Mármore travertino traz beleza e sofisticação para os ambientes

Escrito por Mariana Bianchini

Foto: Reprodução / Graziella Nicolai

O mármore travertino é uma rocha natural de cor bege composta pelos minerais calcita, aragonita e limonita. Ela é o resultado de reações físico-químicas sofridas por outras rochas e também pela ação de águas termais, e é uma das pedras mais utilizadas em construção e revestimento no Brasil.

“O mármore é uma pedra natural muito utilizada nos projetos residenciais para revestimento de paredes, pisos, lavatórios, bancadas e outros objetos decorativos. Existem vários tipos de mármore, porém o mais usado é o Travertino, uma rocha calcária natural de cor bege que é reconhecida pelos pequenos buracos presentes na pedra que lembram pequenos ramos e folhas”, diz a arquiteta e decoradora Érica Salguero.

A arquiteta Vivian Coser ainda lembra que o mármore travertino é muito usado desde o império Romano. “O travertino reveste monumentos importantes da história, como a Basílica de São Pedro, o Coliseu e as pirâmides do Egito, por exemplo”, diz.

O preço dessa pedra possui variações, mas, no Brasil, é possível encontrar a peça por aproximadamente R$150,00 o metro quadrado.

Principais tipos de mármore travertino

Foto: Tua Casa

O mármore travertino possui variações devido à região em que se formaram e das diferenças de formação que possuem. Existem diversos tipos de mármore travertino e os italianos, geralmente, são os mais conhecidos, como: Romano ou Clássico, Navona, Turco, Toscano, Itamarati, Tivoli, Gold, Silver e Negro. A seguir, você confere detalhes sobre os três tipos mais populares no Brasil.

Mármore travertino Romano Clássico

Foto: Reprodução / Carla Bachman e Eliana Franco

A opção mais procurada devido à sua tradição e presença na história, é o mármore travertino Romano Clássico. Esse modelo é extremamente resistente e possui alta durabilidade, foi ele a escolha de revestimento para o Coliseu e para o a Basílica de São Pedro. Essa rocha apresenta uma beleza impressionante combinada com cores leves. ” O travertino Romano Clássico pode apresentar colorações que vão desde um tom palha até um bege mais amarelado”, aponta Vivian Coser. Érica Salguero ainda destaca mais uma característica que diferencia esse modelo dos demais: “ele tem os veios horizontais mais marcados e mais naturais.”

Mármore travertino Navona

Foto: Reprodução / Portobello

O mármore travertino Navona é mais claro, possui uma coloração voltada para o laranja e para o creme. De acordo com as profissionais, os veios desse modelo são mais leves e menos marcados. Além disso, essa pedra é importada diretamente da Itália.

Mármore travertino nacional

Foto: Reprodução / Travertino

“O Bege Bahia, também conhecido como travertino Nacional, tem os veios mais escuros, mais arredondados e mais manchados”, diz a arquiteta Vivian Coser. Esse modelo, como o nome já diz, vem direto das pedreiras brasileiras e, de acordo com Érica Salguero, tem desenhos de formato rústico que variam entre o marrom e o bege, que são mais sutis e normalmente feitos sobre uma superfície mais clara.

Conheça os acabamentos do mármore travertino

Foto: Tua Casa

Antes de definir onde vai colocar a rocha e qual modelo será escolhido, é preciso considerar as características do acabamento. Existem quatro tipos de acabamento principais, confira as vantagens e desvantagens de cada um:

Bruto ou natural

“O tipo Bruto, como o nome já diz, é a pedra direto da natureza, com acabamento opaco e veios aparentes”, aponta Salguero. Coser ainda acrescenta ao dizer que “a rocha é apenas cortada nas dimensões certas para aplicação, não possui nenhum outro tratamento”. As profissionais indicam esse acabamento para aplicações em paredes, principalmente, mas não indicam a peça para banheiros, cozinhas e pisos.

• Resignado ou estucado

O acabamento resignado ou estucado é feito com a aplicação de uma resina na pedra. A resina tem a mesma cor do mármore e cobre os poros e buracos existentes na superfície. “Após a aplicação da resina, a superfície fica lisa”, diz Coser. Assim, essa é uma das formas mais utilizadas do mármore travertino e pode revestir diversos ambientes.

• Levigado

O levigado tem um aspecto opaco e é lixado até que a superfície do mármore fique lisa, facilitando a limpeza e a manutenção, ao mesmo tempo em que mantém a cor natural. “Esse acabamento é liso e opaco e pode ser usado em todos os tipos de ambientes internos ou externos”, aponta Érica Salguero.

• Polido

O acabamento polido tem um aspecto liso e com brilho. De acordo com Vivian Coser, “pode ser usado em pisos e paredes, mas não é recomendado para pisos externos devido à baixa aderência”.

Como utilizar o mármore travertino na decoração

O mármore travertino está presente na decoração, na construção e no revestimento de diversos cômodos. Os principais ambientes que usam essa rocha são o banheiro, a cozinha e a sala, mas a pedra também está presente em pisos, escadas e paredes. Confira, então, dicas sobre a aplicação do mármore travertino nesses espaços:

Mármore travertino usado no banheiro

Foto: Reprodução / A2 Arquitetura e Urbanismo

É possível criar uma decoração elegante, moderna e despojada no banheiro utilizando o mármore travertino nas paredes, na bancada ou até mesmo na cuba. “Nos banheiros, não é recomendado o uso do travertino bruto, já que podem ocorrer infiltrações”, diz Vivian Coser. A rocha, nesse acabamento, possui veios aparentes e não passa por nenhum tratamento, por isso, é preciso tomar cuidado. A profissional ainda lembra de outro ponto importante: “caso decida utilizar o travertino no piso, não escolha o acabamento polido, que é mais escorregadio, uma característica que deve ser evitada nos banheiros”.

1. Destaque para o brilho natural da pedra

Foto: Reprodução / Cristina Macedo

2. O bege polido fica perfeito usado junto com peças de madeira

Foto: Reprodução / Tiago Michelon

3. Destaque para a rodabanca que sobe a parede

4. Nichos com molduras de mármore

Foto: Reprodução / MP Arquitetura

5. O uso do mármore pode criar um ambiente com aspecto rústico chique

Foto: Reprodução / Bruna Morais

6. Cai super bem no lavabo!

Foto: Reprodução / Andrea Hernandez

7. Invista em uma peça só, com a cuba esculpida

Foto: Reprodução / Apê 76

8. A bancada pode servir como armário também

Foto: Reprodução / Coruja Arquitetura

9. O uso da pedra polida é garantia de requinte

Foto: Reprodução / ProDesign Arquitetura

10. Pia esculpida na mesma pedra da bancada

Foto: Reprodução / Mariana Marchesi Senna

Cozinhas com mármore travertino

Foto: Reprodução / Custom Home

“O uso do travertino na cozinha é bem restrito”, alerta Coser. “É um material poroso e que pode manchar ao entrar em contato com óleo e gordura”. Ainda que a rocha seja um material bastante resistente, é preciso tomar cuidado. Se optar pelo uso do mármore travertino na cozinha, deve-se fazer a impermeabilização da peça. A arquiteta Érica Salguero acredita que as bancadas, feitas para comer ou para guardar alguns condimentos, são uma boa opção de móvel para receber o revestimento de mármore travertino.

11. Cores naturais que ornam com todo o revestimento e decoração da cozinha

Foto: Reprodução / ACM Home

12. A ilha é o destaque da cozinha

Foto: Reprodução / Marble Design Center

13. Pia, bancada e balcão no mesmo material

Foto: Reprodução / Marmoraria Arte Final

14. Na sala de jantar, como revestimento

Foto: Reprodução / Rossani Azambuja

15. Espaço para refeições cheio de personalidade

Foto: Reprodução / Dulce Figueiredo Ferraz

Mármore travertino na sala

Foto: Reprodução / Graziella Nicolai

“Na sala, o uso do travertino é muito bem recebido, criando um ambiente sofisticado e moderno. Pode ser usado no piso, no rodapé, em painéis de TV, em aparadores ou revestindo paredes”, diz a arquiteta Vivian Coser. Ela ainda aconselha sobre o uso da rocha nos pisos: “não é indicado utilizar o travertino em sua forma bruta, pois acumula sujeira nos orifícios e vasos da pedra, dificultando a manutenção”.

16. O tom clarinho ajuda a criar uma atmosfera clean

Foto: Reprodução / Graziella Nicolai

17. A cor natural da rocha combina com tons terrosos

Foto: Reprodução / Bittar Arquitetura

18. Móveis nesse material ajudam a criar a sensação glam

Foto: Reprodução / Très Arquitetura

19. No piso, para ninguém colocar defeito

Foto: Reprodução / Yamagata Arquitetura

20. E até revestindo a lareira

Foto: Reprodução / Braccini + Lima Arquitetura

No piso, nas escadas ou nas paredes

Foto: Reprodução / Gisele Pacheco

Nos pisos, o mármore travertino traz um aspecto elegante e sofisticado ao ambiente. Escolha um piso que combine com o restante da decoração e que não traga um peso visual negativo ao cômodo. Érica Salguero defende o uso da forma polida nos pisos, enquanto Vivian Coser lembra que devemos evitar o uso do acabamento bruto, devido à dificuldade de limpeza e manutenção.

Já nas escadas, é preciso escolher um modelo que combine com o piso do ambiente. O mármore travertino é responsável por criar uma escada nobre e muito fina. De acordo com Coser, “o ideal é não usar o travertino polido, pois tem menos aderência. Os acabamentos retos ou em meia esquadria são os mais usados nas escadas e possuem também o melhor resultado estético”.

Por último, nas paredes, a flexibilidade de revestimento é maior. É possível utilizar modelos diversos, em inúmeros formatos e acabamentos. Érica Salguero indica o uso dos acabamentos bruto e polido e também o uso de ladrilhos de mármore travertino.

21. Manchas naturais

Foto: Reprodução / Eliane Diesel

22. Escada imponente

Foto: Reprodução / Bruno Porto

23. Na fachada, como moldura para a porta de entrada

Foto: Reprodução / Georgia Suassuna

24. A área de lazer também pode receber a rocha

Foto: Reprodução / CSDA Arquitetura

25. Perfeita para trabalhar com uma paleta de cores claras

Foto: Reprodução / Studio UP

26. Sala de jantar com revestimento luxuoso

Foto: Reprodução / Dora Lettieri

27. No hall de entrada, porque a primeira impressão é a que vale

Foto: Reprodução / Bittar Arquitetura

28. Abraçando a área da piscina

Foto: Reprodução / arqMULTI

29. Deixa qualquer ambiente mais sofisticado

Foto: Reprodução / Estúdio Casa Arquitetura

30. Uma escada de dois tons

Foto: Reprodução / Mariana Bittencourt

Como conservar e fazer a manutenção do mármore travertino

Foto: iStock

O mármore travertino é uma peça que precisa de cuidado e atenção na hora de realizar sua limpeza. A superfície deve ser aspirada pelo menos uma vez por semana, evitando que as partículas de pó se fixem nos veios da pedra. Caso a superfície em questão seja o piso, utilize aspirador de pó portátil, sem rodinhas que podem arranhar o piso, ou use uma vassoura macia para varrer.

Você pode usar um pano úmido e macio para limpar a rocha. Utilize uma solução de água com sabão de coco ou um detergente de pH neutro, e lembre-se de secar com outro pano, dessa vez seco, mas ainda macio. Não deixe a água secar sozinha, pois isso pode resultar em manchas. Evite limpar o mármore com produtos corrosivos e abrasivos, que podem diminuir sua durabilidade, criar manchas, arranhar e desgastar a rocha.

O mármore travertino é o revestimento ideal para ambientes modernos e elegantes, mas é preciso analisar o espaço em que a rocha será aplicada, levando em consideração os elementos decorativos e os usos do espaço, para, assim, escolher o melhor modelo e acabamento para seu cômodo.

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS