20 fotos de mesa cavalete e tutoriais para uma decoração moderna e acessível

Escrito por Isabela Palma

Você já conhece a mesa cavalete? Queridinha das blogueiras, ela é prática, fácil de montar e muito acessível, além, é claro, de dar um charme ao ambiente! Você não precisa mais esquentar a cabeça ao procurar mesas a preços elevados. O modelo pode ser usado como escrivaninha, mesa de jantar e até mesmo para a decoração em festas.



Índice do conteúdo:

20 ideias de mesa cavalete para seguir

Para espaços pequenos ou grandes, em finalização colorida ou em madeira natural, a mesa cavalete surge para agradar a todos os gostos! Acompanhe a nossa lista de sugestões e se inspire:

1. Para um ambiente de estudo ou trabalho mais leve, é uma ótima escolha

2. Pode ser muito utilizada em festas

3. Como um cantinho de lembranças especiais

4. Experimente usar superfície de vidro em vez de madeira

5. Combine com outros móveis para criar um conjunto despojado

6. Invista numa decoração em madeira natural

7. Tenha muito espaço para organizar suas tarefas e trabalhos

Histórias de Casa



8. Para os mais sérios, uma decoração sóbria

9. O seu espaço de home office diz muito sobre você

10. Cavaletes em ferro são ideais para quem gosta de sobriedade

11. São muitas as possibilidades de tamanho

12. Use quadrinhos de frases para compor a decoração

13. E abajures também! Eles dão um toque especial para o ambiente

14. Você pode encontrar em cores, estilos e materiais bem diferenciados

Compre na Tadah! Design

15. Invista em cores e customização

16. Experimente gavetas em um dos lados para praticidade

17. É interessante brincar com texturas na hora de decorar

Compre na Oggi



18. É uma ótima escolha para espaços co-working

19. Cores neutras facilitam as combinações

Compre na MadeiraMadeira

20. A sua mesa pode transformar o ambiente com sofisticação

Por conta de sua praticidade, a mesa cavalete é feita para atender às suas necessidades e preferências. Você pode também colocar a mão na massa e fazer a sua.

Como fazer mesa cavalete

As grandes vantagens da mesa cavalete são o custo-benefício e a facilidade de montagem. Por não demandar materiais muito pesados e amarrações muito complexas, você mesmo pode produzir a sua própria mesa sem muita dor de cabeça. Prepare as suas habilidades em DIY, pois separamos 5 vídeos explicando o passo a passo do processo.

Mesa de cavalete Tumblr

Nesse primeiro vídeo, você aprende a fazer o cavalete, a base da sua mesa, de forma rápida e fácil. No tutorial, foi utilizada a madeira de pinheiro, conhecida popularmente como pinus, uma matéria-prima de grande qualidade.

Mesa cavalete em MDF

A opção em tampo de MDF pode ser uma alternativa para a sua mesa sair – ainda! – mais barata. A superfície da chapa também é mais lisa, facilitando na hora de dar o acabamento, sem a necessidade de lixar antes de pintar ou envernizar.

Mesa cavalete sem dobradiças



Esse tutorial demanda um pouco mais de suas habilidades em marcenaria, mas, ainda assim, nada muito complicado. É preciso ter cautela para cortar os pedaços de madeira nas medidas e angulações corretas para suportar o tampo e não ficar com os “pés” tortos.

Mesa cavalete escrivaninha

O tampo em placa de vidro fica lindo! Com a sensação de maior amplitude, traz leveza e delicadeza. É mais fácil para ousar na decoração e você pode utilizar caixas decorativas e estantes para suprir a falta de gavetas em sua mesa.

Mesa cavalete com paletes

Esse vídeo ensina a fazer uma mesa reutilizando pallets, daquelas caixas de feira que são descartadas após algum tempo de uso. Aqui, você aprende a fazer cavalete com suporte para os seus livros, câmeras e objetos de decoração em geral.

Saia do básico e invista em uma mesa cavalete. Combinando os estilos moderno e industrial, ela vai se tornar a peça-chave do seu espaço, fazendo toda a diferença. Complemente sua decoração com suportes para plantas.