Mesas de madeira: 60 lindos modelos para sua casa

Escrito por Andressa Oliveira

Foto: Reprodução /Debora Aguiar Arquitetos

As mesas de madeira vão bem com vários estilos de decoração, do mais rústico ao mais contemporâneo, e podem ser utilizadas na sala de jantar, cozinhas, varandas ou espaços gourmets. A escolha da mesa merece atenção especial na casa. É essencial que atenda as necessidades da família e do ambiente, sem prejudicar os espaços de circulação.

O uso da madeira na decoração deixa o ambiente muito mais aconchegante e charmoso. Existem diversos modelos de mesas de madeira como madeira maciça, MDF ou madeira de demolição. Assim, é fundamental conhecer as principais características de cada tipo para garantir a escolha certa. A madeira é um elemento natural, portanto, pode apresentar algumas variações tanto em sua tonalidade, quanto em sua textura. Por isso, para evitar grandes variações nas mesas de madeira, é necessário tomar certos cuidados.

Evite manter a mesa exposta em excesso à luz solar direta e também à umidade ou chuva. Essa exposição pode causar trincas, mofos e mudanças na sua tonalidade. Também projeta a mesa de madeira do contato com objetos quentes, úmidos, pontiagudos ou cortantes. Isso evitará marcas e manchas indesejadas. Além disso, lembre-se de proteger as mesas de madeira contra danos e infestações de pragas, como cupim. As mesas de madeira são super versáteis, confira 60 lindos modelos de mesas para inspirar na sua escolha:

1. Mesas de madeira rústica

Foto: Reprodução /Studio Guilherme Torres

Mesas com aparência mais natural e rústica da madeira adicionam charme e se tornam uma peça de destaque e imponência no ambiente. Nessa sala, a mesa rústica combina com a decoração contemporânea e é acompanhada por cadeiras com linhas delicadas.

2. Elegância na mesa

Foto: Reprodução /Priscilla Muller

Nesta sala, a elegante mesa de madeira é rodeada por obras de artes e se destaca com um belíssimo lustre. A mesa de madeira com formato de linhas simples e retilíneas combinada com as cadeiras do mesmo material trazem suavidade e sofisticação para o ambiente.

3. Madeira por todos os lados

Foto: Reprodução /Messa Penna

A base de tons claros, combinada ao tom mais escuro da madeira, cria uma elegante paleta de cores na sala integrada. A mesa de madeira de formato esbelto complementa o ambiente junto com outras texturas amadeiradas.

4. Mesa de madeira e cimento queimado

Foto: Reprodução /Brise Arquitetura e Interiores

A mesa em madeira traz o conforto para o ambiente contemporâneo com predominância de tons brancos e cinzas. Além disso, contrasta com a frieza dos materiais, como o chão de cimento queimado, adicionando um toque de aconchego para o ambiente.

5. Mesa de madeira com vários lugares

Foto: Reprodução /Patrícia Martinez

Mesas de madeiras são ótimas para quem precisa de uma mesa grande, com vários lugares. A madeira harmoniza bem com uma decoração rústica e com elementos naturais de revestimento, como pedras.

6. Mesa de madeira redonda

Foto: Reprodução /Triplex Arquitetura

Uma mesa de madeira redonda de linhas simples é ideal para ambientes menores ou mais informais. A presença da madeira é realçada no ambiente de tons neutros, e a combinação com a cor branca é puro charme.

7. Sala de jantar com mesa rústica

Foto: Reprodução /Debora Aguiar Arquitetos

A mesa de madeira maciça com aspecto rústico também combina com ambientes elegantes, e se destaca nessa sala de jantar com uma paleta de cores suaves. A aparência rústica da mesa é suavizada pelas cadeiras e pelo lustre delicado plissado em tecido.

8. Suavidade e delicadeza na madeira

Foto: Reprodução /BC Arquitetos

A mesa de madeira em tom claro, com traços simples e retilíneos, explora a suavidade e a delicadeza no ambiente. Os pendentes de vidro e a cadeiras teladas complementam a decoração delicada da sala de jantar.

9. Rústica e descontraída

Foto: Reprodução /Consuelo Jorge Arquitetos

A mesa rústica de madeira permite apreciar os encantos naturais da madeira. Com linhas orgânicas, o móvel se destaca juntamente com o lustre com toques de amarelo, e harmoniza com a decoração descontraída dessa cozinha.

10. Mesas de madeira e cores marcantes

Foto: Reprodução /Marina Linhares

A neutralidade das mesas de madeira permitem a sua combinação com cores marcantes, que aqui aparecem nas cadeiras. Nessa cozinha a cor laranja deixa o ambiente com uma atmosfera irreverente e vibrante.

11. Branco e madeira

Foto: Reprodução /Marcelo Nobrega Arquitetura

Nesse espaço a decoração é quase toda na cor branca com alguns elementos de madeira, como a mesa retangular. Os vidros emolduram a paisagem e integram o ambiente interno com o exterior.

12. Sala de jantar charmosa e confortável

Foto: Reprodução /A1 Arquitetura

A presença de madeira é constante em quase todo o ambiente, presente nas cadeiras, no piso, no painel e no móvel de apoio. A mesa de madeira maciça se destaca pelo seu formato e aparência natural. A madeira garante uma sala de jantar charmosa e confortável.

13. Leveza e requinte

Foto: Reprodução /Bellini Arquitetura

Nessa sala de jantar, a paleta de cores prevalece em tons mais escuros e terrosos. A mesa de madeira segue uma linha leve, com linguagem requintada e com uma decoração que mescla elementos clássicos e atemporais com o contemporâneo com muito charme e harmonia.

14. Mesas de madeira na sala de jantar

Foto: Reprodução /Juliana Pippi

O móvel mais importante da sala de jantar é a mesa.  Investir em uma linda mesa de madeira é elegância na certa. Nesse ambiente, a mesa complementa a sofisticada decoração atemporal com tons claros e móveis com design tradicional.

15. Madeira em ambiente clássico

Foto: Reprodução /Ana Lucia Adriano

Mesas de madeira também combinam com ambientes com decorações mais clássicas. Nessa sala a mesa harmoniza com elementos clássicos como o lustre de cristal, espelhos e cadeiras estofadas em veludo.

16. Madeira na cozinha

Foto: Reprodução /Raduan Arquitetura

A mesa de MDF acompanhada de cadeiras de acrílico transparentes traz uma continuidade e se integra com a cozinha. A textura da madeira se diferencia do ambiente de tons claros do estar e evidencia a separação dos espaços.

17. Mesa com tampo finíssimo

Foto: Reprodução /Triplex Arquitetura

A mesa de madeira combina com a sobriedade do ambiente. O seu tampo finíssimo suaviza e contrasta com a robusta estrutura de sustentação da mesa. O pendente complementa com traços de delicadeza o ambiente.

18. Mesas de madeira para área externa

Foto: Reprodução /Debora Aguiar Arquitetos

Mesas de madeira combinam muito bem com o ambiente externo e outras texturas naturais. Para espaços externos, a mesa de madeira maciça é a mais indicada pela sua resistência. Nesse espaço, o móvel traz elegância e aconchego.

19. Mesa de madeira simples e funcional

Nessa apartamento, as áreas integradas deixam o ambiente acolhedor e convidativo. A decoração prioriza a estética e o conforto com uma mesa de madeira com um design simples e funcional, e as cores neutras destacam as texturas de concreto e madeira.

20. Mesa de madeira neutra e atemporal

Foto: Reprodução /Erica Salguero

A mesa de madeira fica muito bem em ambientes com decorações formais, com cores neutras e atemporais. Seu formato tradicional e a tonalidade escura dão um toque de sobriedade para a sala. O vidro sobre a mesa ajuda a proteger a madeira de manchas e marcas indesejadas.

21. Mesa de madeira e cadeiras coloridas

Foto: Reprodução /Paula Magnani

Nessa varanda, a mesa de madeira permite acomodar vários lugares. O destaque na decoração fica por conta das cadeiras coloridas no tom verde, que remetem à vegetação. O ambiente com várias texturas em madeira é repleto de aconchego e intimidade.

22. Frescor e contemporaneidade

As texturas de madeira complementam a paleta de cores suaves dessa sala que tem um ar de frescor e contemporaneidade. A mesa de madeira se destaca com os pendentes que garantem uma gostosa iluminação indireta.

23. Pequena notável

Foto: Reprodução /Studio Scatena Arquitetura

Ambientes pequenos exigem mesas mais simples e menores, que também podem ser de madeira. O charme e a elegância dessa pequena mesa de madeira não passam despercebidos. Seu tamanho reduzido permite espaços adequados para a circulação no ambiente.

24. Madeira de demolição

Foto: Reprodução /R.A.P Arquitetura e Interiores

A madeira de demolição é ótima para compor a decoração de espaços externos. Nessa varanda, a mesa prática e com aspecto envelhecido pela pátina deixa o ambiente convidativo e aconchegante.

25. Mesas de madeira e cadeiras de palha

Foto: Reprodução /Bel Lobo e Bob Neri

A mesa em madeira é acompanhada de cadeiras em palha, que surgem de maneira renovada e contemporânea com a cor vermelha na decoração dessa sala de jantar. As texturas de madeira contrastam com a parede de cimento e deixam a sala mais confortável.

26. Madeira com estilo escandinavo

Foto: Reprodução /Rodrigo Maia

Nessa sala de base neutra e tons sóbrios, com elementos do estilo escandinavo com combinação de aconchego, simplicidade e formas contemporâneas, a mesa acompanha a tonalidade das vigas de madeira do forro.

27. Madeira e couro

Foto: Reprodução /Priscilla Muller

Nessa sala com ricos detalhes, a mesa de madeira é acompanhada de cadeiras com design clássico e estofadas com couro. Juntos, esses materiais deixam o ambiente mais aconchegante com o piso frio em mármore. Sobre a mesa, o lustre de cristal pontua sofisticação.

28. Aconchego para a família

Foto: Reprodução /Espaço do Traço Arquitetura

Nesse espaço, a mesa em madeira de linhas simples deixa o ambiente aconchegante e convidativo para reunir a família e os amigos, as cadeiras brancas harmonizam com a textura amadeirada e a delicadeza do pendentes sobre a mesa.

29. Mesa de madeira no jardim

Foto: Reprodução /Anni Verdi

O espaço de jardim conta com espreguiçadeiras e uma mesa de madeira para refeições ao ar livre. Priorizando o conforto e a interação com o verde, a decoração utiliza materiais indicados para espaços externos, como pedras e madeiras.

30. Mesa de madeira antiga

Foto: Reprodução /Marina Linhares

Mesas de madeira são peças duráveis e que, com alguns cuidados, podem permanecer por muitos anos e dar aquele ar antigo na decoração. Uma mesa de madeira antiga deixa o ambiente cheio de personalidade e história.

31. Mesa de madeira simples e prática

Foto: Reprodução /Leda Arquitetura

A mesa é uma das peças mais utilizadas na decoração das cozinhas. É essencial que seja uma peça que atenda as necessidades práticas e incorpore o estilo do ambiente. Nessa cozinha colorida, a mesa de madeira tem um design simples, funcional e fica proporcional ao espaço.

32. Toque clássico

Foto: Reprodução /Caroline Gabriades

Essa sala com base neutra e revestimentos claros utiliza elementos clássicos e sofisticados, como a mesa em madeira e o lustre de cristal para criar um visual claro e elegante. O espelho no ambiente garante uma sensação de amplitude e fluidez.

33. Mesa de madeira e cores suaves

Foto: Reprodução /Studio GPPA

A sala com paleta de cores suaves, toques de madeira e uma iluminação suave é aconchegante e intimista. A mesa de madeira é acompanhada de cadeiras diferentes, com multiplicidade de formas, texturas e cores.

34. Design leve e diferenciado

Foto: Reprodução /Erica Salguero

A mesa de madeira se destaca pelo seu design leve e diferenciado. O móvel é acompanhado de cadeiras que seguem a mesma linha, e ainda é complementado por lustres transparentes em vidro, que criam um ambiente cheio de personalidade e requinte.

35. Mesa ao ar livre

Foto: Reprodução /Suite Arquitetos

Estar ao ar livre é sempre uma sensação prazerosa. Nessa varanda, a vegetação deixa o ambiente agradável e fresco, e a mesa de madeira torna o espaço convidativo e confortável para aproveitar momentos ao ar livre. Opte sempre por móveis adequados para a área externa.

36. Mesa de madeira e cadeiras diferentes

Foto: Reprodução /Studio Scatena Arquitetura

A mesa de madeira tem a composição com cadeiras diferentes que dão um charme especial para a decoração do ambiente. A sala explora cores, materiais e design diferentes, assim o espaço fica muito mais simpático e aconchegante para reunir a família ou receber amigos.

37. Mesa de madeira redonda

Foto: Reprodução /Marina Linhares

Ótima para receber amigos ou reunir a família, a mesa redonda de madeira acompanha a decoração de estilo rústico com armários em madeira. O formato das cadeiras dá um tom mais descontraído e confortável ao ambiente.

38. Mesa com tronco de madeira

Foto: Reprodução /Korman Arquitetos

O pedaço de tronco de madeira in natura ornamenta o ambiente como uma escultura. Além da sua funcionalidade de sustentação da mesa, torna o ambiente muito mais atraente e sofisticado.

39. Mesa de madeira para varanda

Foto: Reprodução /Cilene Monteiro Lupi

Mesas de madeira são ideais para compor ambientes com decorações mais leves, agradáveis e tranquilos como varandas e espaços gourmets. Nesse espaço, a madeira da mesa tem destaque no ambiente com base branca e deixa o espaço bastante convidativo.

40. Mesa em tora de madeira

Nessa pequena sala integrada, a mesa em tora de madeira cria um contraste com a decoração contemporânea. O mobiliário prioriza o conforto, e o espaço em torno da mesa é otimizado com a utilização de bancos.

41. Madeira e azul

Foto: Reprodução /SP Estudio

A decoração no ambiente tem um ar de frescor com toques de azul e madeira. A mesa simples ganha destaque com as cadeiras coloridas que acompanham a tonalidade do revestimento de madeira de demolição.

42. Imponência da madeira

Foto: Reprodução /Debora Aguiar Arquitetos

Esse espaço é repleto de textura de madeiras e fibras, que criam um ambiente harmonioso e receptivo. A mesa de madeira com aspecto natural se destaca com a imponência de seu formato e de sua extensão.

43. Industrial e madeira

Foto: Reprodução /Triplex Arquitetura

Com um tampo de seção de tronco de árvore, essa mesa se destaca no ambiente. Sua rusticidade e robustez são suavizadas pela sua estrutura de sustentação esbelta. A madeira contrasta com elementos industriais, como a parede de cimento aparente e o pendente.

44. Mesa de madeira e cadeiras variadas

Foto: Reprodução /Idealizzare Arquitetos

A decoração do ambiente é cheia de elementos divertidos. A mesa em madeira traz neutralidade e permite acomodar as variadas cadeiras de estilos e cores diferentes que enchem o ambiente de personalidade e estilo.

45. Madeira e cores quentes

Foto: Reprodução /Hercules Bassalo

As cores quentes estão presentes nessa decoração – com destaque para o móvel vermelho – e trazem vivacidade e alegria para a sala. A mesa de madeira complementa com a sensação de calor e aconchego no ambiente.

46. Mesa de madeira pequena

Foto: Reprodução /Vapor 324

O piso azul em epóxi dá um charme todo especial para o ambiente e realça a pequena mesa de madeira combinada com banco e cadeiras.  As variadas plantas reunidas adicionam frescor e contemporaneidade.

47. Sofisticação na varanda

Foto: Reprodução /BY Arq&Design

Nessa varanda, a mesa redonda de madeira é acompanhada por confortáveis poltronas em couro. A combinação de materiais nobres como a madeira e o couro deixam o ambiente sofisticado e elegante.

48. Mesa de madeira com estrutura metálica

Foto: Reprodução /Erica Salguero

A mesa em madeira com estrutura metálica harmoniza com as cores suaves do ambiente. Esse formato prático é ótimo para ambientes mais descontraídos, como varandas e espaços gourmets. As cadeiras deixam o espaço confortável e convidativo.

49. Mesa de madeira e espelho

Foto: Reprodução /Milla Holtz

O espelho no ambiente reflete a mesa de madeira e traz amplitude para a sala, com a sensação de que a mesa e o espaço são maiores. A aparência mais natural da madeira é suavizada pelas cadeiras estofadas em tecido.

50. Canto alemão para otimização do espaço

Foto: Reprodução /SP Estudio

A madeira harmoniza com a paleta de cores neutras. Com design simples e funcional, a mesa é acompanhada de um banco sob medida que otimiza o espaço e fica perfeita para receber vários amigos e convidados nesse canto alemão.

51. Pequena e cheia de personalidade

Foto: Reprodução /Estudio Ferdi

Na escolha da mesa, priorize a sua necessidade e o espaço disponível. Uma mesa proporcional e que deixe espaços livres para a circulação no ambiente é o ideal. Nessa sala, a pequena mesa de madeira se encaixa perfeitamente, e os vários estilos de cadeiras dão personalidade ao cantinho.

52. Integração total

Foto: Reprodução /SQ+ Arquitetos Associados

Nessa sala, a paisagem externa se integra ao ambiente com o uso de grandes painéis de vidro. A madeira é presença constante, inclusive na mesa. As cadeiras metálicas dão o toque moderno para o espaço.

53. Mesa de madeira com banco linear

Foto: Reprodução /Gisele Taranto

A linearidade da mesa de madeira é acompanhada pelo lustre retangular, que garante equilibro para o ambiente. O banco linear utilizado é uma boa opção para acompanhar mesas extensas e garantir um ambiente despreocupado e casual.

54. Sofisticação na mesa

Foto: Reprodução /Leda Arquitetura

A mesa de madeira ajuda a compor a decoração no ambiente e harmoniza com a paleta de cores suaves e com o painel de azulejos. A presença da madeira é destaque e deixa o espaço mais sofisticado e acolhedor.

55. Acolhedora e confortável

Foto: Reprodução /Rocha Andrade Arquitetura

Ótima para a decoração de espaços externos, como varandas, a mesa de madeira deixa o ambiente mais confortável e acolhedor. A mescla de bancos e cadeiras em torno do móvel adiciona personalidade, estilo e descontração.

56. Mesa de MDF

Foto: Reprodução /Antonio & Mario

O MDF permite a criação de mesa com tamanhos e formatos variados. Nessa sala, a mesa projetada para o espaço harmoniza com os objetos decorativos na cor preta. O resultado é um ambiente requintado e tradicional.

57. Mesa práticas e simples

Foto: Reprodução /R.A.P Arquitetura e Interiores

Mesas com tampo em madeira e com estrutura metálica são práticas e simples, ótimas para cozinhas ou varandas. Nessa cozinha, com ares industrial, o destaque fica por conta do lustre e das cadeiras icônicas.

58. Grandes mesas de madeira

Grandes mesas de madeiras são boas opções para quem gosta de receber amigos e reunir a família. O painel de azulejos e a luminária metálica junto com o móvel trazem elegância para o ambiente.

59. Mesa de madeira e parede em destaque

Foto: Reprodução /Daniel Carvalho

Nesse ambiente, a mesa fica proporcional ao espaço, sua estrutura mais rígida e simples é acompanhada de cadeiras com design elaborado. A sala é toda em tons neutros com uma parede em destaque com cor.

60. Mesa simples e elegante

Foto: Reprodução /Marina Linhares

A mesa de madeira de linhas retas e modelo simples é o item central do ambiente. A madeira complementa a paleta de cores neutras e deixa a sala de jantar elegante e acolhedora.

Uma mesa de madeira pode ser a peça-chave na decoração da sua casa e deixar o ambiente mais bonito, bastante receptivo e muito confortável. Com todas as dicas de cuidados e as diversas opções de modelos, é só escolher uma mesa de madeira que combine com a sua decoração e aproveitar.

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS