Marmorato: 10 vídeos para se tornar um expert nesta técnica de pintura

Escrito por Ana Kordelos

Foto: Reprodução / S12 Arquietura

Uma boa pintura é, sem dúvida nenhuma, a forma mais prática e acessível de mudar o visual de um ambiente. Seja a aplicação de uma nova cor, abusando de texturas diferenciadas ou mesclando técnicas e cores, a parede ganha novos ares, incrementando a decoração do ambiente.

Dentre as técnicas de pinturas mais procuradas, o marmorato vem se destacando como uma boa opção. Também conhecida como pintura marmorizada, é derivada de uma linha de tintas da marca Suvinil. Este método consiste na aplicação de uma textura especial à parede, a qual receberá um acabamento brilhoso com o auxílio de polimento com cera, resultando na aparência semelhante a da pedra mármore.

Mais acessível, esta opção pode ser aplicada nos mais variados ambientes da casa, possibilitando grande variedade de tons e adicionando mais requinte, beleza e informação visual. Confira a seguir alguns vídeos explicativos de como aplicar esta técnica em seu lar:

Vídeo 1: Marmorato – Efeito mármore

De forma simples, este vídeo ensina como aplicar a técnica marmorato na parede. Vale ressaltar que a parede que vai receber a pintura foi preparada previamente com duas demãos de massa corrida, foi lixada e pintada com tinta acrílica fosca.

Vídeo 2: Como fazer marmorato mesclado com 3 cores

Com o resultado final belíssimo em um degradê de tons de bege, este vídeo explica o passo a passo da técnica. Dentre os materiais utilizados, uma desempenadeira de inox com cantos arredondados, espátula e tintas especiais para a técnica nos tons escolhidos.

Vídeo 3: Marmorato – Efeito mármore na cor berimbau

Com um tom de bege escolhido, neste vídeo o pintor ainda ressalta a importância de proteger as paredes adjacentes àquela que receberá a técnica, de modo que sua pintura não seja danificada. Para isso, se faz necessário aplicação de fita adesiva e jornais para protegê-las.

Vídeo 4: Marmorato na sala

Desejando aplicar a técnica na sua sala? Este vídeo mostra exatamente o processo de adicionar textura à parede deste ambiente. Utilizando tons mais escuros, a parede recebe quatro demãos da tinta especial, sendo utilizada uma lixa número 320 entre as demãos.

Vídeo 5: Como aplicar e fazer o efeito mármore

Com uma técnica um pouco diferente das opções anteriores, este tutorial demonstra desenhos resultantes na parede com um visual mais discreto, utilizando dois tons diferentes de tintas especiais para a técnica. Como a parede não recebeu massa corrida, se fez necessário mais demãos de tinta para um resultado mais bonito e uniforme.

Vídeo 6: Marmorização artística

Este vídeo possui caráter educativo, explicando toda a técnica de aplicação, inclusive detalhes como a força necessária para a aplicação da textura na parede, até o alto relevo a ser aplicado e como deixar a parede mais uniforme.

Vídeo 7: Marmorato em DryWall

Com a possibilidade de ser aplicado em superfícies variadas, este vídeo ensina o passo-a-passo para aplicar o marmorato sobre um drywall. De forma simples, possibilita a aplicação da técnica mesmo para quem não é profissional. A dica é distribuir a tinta especial de forma aleatória e irregular, resultando em um efeito semelhante ao da pedra natural.

Vídeo 8: Efeito marmorizado esmeralda

Em um tom esverdeado, este tutorial demonstra o resultado do efeito marmorizado sobre uma parede previamente preparada. Novamente, materiais como empenadeira de inox com cantos arredondados e espátula são utilizados, assim como um primer antes de iniciar a aplicação da textura.

Vídeo 9: Marmorato efeito fumaça de lareira

Com o efeito mais esfumado, este vídeo demonstra o processo de pintura de uma parede com tons de cinza escuro, assemelhando-se à fumaça de uma lareira. A dica do pintor é deixar a parede o mais lisa o possível, e soltar a imaginação no momento de criar as manchas, dando seu toque pessoal à pintura.

Vídeo 10: Marmorato na parede do banheiro

Com a aplicação realizada em uma parede do banheiro, este tutorial frisa a importância de isolar a área na qual será aplicada a textura, para que não haja danos nas paredes laterais. Após receber o polimento com cera especial, o visual assemelha-se ao brilho e desenhos encontrados nas pedras naturais.

15 ambientes utilizando a técnica marmorato para você se inspirar

Podendo ser aplicado tanto em ambientes internos quanto externos, o marmorato pode ser o elemento ideal para uma decoração marcante. Está em dúvida de em qual parede ou cômodo aplicar esta textura na decoração do seu lar? Então confira esta seleção de diferentes ambientes utilizando o marmorato e escolha sua aplicação favorita:

1. Tons sóbrios para uma decoração contemporânea

Foto: Reprodução / Erika Liberato

Muito semelhante ao efeito causado pela técnica do cimento queimado, a principal diferença é o brilho resultado do processo de polimento com cera. Aqui, a parede cinza combina perfeitamente com móveis de estilo contemporâneo.

2. Pode ser aplicado apenas em uma parede…

Foto: Reprodução / Luana Voloch

Especialmente se o ambiente possui móveis e paredes brancas, ao adicionar uma parede texturizada em tom mais escuro, esta criará contraste e dará maior destaque aos itens adicionados ao espaço.

3. … ou compondo o visual do cômodo por completo

Foto: Reprodução / Lider Interiores

Se o tom escolhido for discreto, nada impede que a técnica de pintura seja aplicada a mais de uma parede sem pesar o visual. Aqui o tom de cinza escolhido ainda garante uma decoração com estilo industrial para a sala integrada.

4. Uma iluminação bem planejada faz a diferença

Foto: Reprodução / Irmão Adilson

Como este tipo de textura possui acabamento brilhoso – feito alcançado graças ao uso de uma cera especial para polimento -, investir em focos de luzes posicionados estrategicamente pode destacar ainda mais a beleza desta técnica.

5. Pode ser aplicado em vários locais

Foto: Reprodução / Versatili Interiores

Dentre as vantagens desta técnica, é possível destacar sua versatilidade, já que o marmorato pode ser aplicado em paredes, pisos, bancadas, escadas e até no teto, como neste belo projeto, garantindo sensação de continuidade à decoração.

6. Ambientes externos também ficam lindos com esta técnica

Foto: Reprodução / Daniela Cerqueira

Esta varanda gourmet ganhou ares rústicos ao receber pintura marmorato em tons de cinza escuro. Ideal para combinar com os móveis em madeira escura, pintura na cor preta e acabamento fosco.

7. Cores vibrantes somente nos pequenos detalhes

Foto: Reprodução / Ig Do Apê

Enquanto a parede recebe marmorato com tons de cinza, os móveis que compõem a sala predominam na cor preta. Para dar equilíbrio visual, toques de cores são adicionados nos pequenos detalhes: no lustre, no porta-retratos e nas almofadas.

8. Tons escuros para quem não tem medo de ousar

Foto: Reprodução / Graffyart Tintas

Em um ambiente bicolor, o excesso de branco é quebrado pela parede de marmorato em tom chumbo. Para evitar que o ambiente aparente ser menor devido ao uso da cor escura, painel de espelhos e móveis em acrílico ajudam a ampliar a sala de jantar.

9. Linhas retas e iluminação embutida

Foto: Reprodução / LK Office Arquitetura

Com visual moderno e influência do estilo industrial, este lavabo ganhou mais charme ao receber a técnica de pintura marmorizada em suas paredes. A parede do espelho ainda recebe um recorte especial, ideal para embutir a fita de LED e deixar a decoração mais interessante.

10. Emoldurando a cama de casal

A parede do quarto do casal escolhida para receber a técnica foi aquela que acomoda a cabeceira da cama. O tom acinzentado contrasta com as cores escolhidas para mobiliar o dormitório.

11. Decoração tom sobre tom

Foto: Reprodução / Irmão Adilson

Os amantes de cinza irão adorar esta composição. Com o sofá em tom de cinza claro e a parede em marmorato cinza escuro, cabe ao teto e gesso na cor branca com recortes e iluminação diferenciada causar o contraste ideal para esta sala.

12. Pode acompanhar os mais variados estilos decorativos

Foto: Reprodução / S12 Arquitetura

Podendo ser aplicado em ambientes que vão desde os estilos mais clássicos aos mais modernos, o marmorato é uma ótima opção para incrementar a visual em todas as opções. Aqui um exemplo de como a técnica combina muito bem com uma decoração com ares mais tradicionais.

13. Brincando com os contrastes

Foto: Reprodução / Cacciatori Arquitetura

Aplicada na varanda gourmet, a pintura marmorizada em tons de cinza claro fica ainda mais bela ao receber a companhia da bancada em nanoglass branco, além dos móveis em tons de madeira natural.

14. Ideal também para os mais discretos

Foto: Reprodução / RGW Reformas e Manutenções

O marmorato se mostra uma boa opção para quem deseja utilizar texturas, mesmo de uma forma mais discreta. Quando trabalhada em tons claros, a técnica adiciona beleza e charme, incrementando o visual do ambiente.

15. Disponível em grande gama de cores

Foto: Reprodução / Pintor Junior Rocha

Não importa qual o seu tom favorito, é possível encontrar grande variedade de opções, garantindo composições de efeitos e cores diversas, em tons mais claros ou escuros, de acordo com sua preferencia pessoal.

Se destacando como um tipo de textura de parede utilizada para incrementar o visual do ambiente, o marmorato pode ganhar formatos e cores variados, de acordo com a criatividade e o gosto pessoal de quem o executa ou do cliente. Fácil de fazer, a técnica pode ser aplicada tanto por um profissional como um amador. E o resultado impressiona, conferindo mais charme a qualquer espaço!

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS