Molduras para quadros: dicas infalíveis, 50 ideias e como fazer

Escrito por Katharina Barkmeyer

As molduras para quadros são capazes de renovar a sua decoração concedendo um toque mais charmoso e cheio de personalidade. Sabe aquela foto da sua última viagem? Ou o desenho fofo que o seu filho fez? Ou até mesmo aquela obra ou fotografia que você se apaixonou e comprou? Compre ou faça molduras para estas recordações ficarem mais bonitas e se destacarem em meio a sua decoração!



Para a composição ficar perfeita, é preciso dar atenção a como organizar e escolher a moldura certa. Por isso, a seguir você verá algumas dicas de como arrumar este espaço. Confira também onde você pode comprar a sua, dezenas de ideias para inspirar e vídeos para criar o seu modelo. Vamos lá?

Como escolher as melhores molduras para quadros

Confira várias dicas de como escolher e organizar as suas molduras para quadros da melhor forma possível. É importante conhecer estas instruções para o seu cantinho ficar perfeito!

  • Molduras para quadros com vidro: o vidro é ideal para quadros de fotografia, gravuras ou desenhos para ficarem mais protegidas e conservadas. Caso estiverem em um espaço com muita iluminação ou perto de lustres, aposte em vidros com antirreflexo.
  • Molduras para quadros grandes: para aquela obra de arte ou fotografia grande é recomendada usar uma moldura mais minimalista para o visual não ficar muito pesado. Além disso, opte por cores mais neutras, como branco, preto ou até mesmo em madeira.
  • Molduras para quadros pequenos: já para os quadros pequenos, você pode comprar modelos côncavas (que concedem a sensação de profundidade) para destacar mais a obra, gravura ou foto. Esta moldura também é chamada de moldura-caixa.
  • Moldura de quadros para fotos: como dito na primeira dica, é importante que as molduras de suas fotografias sejam com vidro para melhor preservá-las. Aposte em modelos mais simples e monocromáticos se as fotografias forem coloridas!
  • Moldura para quadros decorativos: dependendo do material que é feito este quadro decorativo, ele também deve ter vidro em sua composição. Para quadros neutros, aposte em molduras coloridas e mais chamativas!
  • Molduras coloridas para quadros: a sua foto é em preto e branco? Ou os quadros contam com um tema mais lúdico? Então aposte em uma moldura para quadro bem colorida e vibrante!
  • Molduras neutras para quadros: as molduras para quadros na cor branca, cinza ou preta são recomendadas para aquelas fotografias, gravuras e desenhos que são mais coloridos. Assim, além de não pesar a aparência, irá conceder um equilíbrio ao arranjo.
  • Como combinar molduras para quadros: sabe aquelas lindíssimas paredes cheias de quadros? Fica incrível, não é? Para isso, é importante que você combine as molduras através de seu estilo ou cor para não partir ao exagero e garantir uma decoração harmônica.
  • Molduras para quadros de paisagem: para deixar o seu aspecto ainda mais natural, aposte em uma moldura para quadro feito em madeira que irá compor a imagem da paisagem com primor!
  • Molduras para quadros clássicos: as pinturas clássicas não combinam com molduras simples ou minimalistas. Para estas, você deve optar por modelos com o estilo provençal que irá combinar muito bem com estes tipos de obras de arte.

Para os quadros que contam com tons mais quentes em sua composição, opte por molduras que combinem com esta cor e, para os quadros com cores mais frias, as molduras prateadas, brancas e cinzas ficarão perfeitas. Veja a seguir onde você pode comprar o seu modelo!

Onde comprar molduras para quadros

Confira a seguir sete opções de molduras para quadros para você comprar em uma loja física ou online. Para todos os gostos e bolsos, estes modelos são puro charme! Dá uma olhadinha:

Tua Casa

  1. Molduras para Quadros – 0058 Dourada, na Quadros Design
  2. Moldura Pronta 20×30 cm Preta Horizontal, na Mobly
  3. Moldura Pronta Milo Cinza 40×50 cm Inspire, na Leroy Merllin
  4. Kit 10 Molduras A4 Branca Lisa Com Vidro, na Loja Kiaga
  5. Moldura Toldo Preta 40×50 cm, na Etna
  6. Multijanelas Três 10×15 cm Portrait, na Loja Emoldura
  7. Graphics kit moldura A3 29×42 cm, na Tok e Stok

Enfim, muitos lugares oferecem kits de molduras para quadros, sendo um ótimo investimento para quem está planejando encher a parede! Agora, inspire-se com vários espaços e suas lindas molduras!

50 inspirações de molduras para quadros para se inspirar

Você ainda está com algumas dúvidas de como decorar a sua casa com as suas fotografias, obras de arte e gravuras? Então confira a seguir várias ideias lindas e de encher os olhos de diferentes composições com molduras para quadros para você apostar!

1. Seja pequena

SP Estudio Arquitetura



2. Ou grande

3. A moldura irá incrementar o seu quadro

4. Assim como dará maior destaque à obra

5. E, logo, mais charme à sua decoração

6. As molduras minimalistas são as mais escolhidas

7. Pois elas não tiram o foco do quadro

8. Apenas o complementando

9. Esta moldura é ideal para destacar os quadros pequenos

10. Pendure e organize seus quadros na sua sala de TV

11. No quarto do bebê

Escritório da Arquiteta Gabi Marques



12. No seu quarto

13. No banheiro

14. Ou na cozinha!

15. Além de prender na parede

16. Você também pode apoiar em prateleiras

17. Ou até mesmo no chão

18. Tudo irá depender do gosto de cada um

19. A decoração de quadros emoldurados na parede é tendência

20. E deixa o visual incrível

21. Descontraído

Escritório da Arquiteta Gabi Marques



22. E cheio de personalidade!

23. Para isso, use diferentes molduras para quadros

24. Mas de forma que todas elas harmonizem entre si

25. Fixe bem na parede para evitar que caia

26. A moldura de madeira é a melhor para quadros de paisagem

27. Mas isso não impede de usar com outras gravuras

28. A moldura em madeira concede um toque mais natural à decoração

29. As cores estão em perfeita harmonia!

30. Crie uma composição autêntica com seus quadros e recordações

31. As molduras para quadros combinaram com a cor da parede

32. Use molduras com vidro para as suas fotografias

33. Assim, elas estarão mais protegidas e serão mais bem conservadas

34. A moldura neutra harmonizou com o quadro

35. Moldura dourada para um quadro dourado

36. Inclua um espelho emoldurado na composição

37. Peças coloridas para ambiente infantil

38. Moldura minimalista para quadro grande

39. Destaque seus quadros!

40. Não ficou incrível esta combinação de molduras para quadros?

41. Este modelo destacou a gravura

42. A moldura preta acompanhou o estilo da fotografia

43. Assim como estas outras

44. Olha que inspiração incrível!

45. E, emoldurados, ficam ainda mais bonitos!

46. Opte por molduras para quadros com vidro antirreflexo

47. Dessa forma você não precisa se preocupar em colocar em ambientes iluminados

48. Procure combinar as molduras com os quadros

49. E crie um arranjo de diferentes formatos e tamanhos

50. As molduras mais trabalhadas são perfeitas para obras clássicas

Vai faltar parede para tanto quadro emoldurado! É possível perceber que muitas molduras você mesmo pode fazer em casa. Confira a seguir alguns vídeos com passo a passo que vão te mostrar como fazer o seu modelo!

Como fazer molduras para quadros passo a passo

As molduras para quadros disponíveis no mercado podem ser um pouco caras. Por isso, a seguir você confere sete vídeos com passo a passo que vão te ensinar como fazer o seu modelo gastando bem pouquinho.

Como fazer molduras para quadros com papel cartão

Este vídeo com tutorial vai te explicar como fazer a sua moldura para o seu quadro ou fotografia usando papel cartão. A confecção deste modelo é bem simples e você pode fazer de várias cores, texturas e tamanhos. Deixe a sua imaginação fluir!

Como fazer molduras para quadros com madeira

O vídeo com passo a passo é ideal para aqueles que já possuem algumas habilidades em marcenaria. Caso você não tenha, mas queira muito uma moldura de madeira, peça ajuda a um amigo ou adquira os pedaços de madeira já nos tamanhos certos.

Como fazer molduras para quadros simples

Como já diz o título, este vídeo com tutorial vai te ensinar como fazer uma moldura para os seus quadros de forma simples e fácil. Sua confecção exige pouquíssimos materiais, como cola de silicone, isopor, régua, papel cartolina e estilete.

Como fazer molduras para quadros com pallet

Já pensou em fazer a sua moldura com um pedaço de madeira de pallet? Não? Então confira este vídeo que vai te ensinar passo a passo de como fazer este modelo que dará um toque rústico e natural à sua decoração!

Como fazer molduras para quadros com papelão

Uma das maiores vantagens do artesanato é a reutilização de materiais que seriam jogados fora. Pensando nisso, trouxemos este tutorial que vai te mostrar como fazer a sua moldura de forma bem prática usando um pedaço de papelão.

Como fazer molduras para quadros com cartolina

Aprenda como fazer a moldura do seu quadro decorativo ou fotografia usando cartolina. O vídeo explica todos os passos que você deve seguir para confeccionar o seu modelo. Explore diferentes cores e texturas deste papel para criar várias e coloridas molduras!

Como fazer molduras para quadros pequenos

O vídeo com passo a passo ensina como fazer uma moldura para o seu quadro pequeno de forma bem simples, basta ter um pouco da habilidade em dobraduras. Seu formato, que concede sensação de profundidade, é perfeito para destacar fotografias ou gravuras em tamanhos menores.

Os vídeos são bem práticos e fáceis de fazer, não é mesmo? Além de não exigirem muita habilidade em trabalhos manuais, você só vai usar materiais de baixo custo.

Enfim, agora que você já possui todas as informações de como escolher e organizar as suas molduras para quadros, sabe onde comprar o seu modelo, se inspirou com dezenas de ideias e ainda conferiu vídeos de como fazer a sua, está esperando o que para ir comprar ou fazer a sua moldura? Tenha em mente as dicas que te passamos no início da matéria para arrasar na decoração dos seus lindos quadros emoldurados!