Mesa com pé palito: 40 ambientes com este móvel de estilo atemporal

Escrito por Ana Kordelos

Foto: Reprodução / Danyela Corrêa

Tendência atemporal, os móveis que utilizam pés palito podem ser o elemento que faltava para incrementar a decoração do seu lar. Conferindo ares vintage, possui versatilidade, combinando-se facilmente com outros estilos de decoração presentes no ambiente. Dando requinte e beleza ao ambiente, este estilo tão peculiar surgiu por volta dos anos 1950, no período pós-Segunda Guerra Mundial, proporcionando um design mais suave, reduzindo a quantidade de material necessária para sua confecção devido a sua angulação, que distribui uniformemente o peso do móvel sobre o chão.

A principal característica destes móveis é a utilização de pés com formato característico, cônicos, alongados e finos, com uma leve inclinação para fora. Podendo mudar o visual de qualquer móvel, este tipo de pé pode ser aplicado em cadeiras, mesas, estantes e racks. Os móveis neste modelo tornaram-se populares no Brasil somente na década de 1960, através de nomes conhecidos na arquitetura brasileira como Zanine Caldas, Joaquim Tenreiro e Sérgio Rodrigues, ganhando uma releitura e a utilização de materiais e estampas variadas para complementar o design do móvel.

Fácil de combinar, peças com esse tipo de pé são uma ótima opção para quem prefere ambientes sem muita informação visual, já que o pé palito garante uma aparência mais clean, sem sobrecarregar a decoração. Optar por uma mesa com este modelo de pés é aposta certeira para uma atmosfera cheia de personalidade e beleza. Confira a seguir uma seleção de mesas com funções variadas utilizando pés palitos e inspire-se:

1. Que tal brincar com designs variados?

Foto: Reprodução / Inspirate Arquitetura

Apesar de o modelo mais tradicional de pés palitos ser representado por quatro pés paralelos, nada impede de soltar a imaginação e optar por modelos diferenciados, mas que mantenham a essência desta tendência. Aqui a mesa de centro ganha uma releitura mais moderna.

2. O centro das atenções

Foto: Reprodução / Interior Stockholm

No centro da sala, os pés palitos figuram na mesinha, toda em madeira. Os suportes em formato X e quadrado ajudam a suportar o peso do material natural. A mesa ainda combina com o rack, que segue o mesmo estilo.

3. Uma bela mesa de cabeceira

Foto: Reprodução / Andrea Carla Dinelli

O diferencial desta mesa de cabeceira está na forma em que seus pés palitos são fixados ao tampo. De formato inusitado, causa um efeito visual ainda mais belo. O móvel ainda recebe tampo em tom de azul turquesa, harmonizando-se com as almofadas dispostas sobre a cama.

4. Um toque de cor no ambiente

Foto: Reprodução / Aline Dinis

Em um ambiente amplo e utilizando tons neutros com a madeira em sua cor natural imperando, nada melhor do que adicionar um toque de cor bem no centro da sala como auxilio da mesa lateral posicionada ao lado do sofá.

5. Tom marcante em meio ao cinza

Foto: Reprodução / Débora Oliveira

Em um ambiente utilizando uma variedade de tons sóbrios como o cinza, nada melhor do que adicionar um móvel ou objeto decorativo em tom quente, como esta bela mesa lateral com pés palitos e design diferenciado. Além de acomodar o abajur, ainda aquece o ambiente.

6. Formato inusitado e cheio de estilo

Foto: Reprodução / Move Móvel

As mesas laterais utilizando pés palitos se mostram ser a aposta ideal para quem deseja adicionar um toque de personalidade na decoração da sala. Posicionadas ao lado do sofá, podem complementar a decoração ou ainda ser o destaque do ambiente, de acordo com o modelo escolhido.

7. Um trio cheio de charme

Foto: Reprodução / Anna Maia & Anderson Schussler

Usando o preceito de combinar mais de um móvel com o mesmo formato e modelo, porém com tamanhos diferentes, é possível produzir um móvel totalmente novo. Utilizando esta variação, o cantinho ao lado do sofá fica ainda mais belo e encantador.

8. Presente também na sacada

Foto: Reprodução / Move Móvel

Ideal para proporcionar bons momentos na área externa do apartamento, esta mesa de jantar situa-se na varanda da residência. Confeccionada em madeira preta e acabamento em laca preta, resultou em um visual de tirar o fôlego e muito requinte.

9. Posicionada em frente ao espelho

Foto: Reprodução / Arquitetura8

A mesa lateral ganha ainda mais charme ao ser confeccionada em madeira de tom escuro, destacando-se em meio o sofá de cor clara. Posicionada em frente ao espelho, ganha a companhia de objetos decorativos e um vaso com belas flores em tons vibrantes.

10. Bicolor e tamanho discreto

Foto: Reprodução / Finn

Apesar de possuir tamanho reduzido, esta mesa de centro possui o espaço necessário para acomodar tranquilamente objetos decorativos e um lindo vaso de plantas. Posicionada em frente ao sofá, auxilia no momento do chá, já que garante espaço para as xícaras.

11. Brincando com contrastes

Foto: Reprodução / TWO.SIX Design

Apesar do tamanho singelo, esta mesa lateral ganha destaque ao ser confeccionada na cor amarela e ser posicionada ao lado de um sofá azul marinho. O jogo de contrastes ressalta ainda seu design diferenciado, com uma releitura do tradicional pé palito.

12. Para contrastar com o branco em excesso

Foto: Reprodução / 99chairs

Esta pequena mesa de jantar em madeira natural é o móvel ideal para trazer um pouco de cor e requinte em uma cozinha predominantemente branca. Complementada com um banquinho com o mesmo modelo de pé, ainda conta com duas cadeiras brancas para fechar o jogo de jantar.

13. Deixando o quarto do pequeno mais belo

Foto: Reprodução / Inspirações bebê

Na posição ideal para auxiliar a mãe no momento das mamadas noturnas, esta mesinha lateral acomoda o abajur, proporcionando a luz necessária para a região em que a poltrona de amamentação foi posicionada. A cor escolhida para seu tampo segue a paleta utilizada para a decoração do quarto.

14. Fazendo conjunto com o sofá

Foto: Reprodução / L’Auberge Móveis

Se desejar, é possível optar somente por móveis que possuam o mesmo modelo de pés palitos, trazendo uma sensação de unidade e ares retrô ao ambiente. Aqui a mesa de centro utiliza a mesma madeira que o amplo sofá, deixando o visual mais harmônico.

15. Tampo de vidro sim, porque não?

Foto: Reprodução / Camila Medrado

Embora o modelo mais comum possua seu tampo confeccionado no mesmo material que seus pés, nada impede que haja um mix de materiais, tornando o móvel ainda mais interessante. Aqui, as mesas de centro possuem tampo de vidro, além de pés estilizados.

16. Brinque com as cores

Foto: Reprodução / Grell Decor

Se você não tem medo de ousar e adora trazer toques de cores ao ambiente, esta composição é uma boa opção. Opte sempre por cores contrastantes, causando um efeito visual ainda mais interessante. Se possível, escolha mesas de tamanhos diferentes trazendo mais estilo à sala.

17. Madeira em tom claro, pés na cor preta

Foto: Reprodução / Remodelista

Um belo exemplo de como adicionar contrastes na hora de planejar sua mesa com este tipo de pés pode incrementar o visual de qualquer ambiente. Aqui a mesa de jantar é acompanhada de banquinhos com o mesmo jogo de cores: preto nos pés e madeira clara no tampo.

18. Somente móveis com este modelo de pés

Foto: Reprodução / Móveis Durigan

Mantendo a sala com apenas uma tendência de decoração, aqui tanto o sofá quanto a mesa lateral e a de centro recebem este popular modelo de pé. O sofá merece um destaque especial, já que possui modelagem diferenciada, com encosto em madeira e laterais com grades.

19. Linda paleta de cores para o cantinho especial da sala

Foto: Reprodução / Carina

Canto reservado para descanso e conforto, este espaço especial utiliza uma linda paleta de cores, misturando tons de cinza, branco, rosa e madeira, além de contar com banners cheios de estilos pendurados na parede, mantendo os tons escolhidos para o ambiente.

20. Cinza e amarelo: dupla imbatível

Foto: Reprodução / Móveis Durigan

Enquanto a cor cinza traz certa frieza ao ambiente, ao utilizar toques de amarelo vibrante é possível contrapor este efeito, equilibrando e garantindo um visual belo e aconchegante. Aqui a mesa de centro é o lugar ideal para acomodar velas e aquele livro favorito.

21. Modelo sobreposto em branco e tom natural da madeira

Foto: Reprodução / Carina

Este modelo de mesa de centro é uma boa opção para quem deseja um móvel pequeno, porém impactante. Aqui o tampo em laca branca possui acabamento brilhante, enquanto os pés palitos mantêm a cor natural da madeira, recebendo apenas uma demão de verniz.

22. Mesa lateral com três níveis diferentes

Foto: Reprodução / Ateliê Ro Fernandez

De visual inusitado, apesar de possuir pouco espaço em sua superfície, ao apostar em um conjunto de móveis com três níveis diferentes, é possível acomodar um numero maior de objetos decorativos. Assemelhando-se a banquetas, deixam o canto da sala com mais encanto e beleza.

23. Com espaço garantindo

Foto: Reprodução / Carina

Esta mesa de centro possui espaço reservado na ampla sala ao ser posicionada entremeio o espaçoso sofá em formato de “c”. Seu tom de madeira clara contrasta-se com o sofá na cor cinza, e o vaso acomodado em sua superfície garante um toque de natureza ao ambiente.

24. Formato diferenciado e cor vibrante

Foto: Reprodução / Dani Decorações

Fazendo conjunto com esta pequena estante, a mesa ganhou tampo em laca amarela e pés palito em tom de madeira escura. O destaque desta peça está no formato irregular de seu tampo, garantindo um visual diferenciado e muito charme para qualquer canto da casa.

25. Um ótimo elemento decorativo

Foto: Reprodução / Andrea Olivera

Além de possuir as funcionalidades tradicionais de uma mesa lateral, este modelo com tampo em formato de nuvem ainda pode ser o elemento ideal para decorar o quarto das crianças ou ainda incrementar o visual de uma festa especial, basta solta a imaginação.

26. Uma mesa de cabeceira como nenhuma outra

Foto: Reprodução / Isadora Cabral Arquitetura

Especial para quem adora fazer projetos no estilo “faça você mesmo”, esta mesa de cabeceira foi produzida ao reaproveitar uma gaveta antiga, que foi pintada em um tom vibrante e ganhou um lindo puxador e pés palitos para ganhar estabilidade e beleza.

27. Podem ser usadas juntas ou separadas

Foto: Reprodução / Horácio Design

Seguindo a premissa de mesas laterais ou centrais com níveis diferentes para decorar a sala, estas opções podem ser utilizadas sozinhas ou em dupla. Contendo tampos em cores vibrantes, podem ser a aposta certeira para trazer mais vida à um ambiente neutro.

28. Inspiração nórdica e minimalismo

Foto: Reprodução / Apartamento da Ju

Com cores claras e pequenos contrastes, esta mesa de centro garante espaço reservado para o cacto e a bandeja confeccionada com tronco de árvore. Podendo ser posicionada no centro da sala ou na lateral do sofá, complementa o visual sem adicionar muita informação visual.

29. Função dupla e design singular

Foto: Reprodução / R. Marques Marcenaria

Feita sob medida, esta mesa possui dupla função: além de acomodar objetos decorativos em sua superfície com tampo de vidro, ainda possui recortes especiais, de modo que permite o armazenamento de garrafas de vinhos, cumprindo o papel de uma pequena adega.

30. Um trio de presença e beleza

Foto: Reprodução / Rozelia Fernandes

Confeccionados em madeira maciça, este conjunto com três mesas laterais possibilita sua utilização de forma independente ou combinada. Se utilizados em conjunto, resulta em um belo efeito, lançando mão dos níveis diferentes devido aos tamanhos variados.

31. Fica lindíssima em tons escuro

Foto: Reprodução / Loja Colorir

Neste ambiente, é possível visualizar o efeito causado pelo uso da mesa lateral toda pintada em laca na cor preta ao ser posicionada em frente à uma parede revestida com papel colorido. A mesa ganha destaque instantâneo, valorizando os abjetos acomodados em sua superfície.

32. Harmonizando-se com qualquer estilo de decoração

Foto: Reprodução / Tapetes Sul

Apesar de ser muito associado ao minimalismo e influência de estilo nórdico, é possível combinar uma mesa com pés palitos com praticamente qualquer estilo de decoração que predomine no ambiente, como no caso desta sala, com móveis no estilo clássico.

33. Adicione texturas ao móvel

Foto: Reprodução / Sempre Viva

Buscando garantir um visual diferenciado, esta dupla de mesas laterais ganhou revestimento em couro no seu tampo, conferindo uma textura inusitada, porém uma beleza e requinte sem igual, ainda mais ao ser combinada com objetos decorativos com acabamento em metais.

34. Encantando o hall de entrada

Foto: Reprodução / Silvio Marcel

Adicionando requinte e charme ao hall de entrada, esta mesa foi utilizada como um aparador, mas poderia cumprir outras funções, sem problemas. Acomodando objetos decorativos, chama a atenção devido ao seu tampo em um lindo tom de laranja, além de seus pés palitos.

35. Fazendo par com o banquinho em veludo


Foto: Reprodução / Casa e Lar Móveis

Utilizado como mesa de centro, este móvel é acompanhado de um banquinho com revestimento em veludo e utilizando o mesmo modelo de pés. Para um bom amante de Paris, ganha uma linda Torre Eiffel na cor pink, além de livros decorativos.

36. Cantinho especial para a natureza

Foto: Reprodução / Ap. 901

Posicionada ao lado do rack da TV, esta mesa lateral possui dois tons diferentes: o tampo na cor branca e os pés palitos utilizando o tom natural da madeira. Com a função de acomodar o pequeno vaso de folhagens verde, ainda ganha um jogo americano para complementar o visual.

37. Para uma cozinha em preto em branco

Foto: Reprodução / Carolina Bordonco

Apostando nesta combinação de tons que nunca sai de moda, esta cozinha ganhou uma mesa com tampo redondo e pés palitos no tom mais escuro, enquanto suas charmosas cadeiras optaram pelo tom mais claro, resultando em um belíssimo jogo de jantar.

38. Presentes também no quarto

Foto: Reprodução / Beatriz Danelon Arquitetura

Apesar deste modelo de mesas laterais com dois níveis serem mais comumente utilizadas em salas, nada impede que elas também cumpram sua função ao serem posicionadas ao lado da cama. Com certeza poucos terão um criado-mudo tão estiloso.

39. Especialmente para quem ama cores

Foto: Reprodução / Bia Braune

Embora este tipo de móvel seja muitas vezes relacionado ao estilo minimalista e com influências da decoração escandinava, os amantes de cores vibrantes e ambientes multicoloridos não ficam a desejar. Esta sala é o exemplo de que pés palitos podem ficar lindos independente do estilo de decoração adotado.

40. Fica linda em formato quadrado

Foto: Reprodução / Villart Decor

A mesa que é acompanhada por pés palitos muitas vezes possui tampo redondo, resultando em um visual harmônico e delicado, porém as mesas que optam pelo uso de tampos em formato quadrado também possuem seu charme especial, como esta linda mesa lateral.

Com design característico e atemporal, as mesas que utilizam pés palitos podem garantir mais liberdade de movimento e estilo de sobra para qualquer função ou ambiente que a receba. Escolha seu modelo preferido e abuse da criatividade ao harmonizá-la com os móveis restantes em seu ambiente.

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS