Móveis em marchetaria: 60 peças elegantes para inserir no seu projeto

Escrito por Alexandre Poletto

Móvel em marchetaria é sempre sinônimo de elegância e bom gosto. Mais do que isso, apostar em móveis de madeira com desenhos geométricos torna o ambiente mais curioso, dá um certo destaque diferente se compararmos com alguns outros elementos decorativos. Mas, afinal, o que é marchetaria? É uma arte que une materiais como madeiras, pedras e metais para criar desenhos e formas diferentes em superfícies de móveis, painéis, pisos e até teto.

Separamos alguns modelos incríveis de móveis em marchetaria para você se inspirar. E, se você tiver um pouco mais de 40 anos de idade, vai poder relembrar peças mais antigas, dos anos 1980 e 1990. Acredite, você vai querer ter algumas dessas peças aí na sua casa. Confira:

1. Aparador em marchetaria

foto: reprodução / Balai

Essa é uma das peças curinga em qualquer decoração. O móvel, além de ser de madeira e ter uma cor mais neutra, pode ser usado em diversos ambientes, como sala de estar, escritório ou até mesmo no corredor.

2. Mesa trabalhada em marchetaria

foto: reprodução / Jo Jorge

Os diferentes tons de madeira usados na mesa dá uma versatilidade que permite um jogo neutro na decoração. Repare que a sala de jantar tem tons como branco, que aparece nos móveis, metálico, nos eletrodomésticos, e as diversas tonalidades da madeira usada na mesa.

3. Escrivaninha com estilo clássico

foto: reprodução / Prime Home Decor

Essa peça é muito mais vintage. Se compararmos com uma escrivaninha dos dias atuais, ainda que seja com marchetaria, a diferença é visível. Essa peça tem um tom mais clássico e o metal usado na decoração dá um charme extra, um tom de realeza.

4. Rack para sala em dois tons de madeira

foto: reprodução / Folha – Ilhabela

Esse rack em marchetaria é mais moderno, une a técnica antiga com um desenho mais geométrico. O detalhe fica justamente na separação evidente dos tons mais claros e escuros da madeira.

5. Pia marchetada no banheiro

foto: reprodução / piloni arquitetura

A pia deste banheiro praticamente volta no tempo. O móvel em marchetaria dá um charme no ambiente que muitas vezes acaba sendo esquecido ou não é tão decorado assim.

6. Entre poltronas, o aparador com desenhos

foto: reprodução/ Empório Mineiro

Se falamos em realeza, agora é impossível não associar o móvel com marchetaria a este tipo de decoração clássica. O tom dourado usado nesta peça remete diretamente à coroa que se encontra na mesa de centro da sala.

7. Rack com marchetaria de espinha de peixe

foto: reprodução / Osvaldo Antiguidades

De volta aos anos 1980, esse móvel foi trabalhado com marchetaria e tons diferentes de madeira. Aliás, além do desenho, o charme também fica por conta do estilo da gaveta. Quem já teve um móvel desse aí?

8. Mesinha marchetada com base em metal

foto: reprodução / Balai

A base de metal nesta mesinha é a prova de que a madeira combinou perfeitamente com um todo. Pode não parecer, mas se você reparar bem, essa versatilidade só ocorre pelos tons diferentes da madeira e pelos desenhos geométricos.

9. Móvel de marchetaria no hall de entrada

foto: reprodução / Mariana Trinca Arq & Design

O hall de entrada pode ganhar um tom vintage e clássico com este aparador. Além do móvel marchetado, o charme fica completo com o vaso dourado e as flores brancas.

10. Banco baixo trabalhado com a técnica de marchetaria

foto: reprodução / folha ilha bela

Um banco de madeira trabalhado nos detalhes, com espaço ainda para livros e outros objetos, dá um charme especial na sala de leitura ou de estar.

11. Criado-mudo inspirado no tema náutico

foto: reprodução / Móveis Arvrão

Este criado-mudo, construído no estilo náutico, é todo trabalhado com a arte da marchetaria. Diferentes tons deixam o objeto elegante e estiloso.

12. Marchetaria na mesa de jogo

Foto: reprodução / Gustavo Chuang

Você certamente já viu alguma mesa de jogo, seja dama ou xadrez. Independentemente da finalidade, muitas dessas banquetas são feita com diferentes tons de madeira e com a técnica de marchetaria.

13. Balcão com madeiras coloridas

foto: reprodução / Tikkanen Arquitetura

O balcão deste projeto é de tirar o fôlego. Só numa contagem simples, considerando a parte da frente do móvel, são pelo menos 9 cores de madeira.

14. Projeto de bar trabalhado nos detalhes de madeira

foto: reprodução / FLAVIA TONACCI ARQUITETURA

Quem tem uma área livre dentro de casa pode montar um bar com um balcão desses. Este é um outro exemplo lindo de móvel em marchetaria.

15. Biombo em marchetaria

foto: reprodução / historias de casa

O biombo neste ambiente rouba a cena, apesar do piso usado no entorno da parede. A peça em marchetaria tem formas bem parecidas com as que estão na parede.

16. Moldura da mesa de centro trabalhada em tom claro

foto: reprodução / Mobília Da Corte

O tom mais escuro da madeira é quebrado pelos detalhes em tons mais claros da moldura no entorno da mesinha de centro. Esse tom mais escuro se aproxima bem da cor dos móveis mais antigos.

17. Conjunto de móveis em marchetaria para bar

foto: reprodução / Matheus Emanuel

Esta aqui é outra inspiração do cantinho do bar com um kit de móveis em marchetaria. Repare que banquetas, mesa e armário suspenso usam os mesmo tons e desenhos.

18. Conjunto de marchetaria para o quarto

foto: reprodução / Feijão Edifício Maletta

Outro kit de móveis lindíssimo, agora para o quarto, é esta mesa e cabeceira. Em mandalas, é possível conferir tons mais escuros e claros de marchetaria.

19. Porta-chaves de madeira com nome trabalhado

foto: reprodução / Osório Candido Ferreira Jr

Até o porta-chaves pode ser trabalhado com marchetaria. Neste caso, repare que o nome (uma referência a um feitiço da saga Harry Potter, usado justamente para abrir fechaduras) está em tom mais claro e há tons mais escuros em toda a peça.

20. Tábua de madeira para uso e decoração na cozinha

foto: reprodução / tana soloveva

A tábua de carne não precisa ter apenas a utilidade de cortar o alimento. Agora, em um modelo mais sofisticado e elegante, a peça ganha também uma arte em marchetaria – e pode ser levada para a mesa, usada como bandeja.

21. Desenhos nos móveis dão um toque especial

foto: reprodução / Mobília Da Corte

A marchetaria aqui neste móvel ganha destaque justamente pelo desenho super delicado dos pássaros.

22. Tabuleiros de xadrez  em madeira

foto: reprodução / deby kufner

Neste móvel aqui podemos ver que o tabuleiro ganha mais tons de madeira. Além disso, a riqueza e beleza é reforçada pela base da mesa do jogo.

23. Marchetaria em pia para áreas de lazer

foto: reprodução / Skala Marcenaria

Una o moderno ao vintage. A pia para fora do móvel é uma tendência mais recente, porém o uso do móvel marchetado para este fim é sinônimo de inovação.  O que você achou da ideia?

24. Marchetaria em preto e branco

foto: reprodução / STUDIO BERGAMIN

O detalhe deste projeto fica por conta dos dois únicos tons que marca o objeto. O branco e preto se unem para deixar o móvel um verdadeiro espetáculo.

25. Ambientes clássicos para quartos

foto: reprodução / Mobília Da Corte

Aqui está outra inspiração para um projeto de quarto com móveis em marchetaria: desenhos delicados compõem o conjunto do quarto, e a técnica aparece na cabeceira da cama e nos criados-mudos.

26. Remo de madeira na decoração

foto: reprodução / historias de casa

O remo virou objeto de decoração. Ele foi trabalhado também em diferentes tons de madeira: o resultado é esse jogo de cores no ambiente.

27. Jogo de decoração para área externa

foto: reprodução / Thomas Roquancourt

Em um estilo bem próximo de um tabuleiro, esse jogo de móvel externo dá um show de inspiração de móvel em marchetaria.

28. Mesa de canto feita com 23 espécies de madeira

foto: reprodução / Antiqua Marchetaria

Acredite, esta mesa de canto é resultado da união de pelo menos 23 diferentes tipos de madeira. O resultado é inspirador, principalmente para os apaixonados por móveis e decoração.

29. Cômoda em madeira

foto: reprodução / mobília da corte

Quem gosta de um jogo de cômoda e espelho vai ficar apaixonado por esse kit de móvel trabalhado em marchetaria. Apesar de diferentes tons de madeira, a cor que prevalece nos detalhes é uma bem próxima a do verde musgo.

30. Mesa de centro ou canto de sofá marchetada

foto: reprodução / Prime Home Decor

Esse imóvel está completamente rico em detalhes. Aqui, a arte de marchetaria certamente deu trabalho, mas o resultado é incrível.

31. Aparador com efeito 3D

foto: reprodução / 3G Wood Marchetaria/Artesanato

A marchetaria moderna traz agora um 3D. Uma espécie de jogo de visão devido as formas geométricas que parecem se mexer.

32. Painel para sala estrelado e 3D

foto: reprodução / Carlos Eduardo Nohara

O painel da sala de estar pode ser inspirado em um desenho de estrela – e ela pode ser feita em diferentes tons de madeira.

33. Móveis antigos com detalhes de marchetaria

foto: reprodução / Roberto Antiguidades

Quem gosta de antiguidade vai adorar rever essas peças, porém o destaque fica por conta das duas banquetas trabalhadas na marchetaria mais clássica.

34. Aparador com detalhes em metal

foto: reprodução / Taïs Arte Digital

Este aparador realmente transforma qualquer ambiente. Além de ser bonito, a peça é pequena e é bem-vinda mesmo em ambientes menores, como um corredor, por exemplo.

35. Poltrona em madeira de Cedro

foto: reprodução / mobília da corte

Essa poltrona poderia até ser da realeza, pelo menos é o que se inspira quando se olha para um móvel antigo e elegante como esse.

36. Banquinho em diferentes tons de madeira

foto: reprodução / fontes natural

Esse banquinho listrado foi todo trabalhado em camadas de madeira diferentes, que resultam nesse belo desenho de listras.

37. Dunquerque Antigo

foto: reprodução / Old Luk Antiquário

Esse móvel na decoração sempre é bem-vindo. Além de ser uma peça bonita, os diferentes tons de madeira junto com o dourado do metal, quando bem cuidado, dá um brilho especial.

38. Mesinha retrô com marchetaria

foto: reprodução / val marcenaria

Essa banquetinha traz um estilo único de formas geométricas em marchetaria. Ela cabe e pode ser usada em diferentes lugares da casa.

39. Decoração com detalhe da mesa em marchetaria

foto: reprodução / Edu Coelho

Apesar do formato arredondado da mesinha, o que chama atenção são os detalhes do quadrado trabalhado em toda a extensão do móvel.

40. Aparador com detalhes em flores

foto: reprodução / Prime Home Decor

Os traços floridos do móvel realmente inspira qualquer decoração.  Se você tiver uma peça dessas, lembre-se de cuidar com carinho.

41. Cadeiras em marchetaria e design clássico

foto: reprodução / KasaMix Antique

Esse projeto aqui é a prova de que um ambiente trabalhado com móveis em marchetaria cai muito bem. O ambiente, apesar de um certo ar de antiguidade, transmite elegância.

42. Mesa de jantar retangular

foto: reprodução / Maria do Gato Móveis

Quem tem medo de um móvel muito detalhado com marchetaria pode apostar em objetos mais simples, como esta mesa acima.

43. Escrivaninha marchetada do começo do século

Foto: reprodução / O Barão de Antiguidades

O tempo realmente faz coisas incríveis. Rever o passado e ver projetos como este, é verdadeiramente inspirador.

44. Mesinha inglesa com marchetaria

foto: reprodução / Roberta Sobral

Esta mesa inglesa traz uns traços em x que preenche todo o móvel. Apesar de ser antigo, esse móvel combina com projetos atuais.

45. Apoiador de madeira com detalhes de faixa preta

O tom mais claro da madeira combina com as listras pretas que dão vida ao móvel, um aparador de medidas reduzidas que cabe perfeitamente bem na sala de jantar ou na sala de estar.

46. Oratório de madeira

foto: reprodução / Anderson Roberto do Amaral

Quem gosta de um oratório vai ficar babando em imaginar como este móvel foi feito com marchetaria.

47. Jogo de sala vintage

foto: reprodução / Pedro H. L. Casula

Já imaginou uma sala quase completa só com móveis em marchetaria? Esse projeto tem influências da decoração marroquina e e cheio de detalhes!

48. Espelho com marchetaria em cipó

foto: reprodução / Marcenaria Armazem Oficinas

A moldura do espelho também é uma decoração em marchetaria. Assim, cada cantinho da casa pode ganhar um toque com a técnica, e sem pesar no visual.

49. Conjunto de escritório produzido com diferentes espécies de madeiras

foto: reprodução / Thomas Roquancourt

O escritório se torna elegante pelo tom mais amadeirado dos móveis. Em contrapartida, as luzes podem quebrar o certo tom escuro que paira sobre o ambiente.

50. Mesa de centro para bar

foto: reprodução / Wellington Tinoco Carneiro

Uma pequena banqueta dessas pode servir como porta-copos ou mesmo como mesinha de centro em um ambiente com grande circulação.

51. Banquinho de decoração com machetaria

foto: reprodução / mtm wood

Esse jogo de tons quadriculados dá um efeito 3D e é impossível não perceber o “movimento” do desenho.

52. Cômoda Bombê clássica

foto: reprodução / KasaMix Antique

Essa é mais uma daquelas peças vintages que todo mundo quer ter para ostentar um toque de realeza em algum cantinho da casa.

53. Mesa redonda com bases machetadas

foto: reprodução / SILAS SICSU

O jogo da mesa ganha vida com o uso do vidro e das bases (da mesa e do centro giratório) trabalhadas em marchetaria.

54. Apoiador clássico com detalhes de marchetaria

foto: reprodução / Prime Home Decor

Se você acha que já viu todas as antiguidades, é porque você ainda não tinha visto essa mesa. Só os detalhes nos pés confirmam o projeto mais antigo de móvel.

55. Mesa de jantar trabalhada com forma geométrica

foto: reprodução / EdgArte

Esta mesa expansível foi trabalhada numa reforma e o resultado é esse desenho geométrico maior. Quando fechada, as formas revelam um outro desenho.

56. Mesinha de canto com marchetaria

foto: reprodução / Antiqua Marchetaria

O aparador de canto também caiu muito bem. Os movimentos da madeira no objeto dão um certo charme no local.

57. Cabeceira da cama com detalhes e desenhos na madeira

foto: reprodução / Mobília Da Corte

Esta cabeceira simples é indicada para quem quer trazer um móvel em marchetaria com desenhos e detalhes mais discretos.

58. Mesa de centro com desenhos geométricos

foto: reprodução / Gustavo Ferreira

Esta mesa de centro foi trabalhada no mesmo estilo do jogo famoso piso de taco, com cores e tons diferentes.

59. Criado-mudo em marchetaria

foto: reprodução / Maccapani Ateliê e Marcenaria

A rosa dos ventos foi a inspiração para criar esse móvel mais simples, porém com tampo trabalhado em marchetaria.

60. Móvel para ambiente pequeno

foto: reprodução / apoio presentes

Esse tom mais neutro também pode ser usado em diferentes ambientes. Beleza mesmo fica nas pequenas peças de metais.

Qual desses móveis em marchetaria você gostou mais? Os móveis de madeira sempre são bem-vindos, e possuem uma versatilidade na hora de casar com outros elementos decorativos independentemente do ambiente. Agora, você sabe qual tipo de madeira escolher? Existem vários tipos e certamente alguns modelos podem combinar mais com sua decoração do que outros. Conheça os tipos de madeira mais comuns e descubra como acertar na escolha para sua casa.

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS