Os principais cuidados da madressilva e 15 fotos de suas flores

Escrito por
Atualizado em 07.06.22

LOJA DE PLANTAS_vitrinedoverde

Por
Atualizado em 07.06.22

A madressilva, ou Lonicera Japonica, é uma planta de origem asiática muito bela e tem como uma de suas principais características o seu perfume contagiante. Ela é uma trepadeira e pode chegar a até 10 metros de comprimento. Conheça os principais informações sobre a planta!

Publicidade

Índice do conteúdo:

Como cuidar de madressilva

A madressilva é uma planta trepadeira e possui alguns cuidados essenciais para estar saudável e possa florescer nos períodos mais quentes do ano. Confira as principais dicas:

  • Muda: a madressilva pode ser plantada a partir de uma nova semente ou a partir de estacas;
  • Cultivo: o solo ideal para a trepadeira é aquele fértil e que possui uma drenagem adequada. É interessante que se coloque matéria orgânica para que a madressilva cresça;
  • Iluminação: a preferência da planta é para locais de clima ameno ou frio, mas ela também se adapta aos climas quentes, onde o ideal é que fiquem em meia sombra ou espaços mais frescos. Se o lugar for mais frio, é interessante que ela fique no sol. Apenas tenha atenção: o sol de alta intensidade pode queimar as folhas da planta;
  • Rega: o solo ou substrato da madressilva deve estar levemente seco. Verifique como está o vaso ou o solo da planta, se estiver seco, regue, mas é extremamente importante que ele nunca esteja encharcado;
  • Onde plantar: pelo fato de ser uma trepadeira, a madressilva precisa de espaço para se apoiar e crescer. Ela pode ser plantada em vaso ou diretamente no solo, o importante é que se seja ao lado de um pergolado, cerca viva, muro ou treliça;
  • Flores: o florescimento da madressilva ocorre no verão e na primavera. Num primeiro momento, as flores possuem as cores brancas, mas com o tempo elas ficam mais amareladas e com um perfume cheiroso, que atrai insetos polinizadores.

É essencial verificar as condições climáticas de cada local antes de fazer o seu plantio. Há diferenças no cultivo a depender da iluminação e do clima da região, que demandam adequações necessárias no cuidado.

Publicidade

Saiba mais sobre história, usos e cuidados com a madressilva

Além de ser uma planta que possui belíssimas flores, a madressilva também possui propriedades medicinais e está, inclusive, na farmacopeia da medicina chinesa. Conheça mais sobre a planta e entenda como funciona seu uso medicinal.

Os cuidados que se deve ter com a madressilva

A bela e perfumada madressilva necessita de alguns cuidados para seu plantio. Confira neste vídeo diversas informações sobre as preferências da planta, tais como clima, reprodução, iluminação, cultivo e solo.

A trepadeira madressilva com outras plantas

Publicidade

No vídeo do Canal Sustentabilidade para Vida, a Irma Rocha apresenta da madressilva junto com suas outras plantas. Ela mostra as cores da planta em cada fase do crescimento e particularidades da planta ornamental.

Como plantar uma madressilva

Neste vídeo, Maria Gonçalves explica brevemente sobre as preferências da madressilva e fala que a reprodução pode ser feita por sementes ou estacas. Ela demonstra como cortar as plantas para o plantio. Confira!

Usos e aplicações da madressilva na medicina

Você sabia que a madressilva possui propriedades medicinais? Pois é! Neste vídeo do Canal Dao De conheça mais sobre os usos e aplicações da planta em casa e na medicinal.

Esta planta ornamental certamente irá decorar muito bem os lugares em que for plantada. Outra curiosidade importante é que as bagas (onde se encontram as sementes) da madressilva são tóxicas e não podem ser ingeridas.

15 belas fotos de madressilva

A planta ornamental irá deixar seu espaço ainda mais exuberante. Suas flores amarelas possuem um perfume muito cheiroso e poderá contar com a presença de animais como beija-flores em seu jardim! Confira esta trepadeira na decoração:

1. As flores da planta deixam o ambiente mais bonito

2. Quando ela está amarela, uma das características é seu perfume

Rosa do Deserto Ceara

Publicidade

3. Ela, inclusive, atrai insetos polinizadores como as abelhas

4. A madressilva é uma trepadeira

5. Deve ser cultivada em locais específicos

6. Como em pergolados, cercas vivas nos jardins

7. E até mesmo em floreiras

8. É sempre importante lembrar que ela deve ter um apoio para poder crescer

9. A planta pode chegar aos 10 metros de comprimento

10. A madressilva floresce na primavera e no verão

11. As flores brancas são as mais jovens

Simone Lisa

Publicidade

12. E elas vão amarelando com o tempo e perfumando o jardim

13. Vale ressaltar que a depender do clima de sua região

14. Ela se adapta melhor a certas iluminações

15. Com ela saudável, seu jardim estará mais florido e cheiroso!

A madressilva é uma trepadeira que dá um destaque belíssimo ao jardim com suas flores encantadoras. Ela deixará seu pergolado, sua cerca ou fachada ainda mais lindos!