20 ideias para incluir a mesa de canto na sua decoração

Escrito por
Atualizado em 04.05.22

A mesa de canto é uma solução perfeita não só para quem precisa criar soluções para decorar os cantinhos da casa, mas também para quem deseja valorizar um espaço de circulação maior em um ambiente. Além de decorativa, ela pode ser usada como um complemento de um canto alemão em uma sala de jantar ou uma medida de apoio na sala de estar.

Publicidade

Índice do conteúdo:

Como decorar mesa de canto com elegância e praticidade

De acordo com a Larissa, profissional da Minimal Arquitetura, a decoração de uma mesa de canto depende totalmente das suas necessidades em relação ao espaço em que ela será instalada. A seguir, a arquiteta dá dicas de como desenvolver esta composição em diversos cenários:

  • Encontre a função de sua mesa de canto: você pode utilizar uma mesa de canto para apoio de tablets e/ou assistentes virtuais para controle de casas inteligentes, posicionamento de luminárias de mesa ou apenas objetos decorativos, como vasos com flores/plantas ou vazios, livros, esculturas, etc.
  • Atente-se ao tamanho: mesas de canto costumam medir de 35 a 60 cm de largura, mas, independentemente da metragem, o ideal é manter o móvel entre 10 a 15 cm de distância de outras mobílias do ambiente. Se você tem um espaço maior do que esse, talvez seja interessante pensar em outra solução para o local.
  • Para mesa de canto da sala: você pode compor este espaço com livros de temáticas visuais e outros itens, como esculturas e objetos decorativos. Vasos com suculentas ou cactos são uma boa opção, pois são vegetações que sobrevivem bem em ambientes com sombra. Além disso, como já mencionado, é sempre um local interessante para manter itens de tecnologia e iluminação, trazendo funcionalidade a esse espacinho da casa.
  • Mesa de canto alemão: além da quantidade de pessoas que você quer acomodar no espaço, o tamanho do ambiente deve ser considerado ao escolher a peça. Para um canto alemão de 120x120cm, por exemplo, utiliza-se uma mesa de 80x80cm, que comporta entre 5 a 6 pessoas. Para comportar 7 pessoas ou mais, é indicado optar por uma mesa de formato retangular, com 80x120cm, por exemplo.
  • Escolha de materiais: lembre-se que materiais mais leves e com cores claras, como vidro, metal e madeira – pintadas de branco/bege –, passam uma sensação de amplitude ao ambiente. Já materiais mais pesados e com cores escuras, como ferro e madeira – pintadas de marrom ou preto – fazem com que o espaço pareça menor, mas os deixam mais aconchegantes. Tudo depende do objetivo que você planejou para o local.

Na decoração, uma composição bem pensada sempre traz um resultado mais satisfatório. Com as dicas da arquiteta fica ainda mais fácil elaborar algo perfeito para você, atendendo às necessidades do dia a dia, além da estética visual.

Publicidade

20 fotos de mesa de canto que inspiram elegância e praticidade

Inspire-se em 20 projetos arquitetônicos que incluem diferentes usos para uma mesa de canto e que, além da sua funcionalidade, trazem diversas soluções para o ambiente:

1. Se sua ideia é incluir uma mesa de canto alemão, atente-se ao espaço

2. Ela precisa ter espaço suficiente para que as pessoas fiquem acomodadas no espaço

3. Além de não comprometer o espaço para a circulação no ambiente

Loft 7 Arquitetura

Publicidade

4. As mesas de canto para sala são uma boa opção para valorizar a decoração

5. Elas podem funcionar como um apoio para a iluminação intimista

6. Acomodar vasos e plantinhas

7. Oferecer uma composição com objetos decorativos e obras de arte

8. Ou apenas um elemento a mais na decoração, que pode ser usado para apoio de copos, por exemplo

9. No quarto, a mesa de canto pode ser uma boa substituta para a mesa de cabeceira

10. Os modelos e materiais devem ser escolhidos conforme a proposta de decoração

11. Um design arrojado garante uma proposta moderna e conceitual

12. E dá um toque especial nas decorações clássicas

Max Mello Arquiteto

Publicidade

13. Já os modelos tradicionais são perfeitos para decorações minimalistas

14. Com o metal, a decoração ganha uma atmosfera de requinte

15. A madeira é um material que transmite aconchego ao ambiente

16. E se houver uma plantinha envolvida na composição, melhor ainda!

17. A mesa de canto branca se destaca quando entra em contraste com a parede colorida

18. Neste projeto, o formato da mesa acompanha a proposta geométrica da decoração

19. Uma mesa de canto quadrada é perfeita já que pode ser encaixada em diferentes lugares

20. Mas a versão redonda é compacta e não atrapalha em nada a circulação, sendo a opção perfeita para ambientes menores!

A mesa de canto é um móvel funcional, podendo ser inserida em diferentes cômodos da casa, além de ganhar diferentes funções sazonalmente, afinal de contas, esta é uma das mobílias mais democráticas e versáteis de uma decoração.

Publicidade

Como usar e decorar uma mesa de canto na decoração

A seguir, confira vídeos com dicas para escolher e compor uma mesa de canto – altamente compatível com diferentes estilos e propostas –, considerando seu gosto pessoal e as necessidades do seu dia a dia:

Como utilizar mesa de canto na decoração da sala

Neste vídeo você conhecerá as diferentes funções que uma mesa de canto oferece para a decoração de uma sala, além de quais modelos são populares no mercado.

Compondo um canto alemão perfeito

Anote as dicas profissionais da arquiteta, que apresenta todos os detalhes que devem ser levados em conta na escolha de um canto alemão, como o tamanho ideal da mesa de canto, a otimização da peça, entre outros.

3 formas diferentes de decorar uma mesa de canto

As dicas deste vídeo são ótimas para quem já possui uma mesa de canto na sala, mas ainda não sabe como decorá-la de acordo com o estilo do ambiente. As propostas são inspiradas no tipos de decoração mais queridinhos do momento.

A mesa de canto é uma peça versátil, pois atende, de forma prática, às necessidades de um cômodo, seja na decoração de sala, do quarto, da varanda ou do espaço que você precisar.