7 tipos de margarida que vão alegrar seu lar

Escrito por
Atualizado em 30.03.22

Famosa por sua beleza e mística, a Margarida é uma espécie de flor muito popular. De origem europeia, essa planta encontrou solo fértil nos mais diversos países, incluindo o Brasil. Para saber mais sobre essa plantinha, veja o que a especialista em plantas Duda disse sobre o tema. Confira!

Publicidade

7 tipos de margarida para se conhecer

As Margaridas são flores múltiplas, cheias de diversidade que conferem a cada variedade um brilho próprio. Para começar bem, que tal conhecer 7 variedades da flor Margarida?

Margarida Shasta

’’É a clássica, a mais famosa’’, diz a especialista a respeito da variedade Shasta. Sendo mais reconhecida nas cores brancas, a espécie ‘’tolera baixa temperatura’’, mas prefere o sol. Uma ótima opção para quem quer se iniciar no cultivo de Margaridas.

Publicidade

Echinacea purpurea

De acordo com a especialista, a Echinacea purpurea ‘’é um tipo de margarida que tem as pétalas roxas’’. Prossegue ainda dizendo que ‘’o interessante dessa planta é que ela tem propriedades medicinais, já que o seu extrato tem ação antibacteriana e anti-inflamatória’’.

Gérbera

A respeito dessa, Duda salienta que a ‘’Gérbera é também um tipo de Margarida’’. A planta tem origem sul-africana e por isso ‘’é uma planta que gosta de sol e não gosta de muita água’’.

Publicidade

Rudbeckia

Com nome atraente, as Rudbeckias ‘’são as margaridas amarelas, existindo duas espécies: Rudbeckia Fulgida e Rudbeckia Hirta’’. Similares a Echinacea Purpurea, elas ‘’também são utilizadas como plantas medicinais devido suas propriedades antifúngicas e antibacterianas’’.

Margaza

Bastante diversificadas, ‘’as Margazas podem ser encontradas em várias cores’’. A especialista chama a atenção aos vasos, pois segundo ela, essa espécie ‘’gosta de bastante espaço para se desenvolver bem’’. Sendo assim, ela recomenda ‘’vasos com cerca de 40 cm de profundidade ou mais’’.

Margarida Dahlberg

Reconhecida por suas ‘’pequenas flores amarelas’’, a Dahlberg também ‘’apresenta folhas que, quando cortadas, exalam um aroma agradável’’. Uma espécie perfeita para seus jardins.

Margarida de Paris

A Argyranthemum frutescens aprecia temperaturas mais baixas e gosta de luz direta, sendo uma das variedades mais populares. Sua presença remonta ao imaginário popular em filmes, séries durante a história.

Depois de conhecer esses tipos, você já tem uma base mais sólida para procurar a sua margarida ideal!

Publicidade

7 características da Margarida

Algumas das principais características da Margarida que a tornam uma planta tão reconhecível são:

  • Pétalas bem definidas;
  • Folhas com formas ovais;
  • Adaptabilidade ao clima;
  • Botão florido;
  • Propriedades medicinais;
  • Perfume de lavanda;
  • Caule longo.

São muitos traços particulares, assim fica até difícil confundir as belas Margaridas com outras espécies de flores.

Como cuidar da sua margarida

Para ajudar você no cultivo da sua flor, Duda deu algumas dicas importantes sobre o cuidado dessa planta. Veja:

  • Iluminação: Essa planta é amiga do sol, preferindo uma iluminação natural sempre que for possível. Apesar de sua aparente delicadeza, a Margarida se dá bem com fortes luzes.
  • Solo: Dê preferência a solos úmidos e drenáveis, mas não encharcados. Margaridas gostam de muito calor, mas nem por isso apreciam ficarem desidratadas.
  • Adubo: Solos fertilizados com Potássio são o ideal para o cultivo das Margaridas, mantendo uma regularidade semanal da quantidade de adubo.
  • Poda: A poda é importante ser realizada, sempre que tiver flores ou folhas secas, corte, estimulando a revitalização da planta.
  • Rega: Recomenda-se regar as Margaridas uma vez ao dia. Mas atenção: com cuidado para não encharcá-la, pois o solo excessivamente molhado favorece a proliferação de fungos.

Com essas dicas sua Margarida certamente irá florescer de uma forma saudável e única.

Conhecendo mais das Margaridas

Para ilustrar melhor as dicas, que tal alguns vídeos que irão aprofundar seus conhecimentos sobre sua plantinha?

Como fazer mudinhas

Nesse vídeo explicativo, a jardineira ensina como fazer mudas de Margarida. Nele, o processo é bem detalhado e explicado nas suas minúcias, de um jeito que torna fácil para todos criarem as suas.

Criando suas Margaridas

Para conseguir uma explosão de cores em suas Margaridas, poucos vídeos são melhores que esse. Nele, a youtuber dá dicas de como manter os cuidados com sua plantinha para que ela desabroche cada vez mais linda.

Publicidade

Plantio da Margarida

Esse vídeo é ótimo para quando for a hora de você pôr a mão na massa para plantar suas Margaridas. O jardineiro dá dicas e demonstra na prática quais os cuidados necessários para plantar e cuidar da sua planta.

Mais cuidados para sua Margarida

Bem humorado e rico em informações, o vídeo demonstra alguns dos principais cuidados necessários para manter sua Margarida forte. O foco do conteúdo são as Margaridas do Cabo, uma espécie maravilhosa!

Após assistir aos vídeos, você já deve estar decidido quanto às suas Margaridas. Agora é a hora de pensar na sua planta decorando sua casa.

20 fotos de Margarida para inspirar sua decoração

Com sua delicadeza e clima únicos, as Margaridas tornam sua decoração ainda mais bonita. Veja algumas fotos imperdíveis!

1. As Margaridas são flores encantadoras e cheias de charme

2. Muito indicadas para a decoração interna

3. Enriquecendo os mais diversos ambientes

4. As Mini Margaridas formam um belo canteiro

5. Elas combinam demais com outras flores, como Rosas Brancas

6. As variedades podem criar um ambiente majestoso

7. Além disso, as Margaridas são flores românticas

8.E combinam com cores mais frias

9. Aposte nas Margaridas secas na sua cozinha

10. Elas também são indicadas para decorar quintais

11. Por que não deixá-la junto ao fogão? Fica uma graça!

12. Invista no amarelo em contraste com móveis brancos

13. Em vasos mais longos, as Margaridas conferem um ar de sofisticação para seus cômodos

14. Com essa planta, o seu canteiro ficará ainda mais vivo!

15. As combinações de estilo são praticamente infinitas

16. Decorações mais delicadas tem o poder te transmitir muitas sensações

17. As espécies mais claras darão um toque novo para a sua sala

18. E por que não até seu banheiro

19. Por isso não deixe de aproveitar

20. As maravilhas que a Margarida proporcionam para a sua casa!

Maravilhosas, não é mesmo? Depois dessas imagens fica difícil de controlar a vontade de encher a casa de Margaridas. Agora que você tem ideias de como usar essa planta na sua casa, não deixe de dar uma olhada nas Ipoméias.