Artesanato em MDF: 80 ideias criativas para decorar e se encantar

Foto: Reprodução / Marilda Silvestre

O MDF é um dos materiais favoritos de quem trabalha com artesanato. Esse tipo de madeira é fácil de manusear e ainda tem um preço acessível que geralmente cabe em todos os bolsos. A versatilidade do MDF é tanta que você pode fazer itens para decorar e organizar todos os cômodos da sua casa com ele.

Para trabalhar com esse tipo de madeira, você vai precisar de cola branca, tinta acrílica ou PVA, lixa, tecidos, papeis e outros materiais capazes de transformar uma peça de madeira crua em uma obra de arte.

Confira ideias criativas e vídeos com o passo a passo de artesanato em MDF para deixar a sua casa ainda mais encantadora.

1. Artesanato em MDF na cozinha

mdf artesanato

Foto: Reprodução / Marilda Silvestre

Este é um porta-talheres feito em MDF perfeito para organizar a sua cozinha e as horas de refeição. Você pode usar esse tipo de objeto na decoração da mesa durante um almoço ou jantar.

2. Porta-talheres de madeira

mdf artesanato

Foto: Reprodução / Mônica Moura

Apresente e organize seus talheres de um jeito mais bonito. As peças em MDF são resistentes e podem ser personalizadas da maneira que você quiser. Pinte com as cores que combinam com sua cozinha.

3. DIY: como fazer um porta-talheres de MDF

Quer se aventurar no universo do artesanato? Confira o passo a passo para você mesma criar o seu porta-talheres com decoupagem (que é uma técnica que usa papeis para revestir os itens) de guardanapo. Os pezinhos da peça são em silicone.

4. Joguinho personalizado

mdf artesanato

Foto: Reprodução / Canteiro das Artes

Você pode ter até um joguinho personalizado, contendo vários itens de cozinha feitos em MDF. Você vai precisar de caixinhas para chá, paliteiros, porta-talheres, descanso de panelas entre outros.

5. Pendure canequinhas com estilo

mdf artesanato

Foto: Reprodução / Atelier Cor e Artes

Que tal uma peça colorida e cheia de alegria para decorar o cantinho do café? Esta é uma chapa lisa em MDF que teve a aplicação de uma personalização também feita em MDF. Foi só incluir os ganchinhos e pintar com várias cores.

6. Puxa-saco feito com MDF

mdf artesanato

Foto: Reprodução / Marilda Silvestre

O puxa-saco serve para organizar e também embelezar a sua casa. Essa peça combina tanto em cozinhas quanto em lavanderias.

7. DIY: faça seu puxa-saco personalizado em casa

Quem gosta de colocar a mão na massa vai adorar a ideia de criar um puxa-saco para organizar as sacolinhas plásticas. A peça do puxa-saco em MDF já é comprada pronta. O seu trabalho consiste na personalização e pintura desse item.

8. Caminho de mesa de madeira

mdf artesanato

Foto: Reprodução / architecture art designs

Este item é capaz de deixar qualquer mesa linda! São pequenas chapas de MDF presas entre si com barbantes. Dessa forma, a peça tem maleabilidade suficiente para acompanhar o caimento do tampo da mesa.

9. Aproveite sobras de pastilhas

mdf artesanato

Foto: Reprodução / Ateliê do Mosaico

Um porta-guardanapos simples de MDF ganhou um charme especial com a aplicação de pastilhas adesivas, criando um mosaico colorido.

10. Porta-guardanapos de madeira

Foto: Reprodução / Popolappen

A hora do almoço ou do jantar fica muito mais delicada com uma peça como essa. Os detalhes em formato de coração podem ser adquiridos separadamente e colados na base.

11. Para guardanapos de tecido

mdf artesanato

Foto: Reprodução / PersonAlice

Sabia que existe porta-guardanapo individuais feitos em MDF? Sem dúvidas, é uma peça que terá uma durabilidade muito maior. Escolha o tema da sua festa ou um que combine para várias ocasiões especiais na sua casa.

12. Caixinha de chá

mdf artesanato

Foto: Reprodução / Apto Onze

Outro mimo na decoração da sua cozinha são as caixinhas de chá. Uma feita em MDF e com pintura personalizada não precisa ficar guardada dentro do armário: ela pode ajudar na composição da decoração do ambiente. Neste modelo, as ervas de chá foram armazenadas dentro da caixinha, que tem trampa transparente. Esses modelos requerem uma caixa em MDF com boa vedação.

13. Chaleira em MDF

Foto: Reprodução / Casa Do Artesanato

Uma fofura em formato de chaleira para acondicionar seus saquinhos de chá na cozinha! A tinta usada para pintar peças de artesanato em MDF é a acrílica, escolha uma tonalidade que combine com a sua decoração.

14. Seus chás organizados

Foto: Reprodução / Marilda Silvestre

Você também pode usar caixas com tampas em MDF para guardar chás. O simples fato de colar uma fita com laço em volta dela já traz um charme especial. Observe o espaço interno, para que cada caixinha de chá possa ser acomodada sem problemas no interior.

15. Aprenda a fazer uma caixinha de chá em MDF

Se você quer colocar a mão na massa, mas ainda tem receio em como manipular peças em MDF, confira este vídeo com o passo a passo. São dicas de pintura e também de escolha de itens de madeira.

16. Porta-copos de madeira

mdf artesanato

Foto: Reprodução / Marilda Silvestre

Os porta-copos ajudam a manter as superfícies das mesas sempre sequinhas. Essa é mais uma ideia para usar o MDF com decoupagem na decoração de casa — e também trazer praticidade para o dia a dia.

17. MDF para decorar o banheiro

Foto: Reprodução / Nalu Personalizados

Essa é uma peça que une beleza e funcionalidade. Nela, você pode armazenar os rolos de papel higiênico e dar um toque de estilo para o seu banheiro.

18. Temperos organizados

Foto: Reprodução / Ateliê Santa Criatividade

Os condimentos na cozinha também podem ser armazenados em peças feitas em MDF. Neste modelo, o porta-temperos faz papel de organização e também ajuda na decor da cozinha. A pintura e decoupagem foram feitas com o tema Galinha D’Angola.

19. DIY: porta-temperos com decoupagem

Um simples caixote de madeira ganha vida e se torna uma peça cheia de estilo para organizar temperos e também decorar a sua cozinha. Neste tutorial, você vai descobrir os segredos da técnica de decoupagem para cobrir peças de MDF, além de dicas para fazer uma falsa pátina.

20. Dois em um

Foto: Reprodução / Casa Do Artesanato

Você pode comprar apenas um suporte para acomodar seus frascos de vidro com temperos. Este modelo ainda tem uma função extra: apresenta um suporte para você adicionar um rolo de papel toalha.

21. Prateleiras em MDF

Foto: Reprodução / Elo7

Se preferir, você pode fazer um porta-condimentos apenas com chapas em MDF e uma pintura neutra, que combine na sua cozinha. Neste modelo, um nicho foi fixado logo acima do tampo da pia — para cozinhas pequenas, fica super fácil alcançar um pote de temperos desse jeito!

22. Descanso para panelas

mdf artesanato

Foto: Reprodução / Library Laser

O descanso de panela é um item essencial nas cozinhas, isso porque ele evitar que o calor das panelas estrague sua mesa ou demais superfícies. As peças feitas em MDF são resistentes e também ajudam a incrementar a decoração dos ambientes.

23. Fazendo arte para a mesa de jantar

Foto: Reprodução / Mimos da Cris

O sousplat tem o objetivo de proteger a toalha ou até mesmo a mesa durante a refeição. Eles são capazes de deixar qualquer almoço ou jantar mais elegante, afinal de contas, todo mundo se encanta com uma mesa bem posta e decorada. E você mesma pode fazer um sousplat em casa. Basta comprar uma peça em MDF com 35 centímetros, por exemplo, e revesti-la com o tecido que preferir.

24. Decorando as paredes com MDF

mdf artesanato

Foto: Reprodução / Fazendo arte

Estas peças em formato de talheres são ótimas soluções para decorar as paredes de cozinhas ou de área de lazer. O item geralmente é encontrado na cor crua, basta você escolher uma tonalidade que combine com o ambiente.

25. Bandejas decoradas de maneira personalizada

mdf artesanato

Foto: Reprodução / Ateliê Tici

Independente do ambiente da sua casa, você pode usar bandejas para na decoração. Sempre pense nesses objetos como itens organizadores, já que podem receber uma quantidade diferente de itens em cima delas. Na cozinha, elas ajudam a deixar o espaço mais bonito e também para servir o que você precisar.

26. Use bandejas em MDF na sua sala

mdf artesanato

Foto: Reprodução / Montare Móveis Planejados

Quem tem um cantinho com carrinho de bar em casa pode usar bandejas para acomodar garrafas e taças. Esses itens ajudam na composição da decoração e podem ser utilizados mesmo em espaços com tamanho reduzido. Inove na escolha das cores para trazer personalidade ao ambiente.

27. Aprenda a criar uma bandeja em MDF

Se você prefere fazer a sua bandeja em vez de comprar uma já pronta, saiba que não é complicado colocar a mão na massa. Uma das personalizações mais interessantes para as bandejas é a adição de espelhos no fundo do objeto. Tire as medidas exatas para comprar o espelho com as dimensões corretas. Depois, pinte e customize a bandeja como quiser, inclusive adicionando pérolas ou outros adereços.

28. Caixinhas personalizadas em MDF

Foto: Reprodução / Fabricia Duarte Artesanato

Um tipo de artesanato muito popular no Brasil são as caixinhas em MDF que recebem cores, adesivos, tecidos e diversos itens de personalização.

29. DIY: aprenda a pintar caixas de MDF

Existem várias maneiras de pintar caixas de MDF, mas neste tutorial você vai aprender uma das técnicas mais simples e rápidas para desempenhar essa tarefa. Você vai precisar de tinta PVA ou acrílica e também de tinta branca fosca para artesanato.

30. Boa opção para presentear

Foto: Reprodução / Samara Renee

Em vez de embalar um presente em um pacotinho ou em um papel, você pode usar uma caixinha de MDF para acomodar o objeto. Sem dúvidas, a pessoa que receber esse presente vai usar a caixa para organizar itens ou decorar um ambiente.

31. Porta-convite feito em MDF

Foto: Reprodução / Danielle Moura

Outra maneira de utilizar as caixinhas de MDF que vem se popularizando é tornar essas peças em porta-convites, especialmente os de casamento e os de batismo. Geralmente, os padrinhos recebem uma caixa dessas, toda personalizada, de seus afilhados.

32. DIY: aprenda a fazer um convite para padrinhos

Se você está de casamento marcado e quer fazer uma caixinha em MDF para entregar os convites de seus padrinhos, confira o passo a passo desse vídeo. Você vai aprender desde como lixar a caixa de MDF até a escolher os itens para finalização da peça.

33. Personalizando para quem você ama

Foto: Reprodução / Caixa de Mimos

Alguns adereços podem ser usados na decoração de caixinhas em MDF. Você pode comprar e aplicar: pérolas, tecidos, rendas, adesivos, flores, biscuit, fitas, papel de scrapbook e muito mais! Escolha esses itens de acordo com o estilo de quem vai receber essa caixinha.

34. Adicione seu nome

Foto: Reprodução / Luxo Perolado Ateliê

Outra personalização interessante para as caixinhas de madeira é a aplicação de letras e palavras. Geralmente, as lojas especializadas em venda de produtos em MDF oferecem esse serviço personalizado, fazendo o corte da palavra, das letras e na tipografia que você precisar.

35. Várias caixas de madeira na decor da casa

Foto: Reprodução / Dany Boroski

Além de ajudar na organização dos itens da casa, as caixas compõem lindas decorações. Você pode usar peças com tamanhos e estampas diferentes, desde que haja harmonia entre esses itens e que uma padronagem de cores exista.

36. Kit presente em MDF

Foto: Reprodução / Favors Brasil

Faça divisões internas nas caixas de MDF. Esse tipo de peça de artesanato é ótimo para presentear alguém especial, porque você pode criar um kit personalizado e organizar cada item dentro da caixinha. Revista a parte interior da caixa com papeis adesivos, de scrapbook ou tecidos, usando cola branca.

37. Cada um no seu quadrado

Foto: Reprodução / Elo7

As caixas com divisões internas também são excelentes para usar como porta-joias. Você consegue separar seus brincos, pulseiras e demais itens em cada uma das repartições. Para porta-joias, você pode optar pela escolha de caixas com tampa de vidro, assim fica mais fácil visualizar cada um dos objetos.

38. Nada se perde

Foto: Reprodução / Horno y Adorno

Se você já faz peças de artesanato na sua casa, caso reste algum retalho de tecido de outro trabalho, você pode aproveitar essa sobrinha e personalizar uma caixa. Arrisque misturando produtos com texturas diferentes, o resultado tende a ficar charmoso.

39. Para guardar as bijuterias

Foto: Reprodução / Parei nos 25

Mas, se não quiser itens com a tampa vazada ou de vidro, as peças totalmente fechadas também são encantadoras. Mesmo que você adquira uma caixinha simples, é possível comprar pezinhos extras para fixar na peça. Esses detalhes sempre impressionam.

40. DIY: como fazer porta-joias de MDF

Quer você mesma criar o seu porta-joias? Assista a este tutorial em vídeo para descobrir o passo a passo a ser seguido para confeccionar a peça na sua casa. O legal é que você aprende a técnica e personaliza a caixa do jeito que preferir.

41. Porta-relógios revestido com tecidos

Foto: Reprodução / Para Colecionadores

Quem prefere revestimentos mais refinados, pode optar pelo courino e veludo para isso. O resultado é uma peça mais sofisticada e que tem uma durabilidade maior.

42. Guardando sua maquiagem

Foto: Reprodução / Drika Artesanatos Anápolis

O artesanato em MDF também garante a criação de porta-maquiagens resistentes! Quem gosta de tudo nos mínimos lugares vai se apaixonar pelos modelos com divisões internas para acomodar batons.

43. Porta-maquiagens com gavetinha

Foto: Reprodução / Ateliê Barbara Pirog

As peças em MDF com gavetinhas são bem legais para guardar pó, blush, sombras e maquiagens mais delicadas. Mas fique atenta, porque ter um espaço maior, na parte superior, para acomodar seus pinceis e frasco faz toda a diferença.

44. DIY: como fazer uma caixa de maquiagens de MDF

Neste vídeo, você vai aprender o passo a passo para criar uma caixa de maquiagens em MDF. Primeiro, você vai preparar a caixa com tinta PVA branca, pintando somente a parte externa da caixa e a tampa. A personalização da peça é com adesivo para decoupagem, que você pode escolher com o desenho que mais agradar.

45. Bancada cheia de estilo

Foto: Reprodução / Noemi Mirabella

Sabe as caixinhas de lenços que compramos nas farmácias? Elas podem ficar muito mais elegantes se você adicioná-las em uma peça de MDF. Cole uma manta de strass em volta e adicione algumas pérolas: o resultado será um verdadeiro charme!

46. Simplicidade perolada

Foto: Reprodução / Vi’arte Decor

Se você não tem tanta maquiagem assim, mas quer organizar seus pincéis, opte pela aquisição de um modelo clássico. As peças estilo copinhos são ótimas para guardar esse tipo de item maior e que não pode amassar. O uso de pérolas sempre deixa os objetos mais delicados e combinam com decorações românticas.

47. DIY: porta-pincel super glamouroso

Você vai se surpreender quando descobrir que é superfácil fazer um porta-pincéis em casa. Confira no passo a passo todos os detalhes para montar uma peça cheia de strass e brilho. Seu quarto vai ficar mais glamouroso com esse item!

48. Um mimo decorando seu quarto

Foto: Reprodução / Iára Caprano

Em se tratado de item de maquiagem, beleza e praticidade precisam andar lado a lado! Seguindo esse pensamento, ter um porta-maquiagens já com um miniespelho acoplado vai facilitar bastante se você estiver em um momento de correria. É só olhar seu reflexo rapidinho, passar um batonzinho e sair voando!

49. Combinação cheia de delicadeza

Foto: Reprodução / Queila Ramos

Porta-trecos nunca são demais no quarto, afinal de contas sempre é importante guardar algum item e encontrá-lo rapidamente. Você pode ter uma bandeja decorada com conjuntos de caixinhas com tampa e em tamanhos diferentes fazendo parte da decoração do quarto. Este modelo foi feito com a técnica de papel amassado colado no MDF.

50. Artesanato em MDF na decoração infantil

Foto: Reprodução / Coisas da Momô

Se tem um ambiente das casas que fica uma graça com peças de artesanato em MDF são os quartinhos infantis! Todos os pais de bebês precisam de kits de higiene, contendo lixeirinha, caixinha para hastes flexíveis, porta-algodão e muito mais.

51. Um quartinho delicado

Foto: Reprodução / Ateliê Artes da Tina

A personalização vai de acordo com o gosto dos pais. As peças dos kits de higiene podem ser revestidas com tecidos, papeis de scrapbook ou simplesmente pintadas, como neste exemplo. Capriche no acabamento com fitas e cores complementares à tinta escolhida para cobrir toda a madeira.

52. DIY: kit higiene para bebês

Comprar as peças em MDF de um kit higiene e personalizá-las é uma opção fácil de fazer e que vai te ajudar a economizar na hora de montar o enxoval do bebê. Neste tutorial, você descobre como transformar uma peça simples em um conjunto encantador.

53. Abajur em MDF

Foto: Reprodução / Nanda Arts

A versatilidade do artesanato em MDF é realmente grande e até abajures são confeccionados com esse material. Neste modelo, foram feitas pequenas aberturas para passagem de uma fita de cetim e a madeira foi revestida com tecido. Um colar de pérolas foi aplicado em torno de toda a cúpula e, para deixar o resultado ainda mais fofo, uma coroa dourada, também em MDF, foi fixada no abajur.

54. Abajur para o quarto de bebê

Foto: Reprodução / Elo7

Outra forma de personalizar um abajur em MDF é colar a fita de cetim em volta da cúpula e adicionar um bichinho de pelúcia na base. O resultado fica um encanto.

55. A farmacinha de uma princesa

Foto: Reprodução / Ellenatelie

Caixas estilo maletas, feitas em MDF, são bem úteis para guardar medicamentos. Nesta inspiração, temos uma farmacinha feita para uma princesa: veja a quantidade de adesivos perolados ao redor da caixa, uma riqueza de detalhes!

56. Caixa de remédios refinada

Foto: Reprodução / Casa Vênus

A combinação de cores terrosas sempre gera requinte tanto para os ambientes de casas quanto para objetos de decoração. Chega a dar uma dorzinha no coração deixar uma caixa de medicamentos tão linda como esta dentro do armário!

57. Decorando a porta

Foto: Reprodução / Mudar é Arte MDF

Outro item de artesanato em MDF que aparece bastante em quartos infantis (e também nas maternidades) são os quadros para decorar portas. Os pais podem adicionar o nome da criança e personalizar o quadro com itens de pelúcia ou feltro.

58. Quadro com personagens em MDF

Foto: Reprodução / Atelier Bertha Callau

Se você estiver em busca de um item de artesanato em MDF para decorar a porta da maternidade, por exemplo, pense em reaproveitar essa peça na decoração do quartinho do bebê. Mantenha a paleta de cores para que depois a decoração de porta esteja presente no dia a dia com o novo membro da família.

59. DIY: como fazer enfeite de porta para maternidade

A chegada do bebê é um momento especial para os pais da criança. Para controlar um pouquinho a ansiedade, você mesma pode preparar um enfeite para usar na porta da maternidade. A placa de MDF já é comprada pronta, você vai personalizar com as cores e acessórios que preferir.

60. MDF envernizado

Foto: Reprodução / Buywall

Até mesmo itens sem nenhuma pintura ficam charmosos na decoração. É o caso deste leãozinho, que foi feito com cortes a laser e só recebeu uma camada fina de verniz. A peça ajuda a deixar os espaços mais fofinhos e funciona como um porta-celular.

61. Plantinhas na composição da decoração

Foto: Reprodução / Belalice Decora

Um item em MDF e uma plantinha por perto: essa combinação já garante uma decoração graciosa que pode aparecer tanto em quartos quanto nas salas. A peça de madeira recebeu um detalhe colorido pintado com tinta acrílica para se destacar.

62. Funcionalidade acima de tudo

Foto: Reprodução / Mdf by Ju Nascimento

A estética importa, mas é sempre importante pensar na funcionalidade e praticidade que as peças de decoração podem trazer para os lares. Dessa forma, até mesmo um porta-controle remotos pode ser feito para organizar a sua sala de TV e também trazer um ponto de cor para o ambiente, especialmente se o item possuir uma tonalidade alegre.

63. DIY: como fazer um porta-controle remoto

Chega de perder o controle remoto na sala de TV ou no seu quarto! Com um porta-controle remoto, você mantém o acessório para TV sempre por perto. Neste tutorial, você vai elaborar a peça com decoupagem com guardanapo e aprender mais sobre a técnica de craquelado para deixar o porta-controle remoto ainda mais bonito.

64. Somente a moldura

Foto: Reprodução / Gran Idea Corte y Grabado

Se você não estiver a fim de colocar uma tela na decoração da sua sala, que tal optar por adicionar um quadro que tenha somente a moldura? O efeito na composição da decoração fica moderno e elegante ao mesmo tempo. Basta escolher um desenho, solicitar o corte personalizado e pintar.

65. MDF personalizado para a parede

Foto: Reprodução / Peniche Artesanato

As placas de MDF podem ter vários temas e ficam bem em muitos cômodos da casa. Nesse exemplo, você pode pendurá-lo na porta de entrada da sala.

66. Porta-rolhas feito em MDF

Foto: Reprodução / Espaço Criart

Os porta-rolhas fazem o maior sucesso na decoração de casas com estilos descontraídos e modernos. A confecção dessas peças é feita em MDF (usada nas bordas e parte traseira) e vidro na frente. Você pode comprar um adesivo com uma frase e colar na parte da frente.

67. Estilo rústico

Foto: Reprodução / Carla Valeria Vassere

Se preferir uma decoração com pitadas de rusticidade, você pode fazer isso na pintura do porta-rolhas. Basta desgastar a tonalidade, com uma lixa fina, que o efeito fica bacana.

68. DIY: como fazer um quadro porta-rolhas em casa

Apesar de parecer complexo, criar um quadro porta-rolhas em casa é mais simples do que você imagina. Para isso, você vai precisar de uma moldura em MDF tipo box com vidro, furadeira, serra-copo, tecido ou papel de scrapbook e mais alguns itens para cortar e finalizar o quadro.

69. Eu acho que vi um gatinho

Foto: Reprodução / JS Atelier

Você já percebeu que itens de artesanato em MDF podem aparecer em todos os cantos da casa! Os porta-chaves também podem ser feitos com esse material, inclusive com cortes a laser em formatos diferentes, como esse exemplo com um gatinho preto que vai trazer muita sorte para a vida dos moradores.

70. Uma casinha para as chaves

Foto: Reprodução / Caixa Filosofal

Seu porta-chaves em MDF também pode ter frases que funcionam como avisos, como neste exemplo acima, perfeito para quem sai correndo de casa e “esquece meio mundo”.

71. Porta-chaves clássico

Foto: Reprodução / Lindamar Esteves Houri

Já quem prefere um estilo tradicional pode escolher um porta-chaves em MDF de quadrinho, com uma mensagem bonita logo acima dos ganchos.

72. DIY: como fazer um porta-chaves de MDF

Se você gosta de uma decoração mais rústica, vale muito a pena fazer um porta-chaves com relevo colorido e pátina desgastada. Neste vídeo, você aprende como usar cada uma dessas técnicas para fazer seu porta-chaves personalizado.

73. Artesanato em MDF decorando o lavabo

Foto: Reprodução / Marilda Silvestre

Você pode usar caixinhas de MDF para decorar seu lavabo. As peças estilo caixote são excelentes para acomodar sabonetes e hidratantes para as mãos.

74. Organizador repleto de delicadeza

Foto: Reprodução / IA Partum – By Ivan Aleixo

Fique atenta caso deseje incluir uma peça de MDF na decoração do seu banheiro, isso porque a umidade pode desgastar o item. Neste caso, opte por artesanatos finalizados com tinta em vez de revestidos por tecido ou papel de scrapbook, por exemplo.

75. Vasos de MDF

Foto: Reprodução / Chateliê

Quer deixar o lavabo ainda mais lindo? Adicione vasinhos de MDF com plantas artificiais. Elas podem ser de plástico ou até de crochê e tecido.

76. Cachepô em MDF

Foto: Reprodução / OpusN

Pintura em relevo e aplicação de acessórios: isso já basta para ter um cachepô fofinho para acomodar suas plantinhas, especialmente as suculentas.

77. Muitas pérolas para o porta-retratos

Foto: Reprodução / Ateliê da Lê

Um porta-retratos com pérolas combina super bem em quartos femininos. A técnica para aplicação das pérolas pode ser replicada para a confecção de letras também — que são bem utilizadas como decorações de aniversários ou porta de maternidade.

78. DIY: como personalizar um porta-retratos

Basta comprar um porta-retratos de MDF, pintar a peça com tinta PVA ou acrílica na cor desejada e aplicar as pérolas. Para a peça ficar ainda mais bonita, você pode comprar acessórios em biscuit e fixar no porta-retratos. Se achar mais fácil, troque as pérolas por faixas de adesivos de strass.

79. Caderno com capa dura de verdade

Foto: Reprodução / Duas Meninas Ateliê

O artesanato com MDF depende apenas da imaginação de quem o cria! Isso porque até cadernos podem receber capas duras (de verdade) usando chapas com essa madeira com espessuras finas. Você adquire os cadernos já com a capa em MDF em lojas especializadas.

80. Já viu chaveiros de MDF?

Foto: Reprodução / Mimos D’arte

A madeira de MDF serve para fazer desde móveis até acessórios pequenos e mais delicados. Nesta inspiração, foi criado um chaveiro personalizado que serviu como lembrança de maternidade. A tinta acrílica dourada faz com que pouco se perceba que a peça é de madeira.

Viu como é possível decorar a casa inteira usando peças feitas em MDF? Agora, é só se inspirar nos modelos apresentados para começar a criar seus artesanatos. Para te ajudar a elaborar peças ainda mais legais, confira outras dicas de artesanato feitos com caixas de MDF decoradas e feltro que vão incrementar ainda mais seu trabalho.

PARA VOCÊ