Miniwedding: tudo o que você precisa saber para um evento apaixonante

Escrito por Amanda Barata

Com um charme extra por conta do minimalismo, o miniwedding virou febre entre as noivas que preferem uma celebração mais intimista.



A cerimonialista Debora Rodrigues afirma que “mesmo se tratando de um evento menor, é preciso atenção a todos os detalhes assim como um casamento convencional, pois os elementos são os mesmos apesar de em menor proporção”. Por isso você vai encontrar tudo o que precisa saber na hora de planejar o seu!

O que é miniwedding?

Traduzido, miniwedding significa “minicasamento” e remete justamente ao tamanho do evento, uma vez que se encaixa para celebrações que recebam até 100 convidados.

Além disso, o que caracteriza esse tipo de evento é o fato de serem casamentos mais intimistas e aconchegantes em que há muita proximidade entre noivos e convidados.

Como organizar um miniwedding

Assim como um casamento convencional, o miniwedding exige bastante atenção a cada detalhe a fim de que tudo saia conforme a expectativa dos noivos, por isso, lápis e papel na mão para anotar valiosas dicas na hora de planejar o seu.

Lista de convidados

Lembre-se que o miniwedding é um evento intimista para uma quantidade menor de convidados, por isso, na hora de fazer a lista os noivos precisam estar alinhados quanto aos nomes que serão relacionados. Não se preocupe, essa lista provavelmente será revista algumas boas vezes, e é essa é uma das partes mais divertidas.

Local

Para os que farão cerimônia no local, é necessário atenção para conferir se há um espaço destinado a este fim. Se for apenas para a festa, a atenção pode ser voltada aos detalhes da estrutura da casa de acordo com a decoração desejada. E lembre-se de reservar com antecedência para não correr o risco de perder a data desejada.

Data e horário

Escolha pelo menos duas datas para ampliar as possibilidades de local. É importante lembrar que casamentos durante a semana exigem uma maior manobra por parte de convidados e padrinhos e, por isso, o horário deve ser pensado levando em consideração os fatores de dias úteis. Lembre-se sempre de verificar feriados próximos para poder contar com a presença de todos.



Convites

Por se tratar de um evento especial, o convite deve chegar aos convidados com pelo menos 30 dias de antecedência ao evento. Considere este prazo quando for escolher o fornecedor que irá produzir os convites, levando em consideração o prazo de produção e entrega.

Cardápio

A escolha do cardápio deve considerar o gosto dos noivos mas também ser aprazível aos convidados, por isso leve em consideração alguns pontos a cada detalhe.

Comidas

Em eventos mais formais, costumam ser servidos primeiramente antepastos e em seguida o jantar, onde há a opção de os convidados se servirem ou receberem em suas mesas os pratos já montados, de acordo com o menu disponível. Em eventos nem tão formais, coquetéis seguidos de finger foods são uma ótima alternativa para quem quer uma opção mais descontraída mas ainda assim farta.

Bebidas

Considerando a diversidade de pessoas convidadas, tenha opções variadas, desde refrigerantes a sucos naturais. As bebidas alcoólicas seguem geralmente o gosto pessoal dos noivos, porém as mais tradicionais são a cerveja, espumantes e whisky. Para os amantes do vinho, servir os convidados com o seu rótulo favorito costuma ser uma ótima aposta. Lembre-se de fazer o cálculo das bebidas considerando uma sobra.

Sobremesa

O bolo é carro chefe não só da decoração, mas também na hora de servir os convidados. Por isso capriche na escolha do sabor da massa e recheio. Doces e chocolates são indispensáveis na hora de decorar a mesa e ficam à disposição dos convidados no fim da festa. Além dos sabores mais diferenciados, busque optar pelos mais tradicionais a fim de agradar a todos.

Orçamento

Busque orçamentos variados, considerando não só o preço mas principalmente a qualidade dos serviços. A antecedência também vai te ajudar a conseguir melhores formas de pagamento ou desconto, uma vez que quanto antes forem fechados contratos, melhor a sua organização financeira até o tão sonhado dia.

Trajes

Para as noivas mais tradicionais ou mais modernas, a escolha do vestido é uma das maiores expectativas. Escolha primeiro o estilo do seu vestido para então buscar lojas que possam oferecer modelos que sejam compatíveis ao seu gosto. Para madrinhas, é bom orientar a respeito do que você está pensando sobre o vestido, seja de cor ou modelo. Os padrinhos costumam usar um modelo padrão de terno/smoking que pode ser indicado pelos noivos após escolha em uma loja. Caso deseje orientar os convidados a respeito do traje, inclua no convite uma observação a respeito.

Decoração

Usualmente mais sonhada pelas noivas, a decoração é o que encanta não só aos convidados mas aos noivos. Seja de forma autoral, ou por assessoria, busque trazer toques pessoais à decoração, de forma a remeter lembranças ao casal e aos convidados, uma vez que o miniwedding sugere justamente um evento mais intimista e acolhedor. Pense no local escolhido para a festa e viabilize os elementos que deseja usar. Não esqueça de pensar também na decoração da igreja ou do local da cerimônia.

Trilha sonora

A trilha sonora precisa levar em consideração os momentos vividos pelos noivos, de forma a dividir de forma musical, junto aos convidados, tais emoções. Selecione músicas especiais para a entrada do noivo, padrinhos, pais e principalmente, da noiva. A primeira dança do casal também merece uma música especial e pra lá de romântica.

Foto e vídeo

Registrar e eternizar todos os momentos é um dos itens mais importantes na organização do miniwedding, uma vez que será um dia a ser lembrado para sempre. Busque uma equipe especializada neste tipo de evento e pesquise bastante os profissionais, buscando referências e trabalhos que já tenham sido realizados anteriormente.



Lembrancinha

Use a criatividade na hora de presentear seus convidados e opte sempre por lembrancinhas úteis e que farão o casal ser sempre lembrado. As opções disponíveis são das mais variadas e devem remeter não só à data, mas também aos noivos.

Isso é tudo o que você precisa saber para começar a planejar o seu miniwedding e cuidar com atenção e carinho de cada detalhe que envolva esse evento tão especial.

45 inspirações para miniwedding apaixonantes e inspiradoras

Agora que os detalhes para o evento já estão anotados é hora de sonhar com o grande dia e conferir algumas lindas decorações que vão deixar você com ainda mais ansiedade para o casório.

1. Use mesas diferentes para compor a mesa do bolo

2. E capriche nas flores para um efeito muito romântico

3. Saia do convencional e use elementos rústicos e bem marcantes

4. Para casamentos na praia, a leveza nos detalhes é essencial

5. E as referências tropicais são muito usuais

6. Propostas mais compactas são muito charmosas

7. E surpreendem pelos detalhes e tons utilizados

Tabita Cintra



8. Aposte em detalhes que componham com graciosidade

9. Sempre trazendo o romantismo como destaque principal

10. A cortina de luz traz um efeito incrível e leve

11. Ressaltando todos os detalhes da decoração

12. Mas nada se compara à iluminação natural

13. Privilégio de quem escolhe casar ao ar livre

14. Mas nada impede a combinação de luzes naturais e artificiais

15. Flores são o ponto alto e romântico da decoração

16. E combinam bem junto a plantas para um efeito natural

17. Capriche na mesa com detalhes menos tradicionais

18. Adeque a decoração ao espaço do evento

19. E não esqueça de caprichar na mesa dos convidados

20. Atentando a cada pequeno e adorável detalhe

21. E surpreendendo na hora de dizer o sim

22. Aproveite toda a beleza que a natureza oferece

23. Seja em um apaixonante casamento na praia

24. Ou para uma romântica união na fazenda

25. Para cerimônias mais intimistas

26. O importante é deixar o altar tão especial como o momento

27. Deixe seus convidados bem confortáveis em um espaço aconchegante

28. Transforme o restaurante no espaço perfeito pro casório

29. Explorando todos os espaços disponíveis

30. E diversificando na forma de surpreender os convidados

31. Aposte em lembrancinhas criativas

32. Que deixem boas lembranças desse dia especial

33. E que sejam úteis e decorativas

34. Que tal oferecer uma manta para eventos em lugares mais frios?

35. Distribua amor em forma de lembrança

36. Usando a criatividade na hora de presentear os convidados

37. Sem esquecer que as guloseimas fazem parte da festa

38. Use forminhas decoradas para dispor os doces na mesa

39. E embalagens que acompanham os detalhes da decoração

40. Cada detalhe merece atenção e carinho

41. Por mais delicado e discreto que seja

42. Para um evento único e muito especial

43. O amor deve estar explícito em todos os detalhes

44. E tudo precisa ser minimamente pensado

45. Para o evento dos sonhos se realizar

Buscamos opções variadas para que você possa adaptar ao seu local escolhido para esse dia tão especial. Repare em cada detalhe e não deixe de incluir os mais especiais, a fim de tornar a sua decoração harmoniosa e romântica.

O miniwedding é a forma perfeita de celebração para quem deseja curtir um dia muito especial desfrutando da companhia de cada convidado como se fosse um encontro particular, por isso cuide com carinho de todos os aspectos e aproveite cada etapa até o grande dia.