Mini-casa: a opção ideal para um estilo de vida mais livre e descomplicado

Escrito por Ana Kordelos

Foto: Reprodução / Ana White

Em tempos em que a preferência pelo luxo e residências extravagantes contrasta-se por aqueles que buscam um modo de viver mais simples, as mini-casas se tornam uma ótima opção. Com poucos recursos e espaços cada vez menores, esta pode ser a solução ideal para quem busca um estilo de vida mais minimalista.

Agrupando em poucos metros quadrados todos os itens essenciais em uma casa, a mini-casa pode ser fixa ou contar com rodas, possibilitando ser levada para onde o morador for, além se mostrar um bom investimento para quem adora projetos manuais.

10 projetos de mini-casa para você construir a sua

Confira a seguir projetos para você planejar já a sua própria mini-casa:

1. Uma pequena casa sobre rodas

Foto: Reprodução / Ana White

Neste projeto, é possível levar a mini-casa para longas viagens e os lugares mais diversos. Contando com uma estrutura com rodas, a pequena construção ainda possui banheiro embutido e segundo andar. Confira mais detalhes do projeto.

2. Uma casa com visual simples

Foto: Reprodução: Tiny House Design

Sem muito segredo, esta casa possui design simples, sem o uso de mezanino. Apostando em um telhado estilo colonial, esta opção ainda conta com duas janelas a cada uma de suas laterais e portas nas duas extremidades. Confira aqui.

3. Uma mini-casa com bastante espaço útil

Foto: Reprodução / Tiny House Design

Um dos grandes diferenciais desta opção está no seu visual externo. Contando com janela com cobertura de telhado estilo meia água, é a opção ideal para quem busca uma alternativa fixa, porém bela e espaçosa. Confira mais informações neste link.

4. Mini-casa Gambrel

Foto: Reprodução / Tiny House Design

Outra opção de mini-casa fixa, este modelo conta com um loft localizado no mezanino, ideal para acomodar confortavelmente a cama e garantir privacidade aos moradores. Para uma boa ventilação na área, o telhado é abobadado. O projeto ainda conta com uma janela na parte frontal da construção. A planta está disponível para download neste link.

5. Mini-casa fixa, estilo cabine

Foto: Reprodução / Tiny House Design

Ideal para quem busca uma opção de tamanho reduzido, porém que não possua a mobilidade para viagens, este modelo é fixo, possuindo um visual semelhante a uma casa convencional, sem muitos detalhes. Visualize seu projeto aqui.

6. A casa para levar em viagens

Foto: Reprodução / Tiny House Design

Com tamanho reduzido, esta mini-casa foi construída sobre uma estrutura com rodas, se tornando opção ideal para levar em longas viagens, garantindo o conforto que somente o lar pode garantir. Este site disponibiliza sua planta e orientações para construção.

7. A casa bem equipada

Foto: Reprodução / Tiny House Design

Apesar do seu pequeno tamanho, as divisões de espaço interno garante tudo o que uma casa necessita para uma vida tranquila. Enquanto a cama fica no mezanino, o térreo acomoda o banheiro, cozinha e hall de entrada. Confirma mais detalhes desta opção aqui.

8. Mini-casa com ares de cabana

Foto: Reprodução / Instructables

Opção compacta, este modelo de mini-casa fixa possui uma bela varanda, e pode ainda contar com placas de aquecimento solar, garantindo uma residência mais sustentável e moderna. Visualize o passo-a-passo de sua construção aqui.

9. Mini-casa solar

Foto: Reprodução / Tiny House Design

Buscando aproveitar ao máximo a luz do Aol, esta casa conta com pé direito alto e amplas janelas em suas laterais. Destaque especial para o banheiro, com espaço de sobra. Mais informações sobre o projeto e sua planta neste link.

10. Uma pequena cabana de madeira

Foto: Reprodução / The Classic Archives

Ideal para quem busca uma opção com visual mais clássico, esta versão em madeira pode ser finalizada apenas com um verniz ou ainda ganhar demão de tinta colorida. Contando com uma pequena varanda, fica ainda mais charmosa graças aos pequenos detalhes esculpidos na madeira. Confira mais detalhes e sua planta.

20 fotos de mini-casa para inspirar

Após definido o estilo e medidas da sua mini-casa dos sonhos, confira a seguir uma seleção com opções para todos os gostos e inspire-se ao decorar e planejar sua pequena construção:

1. Uma escada para economizar espaço

Foto: Reprodução / Tiny Heirloom

A porta de vidro é a opção ideal para quem busca aproveitar ao máximo a luz natural. Já a escada embutida garante maior segurança, sem ocupar muito espaço do andar comum da construção.

2. Adicionando o charme da madeira em seu tom natural

Foto: Reprodução / Tuxburry Mini House Village

O amplo balcão da cozinha garante conforto e funcionalidade no momento do preparo das refeições. Ele foi elaborado com madeira em seu tom natural, a mesma presente em todo o interior da casa.

3. Que tal um acesso discreto ao mezanino?

Foto: Reprodução / Teacup Tiny Homes

Posicionada ao lado do tradicional sofá em couro, esta discreta escada garante acesso fácil ao quarto formado por dois colchões de solteiro e localizado no mezanino da mini-casa.

4. Móveis retráteis garantem mais funcionalidade e economia de espaço

Foto: Reprodução / Tru Form Tiny

Apesar de possuir bancada em pedra natural, esta cozinha conta com uma mesa retrátil, garantindo espaço reservado para degustar os pratos preparados no pequeno ambiente.

5. Um recanto de conforto e tranquilidade

Foto: Reprodução / Tiny Heirloom

Localizado ao fundo da pequena casa, o quarto foi instalado na área comum da construção, como uma extensão da cozinha. Com janelas em praticamente todos os lados, garante tranquilidade para aproveitar a vista.

6. Uma estrutura sobre rodas, para levar o lar para onde quiser

Foto: Reprodução / Tiny House Giveaway

Este tipo de construção é versátil, podendo ser elaborada de forma fixa, ou contando com o auxílio de rodas e reboque, ideal para aproveitar longas viagens e partir com um único destino: conhecer o mundo.

7. Quem diria que é uma mini-casa?

Foto: Reprodução / Matt

Contando com planejamento e funcionalidade, uma mini-casa pode corresponder às expectativas de uma casa em tamanho tradicional. Uma bela decoração e móveis multifuncionais podem garantir este efeito.

8. Reciclar materiais sem seu uso original é uma ótima pedida

Foto: Reprodução / Duca & Rô

Podendo ser com madeira reutilizada, materiais reciclados ou até containers que não são mais utilizados para sua função original, com um pouco de criatividade e trabalho é possível construir uma mini-casa sustentável.

9. Que tal um visual diferenciado?

Foto: Reprodução / Tiny House Listings

Como este tipo de construção é personalizado, é possível projetar e executar uma mini-casa com um visual diferenciado, cheio de curvas ou linhas retas protuberantes, de acordo com a criatividade de seus donos.

10. Capricho em cada canto da decoração

Foto: Reprodução / Tiny House Giveaway

Assim como em uma construção de tamanho tradicional, a mini-casa também deve expressar a personalidade de seus donos em sua decoração. Seguindo um único estilo decorativo ou vários mesclados, vale utilizar opções marcantes.

11. Decoração contemporânea em tons de branco, preto e cinza

Foto: Reprodução / Tiny Hamptons LLC

Apesar de ser fabricada em madeira, o visual rústico pode ser substituído por recursos como uma bela pintura, móveis com visual moderno, um belo lustre e tons sóbrios.

12. O home office possui espaço garantido, para as longas horas de trabalho

Foto: Reprodução / MINT Tiny House Company

Apesar de não contar com espaço de sobra, esta mini-casa ganha ambiente ideal para o trabalho home office, com mesa e confortável cadeira posicionadas em frente à ampla pia.

13. Apostar em armários variados garante uma melhor organização

Foto: Reprodução / Minimaliste

Neste projeto, a área destinada para a cozinha ganha a companhia de inúmeros armários, garantindo que todos os itens necessários para a rotina da casa fiquem escondidos aos olhos.

14. Uma linda cozinha bicolor

Foto: Reprodução / Tiny House Beach Resort

Esta mini-casa é a prova de que nem tudo precisa ter seu tamanho reduzido para uma construção funcional. Se bem planejado, móveis e eletrodomésticos podem ser utilizados em seu tamanho original.

15. Espaço bem planejado, de dar inveja a qualquer chef de cozinha

Foto: Reprodução / Good and Tiny

Contando com fogão, coifa, pia e ampla bancada, esta cozinha permite preparar os mais diversos pratos. O espaço da bancada ainda é ampliado com o uso de uma tábua de madeira para cobrir o fogão quando o eletrodoméstico não está em uso. Ao lado da geladeira, é possível ver dois potinhos, de água e ração. Ou seja, nessa mini-casa também mora um pet!

16. Alguns detalhes transformam uma mini-casa em um lar

Foto: Reprodução / Joshua & Shelley

Para garantir que esta construção transmita os gostos pessoais dos moradores, o ideal é apostar em uma decoração personalizada, repleta de detalhes e itens pessoais de seus donos.

17. Que tal jantar com uma bela vista?

Foto: Reprodução / Tiny House Listings

Com uma extensão da bancada que acomoda a pia, durante o preparo das refeições é possível utilizá-la como espaço útil, já durante as refeições, este item se torna a mesa ideal para saborear a comida admirando a bela vista.

18. Opção ideal para quem busca o minimalismo

Foto: Reprodução / Freedom Tiny Homes

Primando pela funcionalidade com itens indispensáveis, esta pequena casa se torna uma espécie de mansão, com espaço de sobra para aproveitar a bela vista das amplas janelas e, claro, para relaxar.

19. Ambiente interno e natureza, integrados

Foto: Reprodução / Build Tiny

Contando com amplas portas de vidro dispostas nos dois lados da construção, além das janelas distribuídas em todos os ambientes, esta mini-casa permite que o verde da natureza invada seu interior.

20. A parede retrátil de transforma em um deck, garantindo mais espaço útil

Foto: Reprodução / New Frontier Tiny Homes

Aqui a parede lateral da mini-casa pode ser aberta, de modo a se transformar em um amplo deck de madeira, ideal para deixar a natureza adentrar à construção e garantir bons momentos ao ar livre.

Apesar de ser um modelo de construção mais comum no exterior, a mini-casa é uma ótima opção para quem deseja trocar uma casa pequena tradicional por uma residência que possua mobilidade, permitindo viagens e uma vida mais simples. Escolha seu modelo favorito e inspire-se.

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS