Marmorite: o revestimento tendência na década de 1940 está de volta!

Escrito por Ana Kordelos

Foto: Reprodução / Max Lamb

Assim como a moda, as tendências de decoração também são cíclicas, onde um elemento utilizado em décadas ou até no século passado pode se tornar popular novamente a partir de uma releitura, atualizando seu conceito e possibilitando novos usos para revestimentos, móveis e objetos decorativos.

Muito popular na década de 1940, o marmorite (também conhecido como granilite ou terrazzo) vem se mostrando uma boa opção de revestimento, com visual belo e ares retrô, podendo transformar completamente o visual de onde é aplicado – que pode ser como revestimento de pisos, paredes, escadas e bancadas, entre outras opções.

Elaborado através da mistura de mármore, granito, vidro, quartzo com um ligante cimentício, polimérico ou um mix dos dois materiais, o material possui um valor mais acessível do que o mármore, facilitando sua popularidade. Confira a seguir uma seleção de lindos ambientes utilizando o marmorite e inspire-se:

1. Deixando a bancada mais colorida

Foto: Reprodução / Natalia Salla

Como o ambiente conta com móveis e ferragens com tons sóbrios, o mix de cores encontrado no marmorite harmoniza-se com o ambiente, conferindo mais cor e charme para a bancada da cozinha.

2. Cumprindo sua função original

Foto: Reprodução / Marmorite

Quando surgiu, lá na década de 1940, o marmorite tinha como função revestir pátios e ambientes externos, sendo uma opção bela e mais acessível ao mármore. Aqui ele pode ser visualizado no chão, parede e escadas.

3. Integrando os ambientes com estilo

Foto: Reprodução / Natalia Salla

Com um visual divertido e descontraído, o marmorite é capaz de garantir destaque à escada, elemento muitas vezes deixado de lado no momento da decoração. A dica é optar por uma composição com cores visualizadas no restante do ambiente.

4. Para um banheiro minimalista

Foto: Reprodução / Zunica

Como a composição do material utiliza tons em preto sobre o fundo branco, o resultado é um revestimento com ares minimalista, capaz de incrementar as paredes do banheiro ao ser aplicado por todo o ambiente.

5. Muito além de um revestimento

Foto: Reprodução / Havah

Apesar de ser mais comumente visualizado em aplicações em construções, este versátil material pode ser utilizado em objetos decorativos, como esta bela base de vaso, deixando o arranjo de flores ainda mais interessante.

6. De visual discreto, porém cheio de estilo

Foto: Reprodução / Meybeleni Arquitetura

Outro exemplo que demonstra toda a versatilidades deste material, aqui a cuba é esculpida diretamente no material, resultando em uma peça única e cheia de personalidade. Vale destacar sua padronagem mais discreta, ideal para ambientes com bastante informação visual.

7. Possui grande variedade de tons

Foto: Reprodução / Havah

Como é pré-fabricado, existe uma gama bem ampla de cores e combinações disponíveis, de acordo com os fabricantes. Neste vaso, uma composição com pedras em tons claros confere charme ao item.

8. Trazendo ares industriais à área externa

Foto: Reprodução / Lambri Projetos

Possuindo uma combinação de tons de cinza e preto, o piso revestido com o marmorite garante o contraponto ideal para o uso de móveis em couro e madeira em abundância, mesclando estilos decorativos.

9. Combinando com o cimento aparente

Foto: Reprodução / Plano D Decorações

Se aplicado com tons de cinza, este piso remete ao estilo industrial, especialmente se ele for combinado com outros elementos característicos. como o cimento aparente, metais e a cor preta.

10. Não há limites para sua aplicação

Foto: Reprodução / Lambri Projeto

Este banheiro representa as amplas possibilidades de sua aplicação. Utilizado no piso, paredes e bancada, a escolha por cubas brancas foi essencial para equilibrar o ambiente, evitando excesso do material.

11. Ambiente claro e bem iluminado

Foto: Reprodução / Plano D Decorações

Mantendo o estilo minimalista aplicado no ambiente, o revestimento figura por todo o banheiro. Sua padronagem menor é ideal para não pesar o visual, permitindo que a iluminação inunde o ambiente.

12. Presente também na cozinha

Foto: Reprodução / Glitteria Decor

Garantindo charme extra para as bancadas da pia e da ilha, o marmorite possui fundo acinzentado, tom ideal para manter a harmonia com o mobiliário escolhido. O uso da madeira é o elemento de destaque neste ambiente.

13. Que tal uma pia diferentona?

Foto: Reprodução / Tatiana Baroni

Toda esculpida em marmorite, esta pia não possui cuba separada, mas uma versão embutida, também confeccionada com o mesmo material. A iluminação embutida no espelho garante ainda mais destaque ao item.

14. Tons mais escuros também são belos

Foto: Reprodução / Sambaiba Arquitetura

Ideal para quem não busca muito destaque e não abre mão do estilo conferido pelo material, esta bancada de marmorite aposta em um fundo escuro, utilizando uma composição com pedras acinzentadas.

15. Vale brincar com tons mais marcantes

Foto: Reprodução / Atelier Dialect

Que tal uma cozinha divertida? Para isso, basta apostar em armários em um tom vibrante e escolher uma bancada cheia de estilo. Neste projeto, para contrastar com a composição, a torneira na cor branca deixa o visual mais harmonioso.

16. A rodabanca acompanha a bancada

Foto: Reprodução / Heju

Criando um visual mais harmônico e a sensação de continuidade, o mesmo marmorite aplicado na bancada da cozinha ainda estendeu-se para a rodabanca, protegendo a parede da umidade e sujeira.

17. Aplicado em forma de placas

Foto: Reprodução / Atelier Baptiste Legue

Possibilitando sua utilização em áreas extensas, este material pode ser aplicado de forma uniforme, sem recortes, ou ainda na forma de amplas placas, resultando em um visual cheio de charme.

18. Ideal para áreas externas

Foto: Reprodução / Marmorite

Em sua finalização, este material recebe polimento, se tornando um piso com baixa permeabilidade, mostrando-se a opção ideal para aplicação em áreas externas ou locais com umidade frequente.

19. Trazendo charme para a cozinha sóbria

Foto: Reprodução / Pascali Semerdjian

Utilizando mobiliário em inox e bancadas na cor preta, esta cozinha ganha mais charme ao receber o piso com revestimento neste material. Para complementar o visual, cadeiras em amarelo vibrante.

20. Uma cozinha de visual diferenciado

Foto: Reprodução / Espacio Nueva Carolina

Toda trabalhada em tons vibrantes, esta cozinha conta com teto pintado no mesmo tom de suas paredes. O chão ganha revestimento de marmorite, enquanto a parede destinada à rodabanca recebe o mesmo material.

21. Aplicado nas áreas molhadas

Foto: Reprodução / Pascali Semerdjian

Como alternativo ao tradicional azulejo de cerâmica, o marmorite foi aplicado nas paredes que possuem maior contato com água, protegendo estas áreas e eliminando a necessidade de revestir todo o ambiente.

22. Tons mais claros são ótimos para um visual mais clean

Foto: Reprodução / Casa Franceza

Assim como todo tom neutro, o marmorite com tons de bege é uma ótima opção de revestimento, possibilitando utilizar elementos decorativos mais marcantes, sem sobrecarregar o ambiente.

23. Integrando ambiente interno e externo

Foto: Reprodução / Histórias de Casa

Ao ser eleito como o único revestimento de toda a residência, este material foi capaz de promover integração dos ambientes interno e externo com estilo, além de facilitar no momento da limpeza.

24. Que tal utilizá-lo no lugar de um móvel?

Foto: Reprodução / Casa Franceza

Este painel confeccionado com o marmorite faz as vezes de móvel, possuindo recortes e nichos estratégicos para acomodar objetos decorativos. Novamente, o tom de bege garante o efeito curinga na decoração.

25. Para uma cozinha especial

Foto: Reprodução / Vitro

Apesar de possuir medidas discretas, esta cozinha possui charme de sobra. Recebendo o marmorite como revestimento de seu piso, o destaque ainda aparece devido ao uso de móveis de madeira em seu tom natural.

26. Aplicado na escada externa

Foto: Reprodução / Casa Franceza

Como a escada de acesso à área de lazer foi construída junto à parede, nada melhor do que revestir as duas com o mesmo tom de marmorite. O destaque especial fica por conta da disposição diferenciada dos degraus.

27. Ambiente com visual retrô

Foto: Reprodução / Histórias de Casa

Uma ótima opção para quem gosta de uma decoração com ares mais antigo é apostar no uso do marmorite associado a outros itens decorativos vintage, podendo ser aplicado de móveis até simples objetos, deixando o ambiente com muita história e visual retrô.

28. Destacando o painel da TV

Foto: Reprodução / Casa Franceza

Buscando dar destaque especial para a parede que irá receber a TV, o marmorite foi o eleito para revestimento. O tom escolhido é ideal para contrastar com a madeira escura utilizada no painel e rack.

29. Revestindo a área de lazer

Foto: Reprodução / Maurício Arruda

Ambiente ideal para confraternizações ou relaxar lendo um bom livro, esta área externa conta com espreguiçadeira, sombreiro e muito verde. Para revestir o chão e a região da hidromassagem, marmorite em tom bege.

30. Compondo o visual retrô do ambiente

Foto: Reprodução / Histórias de Casa

Acompanhando o estilo visualizado em todo o ambiente, o piso de marmorite cinza acaba destacando o mobiliário na cor azul. Para manter o clima descontraído, objetos coloridos são espalhados pelo ambiente.

31. Para um ambiente que mescla estilos

Foto: Reprodução / Vitro

Contando com o marmorite e o cimento aparente para conferir ares industriais, este ambiente mostra a mistura de estilos ao apostar em um sofá cheio de personalidade e um armário em tons degradê.

32. Deixando o lavabo mais encantador

Foto: Reprodução / Histórias de Casa

Como o pouco espaço não permite muitos objetos decorativos, a bancada da pia serve como apoio para objetos e o irreverente quadro. A parede que abriga o vaso sanitário ganha revestimento com marmorite, quebrando a prevalência do branco no ambiente.

33. Garantindo mais beleza ao quarto

Foto: Reprodução / Vitro

Recanto de descanso e tranquilidade, este ambiente também pode receber o material. Acompanhado de móveis de madeira, ele ganha ainda mais charme ao contrastar-se com a parede de tijolos aparentes, tão charmosa por si só que até dispensa o uso de cabeceira.

34. A área do banho ficou ainda mais divertida

Foto: Reprodução / Histórias de Casa

Dispensando o uso de box ao criar um acesso através de escadas e mureta, o marmorite reveste as áreas úmidas deste banheiro. O tom claro é ideal para ampliar o ambiente, já que este possui medidas reduzidas.

35. Madeira, cimento e marmorite

Foto: Reprodução / Vitro

Para deixar o banheiro com mais estilo e beleza, a bancada foi confeccionada em cimento queimado, criando um visual mais industrial. A porta de madeira e o marmorite aplicado no chão arrematam o visual.

36. Presente até na sala de jantar

Foto: Reprodução / Histórias de Casa

Como o apartamento conta com medidas reduzidas, a pequena mesa de jantar foi posicionada no meio da passagem da cozinha para a sala de TV. Ao utilizar o material como revestimento do piso, a integração dos ambientes foi feita de forma natural e com muito estilo.

37. Contando com a companhia de um tapete

Foto: Reprodução / Vitro

Ao optar por um modelo de marmorite com padronagem mais discreta, cores neutras ou uso de pedras em tamanhos menores, é possível contar com o auxílio de um tapete para trazer mais encanto e um toque de cor ao lar.

38. Um pequeno detalhe para incrementar o visual

Foto: Reprodução / Histórias de Casa

Como o banheiro possui a cor branca reinando nas paredes e bancada, uma boa ideia foi apostar no uso do marmorite para revestir o nicho dedicado a armazenar os produtos de higiene pessoais.

39. Quanto maior, melhor

Foto: Reprodução / Sabará Arquitetura

Apesar dos modelos com recortes de pedras em tamanho mini serem muito populares, para quem gosta de um visual cheio de personalidade e não tem medo de ousar, é possível apostar em marmorite com pedaços maiores de minerais.

40. A bancada como destaque na cozinha

Foto: Reprodução / Bealstone

Peça central, a ilha abriga a cuba, além de possuir espaço de sobra para a manipulação dos alimentos. Com a cuba dupla esculpida no mesmo material, possui fundo escuro com pedras em tons mais claro.

Opção ideal para quem deseja incrementar o visual do lar, seja em áreas internas, externas, piso, paredes, bancadas, escadas e até em objetos decorativos, o marmorite reafirma a máxima de reaproveitar tendências de tempos passados. Escolha seu modelo ideal e adicione já este elemento no seu lar!

PARA VOCÊ