Mesa de parede: 64 ideias para ajudar a economizar espaço na sua casa

Escrito por Mariana Keller

Foto: Reprodução /Maria Laura Coelho

Você já ouviu falar nas mesas de parede? Elas são soluções muito eficientes para ajudar a otimizar o espaço de ambientes pequenos. Afinal, sabemos que a metragem dos apartamentos atuais está cada vez menor e existe uma grande dificuldade de montar e decorar espaços mais compactos. Sabe-se que a mesa é um dos móveis que mais ocupa espaço na casa. Portanto, para que você não precise abrir mão desse móvel tão útil, aposte nas mesas de parede para economizar espaço do seu lar. Elas podem ser fixadas ou apenas posicionadas na parede, ambas desempenham a mesma função.

Existem muitos modelos para esse tipo de mesa, desde os mais simples, até os mais modernos e arrojados. Entre eles estão: a dobrável, a retrátil e a expansível; cada uma com vantagens diferentes e que variam de acordo com o objetivo de cada morador. A dobrável é mais flexível e de fácil manuseio. As extensíveis podem ser aumentadas de tamanho para eventos especiais, com um número maior de pessoas. Já a retrátil pode ficar escondida e, em muitos casos, fica praticamente imperceptível quando não está em uso.

Além de funcional, esse tipo de mesa é versátil e pode ser encontrada nos mais diversos modelos e cores, combinando com todos os estilos decorativos. Ela também pode ser  usada em diferentes cômodos e para as mais diversas funções. Se você está procurando mais praticidade e deseja melhorar o espaço de circulação da sua casa, confira nossa seleção de 64 projetos com mesa de parede para te ajudar a escolher o melhor modelo:

1. A praticidade da mesa retrátil

Foto: Reprodução /Daniel Carvalho

A mesa retrátil é uma ótima solução para ambientes pequenos, compactos e modernos, como essa sala. Nesse exemplo da foto, a mesa tem dois lugares e pode ficar escondida embaixo da bancada, quando o proprietário não quiser usá-la. Assim, a sala ganha mais espaço para circulação. Além disso, as rodinhas na base facilitam a locomoção do móvel.

2. Amplie ainda mais os espaços com os tampos de vidro

Foto: Reprodução /Deise Soares

Se você quer aumentar ainda mais a sensação de amplitude da casa, opte pela mesa de parede com tampo de vidro. A transparência do vidro faz com que o espaço pareça maior e ainda deixa o ambiente mais leve. Aqui, a cozinha compacta ficou perfeita com a mesa de parede com pé de madeira e tampo de vidro, fazendo uma linda composição.

3. Uma área de convivência moderna

Neste espaço de convivência alegre e moderno, a mesa de jantar ficou encostada na parede da TV e ajudou a melhorar o espaço para a circulação. A combinação da mesa de madeira com as cadeiras coloridas deixou o ambiente mais descontraído e com um bela combinação com a parede laranja.

4. Acoplada à bancada

Foto: Reprodução /Jorge Delmas

Para cozinhas integradas e tipo ilha, uma ótima solução é embutir a mesa de refeições na bancada. Assim, o posicionamento do móvel fica prático e permite uma convivência maior entre o chef e seus convidados. Aqui, a ilha de mármore em tons de preto e branco e base com pintura de metal envelhecido fez um interessante contraste com a mesa de madeira. Essa composição é ideal para lofts ou apartamentos tipo estúdio.

5. Um quintal mais do que charmoso

Foto: Reprodução /A Casa do Beto

E que tal investir nas mesas de parede também para áreas externas? Esse quintal se tornou um ambiente de convivência acolhedor e aconchegante, ideal para receber amigos e familiares. A mesa permite que mais pessoas se acomodem com conforto. Destaque especial para a decoração, com uma linda combinação de tons de azul, chão de ladrilho hidráulico, almofadas de futon e vasinhos de plantas.

6. Decore a parede onde a mesa ficará

Foto: Reprodução / Marli Rodrigues

A decoração desta cozinha foi toda pensada! A mesa de parede vermelha combinou com a bancada da pia, com os pendentes e até com o rodapé. Porém, o que mais chama a atenção nesse caso é a textura na parte da parede onde está encostada a mesa, que lembra uma cesta de vime. Uma ótima solução decorativa para dar mais destaque para a área das refeições. Além disso, as cadeiras de acrílico serviram para equilibrar o vermelho e as estampas e não deixar o ambiente tão pesado.

7. Uma ótima ideia para escritórios

Foto: Reprodução /Next Arquitetura

Escritórios também podem usar mesa de parede. Aqui, ela ficou posicionada embaixo da janela, permitindo uma claridade maior no móvel. O design da mesa é mais moderno e possui um tamanho maior, para que possa atender completamente o ambiente de estudos e trabalho.

8. Combine com um quadro de avisos

Foto: Reprodução /C+H Arquitetura

Olha que graça essa composição! A mesa de parede preta ganhou uma espécie de continuação com o quadro negro, formando um lindo conjunto. Essa é uma ótima ideia, pois além de deixar o ambiente mais bonito e criativo, quadros de aviso como esse também são super úteis para lembretes e recados ou até mesmo declarações de amor e mensagens bonitas para o dia começar bem.

9. Solução para cozinhas modernas

Foto: Reprodução /Monise Rosa

Cozinhas modernas pedem soluções modernas para o seu espaço. Para esses ambientes, uma excelente alternativa é apostar nos balcões como mesas. Nesse caso, a mesa retrátil fica escondida na bancada e pode ser aberta quando necessário. Essa ideia lembra a das mesas de computador, que vem com aquele suporte móvel para o teclado, não é mesmo? Pois é, a ideia é exatamente igual! Além de ganhar espaço, você poderá ter um local de múltiplas funções para o preparo dos pratos.

10. Mesas de pedra também ficam lindas na parede

Foto: Reprodução / Marli Rodrigues

Se você tem uma bancada de pedra na cozinha e quer combinar com a mesa da copa, não tenha medo! As mesas de pedra também são super charmosas e ficam ótimas na parede. Essa solução deixa a cozinha mais harmoniosa e com uma identidade visual mais marcante. Neste exemplo, ainda foi usada uma parede de pastilhas, seguindo as mesmas cores da decoração.

11. A beleza e a rusticidade da madeira de demolição

Foto: Reprodução /Carla Cuono

Mesas de parede de madeira de demolição são lindas e rústicas e combinam com diversos tipos de ambiente. Nesta cozinha, a mesa e os outros móveis de madeira estão com pátina, dando um ar ainda mais rústico para o local. Mas lembre-se, móveis de madeira de demolição costumam ser muito pesados, portanto, tem que ter muito cuidado na hora de fixar diretamente na parede. A melhor opção é reforçar a mesa com estantes ou painéis, como mostra a foto.

12. Uma bela vista para o momento das refeições

Foto: Reprodução /Caio Pelisson

Já imaginou fazer as refeições admirando uma linda paisagem como essa? Aqui, a mesa de parede foi posicionada em frente à janela, proporcionando uma vista incrível durante as refeições. Varandas gourmet são ótimos ambientes para usar mesas de parede, já que o espaço desse cômodo costuma ser mais reduzido.

13. Combine as mesas de parede com espelhos

Foto: Reprodução / Danyela Corrêa

Outra solução que ajuda a ampliar os espaços pequenos é usar espelhos na parede. Portanto, usá-los em conjunto com as mesas de parede é perfeito! Inclusive, o espelho também serve para aumentar o tamanho da própria mesa. Com esses truques, com certeza sua sala pequena vai parecer bem maior.

14. Vale até para escrivaninhas

Foto: Reprodução /Decoração AH!

Tá sem espaço para aquela mesinha de trabalho em casa? Que tal improvisar um home office com uma mesinha retrátil como essa, que ocupa espaço somente quando você está usando? Quando fechada, ela serve como item decorativo na parede e até mesmo como uma mini prateleira, podendo apoiar objetos sobre ela.

15. Bancos combinam muito bem com mesas de parede

Foto: Reprodução /Monise Rosa Arquitetura

Aqui, vemos mais uma opção de varanda gourmet com mesa de parede. Além disso, neste exemplo há um outro detalhe interessante: o uso de um banco corrido com almofada de futon. O uso de bancos é uma ótima solução para aproveitar melhor os espaços, além de oferecer mais comodidade a um número maior de pessoas. Cadeiras em excesso podem deixar o ambiente mais tumultuado.

16. Aposte em modelos alegres e criativos que você mesmo pode fazer

Foto: Reprodução /Apê 43D

Quem gosta de colocar a mão na massa, sabe que não tem nada melhor do que produzir os próprios móveis. Afinal, você é a pessoa que mais conhece a sua casa e sabe direitinho quais são suas reais necessidades. Esta foto mostra uma ideia de mesa retrátil que você mesmo pode fazer. A parte retangular aberta serve para colocar um espelho, e quando a mesa for fechada, ela vira um espelho com moldura na parede. Aí, quando você precisar da mesa, basta puxá-la para abrir e a parte do espelho servirá como base para a mesa. Se preferir, no lugar do espelho, também é possível colocar quadros ou fotos. Muito legal e criativo, não é?

17. Aproveitando todos os espaços

Foto: Reprodução / Gisele Petrolí

Aqui, até o corredor ganhou uma mesinha de parede. O legal desta peça é justamente isso, você pode aproveitar todos os espaços da sua casa, até os mais inusitados. Não ficou uma graça esse cantinho para refeições? Destaque também para a linda combinação da mesa de madeira com cadeiras pretas.

18. Revestimentos que acompanham a mesa

Foto: Reprodução /Bernal Projetos

Se você não quiser prender a mesa diretamente na parede, pode usar revestimentos ou painéis na parede para este fim. Nesta cozinha, a mesa branca acompanha um painel de madeira com prateleiras. Além de dar mais destaque para o ambiente, ainda se torna um móvel super funcional, deixando a cozinha com mais espaço para armazenamento e decoração.

19. Para refeições a dois

Foto: Reprodução /My Open House

Para refeições mais românticas, como um belo jantar a dois, uma mesa de parede pequenina de dois lugares é mais do que suficiente. Assim, você pode colocar na mesa apenas o que for essencial para tornar o momento especial para os envolvidos. Além disso, justamente por ser menor, ela também deixa o clima ainda mais intimista e envolvente. Essa mesa dobrável da foto é ideal para salas com pouco espaço, sem perder o charme no décor.

20. Mesa com armário

Foto: Reprodução /Jean Felix Arquitetura

Nesta linda cozinha rústica, a mesa está acoplada em um armário de utensílios. Essa composição também é muito interessante, pois além de economizar espaço, o conjunto se torna um móvel multifuncional, deixando o dia a dia na cozinha muito mais prático e organizado.

21. Amplie a bancada

Foto: Reprodução /Next Arquitetura

A mesa retrátil na bancada da cozinha, além de servir como mesa, também pode servir para ampliar a bancada e ajudar no preparo dos alimentos. É a solução perfeita para bancadas pequenas ou com pouco espaço sobrando. O banquinho de rodinhas também é uma ótima opção para combinar com este tipo de mesa.

22. Mesas retráteis otimizam o espaço

Foto: Reprodução /Andrea Bento

Aqui vemos mais uma opção de mesa retrátil. Uma outra dica muito boa nesses casos é optar por uma mesa com a mesma cor da bancada ou da parede onde ela vai ficar quando estiver fechada. Assim, q peça vai ficar mais discreta e escondida quando não estiver em uso. Nesse exemplo, a mesa é de madeira clarinha, combinando com a bancada e com os outros móveis da cozinha. O toque de cor ficou por conta das cadeiras e nichos amarelos.

23. Mesas de parede ficam perfeitas em espaços pequenos

Foto: Reprodução /Marcenaria Cunha

Se você acha sua sala muito pequena para colocar uma mesa de jantar, invista numa mesa de parede, que você vai mudar de ideia rapidinho. Com ela, você pode aproveitar aquele cantinho mais apertadinho sem medo. Neste exemplo, também foi usado o assento baú, que também é perfeito para otimizar espaços. A cor branca e o espelho na parede também ajudaram a deixar o espaço maior e muito bem aproveitado.

24. A mesa virou um móvel multifuncional

Foto: Reprodução /Ateliê Panlola

Esse móvel é uma ótima ideia para ajudar o trabalho de artesãos e para quem trabalha com muitos materiais e precisa de espaço para guardá-los e organizá-los. Essa mesa com estante pode ser muito útil e prática. Na foto, ela foi aproveitada para guardar novelos de lã, tintas e outros materiais de artesanato.

25. Um toque especial para o hall de entrada

Foto: Reprodução /Dentro do 1004

Olha que gracinha esse hall! A mesa dobrável é ótima para esse cantinho, pois quando está fechada, serve como um aparador. Além disso, esse modelo da foto tem um detalhe especial, um compartimento para guardar os banquinhos, economizando ainda mais o espaço da sala.

26. O cantinho do churrasco ficou mais especial

Foto: Reprodução /Apê 114

Esse conjunto de mesa e cadeiras são compactas e dobráveis e lembram até aquelas mesas de bar, não é mesmo? Mesmo não sendo fixada na alvenaria, essa mesa consegue ocupar pouco espaço quando encostada na parede. O conjunto funcionou muito bem para a decoração da varanda e ficou ainda mais legal com os quadrinhos com tema de churrasco.

27. Mesas de parede são ideais para cozinhas compactas

Foto: Reprodução /Conseil Brasil

Mesas de parede são ideais para cozinhas compactas e, principalmente, para casas com poucos moradores. Nesse caso, a mesinha combinou com a cor dourada dos armários e ficou ainda mais bonita com a cadeira de acrílico transparente.

28. A parede da bancada ganhou uma outra bancada

Foto: Reprodução /Monise Rosa Arquitetura

Nas cozinhas americanas, é comum que se use a própria bancada para fazer as refeições. Porém, nesse caso, foi colocada uma outra bancada própria para as refeições na parede, um pouco mais abaixo do recorte na parede. Uma composição diferente e original.

29. Mesa na parede espelhada

Foto: Reprodução /Studio Habita

Aqui, vemos mais um exemplo de mesa de jantar encostada na parede com espelho. Como já falamos anteriormente, essa é uma ótima solução para aumentar a sensação de amplitude do ambiente. Mas, além disso, também proporciona um lindo efeito dos móveis e itens decorativos refletidos no espelho. A mesa não parece muito maior do que realmente é?

30. Mesa de parede estilosa com estante de ferro

Foto: Reprodução /Rubiana Teixeira

Aqui, a mesa de parede fez um lindo conjunto com estante de ferro. Repare que o pé da mesa também é de ferro, reforçando a ideia de uma peça única. O conjunto deixou a cozinha ainda mais charmosa e funcional, fazendo com que o momento das refeições fique muito mais agradável e aconchegante, principalmente por estar aliado a essa linda decoração cheia de plantinhas.

31. Mesa com design arrojado e cheia de estilo

Foto: Reprodução /Box 14

Se você gosta de ousar e quer apostar em um estilo diferente de mesa de parede, não se preocupe, também existem modelos mais arrojados deste tipo de mesa. Neste exemplo, além do design diferenciado, a mesa também possui uma cor mais viva e alegre e foi posicionada em um lugar estratégico, servindo como divisória dos ambientes da cozinha e da sala.

32. Cozinha graciosa e aconchegante

Foto: Reprodução /Katia Llaneli

Essa cozinha apostou na mesa de parede com rodinhas, o que facilita a locomoção do móvel pela cozinha, inclusive para a limpeza. A combinação com as cadeiras coloridas deixou o ambiente mais bonito e alegre.

33. Mesas expansíveis são muito funcionais

Foto: Reprodução /Camila Organiza

Outro modelo que é excelente para otimizar espaço são as mesas expansíveis. Nesse exemplo, vemos que a mesa é de dois lugares, mas pode ser expandida, caso precise. Isso é muito interessante para ambientes pequenos, pois a mesa só fica grande quando é realmente necessário. Afinal, não adianta ter uma mesa muito grande na sala e que ocupe muito espaço, sem de fato usar todos os lugares do móvel no dia a dia.

34. Ambientes integrados são perfeitos para mesas de parede

Foto: Reprodução / Danyela Corrêa

A integração de ambientes, normalmente, é feita também como estratégia para otimizar o espaço de casas pequenas. Portanto, nada melhor do que aproveitar para usar mesas de paredes nesses casos. O interessante é que a mesa acaba se tornando um móvel útil tanto para a cozinha, quanto para a sala.

35. Mesa na parede estilizada

Foto: Reprodução /Ricardo Freire

Estilizar a parede da mesa é uma ótima solução decorativa. Existem diversas opções para decorá-las: com papel de parede, com revestimentos ou até mesmo com uma pintura de cor mais viva e marcante. Neste exemplo, a parede preta 3D fez um lindo contraste com a mesa de madeira.

36. Mesas atrás de bancadas fazem uma linda composição

Foto: Reprodução /Poliedro Arquitetura

A mesa acoplada à bancada da cozinha é uma solução muito prática e útil. Nesta foto, a cozinha gourmet em tons neutros integrada à sala ficou muito mais funcional e estilosa.

37. Bancada extensa para as refeições

Foto: Reprodução /Daal Arquitetura

As bancadas são ótimas opções para fazer refeições na cozinha. Neste exemplo, apesar da bancada ser mais estreita e fininha, ela também é comprida e em formato de L, proporcionando um espaço confortável para um número maior de pessoas. Destaque também para a linda combinação do vermelho com os tons de azul dos azulejos decorados.

38. Prateleira que vira mesa

Foto: Reprodução /Sabrina Lozzano

Olha aí outra ideia de mesa de parede que você mesmo pode fazer. Essa tem o formato arredondado e é dobrável, podendo ser usada também como prateleira, criado-mudo ou até mesmo um aparador. E você ainda pode fazer do formato que quiser!

39. Pequena e charmosa

Foto: Reprodução /Katia Pimenta

Cozinhas pequenas já são muito charmosas por si só. Mas, quando se usa bancadinhas pequenas como essa, o ambiente fica ainda mais bonito e funcional, já que apesar do tamanho, elas são muito eficientes e modernas. Modernize sua cozinha e inspire-se nessa ideia!

40. Faça uma composição rústica

Foto: Reprodução /Carpaneda & Nasr

Esta mesa de refeições em madeira é ideal para coberturas e locais abertos. Repare que a mesa está presa em duas pilastras de madeira, deixando o ambiente ainda mais rústico e estiloso. Os bancos foram improvisados com caixotes e os forros de tecidos coloridos deixaram os assentos mais confortáveis e bonitos. O cantinho não ficou perfeito para  bons momentos com a família?

41. Mesas e prateleiras para o ambiente de trabalho

Foto: Reprodução / Casa Aberta

Para salas com escritório, as mesas de parede também são ótimas soluções. Aqui, foi feito também um conjunto com prateleiras para organizar livros e expor objetos decorativos. Esse modelo da foto também é super fácil de fazer em casa, basta usar tábuas de madeira e suportes de ferro para prendê-las na parede.

42. A sala de estar ficou mais charmosa com a mesa de parede

Foto: Reprodução /Flávia Bastiani

Essa linda sala de estar ganhou um espaço reservado para a mesa de parede. Além das cadeiras, o banco corrido também foi usado como assento. E a cafeteira ficou uma graça decorando o móvel!

43. A mesa de jantar não ocupou muito espaço

Foto: Reprodução /Fabio Cherman

Mesas de jantar costumam ser maiores e mais largas e, por isso, ocupam muito espaço. Para amenizar esse problema, principalmente em ambientes pequenos e integrados, uma boa solução é encostar a mesa na parede. Neste exemplo, a mesa ficou muito bem posicionada no ambiente integrado e ajudou a dividir melhor os espaços.

44. Praticidade para o dia a dia

Foto: Reprodução /Sandrin Planejados

Essa cozinha com ilha ficou muito mais funcional com a mesa extensível. Para que o trabalho na cozinha seja prático e eficiente, é essencial que o ambiente tenha fácil circulação e que os móveis e utensílios estejam de fácil acesso. Destaque especial para o painel de vidro usado como televisão com projeção. Tudo muito moderno!

45. Cantinho super lindo e funcional

Foto: Reprodução /Izabella Dantas

A mesa retrátil para refeições é uma ótima solução para espaços muito pequenos. Dê mais praticidade ao seu cantinho com itens que facilite seu dia a dia. Não ficou uma graça essa cozinha toda decorada e arrumadinha?

46. Mesas de parede são muito versáteis

Foto: Reprodução /Léo Shehtman

As mesas de parede são muito versáteis e podem ser posicionadas em diferentes lugares. Além disso, também existe uma infinidade de modelos para você escolher. Essa da foto é estilo bancada e, por isso, é mais estreitinha. Ela foi posicionada num lugar um pouco diferente, literalmente no meio da cozinha, na coluna que divide as duas áreas. As cadeiras com cores diferentes deram um ar ainda mais descontraído para o ambiente.

47. O espaço para a mesa de jantar ficou acolhedor

Foto: Reprodução /Diego Oliveira

Salas pequenas podem aproveitar pequenos cantinhos para colocar a mesa de parede. Esta da foto é embutida na parede e apresenta um design muito interessante, onde a base é vazada em formato de círculo. Além disso, a composição do papel de parede com o revestimento em madeira, tipo meio a meio, ficou muito interessante.

48. Mesas de parede são as protagonistas das cozinhas americanas

Foto: Reprodução /Marcia Debski Ferreira

Como falamos anteriormente, as mesas de parede são peças que estão sempre presentes em cozinhas americanas. Neste projeto, a mesa é um pouquinho maior do que as bancadas comuns que esse tipo de cozinha normalmente usa. Mesmo compacta, a cozinha ganhou espaço suficiente para todas as suas funções.

49. Mesa e balcão juntos em um só móvel

Foto: Reprodução /2 Apês

Quando se pensa no projeto de cozinhas pequenas, algumas pessoas ficam na dúvida se fazem uma mesa para refeições rápidas ou se colocam um armário no balcão. O que muita gente não sabe é que dá para fazer os dois e aproveitar todos os espaços, como mostra esse exemplo. A mesa retrátil não atrapalha o armário embaixo do balcão, muito pelo contrário, só agrega.

50. Mesas de vidro realçam outros itens decorativos

Foto: Reprodução /Cyntia Sabat

Além de aumentarem a sensação de amplitude, as mesas de parede com tampo de vidro também dão destaque para outros itens decorativos. Olha que linda essa combinação da cadeira com os talheres, ambos na cor amarela!

51. Mais uma opção de mesa embutida no balcão

Foto: Reprodução /Oliveira Arquitetura

Olha aí mais uma cozinha americana com mesa embutida no balcão. O espaço ficou muito mais amplo e leve. Além disso, o contraste do cimento queimado na parede com a mesa de madeira causou um efeito muito interessante.

52. Bancada de ponta a ponta

Foto: Reprodução /Elen Saravalli

Bancadas de ponta a ponta ficam lindas em cozinhas retangulares e compridas, além de oferecerem uma maior praticidade para a rotina na cozinha. Assim, o espaço para o preparo dos alimentos e para organizar os utensílios fica maior, proporcionando um efeito mais linear para o ambiente. Os armários brancos e a decoração clean também ajudam a ampliar o espaço.

53. Que tal uma mesa listradinha?

Foto: Reprodução /Iara Kilaris

Se você gosta de uma decoração mais ousada e marcante, pode apostar em mesas estampadas como essa. Neste caso, a estampa de listras foi escolhida para combinar com o restante da decoração da cozinha, que segue essa linha.

54. Ideia criativa de mesinha para sacada

Foto: Reprodução /Loucos por Decor

Sua sacada é pequena e você acha que não pode fazer nada nela? Olha aí essa ideia para provar que você está enganado! Essa mesinha dobrável é perfeita para varadinhas pequenas. Mesmo dobrada, serve para apoiar bebidas e petiscos durante reuniões com amigos.

55. Mesas de parede na cozinha são ideais para refeições rápidas

Foto: Reprodução /Paula Carvalho

Essas mesas estilo bancada na cozinha são perfeitas para refeições rápidas, como café da manhã, aquele lanchinho da tarde ou, até mesmo, um almoço mais corrido. Essas banquetas ficam lindas e combinam muito bem com esse tipo de mesinha.

56. Mesas dobráveis também podem ser usadas como aparadores

Foto: Reprodução /Apartamento 1017

E que tal substituir a mesa tradicional por uma dobrável? Ela é a solução ideal pra otimizar o espaço em casas pequenas. Quando aberta, ela acomoda até quatro pessoas e, quando fechada, ela fica assim como se fosse um aparador. Muito prático, não é?

57. Um modelo de mesa mais baixinho

Foto: Reprodução /Lugama Lugama

Esse é um modelo de mesa mais baixinho, de madeira maciça, que normalmente é usada em áreas externas. Mas também ficou uma graça na cozinha. Mesmo simples, a composição deu mais charme a essa ideia!

58. Ideal para kitnets e conjugados

Foto: Reprodução / Casa Aberta

Quem mora em kitnets e conjugados sabe o quanto é importante economizar espaço, não é mesmo? Se esse é o seu caso, repare bem na disposição da mesa neste ambiente. Ela ficou em frente ao buffet, num cantinho que funciona como uma espécie de pré cozinha. A mesa pode até parecer pequena, mas cumpre muito bem a sua função para casas como essa. Então, que tal se inspirar nessa composição para montar a sua casinha de forma confortável e acolhedora?

59. Uma bela mesa para um delicioso café

Foto: Reprodução /Marel – Grupo Factory

Não tem nada melhor do que um belo cafezinho da tarde para despertar! Essa mesa embutida na parede já está prontinha para aquele café gostoso! A madeira deixou a decoração mais uniforme e o pendente deixou o ambiente mais acolhedor.

60. A mesa de parede acompanha o armário

Foto: Reprodução /Millena Oliveira

Aqui, a mesa embutida na parede acompanhou o formato do armário, em forma de L. Esse modelo também tem o tampo de vidro, deixando o destaque para os armários e para as cadeiras pretas.

61. Mesa de madeira com acabamento na parede

Foto: Reprodução / Juliana Mara

Mais um exemplo de mesa de madeira com painel na parede. Esses painéis são muito funcionais e servem para dispor prateleiras, quadros, relógios, espelhos ou até mesmo uma televisão para se distrair durante as refeições.

62. Cantinho certo para o café da manhã e da tarde

Foto: Reprodução / Gisele Emery

Mais uma bancadinha na parede, excelente para pequenas refeições. Inclusive, é cada vez mais comum substituir as mesas tradicionais na sala por bancadas apenas na cozinha. Assim, não só refeições rápidas são feitas lá, mas também as refeições principais. É a solução ideal para pessoas mais práticas e independentes.

63. Otimize o espaço da sala

Foto: Reprodução / Karla Silva

Otimize o espaço da sua sala com uma mesa de parede. O tampo de vidro é muito usado para quem gosta de uma decoração mais tradicional e simples, sem chamar muita atenção.

64. Mesinhas de madeira dão um toque rústico para a cozinha

Foto: Reprodução / Casa Aberta

Olha que graça essa mesa bem estreitinha de madeira maciça combinando com o cesto na parede e com o porta xícaras! Mesas de parede como essa proporcionam praticidade e economia de espaço.

É sempre bom apostar em móveis funcionais e que não ocupam muito espaço na casa, não é mesmo? As mesas de parede, além de cumprirem essa função muito bem, ainda são estilosas, modernas e muito versáteis. E aí, qual destes modelos você mais gostou? Escolha o mais apropriado para sua casa e tenha um ambiente muito mais leve e sem excessos!

PARA VOCÊ