Mesa redonda, quadrada ou retangular: como escolher a melhor opção?

Escrito por Ana Beatriz Cardo

Foto: Reprodução / Charis Guernieri Arquitetura

Continua após o anúncio



No momento de decorar a sala de jantar, estar ou cozinha, é comum que muitas pessoas tenham dúvidas em relação à escolha da mesa, já que ela costuma ser o centro das atenções dos espaços onde acontecem as refeições diárias e também momentos especiais de confraternização com amigos e familiares.

Por esse motivo, além de escolher o tamanho, design, material, acabamento e cor, você deve também encontrar o formato de mesa ideal para o seu ambiente. Os modelos mais utilizados são redondos, quadrados e retangulares, cada um com seus prós e contras.

O que deve ser levado em conta na hora da escolha do formato e tamanho é o espaço disponível, onde o móvel vai ficar, e quantas pessoas (número mínimo) precisa receber. Por exemplo: se na sua casa moram 5 pessoas, não adianta comprar uma mesa de 4 lugares. Nesse caso, a mesa precisa ser para, pelo menos, 6 pessoas.

Vantagens e desvantagens de cada modelo

Foto: Reprodução / Andréa Buratto

Segundo Sandra Pompermayer, que é arquiteta, urbanista e designer de interiores, existem vantagens e desvantagens em cada um desses formatos. As mesas redondas, por exemplo, não têm quinas para esbarrar e são flexíveis para agregar mais pessoas em sua volta, já que o pé fica completamente centralizado e permite que elas se acomodem com mais conforto, porém o diâmetro muito grande pode ficar desconfortável.

As quadradas podem ser encostadas nas paredes e as pessoas ficam mais próximas, porém ocupam bastante espaço, são menos flexíveis na hora de acomodar os convidados e devem ser usadas em ambientes maiores. Já as retangulares também acomodam mais pessoas, mas muitas vezes a base é grande e o tampo é estreito. Portanto, ao sentar, você pode bater o joelho na mesa ou ter problemas com as cadeiras.

Além disso, se você tem dúvidas sobre qual material apostar para a nova mesa, Sandra afirma que são diversas opções e tudo depente do gosto e estilo de cada pessoa. “Devem ser levados em conta a composição ao redor, a cor das paredes, cor do piso, elementos e luminárias. As mesas brancas de resina ou laca com pés em madeira, por exemplo, estão muito em alta”, comenta a arquiteta.

A mesa quadrada é uma ótima opção para casas médias ou grandes, enquanto as redondas são ideais para ambientes médios ou pequenos.

Continua após o anúncio



Como escolher a melhor opção

Para Sandra, a primeira coisa que devemos pensar antes de escolher a mesa ideal para um ambiente é qual espaço estará disponível para ela, pois dependendo de onde for inserida, pode surgir alguns problemas, como falta de espaço de circulação em torno da mesa. “Na escolha da mesa, deve-se levar em consideração: proporções do entorno, circulações e tamanhos de cadeira”, comenta.

A profissional afirma que é importante também que o espaço ao redor da mesa seja, no mínimo, 0,90cm, para permitir a circulação. “É a partir dessa medida no ambiente que definimos o formato da mesa. Mas o ideal mesmo é uma distância de 1,20cm, principalmente se houver algum móvel na extremidade”.

Em ambientes mais estreitos, devem ser utilizadas as mesas retangulares. Se acompanharem bancos em vez de cadeiras, acomodam ainda mais pessoas. Já as quadradas e redondas podem acomodar até oito pessoas – mais que isso pode ficar desconfortável. Sandra ainda acrescenta que o espaço livre mínimo que cada pessoa ocupa em uma mesa de jantar é de 0,60cm, lembrando que nas mesas retangulares a medida mínima da cabeceira é de 0,85cm e a máxima 1,20cm.

82 inspirações de mesas que vão deixar o seu espaço para refeições mais bonito e funcional:

Confira a seguir diferentes fotos que separamos para você eleger a mesa ideal para a sua casa!

1. Sala de almoço gourmet

Foto: Reprodução / Paula Magnani

Para compor essa salinha de almoço gourmet repleta de estilo, foram utilizadas uma mesa redonda branca bem moderna, quatro cadeiras com estampas listradas coloridas que deixam o ambiente mais divertido, piso e móvel de madeira e uma adega compacta.

Continua após o anúncio



2. Uma bela mistura do branco com a madeira

Foto: Reprodução / Bruna Menezes e Lara Resende

A iluminação quente aliada à madeira deixa o ambiente dessa sala de estar muito mais aconchegante. Já o branco ajuda a dar uma quebrada e contribui com um espaço mais clean, presente na mesa redonda, nos estofados das cadeiras, no móvel de apoio e nas flores.

3. Decoração com pratos na parede

Foto: Reprodução / Renata Lemos Arquitetura

Essa é uma linda cozinha aberta que conta com uma decoração simples, porém super charmosa. Em vez de quadros, foram adicionados pratos decorativos na parede, para assim ficar uma produção com muito mais movimento. Já as cadeiras de palha fazem uma ótima combinação com a mesa de madeira redonda.

4. Cozinha integrada em apartamento

Foto: Reprodução / Thaisa Bohrer

Que tal essa cozinha integrada para um apartamento pequeno? É uma ótima forma de otimizar espaços e ela conta com detalhes apaixonantes, como as cadeiras brancas que dão um toque super moderno ao ambiente, a mesa branca clean e os detalhes pretos acima da bancada e na pia.

5. Cores neutras e uma incrível mistura de estilos

Esse é um maravilhoso projeto em que predominam cores neutras e conta com itens repletos de charme, como a mesa redonda com tampo de granito, o lustre imponente, as portas de vidro, as louças e os castiçais na mesa. O resultado é uma sala esplêndida, elegante e luxuosa!

6. Espaço descontraído com luz natural

Foto: Reprodução / Babi Teixeira

Continua após o anúncio



Para esse ambiente leve, relaxante e descontraído que faz proveito da luz natural, a aposta foi em uma decoração repleta de vasos de flores e plantas, como musgos, orquídeas e samambaias. A mesa branca contribui para um espaço clean e as cadeiras estampadas dão o toque final.

7. Sala de jantar com estilo clean e luxuoso

Foto: Reprodução / Samara Barbosa

Essa é uma linda sala de jantar integrada ao estar gourmet, que conta com estilo clean e luxuoso na medida certa. O lustre acima da mesa quadrada branca é, sem dúvidas, o centro das atenções, e os pés pretos das cadeiras ajudam a dar uma quebrada no tom off white presente no restante da decoração.

8. Ambiente com paleta de tons neutros

Foto: Reprodução / Sapê Concept

Para essa salinha simples e sofisticada que conta com uma paleta de tons neutros, a aposta foi em uma parede espelhada, que além de ser uma boa forma de decorar, ainda ajuda a dar sensação de amplitude em ambientes pequenos. Já os três pendentes pretos acima da mesa branca garantem mais cor e modernidade ao cômodo.

9. Cadeiras pretas sofisticadas

Foto: Reprodução / JL Arquitetas

Que tal essa inspiração que integra a sala de almoço com a cozinha gourmet através de incríveis portas em espelhos de correr? Além disso, as cadeiras pretas trazem sofisticação ao ambiente e complementam perfeitamente a mesinha pequena e redonda de vidro.

10. Sala de jantar super estilosa

Foto: Reprodução / Marina Amorim

Para os que não dispensam uma decoração bem moderna na sala de jantar, essa é uma opção super estilosa que aposta em uma pequena mesa redonda, cadeiras pretas vazadas com design diferenciado, um abajur branco de chão e quadros decorativos para incrementar as paredes.

11. Ambiente repleto de personalidade

Foto: Reprodução / Braccini + Lima Arquitetura

Aqui, o preto do mobiliário solto contrasta perfeitamente com a madeira pinus e o colorido da marcenaria, que tornam esse ambiente de sala de jantar ainda mais moderno e repleto de personalidade. Além disso, a iluminação embutida deixa o espaço muito mais aconchegante.

12. Sala de jantar clássica e imponente

Essa é uma sala de jantar com estilo super clássico e imponente, ideal para jantares formais e ocasiões especiais. A cristaleira embutida com iluminação é extremamente elegante e faz uma boa combinação com o lustre, a madeira escura, a mesa de vidro e o tapete de pelos.

13. Varanda gourmet com detalhes em azul

Foto: Reprodução / Fellipe Lima

Que tal essa varandinha gourmet super agradável e clean que aposta em móveis de madeira e tons claros? Para complementar a mesa retangular que acomoda oito pessoas, foram utilizadas cadeiras charmosas com assentos azuis, que trazem mais cor e alegria ao ambiente.

14. Área gourmet com uma boa mistura de estilos

Essa é uma área gourmet belíssima que faz uma boa mistura de estilos e agrada a todos os gostos. A churrasqueira revestida em pastilha e porcelanato é muito linda e prática, os dois pendentes acima da mesa retangular de madeira chamam toda a atenção, e as cadeiras brancas deixam o ambiente clean e leve.

15. Ambiente suave e aconchegante

Foto: Reprodução / Ana Mahler

Além de suave e aconchegante, esse ambiente de sala de jantar conta com itens clássicos e é bem elegante, principalmente devido à presença do lustre, da mesa retangular de vidro, das cadeiras brancas refinadas e do pé direito alto com cortinas off white.

16. Estilo rústico com detalhes em madeira

Foto: Reprodução / Isis Chaulon

Nesse ambiente com uma pegada rústica, a madeira está presente quase que 100%, desde o piso e a prateleira na parede, até as cadeiras e a mesinha redonda que acomoda até oito pessoas. Já a parede branca e as cortinas trazem leveza ao espaço, e o quadrinho colorido garante mais charme à sala.

17. Cores que trazem alegria ao ambiente

Foto: Reprodução / Suite Arquitetos

Além do laranja presente no pendente acima da mesa, esse ambiente conta também com o azul vibrante, que se encontra não apenas na parede em destaque como também no móvel de apoio. Juntas, as cores deixam a sala de jantar muito mais alegre e moderna.

18. Mesa e cadeiras pretas para um ambiente moderno

Essa é outra inspiração de ambiente integrado, que une a salinha de almoço com a cozinha. Com uma pegada moderna, nele predominam tons escuros, principalmente a cor preta, presente na mesinha redonda, nas cadeiras, na bancada e nos objetos decorativos.

19. Poltronas com estampas de arabesco

Foto: Reprodução / Carla Sampaio Arquitetura

Para deixar a mesa redonda simples ainda mais charmosa, a aposta foi em lindas cadeiras estofadas e com estampas de arabesco, uma tendência que tem sido cada vez mais utilizada em projetos de decoração. Já o lustre acima da mesa complementa para tornar o projeto ainda mais incrível.

20. Adesivos personalizados que complementam a decoração

Foto: Reprodução / All Decor Boutique

Essa salinha é um ambiente super simples com piso de tábuas de madeira, uma mesinha branca redonda e cadeiras básicas para o dia a dia. Para complementar a decoração, a aposta foi em um divertido adesivo personalizado com os contornos dos países e um pendente de lâmpada amarelo simples.

21. Pendente cinza com abertura circular

Foto: Reprodução / Escala Arquitetura

Além da estante projetada em ferro e madeira com detalhes em azul, essa sala de estar conta com uma mesa preta redonda, um pendente cinza imponente com abertura circular, cadeiras de madeira e palha que deixam o estilo do ambiente mais leve e itens decorativos, como livros e vasos de flores.

22. Iluminação de LED para uma sala aconchegante

Foto: Reprodução / Andreza de Lucca Ozores

Essa elegante sala de jantar conta com uma mesa retangular de vidro que combina com os mais variados estilos. As cadeiras são diferentes das convencionais, o tapete deixa o ambiente acolhedor, o papel de parede adamascado é super charmoso e a iluminação de LED contribui para uma sala aconchegante.

23. Pé para mesa com estilo único

Foto: Reprodução / Guilherme Torres

Para deixar a mesa de vidro muito mais imponente e com um estilo único, aposte em ideias diferentes, como esse pé para mesa feito com pedaços de madeira que se assemelham à um tronco de árvore. As cadeiras que a complementam seguem um estilo básico, para evitar o excesso de informação.

24. Pendente amarelo com design inovador

Foto: Reprodução / Viviane Fortes

Elegante, despojado e moderno ao mesmo tempo, esse ambiente de sala de jantar combina uma linda mesa quadrada clean com cadeiras de madeira estofadas na cor off white. Além disso, seu charme fica por conta do pendente amarelo com design inovador, da parede com nichos para guardar itens variados e do quadro decorativo.

25. Sofisticação na medida certa

Foto: Reprodução / Dennis Diniz

Para quem é apaixonado por ambientes clean com predominância de cores claras e neutras, esse projeto é ideal! Essa é uma linda sala de jantar que conta com uma mesa quadrada branca grande (acomoda até 12 pessoas!), cadeiras confortáveis, móvel com detalhes em madeira, vasos decorativos e um lustre sofisticado.

26. Sala de jantar contemporânea com itens modernos

Com uma mesa quadrada branca de pés de madeira escura e cadeiras que seguem os mesmos tons e estilo, essa sala de jantar contemporânea conta com outros itens modernos e charmosos, como o lustre vazado, as persianas, o aparador com tampo de vidro e a iluminação embutida.

27. Tons de cinza delicados

Foto: Reprodução / Alexandre Harrisberger

Nesse ambiente de sala de almoço e jantar, a cor cinza está presente em diferentes tons. Para as cadeiras estofadas e parede lateral, a aposta foi em um tom mais clarinho. Para a mesa quadrada e o móvel de apoio, um tom um pouco mais escuro. Já o papel de parede da parede principal é ainda mais chamativo e conta com desenhos delicados e elegantes.

28. Cadeiras diferentes para compôr o ambiente

Foto: Reprodução / Lica Giordano e Gelise Almeida

Para compôr a volta dessa mesinha, a aposta foi em dois tipos de cadeiras diferentes que conversam perfeitamente entre si. Uma versão é a clássica com encosto de palha e assento de madeira com estofado off white, já a outra imita uma poltroninha e conta apenas com os pés de madeira.

29. O espelho é sempre uma ótima opção para decorar

Além do espelho localizado na parede, que é destaque do ambiente e ajuda ampliar o espaço pequeno, essa elegante sala de jantar aposta em outros itens requintados, como o lustre delicado, as cadeiras clássicas estofadas, a mesinha quadrada de vidro e os itens de decoração.

30. Cores que se destacam no ambiente branco

Foto: Reprodução / Paula Magnani

Já que o piso, paredes e teto dessa sala de jantar são predominantemente brancos, uma ótima alternativa é apostar em cores que sejam destaque no ambiente, como o preto presente na mesa retangular, o cinza presente nas cadeiras, o azul nos quadros e o verde nas plantas.

31. Uma parede de tijolinhos super charmosa

Foto: Reprodução / Renata Lemos Arquitetura

Seguindo o estilo da charmosa parede de tijolinhos, esse projeto apostou em um piso de madeira mais escura, uma mesa retangular que segue o mesmo tom, e em cadeiras com encosto de palha em um tom mais claro, que deixam o ambiente mais leve. Além disso, o pendente branco e os quadros decorativos deixam o espaço mais moderno e alegre.

32. Mesa retangular de laca branca como destaque da sala

Foto: Reprodução / Archdue Arquitetura

Entre os destaques dessa pequena sala de jantar estão a mesa retangular de laca branca, as cadeiras de madeira escura simples com encosto de palha e assento estofado, um banquinho charmoso com almofadas que acomoda perfeitamente os convidados e um pendente moderno acima da mesa.

33. Ambiente agradável com presença de luz natural

Foto: Reprodução / Erick Figueira de Mello

Além de ser uma sala de jantar super agradável por contar com um janelão que permite a entrada de luz natural, o ambiente ainda conta com itens bacanas, como a gigante mesa retangular de madeira, as cadeiras off white estofadas, o aparador estiloso, os pendentes de cobre e os itens de decoração variados.

34. Parede espelhada que traz profundidade ao espaço

Foto: Reprodução / Elayne Felix Interiores

Simples, porém clássica e requintada, essa sala de jantar moderna aposta em uma parede espelhada, que confere não apenas elegância, como também mais profundidade ao cômodo pequeno. Ela ainda chama atenção com o lustre preto, a mesa quadrada com tampo de vidro e as cadeiras de madeira com assentos e encostos pretos. Chique na medida certa!

35. O lustre como destaque da sala de jantar

Toda projetada em tons neutros e claros, como branco, off white e bege, essa é outra inspiração incrível de uma linda sala de jantar requintada. Além do lustre, que sem dúvidas é o grande destaque do ambiente, ela conta também com uma mesa retangular de vidro, cadeiras estampadas e um aparador elegante.

36. Uma combinação perfeita de materiais variados

Foto: Reprodução / MJ Arquitetura

Que tal fazer uma boa mistura de materiais em um só ambiente? Nesse projeto de sala de estar, você encontra uma mesa espelhada com detalhes apaixonantes, um lustre clássico e imponente, diferentes estilos de cadeiras, paredes com vidros e também muitos detalhes em madeira.

37. Mesa de granito simplesmente encantadora

Foto: Reprodução / Ambidestro

Junto à belíssima mesa de granito branca com manchas acinzentadas bem suaves, outros itens simples nessa sala de jantar também chamam a atenção, como as cadeiras de madeira, o aparador com nicho embaixo para guardar bebidas, o pendente estiloso e o quadro decorativo.

38. Ambientes integrados, modernos e elegantes

Foto: Reprodução / Consuelo Jorge Arquitetos

Para quem gosta de apostar em poucas cores em um ambiente da casa, essa é uma ótima sugestão, já que leva apenas o branco, o marrom e o preto, que são tons neutros, elegantes e contemporâneos. A mesa redonda, as cadeiras estofadas confortáveis, a bancada e os detalhes na parede contribuem para um espaço ainda mais bonito.

39. Prateleira decorativa com iluminação embutida

Foto: Reprodução / Angela Medrado

Que tal trazer para a sua sala de estar uma prateleira bem charmosa e chamativa como essa? Todinha de madeira, ela conta com nichos nos mais diferentes tamanhos, que são perfeitos para guardar itens de decoração variados. Além disso, ela combina perfeitamente com as cadeiras que acompanham a mesinha branca redonda.

40. Piso e parede com cimento queimado

Foto: Reprodução / Andréa Buratto

Apesar de pequeno, esse ambiente simples é super elegante, moderno e também cativante, ideal para as refeições do dia a dia em família. O piso e parede são de cimento queimado, a mesinha redonda de vidro conta com um design diferente e as cadeiras básicas seguem a mesma tonalidade do restante da decoração.

Veja mais fotos de mesas variadas para inovar na decoração da sua casa:

Tem opção boa para todos os gostos. Escolha a que mais combina com a sua decoração!

41. Pendente circular que contrasta com a mesa quadrada

Foto: Reprodução / Andréa Buratto

42. Ambientes integrados com uma pegada industrial

Foto: Reprodução / ILLA

43. A mesa encostada na parede ajuda a otimizar espaço

Foto: Reprodução / Fabiana Montandon

44. O roxo e o verde fazem juntos uma bela combinação

Foto: Reprodução / Neza Cesar

45. Ambiente clean com cadeiras de acrílico transparentes

Foto: Reprodução / Angélica Hoffmann

46. Prateleira de madeira com nichos de diferentes tamanhos

Foto: Reprodução / RSRG Arquitetos

47. Painel preto que traz requinte à sala de jantar

Foto: Reprodução / Sandra Moura Arquitetura

48. Mesas simples feitas com tábuas de madeira

Foto: Reprodução / Neza Cesar

49. A laca vermelha torna a mesa retangular apaixonante

Foto: Reprodução / Gisele Taranto

50. A cor azul deixa o ambiente mais leve e descontraído

Foto: Reprodução / Marco Zero Estúdio

51. Espaço agradável com predominância de madeira

Foto: Reprodução / Studio Arthur Casas

52. O tapete deixa o espaço da mesa mais elegante

Foto: Reprodução / Rocco Arquitetos

53. Apostar em um só material é sempre uma boa opção

Foto: Reprodução / Apiacás Arquitetos

54. Cadeiras roxas estofadas com design diferente

Foto: Reprodução / Andréa Buratto

55. Ambiente simples com detalhes em verde

Foto: Reprodução / Equipe Lamas

56. O pendente combina perfeitamente com as cadeiras

Foto: Reprodução / Babi Teixeira

57. Mesa quadrada de laca branca sofisticada

Foto: Reprodução / Angélica Hoffmann

58. O nicho na parede com luz embutida faz toda a diferença

Foto: Reprodução / Neza Cesar

59. Varanda gourmet perfeita para curtir o dia

Foto: Reprodução / Jannini & Sagarra

60. Sala de jantar chique com lustre elegante

Foto: Reprodução / Angela Medrado

61. As cadeiras pretas trazem modernidade ao cômodo

Foto: Reprodução / ILLA

62. Lustre com estilo retrô repleto de charme

Foto: Reprodução / Neza Cesar

63. Existe parede colorida mais alegre do que essa?

Foto: Reprodução / RSRG Arquitetos

64. Cozinha clean com pastilha azul

Foto: Reprodução / Juliana Pippi

65. Tons de vermelho que dão um toque especial ao ambiente

Foto: Reprodução / Neza Cesar

66. Mesinha redonda para um almoço de família no quintal

Foto: Reprodução / CR2 Arquitetura

67. Pendentes inovadores que se destacam no ambiente

Foto: Reprodução / Gisele Taranto

68. Mesa de laca branca retangular que deixa a sala mais clean

Foto: Reprodução / Apiacás Arquitetos

69. Um charme a mais com o abajur laranja

Foto: Reprodução / Neza Cesar

70. Banquinhos pretos que complementam a mesa moderna

Foto: Reprodução / Gisele Taranto

71. Que tal um lustre preto para incrementar o ambiente?

Foto: Reprodução / Nezar Cesar

72. Espaço aconchegante com luz natural em abundância

Foto: Reprodução / Adriana Mello Arquitetura

73. Quadrinhos de pêssego que decoram as paredes

Foto: Reprodução / Jannini & Sagarra Arquitetura

74. A madeira com o branco é uma combinação perfeita

Foto: Reprodução / Tripper Arquitetura

75. Vasos de flores são importantes itens de decoração

Foto: Reprodução / Angélica Hoffmann

76. Pendente amarelo com iluminação aconchegante

Foto: Reprodução / Babi Teixeira

77. Cozinha com detalhes em rosa super charmosos

Foto: Reprodução / ILLA

78. Sala de jantar que aposta em móveis antigos e tradicionais

Foto: Reprodução / Neza Cesar

79. Ambiente contemporâneo, clean e moderno

Foto: Reprodução / Gisele Taranto

80. Decoração de parede incrível com pratos coloridos

Foto: Reprodução / Jannini & Sagarra

81. O teto preto é uma boa alternativa ao branco tradicional

Foto: Reprodução / ILLA

82. Mesa retangular elegante com laca preta

Foto: Reprodução / Ike Design Studio

Agora que você conheceu as principais características, vantagens e desvantagens das mesas redondas, quadradas e retangulares, basta refletir no espaço disponível da sua sala de jantar e priorizar a melhor escolha para garantir um cômodo bem bonito, funcional e com uma boa circulação garantida.