25 modelos de camas de todos os tipos para você escolher a sua

Escrito por Sheila Almendros

Foto: Reprodução / Claudia Albertini

A cama é a principal razão de um cômodo se tornar um quarto. É também um dos móveis mais indispensáveis de uma casa, sendo primordial a sua inclusão quando mobiliamos um lar. Afinal de contas, ter uma boa noite de sono é fundamental para que todos nós tenhamos um bom dia, certo?

Para saber qual é a peça certa para o seu dormitório, é imprescindível levar em conta uma característica importante: a metragem do ambiente. Independentemente do espaço ser pequeno, médio ou grande, sempre haverá uma solução perfeita para o seu projeto, já que contamos com diversos tamanhos distintos de cama disponíveis no mercado: berço, solteiro, casal tradicional, de viúva, queen e king.

Sabendo o tamanho ideal que você precisa, basta escolher o modelo perfeito para agregar na sua decoração. Confira a seguir algumas opções para todos os tipos de orçamentos, gostos e necessidades:

1. Beliche

Foto: Reprodução / StudioSet7

A beliche é a solução mais prática e viável para dormitórios compartilhados, principalmente se a metragem do cômodo for pequena. Ela pode ser comprada facilmente em lojas especializadas em seu tamanho padrão, ou confeccionada sob medida e personalizada.

2. Bicama

Foto: Reprodução / Brise Arquitetura e Interiores

A bicama é uma mão na roda para quem recebe hóspedes em casa, sem ocupar muito espaço. Como a segunda cama fica armazenada embaixo da peça principal, ela caberá perfeitamente em espaços reduzidos. E o melhor: sem atrapalhar a circulação no cômodo.

3. Cama alta

A cama alta pode ter essa característica por diversos aspectos: ou por ter um baú embaixo do colchão, ou porque o colchão é alto, ou porque a sua estrutura oferece também gaveteiro e outros compartimentos em sua estrutura inferior. Perfeita para armazenar aquela baguncinha que a gente sempre precisa esconder.

4. Cama baixa

Foto: Reprodução / Histórias de Casa

Muito utilizada em decorações montessorianas, a cama baixa é a peça ideal para um quartinho infantil. O modelo da imagem acima funciona como uma espécie de caixote, garantindo o minimalismo do espaço com precisão.

5. Com cabeceira lateral

Foto: Reprodução / Danyela Corrêa

Sabe aquele tipo de dormitório que também é utilizado como sala de estar de adolescentes que recebem vários amigos em casa? Pois bem, a cabeceira lateral se faz necessária nessas ocasiões! Com todo mundo usando a cama como sofá, é primordial garantir o conforto da garotada!

6. Com cabeceira

Foto: Reprodução / Très Arquitetura

A cabeceira se tornou um item indispensável em grande parte das decorações por oferecer conforto e aconchego. A peça pode ser encontrada nos mais diversos tipos de materiais e modelagens, o que colabora para que o ambiente ainda fique ainda mais personalizado.

7. Com dossel

Foto: Reprodução / Babi Teixeira

Uma decoração ao mais charmoso estilo colonial sempre conta com um dossel instalado na cama. A peça possui uma espécie de cortineiro, para receber um tecido responsável não só por embelezar a cama, mas também para garantir mais privacidade.

8. Com estrutura de alvenaria

Foto: Reprodução / Izabela Lessa

Concreto, tijolo, madeira, blocos… há diversos materiais que podem ser usados para confeccionar uma estrutura de alvenaria no dormitório. A escolha ficará por conta do estilo que deseja incluir na decoração – e também do orçamento de seu projeto.

9. Com gavetas e baús

A marcenaria planejada deste dormitório permitiu que a cama ganhasse multifuncionalidade: além de garantir uma boa noite de sono, a peça ganhou nichos laterais e gavetas em sua base, tornando-se um perfeito armazenador de pertences.

10. Com mosquiteiro

Foto: Reprodução / Gipsy Home

Assim como o dossel, o mosquiteiro é instalado sobre a cama como um véu, e são muito úteis principalmente em cidades litorâneas e interioranas. Mas, diferente da primeira opção, ele pode ser encontrado em diversos formatos, oferecendo versatilidade na decoração – de berços a camas king. Para as camas, o dossel é costurado em forma de quadrado, sem apenas um lado, que é onde encaixa a cama. Dessa forma, a proteção contra pernilongos e outros insetos é certeira!

11. De ferro

Foto: Reprodução / Casa Aberta

As tradicionais camas de ferro podem ser encontradas nas mais diversas cores e formatos, além de possuirem um charme irresistível! Ideal para quem busca uma decoração com um toque vintage.

12. De madeira maciça

Foto: Reprodução / ArqExpress

Se a ideia é investir em uma peça para a vida inteira, não pense duas vezes antes de escolher uma cama de madeira maciça! Além de atemporais, elas também são super resistentes, e combinam com diversas propostas e estilos.

13. Estilizada

Foto: Reprodução / BG Arquitetura

Quem nunca sonhou em ter uma cama estilizada? Seja com uma temática lúdica para a garotada, ou uma proposta mais madura para um dormitório de casal, elas podem ser a saída perfeita para quem busca uma decoração única e carregada de personalidade.

14. Flutuante

Foto: Reprodução / LAGO

Com design moderno e arrojado, a cama flutuante conta com uma estrutura de apoio na parte central da peça, longe de nossos olhos, causando esta ilusão de ótica de que ela está levitando. Sua base é firme o suficiente para aguentar um colchão, sem precisar dos tradicionais estrados.

15. No futon ou tatame

Foto: Reprodução / Jirau Arquitetura

Inspirada na cultura oriental, a cama baixa, instalada sobre um futon ou tatame, é extremamente confortável, e compõe perfeitamente uma decoração minimalista. E falando em decoração, para uma composição mais harmoniosa e equilibrada, o ideal é alinhar tudo ao redor de acordo com a altura da estrutura.

16. No pallet

Foto: Reprodução / PhD

De uns tempos para cá, o pallet, assim como os caixotes de feira, passaram a ser reaproveitados, e ganharam inúmeras utilidades. Neste projeto, bastou incluir duas peças para que uma cama de solteiro fosse criada. Fácil, econômica, e uma graça!

17. Planejada

Foto: Reprodução / Fabio Cherman

Um projeto sob medida sempre será a solução perfeita para quem gosta de aproveitar cada cantinho do cômodo com precisão. Aliás, é dessa maneira que criamos uma decoração repleta de identidade e praticidade, principalmente em ambientes compactos. Nesse espaço, a cama pode ser fechada, dando espaço para o quarto se tornar uma pequena sala, no tamanho ideal para receber alguns amigos. Na hora do descanso, basta abrir a cama, como se fosse um armário basculante.

18. Redonda ou arredondada

Foto: Reprodução / Bibiana Vital Menegaz

Aquele ar romântico de um quartinho atemporal fica por conta da cama arredondada. Sua estrutura é semelhante a de uma cama box, porém com um formato diferente do convencional. Uma solução perfeita para incluir naquele cantinho do dormitório.

19. Rústica

Foto: Reprodução / Danyela Corrêa

O rústico deixou de ser uma característica exclusiva de decorações rudimentares, e passou a ser a melhor maneira de adicionar um certo aconchego na decoração. Perceba como esta cabeceira de madeira natural aqueceu o ambiente com precisão.

20. Sem cabeceira

Foto: Reprodução / Cafofo 26

Nem todo mundo gosta de incluir cabeceira na base da cama, e todo gosto pessoal deve ser respeitado, certo? Se você é uma pessoa que faz parte deste time, este projeto pode ser inspirador para você! Para a cama encostada no canto do dormitório, a parede geométrica cumpriu perfeitamente o papel na decoração personalizada do ambiente.

21. Sofá-cama

Foto: Reprodução / Histórias de Casa

Quem busca uma solução versátil para cômodos com mais de uma finalidade, deve aderir sem dúvidas um sofá-cama! Há diversos modelos disponíveis no mercado, com inúmeras metragens diferentes, que correspondem tanto ao tamanho da cama de solteiro como a de casal.

22. Suspensa

Foto: Reprodução / Ark2 Arquitetura

Assim como as beliches, a cama suspensa é a melhor solução para dormitórios pequenos. Com elas, é possível criar outros ambientes, como um cantinho de estudo, ou adicionar uma nova cama, por exemplo.

23. Tipo box

Foto: Reprodução / Bender Arquitetura

Um dos modelos mais populares e vendidos atualmente é a cama tipo box. Por não possuírem nenhum detalhe fora do convencional, elas são as mais versáteis, e se encaixam perfeitamente em qualquer estilo de decoração. Há ainda algumas opções com baú, ideais para apartamentos.

24. Triliche

Foto: Reprodução / Baby Love

As triliches modulares (vendidas a pronta-entrega em lojas especializadas) costumam ter dois tipos de formato: se parecem com uma beliche, mas com uma bicama adicional, na parte de baixo, ou seguem a ideia da beliche, mas com um andar a mais. Já projetos sob medida podem ter uma estrutura mais personalizada, como 3 camas estruturadas, ou uma peça suspensa e duas incluídas logo abaixo.

25. Vintage, retrô ou de época

Foto: Reprodução / Casa Depois dos Quinze

Aquela peça com cara de herança da família é a que mais se caracteriza como “uma cama de época”. Ela pode ser de ferro, com cabeceira em arabesco, ou de madeira, com estrutura resistente. Aí é só usar a criatividade para compor as mais diversas decorações!

Depois desta lista completa, ficará mais fácil encontrar qual o tipo de cama mais adequada para o seu projeto. E se precisar de uma mãozinha a mais, não deixe de clicar aqui para conferir os 70 móveis que darão um charme ao pé da sua cama. Assim a sua decoração ficará completa!

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS