estilo descontraído do mobiliário e dos itens decorativos.

37. Luminárias diferentes para mesclar estilos

Foto: Reprodução / Sandra Pompermayer

Enquanto um lado da cama ganha uma luminária articulada, muito utilizada em ambiente empresarial, o outro lado quebra a seriedade da decoração com um pendente de cristais.

38. Um toque de cor em um ambiente neutro

Foto: Reprodução / Patrícia Kolian Pasquini

Como a paleta de cores deste ambiente segue em tons de bege, nada melhor do que adicionar um pouco de cor com uma luminária com estilo contemporâneo e tom vibrante.

39. O foco de luz ideal

Foto: Reprodução / Galpão Design

Posicionado acima da poltrona de amamentação, este lustre possui luzes variadas, onde cada interior de suas cúpulas é pintado de uma cor diferente.

40. Design minimalista, para um quarto cheio de detalhes

Foto: Reprodução / Leonardo Muller

Como o ambiente possui inúmeros objetos, com bastante informação visual, a escolha de um lustre sem muitos detalhes se mostra inteligente, não pesando na decoração.

41. Uma textura diferenciada faz a diferença

Foto: Reprodução / Luciane Mota

Em um ambiente com decoração com linhas retas e poucos móveis, nada melhor do que adicionar lustres pendentes cheios de estilo e beleza com textura e formatos irregulares para quebrar a seriedade do quarto.

42. Com um estilo futurista

Foto: Reprodução / Maria Claudia Nassar

Em um quarto cheio de estilo e com elementos de design futurista, o lustre arredondado segue as formas geométricas espalhadas pelo ambiente.

43. Com forma discreta, mas efetiva

Este lustre duplo quase não chama a atenção neste ambiente repleto de informações visuais, porém não deixa de cumprir com louvor sua missão.

44. Garantindo o contraste ideal

Foto: Reprodução / Marina Linhares

Em um ambiente com uma paleta de cores única, uma boa opção para adicionar um contraste é optar por um lustre com cor diferenciada, vibrante.

45. Saia do comum

Foto: Reprodução / CR Studio

Cada vez mais modelos com design diferenciado vem surgindo no mercado, capazes de adicionar beleza e exclusividade da decoração de qualquer ambiente.

46. Aposte em tecidos finos

Com a possibilidade de ser revestido dos mais diversos materiais, os lustres com cúpula se mostram uma versátil opção. Aqui, ele ganhou revestimento de tecido fino, muito semelhante ao encontrado nas cortinas.

47. Com visual discreto e funcional

Foto: Reprodução / Decore Planejados & Idélli

Com sua cúpula arredondada, este modelo de lustre garante que a luz seja direcionada para cima, resultando em uma iluminação mais suave e branda.

48. Para quem não tem medo de ousar

Foto: Reprodução / Andrea Bento

Em um quarto infantil temático, o que não pode faltar são cores e elementos decorativos variados. Para acompanhar esta decoração ousada, um lustre quadrado com cúpula listrada.

49. Mesclando-se à decoração

Foto: Reprodução / RBP Arquitetura e Interiores

Com seus metais pintados de branco e cúpulas em tom mostarda, este lustre se funde perfeitamente com a decoração primariamente em tons de branco e madeira.

50. Deixando todo o destaque para o painel

Foto: Reprodução / Casa Aberta

Em um quarto com um painel cheio de cores e figuras, o lustre deve possuir design simples, de modo que cumpra seu papel com estilo, porém sem interferir no destaque principal – que, nesse caso, é o grande painel.

51. Com visual inusitado na contramão do esperado

Foto: Reprodução / Studio Elen Saravalli

Como este ambiente possui um elemento do estilo clássico, como o papel de parede adamascado, o lustre vai na contramão do esperado e, em vez de seguir o mesmo estilo, adiciona informação visual com um visual mais contemporâneo.

52. Na cor branca, adicionando beleza

Foto: Reprodução / Edimara Carvalho

Como o ambiente conta com o uso de elementos em tom pastel, optar por um lustre com poucos pendentes de cristal e pintado na cor branca se tornou uma boa escolha para deixar o destaque ao mobiliário.

53. Seguindo os detalhes do ambiente

Foto: Reprodução / Bender Arquitetura

Com um duo de branco e azul, este quarto possui detalhes na forma de retângulos e quadrados. Desta forma, o lustre com pendentes de cristais seguindo o mesmo estilo foi a escolha ideal.

54. No centro do quarto, iluminando-o por completo

Foto: Reprodução / Arquitetura 8

Posicionado ao centro, este lustre com detalhes em forma de flores garante iluminação uniforme para as duas camas, cumprindo sua função e conferindo mais charme ao ambiente.

55. Estilos diferentes, complementando-se

Foto: Reprodução / Joana & Manoela

Enquanto o lustre posicionado ao lado da cama possui visual mais rústico com cúpula em madeira, o lustre posicionado ao centro do quarto ganha design futurista com formato arredondado e metais.

56. Porque apenas um lustre?

Foto: Reprodução / Tria Arquitetura

Para deixar o visual do quarto ainda mais divertido, quatro lustres com formatos iguais, porém cores diferentes, foram fixados próximos à janela.

57. Pendentes com formato circulares

Foto: Reprodução / Renata Basques

Possuindo visual que nos remete às tradicionais lanternas japonesas, os lustres foram fixados junto à cortina, a qual possui luzes de LED, garantindo um ambiente bem iluminado e cheio de charme.

58. Com um charme extra

Foto: Reprodução / 0e1 Arquitetos

Possuindo visual simples, como um pendente e apenas uma lâmpada, este lustre ganha charme especial ao ter seu fio enrolado, resultando em um visual mais descontraído.

59. De tamanhos diferentes e visuais semelhantes

Foto: Reprodução / Flavia Campos

Com um lustre fixado ao centro do quarto e outro de tamanho menor ao lado da cama, este último conta com uma cúpula na cor branca, muito semelhante ao interior.

60. Ainda mais valorizado devido ao seu reflexo

Foto: Reprodução / Unna Arquitetura

Utilizado como um pendente ao lado da cama, o lustre de cristais ganha companhia de amplo espelho, ganhando destaque devido ao seu belo reflexo.

61. Fornecendo luz suave e indireta

Foto: Reprodução / Camila Chalon

Com apenas uma peça, posicionada ao lado da cama, este belo lustre com metal em tom ouro envelhecido proporciona a iluminação ideal para o relaxamento.

62. Neste quarto, luz é o que não falta

Foto: Reprodução / Marco Dias Reis

Com visual cheio de estilo, este quarto ganha estrutura de trilho com focos de luz e vasos plantados de ponta cabeça, além dos exuberantes lustres em formato de diamante.

63. Ideal para o quarto do adolescente

Foto: Reprodução / Cilene Monteiro Lupi

Com uma paleta de cores cinza e amarela, este quarto reflete a personalidade do seu morador. Para complementar o visual, lustre pendente na cor prata brilhante.

64. Luzes em três formas diferentes

Foto: Reprodução / Bender Arquitetura

Com a intenção de ambientar o quarto para propiciar um melhor relaxamento, três recursos diferentes de iluminação foram utilizados: os focos de luz acima da cabeceira, o plafon ao centro e o lustre pendente posicionado acima da poltrona.

65. Com o foco de luz direcionado para cima

Foto: Reprodução / Serra Vaz Arquitetura

Para quem deseja uma iluminação indireta, ideal para garantir tranquilidade, este modelo de lustre é uma boa pedida, evitando que o quarto fique claro demais.

66. Brincando com formas geométricas

Foto: Reprodução / Coutinho e Vilela

Este lustre em formato de cubo, com cúpula quadrada na cor branca, é a opção ideal para iluminar o cantinho do bebê.

67. Todo em cristal, inclusive sua estrutura

Foto: Reprodução / Bolda e Bueno

Inovando no material em que foi elaborado, este lustre conta com sua estrutura também em vidro, se tornando uma opção bela e neutra para qualquer decoração.

68. Delicadeza em cada detalhe

Foto: Reprodução / Fernanda Guizi

Para o quarto da menina, nada melhor do que adicionar delicadeza em cada detalhe. Aqui o lustre possui formato de flores e folhas, incrementando o visual do ambiente.

69. Compondo o trio de cores

Foto: Reprodução / Juliana Pippi

Com uma bela mistura de branco, azul e madeira em tom escuro, esta paleta garante mais conforto e tranquilidade ao quarto, tornando-o mais aconchegante.

70. Que tal um pouco de dourado?

Foto: Reprodução / Gabriela Herde

Com sua estrutura toda em cristais, esta linda dupla de lustres possui a cor dourada, adicionando requinte e beleza para o quartinho do bebê.

71. Para a pequena princesa

Foto: Reprodução / Janete Barros

Decorando o quarto da menina, este lustre possui detalhes em formato de flores e folhas, além de belos laços cor de rosa. Seguindo o estilo de contos de fadas, o teto em gesso ganhou luzes de LED que se assemelham a pequenas estrelas.

72. Fazendo parte da brincadeira

Foto: Reprodução / Histórias de Casa

Com o estilo que remete às lanternas japonesas, este lustre ainda conta com aplicações de figuras divertidas e coloridas, compondo o visual lúdico do restante do quarto.

73. Acompanhando a simetria do quarto

Foto: Reprodução / Fernanda Amorim

Com um quarto repleto de elementos simétricos e em formato quadrado, como os espelhos e o recorte no gesso, nada melhor do que um lustre acompanhando a decoração.

74. Lanterna japonesa no lugar do abajur

Foto: Reprodução / Kris Bristot

Este modelo de lustre de mostra um elemento versátil e acessível, podendo ser posicionado nos mais diversos locais do quarto, conferindo charme e beleza à decoração.

75. Ideal para os românticos de plantão

Foto: Reprodução / ARC+ Arquitetura

Com visual mais clássico e elementos que remetem a um estilo de decoração mais romântico, este quarto conta com um cordão de luzes fixado ao teto, ideal para acompanhar o lustre no mesmo estilo de decoração.

76. Como dois pendentes, de visual extravagante

Foto: Reprodução / Samara Barbosa

Fixados um ao lado do outro, acima do amplo criado-mudo, com design irreverente e marcante, estes dois lustres se tornam o destaque do ambiente.

77. Com formato quadrado e múltiplas cúpulas

Foto: Reprodução / Ana Crivellaro

Seguindo o mesmo estilo apresentado pelos abajures, este lustre possui uma cúpula quadrada maior, rodeada de outras quatro cúpulas em tamanho reduzido, fornecendo a iluminação necessária para o ambiente ao ser posicionado ao centro do quarto.

78. Seguindo os tons utilizados na roupa de cama

Foto: Reprodução / Estúdio Paulo Alves

Com cabeceira e criado-mudos em madeira em tons variados, a cama ainda ganha roupa de cama em tom azul vibrante, o mesmo visualizado nos lustres pendentes posicionados em cada lado.

79. Semelhantes, porém com pequenas diferenças

Foto: Reprodução / LS Arquitetura

Mudando apenas sua forma e tamanho, os lustres pendentes fazem as vezes de abajures, posicionados em cada lado da cama, e seguindo os tons utilizados no restante do ambiente.

80. De visual clássico, assim como o restante do ambiente

Foto: Reprodução / Poché Arquitetura

Cheio de charme, este quarto conta com vários elementos clássicos, como o armário com pintura de flores, o espelho com moldura dourada e o belo lustre de cristais ao centro.

Versátil, o lustre pode variar em estilo, cor, material, forma e tamanho, mas é inegável que este elemento de iluminação pode incrementar o visual de qualquer ambiente. Seja no quarto, sala de estar, sala de jantar ou até cozinha e banheiro, adicionar um belo lustre é uma escolha certeira para deixar o espaço com muito mais charme e beleza.

PARA VOCÊ