54 maneiras de usar cortinas, sem ser necessariamente na janela

Metro Arquitetos


Com revisão da
Atualizado em 09.02.24

As maneiras de usar cortinas na decoração são diversas, afinal essa peça não serve, exclusivamente, para bloquear a entrada de luz nos ambientes. Com criatividade, é possível usá-la de várias formas, mesmo em paredes sem janela, e por toda a casa. Essa peça pode servir como divisória de ambientes, ser usada como mosquiteiro em um dossel ou para dar mais privacidade. Há também a possibilidade de utilizá-la no banheiro, separando a área de banho, ou ainda servir como portas em armários de cozinhas ou despensas. Veja inovadoras maneiras de usar cortinas!

Cortinas separando ambientes

Uma ideia muito bacana é usar a cortina para separar ambientes, como a sala da varanda, por exemplo. É um recurso muito usado em lofts, decorações industriais ou despojadas. É possível optar por uma cortina pesada, de sarja, ou uma mais leve, como o voil ou seda, só para delimitar visualmente os espaços. Para um toque rústico ou em uma casa de praia, invista em tecidos de cor crua, como o linho.

Foto de maneiras de usar cortinas 03 - 3

Luana Vaz

Publicidade

Foto de maneiras de usar cortinas 01 - 9

Illa

Publicidade

Cortina de fios, coloridas ou sóbrias, são várias possibilidades para usar as cortinas como divisórias. O melhor é que elas praticamente não ocupam espaço, e podem ser recolhidas facilmente. Além disso, dá para optar por modelos com varão ou trilhos.

No quarto, junto à sua cama

O uso da cortina ao lado da cama é uma forma de garantir mais privacidade, e até mesmo proteção contra insetos e pernilongos durante a noite. Durante o dia, você pode usá-las abertas, para um lado só, com uma parte de cada lado da cama, por cima, vindo do teto, no estilo dossel… Opções é que não faltam. É possível usar em qualquer tipo de quarto: dos de bebê aos de adulto. Use cores claras e, se possível, um tecido com leve transparência, que ajuda a criar um clima mais intimista. Outra possibilidade é utilizar a cortina como cabeceira.

Publicidade

As cortinas esbanjam funcionalidade no quarto, além do uso tradicional em janelas. Você pode incluí-las em paredes sem janelas, ao lado da cama ou como cabeceiras, é só escolher. Além disso, o uso de tecidos na decoração vai garantir um ar mais aconchegante e intimista para o ambiente.

Cortina para pia ou armários

É normal ver cortininhas na cozinha, sendo usadas embaixo da pia, para esconder as louças. Mas, elas podem ter outras funções também, como portas para closets, armários e despensas. É uma forma simples e barata para ocultar os itens (e até mesmo a bagunça) e evitar que a poeira se acumule sobre os utensílios e peças. Use a criatividade com tecidos lisos coloridos ou estampados.

Armários com cortinas ficam um charme só. Uma ideia perfeita para quem deseja uma decoração simples, vintage ou rústica. E o melhor, você pode fazer vários modelos com diferentes cores e estampas para trocar sempre que quiser.

Para separar a área molhada do banheiro

Uma das formas mais práticas de dividir a área molhada do banheiro é optar por cortinas, ao invés do box. Essa é uma ótima ideia quando o ambiente é pequeno, o orçamento é limitado, ou a residência é alugada. Veja sugestões para evitar molhar todo o banheiro e deixar o ambiente com mais personalidade:

Além de terem um custo menor que um box tradicional, as cortinas vão trazer mais cor e estilo para a decoração do banheiro. Escolha a estampa que preferir, e quando enjoar ou quiser renovar a decoração, basta trocar!

Cortinas são uma forma simples e econômica de mudar a decoração da casa. Descubra um cantinho que pode ganhar uma cortina, sem ser uma parede com janelas! Aproveite e veja também como usar cortinas para sala!

comentários
guest
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
Neia
Neia

Maravilhosa reportagem