Madeira de lei: conheça suas principais características e formas de uso

Escrito por Renata Alexandrino
Em 29.06.20

Você já conhece a madeira de lei? Ela é muito utilizada na produção de móveis e diferentes itens para casa, devido à sua longa durabilidade e alta resistência a insetos e outros agentes externos. A seguir, conheça mais sobre essa madeira, seu preço, os tipos existentes e veja inspirações para se apaixonar por esse material:

Continua após o anúncio



Índice do conteúdo:

O que é madeira de lei?

A madeira de lei é aquela que possui a melhor qualidade, geralmente com uma superfície lisa e um aspecto brilhoso. Por isso, é utilizada em construções civis, artesanatos, confecção de móveis e até mesmo na produção de instrumentos. Esse tipo de madeira é resistentes a fungos, cupins e umidade. Seu valor varia muito, pois depende do tipo de madeira desejado e também do objeto que será produzido.

Tipos de madeira de lei

Há vários tipos de madeira de lei, que variam de acordo com a árvore de origem e proporcionam diferentes matérias-primas. Selecionamos os 4 tipos mais populares para você conhecer. Veja só:

  • Jatobá: com uma coloração marrom-avermelhada, é uma das madeiras de lei mais procuradas do mercado. Possui um lindo acabamento e uma ótima durabilidade, sendo usada principalmente na composição de pisos e escadas.
  • Peroba: essa madeira de lei é designada para telhados e móveis. É muito procurada devido à sua beleza e resistência, sendo uma madeira pesada perfeita para compor algum móvel especial.
  • Mogno: madeira tropical, dura e de alta densidade. O mogno é popular devido ao seu tom castanho-avermelhado e por ser muito luxuoso, utilizado para produção de móveis com um preço bem elevado.
  • Ipê: sua madeira é utilizada em todo o Brasil para a realização de construções civis, pois é altamente resistente e possui uma estrutura pesada. Além disso, mesmo envelhecida, não perde sua beleza.

Agora que você já conhece os principais tipos e características da madeira de lei, já pode começar a pensar na melhor maneira de incluir esse material na sua casa. Veja exemplo incríveis para se inspirar!

20 fotos de móveis de madeira de lei ambientados para você desejar

Confira lindas inspirações de ambientes, móveis e objetos produzidos com essa madeira:

1. Veja como a madeira de lei pode ser utilizada

2. Das mais diversas formas

AHEC Brasil

Continua após o anúncio



3. Deixando qualquer ambiente mais criativo

4. E luxuoso

Patricia Martinez

5. Impossível não se apaixonar

6. Por esses móveis feitos com madeira de lei

7. Que compõem uma decoração rústica

8. Com um estilo único

9. Você pode mandar fazer um móvel como desejar

Fernando Piva Interiores

Continua após o anúncio



10. As opções são infinitas

11. Para deixar seu ambiente perfeito

12. Com uma decoração impecável

13. Que, além de bonita, será muito duradoura

14. Pois a madeira de lei possui uma ótima qualidade

15. Que permite um uso muito diversificado

16. Seja com um móvel mais clássico

17. Ou um objeto artesanal

18. Aposte em móveis de madeira de lei para diferentes cômodos

Felipe Hess Arquitetos

Continua após o anúncio



19. Que deixarão cada espaço mais bonito

20. Com detalhes únicos e especiais!

A madeira de lei é muito versátil e pode ser usada de diversas formas, seja compondo a decoração do ambiente ou fazendo parte da construção. Apostar nesse item é uma ótima forma de investir em um material duradouro, resistente e bonito. Confira também sobre madeira de demolição na decoração para se jogar de vez no estilo rústico!