30 ideias de muro verde para ter uma casa mais natural

Escrito por
Em 13.01.21

Por                                
Em 13.01.21

Plantas trazem beleza, conforto e um ar mais natural para os ambientes. Sendo assim, por que não tê-las em casa? Uma maneira bacana de adicioná-las em um espaço é fazendo um muro verde no local. Continue lendo nosso post para conferir formas de fazer esse muro, as melhores plantas para ele e lindas inspirações!

Publicidade

Índice do conteúdo:

4 formas de fazer muro verde que são interessantes

Um muro verde pode ser feito de diversas formas e em diferentes áreas. Com tantas opções, pode ser difícil decidir saber qual é o mais adequado para sua casa. Pensando nisso, separamos informações sobre os principais modelos desse tipo de muro para que você os conheça e decida qual fazer!

Cerca viva

A cerca viva demarca um espaço somente com o uso de plantas ou, ainda, com os vegetais acompanhando o muro da residência. Por isso, geralmente ela é vista em volta de casas na cidade ou na zona rural. As plantas mais usadas nesse modelo de muro verde são os arbustos, pelo visual que dão à cerca.

  • Em primeiro lugar, conheça e prepare o solo em que as plantas serão cultivadas. Você precisa se informar sobre as características do solo para saber o que vai crescer bem ali e garantir que ele está nivelado e uniforme. Assim, a cerca vai se desenvolver de forma adequada e não ficará torta.
  • Em seguida, escolha a espécie de planta que será usada para a cerca. A espécie deve ser definida de acordo com o solo, clima, seu gosto e preferências. Se quiser privacidade, por exemplo, você terá que cultivar uma cerca com plantas mais altas.
  • Depois de escolher a planta, realize o plantio das mudas no solo. Lembre-se de dar um espaço adequado entre uma muda e outra, considerando a espécie, o tamanho e espessura dela.
  • Após realizar o plantio, você tem que esperar até as mudas crescerem para conseguir dar o visual que deseja à cerca. Essa espera vai variar de acordo com a espécie cultivada. Certas plantas podem demorar até 4 meses para se desenvolverem completamente.
  • Quando as plantas já estiverem crescidas, faça a poda e realize sempre a manutenção para que sua cerca viva seja saudável e bonita!

Muro verde externo

O muro verde também pode decorar a área externa de sua casa, como um quintal ou uma fachada. Nesse caso, as plantas costumam pegar toda a extensão dele para esconder o concreto e, assim, deixar o ambiente mais belo.

  • Primeiro, você deve preparar bem a estrutura da área externa para receber a vegetação. Ou seja, você precisa verificar se há infiltrações, eliminar as rachaduras do muro, pintá-lo e impermeabilizá-lo.
  • Depois, plante as mudas perto do muro, mas não exatamente nele. Isso é importante, porque a planta não pode criar raízes no muro. Então, abra espaços no chão perto dessa estrutura, coloque as mudas direcionadas para o muro e tampe as aberturas com terra.
  • A planta vai crescer em seu tempo e vai cobrir o muro externo aos poucos. O seu trabalho nessa etapa é irrigá-la com uma mangueira ou por meio de um sistema de gotejamento adicionado ao muro.
  • Lembre-se também de fazer podas mensais ou a cada dois meses para direcionar o crescimento da planta no muro.
  • Quando a vegetação cobrir toda a extensão da estrutura, você pode diminuir a frequência da poda. Mas, é necessário continuar com a manutenção regular para cuidar de seu muro verde.

Muro verde interno

Esse tipo de muro é uma boa opção para trazer a natureza para ambientes fechados, como uma sala ou a varanda de um apartamento. As plantas podem ocupar toda a parede ou só uma parte.

Publicidade

  • Assim como no muro verde externo, aqui o primeiro passo tem que ser analisar a parede, corrigir possíveis problemas e impermeabilizá-la para evitar problemas no futuro.
  • Em seguida, instale bases para realizar a plantação das mudas. O ideal é que essa base seja bem rente à parede para não ficar a mostra. Cultivar plantas longas também é uma boa ideia para esconder o suporte.
  • Após preparar seu ambiente para receber o verde, escolha uma ou mais espécies de plantas que lhe agradem e que se adaptem bem à quantidade de iluminação que esse espaço recebe diariamente.
  • Faça o plantio na base e espere que as mudas cresçam. Novamente, o tempo vai variar de acordo com a espécie de planta que você escolher. Lembre-se de não tentar acelerar o processo plantando muitas mudas para o espaço, porque isso pode danificá-las e até matá-las.
  • Depois que elas se desenvolverem bem, faça a poda se necessário e realize manutenções regulares em seu muro.

Muro verde com vasos

Outro formato bacana de muro verde é o feito com vasos. Esse modelo, que é como um jardim vertical, é ideal para quem não tem tempo de cuidar de um espaço com tantas plantas ou não deseja fazer grandes mudanças na estrutura do ambiente.

  • Primeiro, você tem que definir como serão os vasos e o suporte que vão ser colocados no muro. Serão vasos convencionais presos em uma base de madeira? Ou garrafas PETS fixadas em um grande suporte de metal?
  • Em seguida, veja quais espécies se dão bem em sua região, combinam com a iluminação do local e que gostam do tipo de vaso que você deseja utilizar.
  • Instale o suporte dos vasos, que pode ser desde pregos até grandes bases de madeira, no muro. Lembre-se ainda de que os vasos podem ocupar toda a estrutura ou somente uma região dela.
  • Faça o plantio das mudas nos vasos e, em seguida, coloque-os no muro de sua casa!

Como você pode notar, esse tipo de muro consegue se adequar a espaços grandes, pequenos, externos e internos. Então, basta escolher o modelo ideal para seu ambiente e colocar a mão na massa para aproveitar as vantagens que ele traz.

Plantas ideais para muro verde

Para que o muro dê um resultado bacana, você tem que selecionar uma ou mais plantas adequadas para esse tipo de revestimento. Por isso, abaixo separamos 5 espécies que são ideais para ele:

  • Samambaia americana: é usada principalmente em muros verdes internos, porque ela não precisa de muita luz para se desenvolver. Além disso, a samambaia americana (Nephrolepis exaltata) é de fácil cultivo e tem um preço acessível.
  • Buxinho: o Buxus sempervirens, ou buxinho, é muito utilizado em cercas vivas, pois é fácil podar e moldar seus exemplares. Ele tem um crescimento lento e também tem um cultivo simples.
  • Hera: a hera (Hedera helix) é indicada para muros verdes externos, já que é uma trepadeira e cria um lindo efeito na estrutura com suas folhas bem recortadas. Porém, essa planta prefere climas amenos. Sendo assim, verifique se ela é adequada para sua região.
  • Unha-de-gato: a Uncaria tomentosa é recomendada somente para muros externos, porque ela retém bastante umidade na estrutura. Ela é interessante para áreas externas devido à aparência que dá a área e porque cresce rápido. Então, consegue preencher o muro mais rápido que outras espécies.
  • Tumbérgia: a tumbérgia (Thunbergia grandiflora) é uma das opções preferidas de quem deseja colorir o muro verde. Isso porque ela dá flores azuladas muito bonitas e também cresce rapidamente. Quando está florida, lembre-se de que a planta atrai borboletas e beija-flores.

Esses exemplos de plantas ideais deixam claro que, independentemente do seu tipo de muro, ele vai ser lindo, não é mesmo? Afinal, todas elas são encantadoras!

Dicas para manter o muro verde saudável e charmoso

Você tem que cuidar muito bem do muro para que ele fique sempre bonito e embeleze sua casa. Por isso, confira agora 6 dicas essenciais para mantê-lo saudável:

  • Seleção das plantas: caso for cultivar mais de uma espécie de planta em seu muro, lembre-se de escolher plantas com necessidades iguais. Dessa forma, todas vão receber os mesmos cuidados e se manterão saudáveis.
  • Distribuição das mudas: na hora de distribuir as mudas no muro, preste atenção na distância entre uma e outra. Elas precisam ser espaçadas, de acordo com as espécies, para que cresçam, se encontrem e revistam toda a estrutura.
  • Adubação: essa atividade tem que ser realizada regularmente para que as plantas se desenvolvam e se mantenham saudáveis. Dê preferência aos substratos orgânicos.
  • Irrigação: é indicado fazer a rega em dias intercalados, porque na posição vertical as plantas secam mais rapidamente. Então, mesmo que o recomendado para as espécies escolhidas seja fazer regas espaçadas, é importante verificar a frequência da irrigação quando elas estão na vertical.
  • Poda: a poda do muro tem que ser feita regularmente para que ele fique bonito e elegante. Caso você se esqueça de realizar essa ação, o muro vai ficar com a aparência descuidada e ainda pode ter sua saúde prejudicada.
  • Proteção contra pragas e insetos: também é necessário aplicar com frequência produtos que protejam o muro contra pragas e insetos. Assim, você evita problemas na estrutura e mantém as plantas saudáveis.

Além de realizar esses cuidados, preste atenção nas plantas quando for fazer as regas e podá-las para garantir que está tudo bem. Caso veja algo diferente, converse com um profissional para saber o que está acontecendo e como resolver a situação.

30 fotos de muro verde para inspirar a montagem de sua parede

Agora que você sabe quais são as principais opções de muro verde, quais plantas cultivar e como cuidar dessa estrutura, chegou a hora de conferir modelos para lhe inspirar! Então, veja as 30 belas ideias que separamos:

1. O muro verde aprimora sua decoração

MARIELLA GIACON PAISAGISMO

Publicidade

2. E ainda melhora o conforto acústico e térmico do ambiente

3. Ele é perfeito para áreas externas

4. O muro aumenta a sensação de relaxamento perto da piscina

5. A cerca viva delimita o espaço de maneira charmosa

6. Na fachada, as plantas trazem beleza

7. E destacam seu imóvel em meio a tantos outros

8. O muro verde também pode ser feito em varandas

9. Ele cria uma linda integração entre o interno e externo

10. Em espaços internos, ele traz a natureza para dentro

MARIANA ABREU

Publicidade

11. Este corredor mudou totalmente depois da adição das plantas

12. Um muro verde com plantas naturais fica incrível

13. Além de lindo, ele pode melhorar a qualidade do ar

14. Porém, você também pode utilizar plantas artificiais

15. Elas são ideais para quem não tem tempo de cuidar do muro

16. E também fornecem um lindo resultado

17. O muro verde com musgo dá um visual único para o local

18. Outra vantagem é que ele não precisa de manutenção

19. O modelo com vasos é ótimo para locais pequenos e médios

20. Ele aproveita bem o espaço e o deixa mais charmoso

21. Em uma área maior, as plantas podem ser fixadas em módulos específicos

22. Uma ideia bacana é combinar o muro com madeira

23. O material pode estar presente em móveis ou na estrutura

24. Esses dois elementos juntos remetem à natureza

25. E o ambiente fica ainda mais encantador

26. Misturar espécies no muro também aumenta a beleza dele

27. Para ter um muro mais colorido aposte em plantas de cores diversas

28. Essa combinação é ótima para trazer mais vida ao local

29. Colocar vasos aumenta a elegância da área e do muro

30. De qualquer forma, o muro verde será incrível para sua casa!

Você já sabe qual tipo de muro verde vai usar em sua casa depois de ver tantas opções interessantes? Caso não saiba, mas queira aproveitar as suas vantagens, dê uma olhada em opções de muro inglês.