O marimo se desenvolve em lagos de água doce. Com aparência adorável e compacta, formando bolinhas de musgos, a planta aquática é um lindo ornamento para a casa, além de possuir uma simbologia muito terna. Conheça a lenda e confira dicas para acertar no cultivo.
O que é marimo?
Marimo é uma rara e peculiar alga que cresce naturalmente em lagos de água doce, principalmente no Japão, Islândia, Escócia, Estônia e Rússia. Também conhecida como “bola de musgo” ou “musgo japonês”, ela se desenvolve em esferas verdes compactas e fofas, lembrando a aparência de bolas de algodão. Seu nome possui origem japonesa: “mari” (que significa bola) e “mo” (que significa alga). No Japão, o marimo é uma espécie nacional protegida e atração turística do Lago Akan, na ilha de Hokkaido. Também é considerado um símbolo de amor e amizade.
Publicidade
A lenda do marimo
Há várias versões japonesas da lenda do marimo. A versão mais comum narra a história da jovem Tamako, que estava profundamente apaixonada pelo pescador Yosuke. O jovem foi levado pela tempestade, então, Tamako rezou aos deuses dos lagos por proteção. Com o tempo, uma alga verde começou a crescer em forma de esfera no lago, simbolizando o amor eterno de Tamako por Yosuke.
A lenda sugere que as bolas de musgo são os corações dos amantes unidos para sempre. De acordo com a crença, presentear a pessoa amada com um marimo é uma forma de eternizar o amor. O casal permanecerá unido ao longo da vida. Muito romântico, não é mesmo?
Como cuidar de marimo
O habitat natural do marimo é o lago de água doce. Entretanto, com os cuidados necessários, você pode ter uma linda bolinha de alga em casa, cultivada em aquário ou outro recipiente. A planta é vendida em lojas especializadas, facilmente encontradas na internet. Abaixo, aprenda sobre os cuidados essenciais.
Luz Indireta
Posicione seus marimos em um local com luz indireta ou iluminação suave. Evite a luz solar direta intensa, pois isso pode danificar as algas.
Publicidade
Troca de água
Mantenha a água do recipiente limpa, realizando trocas parciais a cada duas semanas. Use água não clorada e levemente salobra para criar um ambiente propício.
relacionadas
Rotação suave
De vez em quando, role gentilmente seus marimos para garantir que todas as partes recebam uma quantidade igual de luz. Isso também ajuda a manter a forma esférica.
Temperatura adequada
Mantenha a água em uma faixa de temperatura de 10 °C a 25 °C. Evite extremos de temperatura, pois isso pode afetar negativamente o crescimento da alga.
Limpeza regular
Remova detritos e resíduos que possam se acumular ao redor dos marimos. Isso ajuda a manter a água limpa e os marimos saudáveis.
Lembre-se que o marimo é uma planta de crescimento lento, então, seja paciente e observe como eles se desenvolvem ao longo do tempo.
10 fotos de marimo para você se apaixonar por essa planta especial
O marimo é uma excelente escolha para enriquecer a decoração de sua casa. A plantinha do amor deixa qualquer ambiente mais apaixonante! Confira ideias que te ajudarão a cultivar a sua bolinha de alga com muito fofura.
Publicidade
1. Veja como os marimos são cultivados
2. Você pode presentear uma pessoa especial
3. Olha estas fofurinhas!
4. Um toque incrível para sua casa
5. Escolha um vaso transparente
6. Para os marimos ficarem visíveis
7. Use elementos aquáticos na decoração do vaso
8. Assim, seu marimo terá uma casinha
9. Tão fofa quanto ele
10. Um amor de plantinha
O marimo encanta com sua fofura e significado especial. Ele deixará seu cantinho muito mais acolhedor. Outra plantinha fofa e rara que chama a atenção de colecionadores é a lithops, uma suculenta com aparência rochosa.