Dê mais charme e personalidade ao seu lar com móveis antigos

Escrito por Ana Kordelos

Foto: Reprodução / Maurício Karam

Decorar a casa com móveis antigos é uma boa opção para quem busca um visual exclusivo para o ambiente. Podendo figurar em qualquer cômodo da casa, inclusive em seu exterior, apostar em um item reformado confere mais personalidade e beleza ao lar.

Dentre as vantagens em se optar pela utilização deste tipo de móvel na decoração, é possível destacar a boa durabilidade e muitas vezes a qualidade superior de sua matéria prima, permitindo receber adaptações como uma nova pintura ou texturas diferenciadas, e ainda a história que o móvel conta.

Se este for um móvel foi passado de geração em geração, ainda tem um novo significado, garantindo boas recordações aos moradores. Mas, também, nada impede que a peça seja adquirida em uma loja especializada na venda de produtos usados, ou garimpadas em feiras ou antiquários: o resultado sempre impressiona, garantindo um design com ares vintage e cheio de charme ao espaço.

Uma peça antiga pode receber uma reforma completa, mudando seu interior e exterior. Mas, caso você queira manter o aspecto original do móvel, basta executar uma restauração, incluindo o processo de lixamento e uma nova demão de verniz. Confira a seguir uma seleção de lindos ambientes utilizando móveis antigos na decoração e inspire-se a trazer mais charme ao seu lar com essas peças:

1. Um quarto infantil cheio de história

Foto: Reprodução / Arkitito

Apesar de possuir um painel com pintura colorida e cheia de vida, o quarto recebeu mobiliário em tons escuros utilizando apenas peças antigas. Ideal para contar uma história, a combinação destes itens garante um ambiente nostálgico, porém sem se esquecer do charme necessário ao quarto do bebê.

2. Adicione poltronas reformadas para um visual encantador

Com uma decoração predominantemente em tons de bege, para contrastar com o estilo moderno visualizado no sofá de linhas retas e no centro de mesa espelhado, as poltronas em madeira trabalhada ganharam um novo estofamento, de acordo com a cor escolhida para o ambiente.

3. Uma penteadeira como a da vovó

Foto: Reprodução / Arkitito

Item tradicional no quarto de toda jovem, a penteadeira manteve os ares de móvel da vovó, com design vintage e madeira em tons escuros. A poltrona posicionada estrategicamente em frente ao amplo espelho ganhou uma repaginada com um novo revestimento no assento.

4. Adicionando requinte e glamour ao cômodo

Foto: Reprodução / Danyela Corrêa

Este tipo de cômoda, também conhecida como bombê, é um móvel de origem francesa, muito utilizado para garantir um visual de tirar o fôlego em qualquer ambiente. Seus detalhes entalhados ou em marchetaria fazem a diferença. Pode receber uma camada de pintura, ou ainda manter-se no seu tom original, apenas com uma demão de verniz.

5. Um ambiente retrô

Foto: Reprodução / Arkitito

Nesta sala, quase todos os móveis possuem design antigo. A ampla cristaleira é o destaque principal, acomodando desde as louças e taças de cristal até objetos decorativos em seu interior. A ampla mesa e suas cadeiras de estilo minimalista seguem o mesmo estilo.

6. Uma bombê colorida para um corredor de estilo

Foto: Reprodução / D2N Arquitetura

Novamente esta cômoda de visual singular foi a eleita para embelezar o ambiente. Nesta versão, com pintura em um tom de cereja e detalhes em dourado, confere ainda mais requinte. Como está no final do corredor, a peça ainda aproveita um espaço que normalmente é deixado de lado na residência. Que tal usar tinta para renovar e ter móveis coloridos em casa?

7. Que tal uma mesa de jantar diferenciada?

Foto: Reprodução / Arkitito

Além do visual com ares mais antigo, o formato desta mesa garante que ela roube a atenção no amplo cômodo. Acompanhada de cadeiras com o mesmo estilo, foi posicionada sobre um tapete com listras neutras, muito utilizado nas décadas de 80 e 90.

8. O estilo clássico repaginado

Foto: Reprodução / Paula Magnani

Esta poltrona é o móvel ideal para quebrar a seriedade de um ambiente sóbrio, com linhas retas e móvel espelhado. Para que ela tivesse seu visual atualizado, ganhou uma camada de tinta preta sobre a madeira entalhada e revestimento em couro negro com botonê, tornando-se uma peça sem igual.

9. Trazendo mais aconchego para o ambiente

Foto: Reprodução / Arkitito

Este ambiente integrado mescla o estilo rústico e campestre para garantir um local funcional e belo. O fogão à lenha é o responsável por dividir os espaços, e a ampla mesa de visual retrô acomoda um bom número de pessoas para degustar os quitutes preparados na cozinha ao lado.

10. Um aparador cheio de estilo

Foto: Reprodução / Maurício Karam

Aqui, além da poltrona nos tons de branco e dourado garantir mais charme ao ambiente, outro destaque fica por conta do aparador antigo reformado para um estilo atualizado e belo. Os gavetões ganharam revestimento em espelho e os puxadores minimalistas equilibram o visual.

11. Um ambiente digno da realeza

Foto: Reprodução / SQ+ Arquitetos Associados

Neste ambiente, as referências clássicas e móveis antigos estão por todos os lados: desde o sofá em vermelho vibrante, às poltronas cheias de detalhes e à mesa de centro de visual vintage. Destaque especial para a estátua ao fundo, adicionando dramaticidade ao ambiente.

12. Os detalhes em dourado deixam o móvel em evidência

Foto: Reprodução / Maurício Karam

As poltronas são a opção de móvel antigo ideal para quem busca adicionar um toque antigo sem pesar o ambiente. Aqui a dupla ganhou detalhes com pintura na cor dourada e estofamento em um tecido texturizado preto, indo de encontro com o estilo sóbrio da sala.

13. Ambiente caramelo, cheio de conforto

Foto: Reprodução / Migs Arquitetura

O tom escolhido para predominar neste ambiente foi o marrom caramelo, sendo observado tanto no clássico sofá em couro, até no tom de madeira escolhido para a confecção dos móveis. Destaque especial para a cristaleira com escada embutida, facilitando o acesso aos itens armazenados em seu interior.

14. Ideal para quem não tem medo de ousar

Foto: Reprodução / Maurício Karam

Este ambiente de visual marcante adotou o estilo de decoração gótico suave como o eleito, garantindo um ambiente de destaque na residência. Para isso, as cadeiras de estilo antigo com estofamento preto fazem um conjunto perfeito com a mesa na mesma cor.

15. Poltrona clássica e modelos em couro

A poltrona Luís XV é uma peça europeia que proporciona nobreza e requinte à decoração. Com o design semelhando ao original, contendo poucas alterações, ela normalmente possui belos entalhes na madeira, podendo manter sua cor original, como neste ambiente, ou ainda ganhar uma demão de tinta.

16. Qualquer cantinho ganha charme extra

Foto: Reprodução / Maurício Karam

Outro exemplo de como este estilo de poltrona pode ser utilizado para transformar qualquer canto do lar: aqui a madeira ganhou um trabalho em pátina e verniz, garantindo um degradê cheio de charme à peça. Destaque especial para o tronco de arvore como base para a mesa de vidro.

17. Um ambiente com estilos variados

Foto: Reprodução / InHouse Designers

Apesar de possuir praticamente todos os móveis em estilo antigo, este ambiente mescla épocas e histórias diferentes em cada peça. Enquanto as poltronas em couro caramelo garantem conforto, a chaise florido encanta e o porta-louças pintado em azul escuro atualiza o visual.

18. Quebrando a monotonia da cabeceira

Foto: Reprodução / Maurício Karam

Neste ambiente com duas camas de solteiro, apenas uma cabeceira é utilizada, unificando o ambiente. Com nichos em ambos os lados, se transforma em um tipo de criado-mudo estilizado. Para quebrar a predominância deste móvel, a cômoda em tom de verde garante o charme a mais necessário ao ambiente.

19. O grande destaque do ambiente

Foto: Reprodução / Toninho Noronha

Nada mais certeiro do que apostar em um imponente móvel de estilo antigo para garantir sofisticação ao ambiente. Aqui a confortável poltrona demonstra todo o seu potencial ao ser posicionada no canto do dormitório, tornando-se um ponto de referência e estilo no quarto.

20. Para um visual contemporâneo: preto

Foto: Reprodução / Maurício Karam

Utilizar a cor preta é uma ótima opção para atualizar um móvel antigo, adicionado estilo e modernidade à ele. Aqui, as poltronas receberam o tom tanto na madeira entalhada quanto no estofamento e, ao serem posicionadas ao lado da lareira ornamentada, equilibraram o visual.

21. Estilo rústico chique

Foto: Reprodução / Gláucia Britto

Para adicionar requinte à esta casa de fazenda, a sala possui o pé direito alto, conferindo amplitude ao cômodo. Mesclando a decoração rústica com forro de madeira e vigas aparentes, a decoração aposta ainda na utilização de móveis antigos como a poltrona e o sofá caramelo para complementar o visual.

22. Dormitório em tons claros

Foto: Reprodução / Danyela Corrêa

Aqui os móveis antigos fazem a diferença. A cabeceira da cama possui detalhe em trama, que ganhou uma demão de tinta branca para suavizar o visual. O criado-mudo segue o mesmo estilo, com longos pés e gavetas emolduradas. O papel de parede geométrico complementa a decoração.

23. Impressione quem entra em seu lar

Foto: Reprodução / Enzo Sobocinski

Nada como causar uma boa impressão logo de cara, não é mesmo? E é exatamente este o efeito resultante pela utilização deste lindo duo de poltronas em azul turquesa. Optar pelo acabamento em dourado foi o truque de mestre para um visual de tirar o fôlego.

24. Estilo clássico em cada detalhe

Foto: Reprodução / Apê 102 Arquitetura

A decoração clássica foi a eleita para decorar e encantar estes dois ambientes. Na sala de estar, móveis como o sofá em capitonê marrom escuro, as poltronas com entalhes em dourado e a mini cômoda bombê não negam seu estilo, enquanto o lustre, as poltronas e a cortina florida em preto e branco dão o tom na sala de jantar.

25. De visual renovado, uma boa opção para economizar

Foto: Reprodução / CB Arquitetos

Apesar de existir belas opções de mobiliários modernos e com acabamentos diferenciados, nada como uma cozinha retrô com armários antigos e com longa durabilidade. Este é um belo exemplo de como economizar ao reformar o ambiente: basta uma camada e tinta e os armários ficam como novos.

26. Beleza em cada detalhe

Foto: Reprodução / Apê 10 Arquitetura

Para esta pequena mesa de jantar, sua base ganhou desenhos suaves e tom escuro, além de um tampo em vidro que ajuda a proteger a madeira de possíveis riscos e danos. As poltronas são um show à parte: o dourado combinado com o tecido de cor clara garante sofisticação ao cômodo.

27. Um sofá e mais nada

Foto: Reprodução / Roberto Migotto

O ambiente cheio de requinte ganhou uma bela peça de estilo clássico. Posicionada em frente a uma parede revestida com madeira em degradê escuro, ganha ainda mais destaque. Este é um belo exemplo de como um belo móvel não necessita de nenhum complemento para embelezar o ambiente.

28. Estilo clássico: do papel de parede ao lustre

Foto: Reprodução / Apê 102 Arquitetura

Outro belo exemplo de como o estilo clássico de decoração é opção certeira para apostar em móveis de visual antigo: aqui, ele aparece desde o lustre de cristais e papel de parede adamascado até a mesa e as cadeiras estilo medalhão. Destaque especial para as cadeiras em cores diferentes nas pontas da mesa.

29. Aposte na pintura com pátina

Foto: Reprodução / CB Arquitetos

A pátina é uma técnica de pintura decorativa que consiste em simular a ação do tempo e do resultado de oxidação natural de metais. Podendo ser aplicada em metais, madeira e até em paredes e tijolos, confere um degradê belo e natural à peça de decoração.

30. Reaproveitamento é a palavra de lei

Foto: Reprodução / Espaço do Traço Arquitetura

Não há nada igual do que pegar um móvel ou item decorativo especial e dar um novo visual a ele. Além de economizar e praticar a sustentabilidade, garante que ele ainda desenvolva sua função, mas agora com novos ares. Aqui as banquetas em formato ampulheta ganharam um revestimento em tecido branco.

31. Adicione um contraponto na decoração

Foto: Reprodução / Priscila Koch

Indo na contramão do estilo contemporâneo e tons claros que predominam no ambiente, a poltrona e a dupla de banquetas com estofamento preto e pés desenhados adicionam um contraponto da decoração, exaltando os contrastes em deixando o visual mais interessante.

32. Estilos rústico e clássico em prefeita harmonia

Foto: Reprodução / Agnes Botaccini

Enquanto a cadeira estilo Luís XV ganhou pintura com pátina branca e estofamento vermelho, a mesa de centro e o aparador foram confeccionados com madeira de demolição, conferindo o visual equilibrado e unindo estilos diferentes em um só ambiente.

33. Dois estilos em um só ambiente

Foto: Reprodução / Paulo Spessatto

De tamanho reduzido, este ambiente muito bem planejado integra sala de jantar, sala de tv e cozinha, tudo em perfeita harmonia. Os móveis antigos eleitos possuem estilo diferentes, porém conversam entre si. Destaque especial para o uso de tons claros para auxiliar a ampliar o ambiente.

34. Ambiente cheio de informação visual

Foto: Reprodução / Triplex Arquitetura

Este é o ambiente perfeito para quem gosta de contar uma história em cada canto do cômodo. Os estilos decorativos se mesclam, não há um tom ou material predominante, mas sim design e beleza singulares. Destaques para as poltronas verdes com visual minimalista.

35. Adicionando o charme que faltava

Foto: Reprodução / CB Arquitetos

Neste apartamento de proporções avantajadas, a sacada tornou-se ponto de encontro e lugar dedicado ao conforto, proporcionando bons momentos de relaxamento para um bate-papo. Com dois amplos e aconchegantes sofás, conta ainda com uma dupla de poltronas antigas, responsável pelo charme extra do local.

36. Cores sóbrias e detalhes diferenciados

Foto: Reprodução / Gláucia Britto

Para este quarto de solteiro acomodar duas camas, sua parede ganhou um papel de parede com motivo floral em tons de azul. Acompanhando o tom, as cabeceiras antigas ganharam uma nova pintura e, juntamente com a trama natural, garante aquela sensação de aconchego proporcionada por móveis cheios de histórias.

37. Para um hall de entrada com personalidade

Foto: Reprodução / CB Arquitetos

Ambiente que muitas vezes é deixado de lado, este hall de entrada ganha personalidade com uma decoração clássica e extravagante. O papel de parede branco e preto dá o tom, enquanto o lustre e a cômoda vintage garantem que esta parte da casa não passe desapercebida.

38. Adicione espelhos

Foto: Reprodução / Casulo Arquitetura e Design

Uma das técnicas de restauração mais utilizadas atualmente é renovar o visual do móvel ao revesti-lo com espelhos. Seja de forma contínua, formas geométricas ou em pequenas porções, este efeito garantirá modernidade a um item cheio de memórias e histórias para contar.

39. Atualize móveis de couro

Foto: Reprodução / CB Arquitetos

As poltronas e sofás de couro marrom eram itens muito utilizados na década de 80, figurando na maioria das residências. Móveis com esse material, se bem cuidados, possuem durabilidade extensa, tornando-se um bom investimento. Aqui as peças foram utilizadas juntamente à uma mesa redonda, garantindo um visual mais contemporâneo.

40. Mais charme… impossível!

Foto: Reprodução / Plural Arquitetura Criativa

Como a cristaleira ser um móvel tradicional e atemporal, tendo presença constante em grande parte das residências ao longo do tempo, nada melhor do que restaurar este item funcional ao adicionar uma demão de tinta clara, adicionando beleza à sala de jantar.

41. O móvel pode ganhar novas funcionalidades

Foto: Reprodução / Reforma em Casa

O móvel em questão era originalmente uma mesa extensível: o tampo era desdobrado, duplicando o seu tamanho e acomodando um número maior de pessoas. Agora a peça ganha nova função: um belo aparador, ideal para dispor peças decorativas e plantas variadas.

42. Busque designs únicos

Foto: Reprodução / A Crocheteria da Eliane

Outra vantagem de utilizar móveis antigos na decoração é a possibilidade de encontrar designs exclusivos, feitos sob medida ou de acordo com a necessidade do seu antigo dono, algo fora do comum e que garantirá um visual diferenciado ao seu lar.

43. Solte a imaginação

Foto: Reprodução / Cristina Guimarães

Outro projeto que utiliza a máxima de buscar novos usos para o reaproveitamento de móveis antigos, aqui a antiga cômoda ganhou uma pintura delicada e faz as vezes de gabinete do banheiro, sendo ideal para garantir mais charme e visual diferenciado ao cômodo.

44. Uma boa pintura faz a diferença

Foto: Reprodução / Rita Lavoe

Esta cozinha elegeu a cor branca como o tom predominante. Desta forma, nada melhor do que optar por móveis que possuam o mesmo tom para manter a harmonia no ambiente, por isso, tanto as banquetas, quanto a mesa e cadeiras de jantar ganharam um novo visual ao serem pintadas com a cor.

45. Algo que não se vê atualmente

Foto: Reprodução / De Minas Uai

Assim como as novidades aparecem no mercado de decoração a cada instante, peças decorativas e móveis entram em saem da moda constantemente. Devido à isso, para conseguir um móvel que teve sua produção descontinuada, só recorrendo a lojas especializadas em antiguidades.

46. Nova cor e nova função

Foto: Reprodução / Adriane Cesa

Este pequeno armário teve seu visual renovado ao ganhar uma nova pintura com tinta fosca no tom cereja. Seus puxadores mantiveram-se no tom original, contrastando-se com o móvel. Se antigamente possuía a função de guardar pertences de seu dono, agora acomoda as bebidas deste estiloso bar.

47. Tons quentes para um ambiente charmoso

Foto: Reprodução / Paula Gambier

Aqui, tanto o armário quanto as poltronas em trama natural permaneceram em seu tom e versão originais, devido a boa conservação dos materiais. Para complementar o ambiente, o tom quente aplicado à parede confere mais charme e personalidade ao cômodo.

48. Contraste de estilos

Foto: Reprodução / INÁ Arquitetura

A cozinha possui estilo contemporâneo, com armários sem puxadores em tom branco, cadeiras em acrílico transparente e eletrodomésticos em aço inox. Para adicionar um contraste e trazer mais história ao local, um imponente armário em madeira de lei foi utilizado.

49. Do antiquado ao luxuoso

Foto: Reprodução / Paola Ribeiro

Com estilo singular, esta poltrona em madeira e trama ganhou o requinte e sofisticação necessários para harmonizar-se ao ambiente ao ter um pelego de pelo branco posicionado em seu braço. O banco rústico garante bons momentos junto à lareira.

50. Um bar com estilo e história

Foto: Reprodução / Erick Figueira de Mello

A antiga mesa retangular foi restaurada e envernizada, ganhando um brilho que chama a atenção a quem a admira. Se antes sua função era acomodar refeições, agora transformou-se em um belo e estiloso aparador e bar, contando com itens de decoração contemporâneos e fazendo a diferença ao ambiente.

Mais fotos de lindos ambientes utilizando móveis antigos na decoração

Ainda necessita de inspirações para utilizar este tipo de móvel no seu lar? Então confira a seguir mais alguns ambientes cheios de estilo:

51. Espelho, banqueta e aparador para decorar o quarto

Foto: Reprodução / Migs Arquitetura

52. O estofamento de veludo conferiu charme à peça

Foto: Reprodução / Paola Ribeiro

53. E porque não brincar com estampas?

Foto: Reprodução / Joy Garrido

54. O tom original deixa a mesa lateral ainda mais bela

Foto: Reprodução / Arnaldo Danemberg Antiquário

55. Um ambiente decorado apenas com móveis antigos

Foto: Reprodução / BC Arquitetos

56. Um conjunto em hamonia

Foto: Reprodução / Arnaldo Danemberg Antiquário

57. Utilizar o baú como mesa de centro é uma ótima ideia

Foto: Reprodução / Fernanda Pessoa de Queiroz

58. E que tal este móvel cheio de funcionalidade?

Foto: Reprodução / Cris Vaz Arquitetura

59. A cor adicionada ao fundo mudou completamente o visual da peça

Foto: Reprodução / Eu Cá, Ela Lá

60. Misturas de estilos e etnias

Foto: Reprodução / Marina Linhares Interiores

61. Aparador com belíssimos entalhes

Foto: Reprodução / Elo Arquitetura e Engenharia

62. Que tal misturar designs diferentes?

Foto: Reprodução / Marina Linhares Interiores

63. A cristaleira ganhou nova função no dormitório

Foto: Reprodução / Bibiana Menegaz

64. A pintura dos armários em verde claro conferiu um visual atual

Foto: Reprodução / Ana Luisa Previde

65. A cristaleira confere charme ao hall de entrada

Foto: Reprodução / Leila Dionizio

66. Que tal este móvel de visual irreverente?

Foto: Reprodução / Artis Design+

67. O amplo armário ganhou um tom de amarelo para contrastar com o lilás predominante

Foto: Reprodução / Carol Tasiro

68. O tampo claro destaca-se no móvel escuro

Foto: Reprodução / Cristina Lemos

69. Um berço com ares de nobreza

70. A cômoda bombê também ganhou um tampo de mármore

Foto: Reprodução / Panatto Hilgemberg Arquitetura

71. Muito dourado e detalhes neste buffet

Foto: Reprodução / Cristina Lemos

72. Aqui até o abajur possui o status de antiguidade

Foto: Reprodução / Gislene Lopes

73. Beleza e móveis antigos até no exterior da residência

Foto: Reprodução / Casa Aberta

74. Contrastes de estilos e cores

Foto: Reprodução / Enzo Sobocinski

75. Este móvel foi mantido em seu visual original

Foto: Reprodução / Gabriel Valdivieso

76. Trocar o estofamento faz a diferença neste tipo de móvel

Foto: Reprodução / LV Arquitetura + Interiores

77. O tampo em pedra deixa o móvel mais interessante

Foto: Reprodução / Juliana Pippi

78. Adicionar uma cor vibrante transforma o ambiente

Foto: Reprodução / Casa Aberta

79. Objetos antigos harmonizam-se com este tipo de móvel

Foto: Reprodução / Rico Mendonça

80. Escrivaninha e cadeira com ares vintage

Foto: Reprodução / ACASA Forma & Função

81. Todos os armários térreos possuem estilo antigo

Foto: Reprodução / Ana Cano Milman

82. O acabamento laqueado renova o visual

Foto: Reprodução / Andrea Bento

83. Este modelo de puxador é um clássico das cozinhas vintages

Foto: Reprodução / ARCHDUO Arquitetura

84. Pintadas de vermelho, as cadeiras ficaram ainda mais marcantes

Foto: Reprodução / Triplex Arquitetura

85. Lindo contraste entre o preto e caramelo

Foto: Reprodução / Maurício Karam

86. O tom claro da trama evidencia as cadeiras

Foto: Reprodução / Laura Signorini

87. Luxo e requinte na cabeceira e cômoda

88. Uma cabeceira de tirar o fôlego

Foto: Reprodução / H’Liz Arquitetura Conceito

89. Destaque para a ousadia na cadeira do centro

Foto: Reprodução / Apto 2302

90. Linda escrivaninha retrô

Foto: Reprodução / Inspiração Sustentável

91. A sala colorida exibe os estofados retrô

Foto: Reprodução / Studio GPPA

92. Um gabinete de banheiro cheio de charme

Foto: Reprodução / Arquiteta Charine Aldrighi

93. A cristaleira ganhou um lindo tom de amarelo

Foto: Reprodução / Cristina Guimarães

94. Um móvel deste faz toda a diferença

Foto: Reprodução / Fatima de Faria

95. Contrastes de estilos

Foto: Reprodução / Samuel Corradi

Seja um móvel novo com estilo clássico, ou ainda uma antiguidade carregada de memórias e histórias, adicionar móveis antigos na decoração do seu lar pode ser o toque que faltava para garantir mais charme e beleza aos ambientes de sua casa. Aposte!

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS