Open house: aprenda a organizar uma festa para inaugurar seu novo lar

Escrito por Ana Kordelos
Foto: iStock

Foto: iStock

Após a conquista da casa nova, nada melhor do que abrir as portas do seu novo lar para seus amigos e familiares conhecê-lo. Esta é uma ótima oportunidade para dar uma festa de inauguração de seu novo espaço e reunir pessoas queridas para comemorar este momento tão sonhado.

Conforme a personal welcome Patricia Junqueira, receber e encontrar amigos é um momento em que estreitamos laços, reforçamos amizade e ficamos ainda mais próximos das pessoas. “Abrir a casa nova para receber amigos e família é uma ótima desculpa para compartilhar momentos inesquecíveis com quem amamos e contarmos um pouquinho da nossa vida, conquistas e histórias”, revela.

Alguns detalhes podem fazer a diferença na hora de planejar e executar uma festa, dentre eles pode-se citar a necessidade de deixar formalidades de lado, garantindo que seus convidados sintam-se o mais confortável possível. Além disso, a profissional explica que uma boa organização primordial para que imprevistos como acabar o gelo, faltar bebida ou não ter a comida adequada por exemplo não aconteçam.

“Detalhes como pensar na louça, nos pratos que irão ser servidos, se há alguma restrição alimentar ou alguma criança que necessita de comida especial, ou ainda se há a necessidade lugares para os idosos garantem o sucesso da festa”, informa Patricia.

Convite: o passo inicial

Foto: iStock

Foto: iStock

O primeiro passo na organização da festa é enviar os convites para seus convidados. Este podem ser enviados via correio, e-mail ou ainda via redes sociais. Uma opção moderna é criar um evento no Facebook e convidar os amigos por ali mesmo. Esta última ferramenta ainda possui a vantagem de o convidado ter a opção de confirmar a presença pela própria rede social. A resposta do save the date é essencial para o cálculo de comer e bebes na festa, porém conforme evidencia a profissional, a maioria das pessoas não o fazem. “Se achar necessário faça você mesma uma confirmação ativa, ligando para seus amigos e familiares”, sugere.

O cardápio de comidinhas

Foto: iStock

Foto: iStock

Após ter uma previsão de pessoas que irão comparecer à festa, chegou o momento de definir o tipo de comida e bebida que serão servidos. Se desejar – e houver tempo hábil – , é possível preparar os pratos em casa mesmo. Se desejar ter mais praticidade ou possui pouco tempo livre, uma boa opção é encomendar a comida. Patricia sugere escolher somente um prato para ser feito em casa, deixando assim a marca registrada da anfitriã, “desta forma você não irá se cansar e ainda garantirá a qualidade da recepção”, instrui.

Uma escolha bem popular para ocasiões como esta é servir as finger foods, os pratos em miniaturas, ou ainda petiscos leves como salgados assados e mini sanduíches. Neste caso, recomenda-se escolher 5 opções diferentes, como saladas e sanduíches, e um prato quente. Patricia sugere sempre ter uma carne, acompanhada de uma massa e uma entrada, além de salada e sobremesa. “Outra sugestão é o risoto, gosto de servi-lo com carne e salada. Deste modo o jantar fica chique e atende a todos”, revela.

O cálculo das quantidades depende da opção escolhida. Para a profissional, no caso de ser um mini lanche ou salgadinho pode-se considerar de 12 a 20 unidades por pessoa, já com a opção do fingerfood, deve ser servido uma porção de prato quente por pessoa.

Lembrando que a melhor opção é o self servisse, onde a variedade de comida e bebida é disposta em uma mesa central e os convidados servem-se à vontade. Desta forma, existem alguns utensílios indispensáveis para garantir uma refeição tranquila a todos. “Se vai servir finger food onde todos estarão em pé ou em sofás é recomendado servi-los e bowls. Agora, se todos conseguirem estar a mesa, pratos e sousplat são indispensáveis, assim como talheres e copos” ensina Patricia.

Se desejar, docinhos são sempre bem-vindos e são os preferidos da maioria das pessoas como sobremesa. Neste caso, calcule de 10 a 20 unidades por pessoa. Desta forma todos poderão adoçar o paladar.

Opções de bebidas para a galera

Foto: iStock

Foto: iStock

Neste caso, é importante saber o perfil dos seus convidados, se haverá mais homens (já que estes bebem mais) ou mais mulheres, além da possível presença de crianças. “Para bebidas o cálculo é de 1/2 garrafa de vinho ou prosecco por pessoa, 1 litro água e refrigerante por pessoa e de 4 a 6 latas de cerveja também por pessoa”, ensina a personal.

No caso de os anfitriões não consumirem bebida alcoólicas, é possível solicitar a seus convidados que tragam sua própria bebida para a festa. “Nesse caso não espere receber presentes. Em um open house as pessoas em geral levam algo para sua casa como presente e você pode até abrir uma lista em uma loja de presentes de casa, mas opte pela bebida ou pelo presente”, orienta a profissional.

Aqui, destaca-se a importância de itens como taças, copos, gelo, canudos e até mesmo guardanapos para deixarem a experiência ainda mais agradável, sem se preocupar com nada no momento da festa.

Criançada é sempre bem-vinda

Foto: iStock

Foto: iStock

Como este é um momento a ser compartilhado com família e amigos, a presença de crianças é possível e até mesmo frequente, sendo ideal pequenos cuidados para mantê-los entretidos. “Se houver crianças é importante ter um cantinho para elas, com entretenimento para a idade, seja desenho, brinquedos, lápis e papel, ou até mesmo monitores”, sugere.

É recomendável ainda que elas fiquem à vista dos pais, além de ter um cardápio adaptado a elas, com comidas mais simples, como frutas e gelatina, além de bebidas como sucos naturais, por exemplo.

Prepare uma playlist bacana

Foto: iStock

Foto: iStock

A escolha de músicas pode variar de acordo com o gosto pessoal dos anfitriões e dos convidados. “Você deve escolher a música de acordo com seu gosto, mas que também atenda ao propósito da festa. Ou seja, se são jovens a música pode ser mais animada, se tiver mais adultos, uma música MPB pode cair melhor”, ensina a personal.

Outro ponto importante é lembrar de dosar o volume da música. Esta deve estar baixa, apenas auxiliando na ambientação. Afinal, em uma festa o importante é socializar, e nada pior do que tentar falar com uma música muito alto ao fundo.

Lembrancinha é coisa de criança? Nem sempre!

Foto: iStock

Foto: iStock

Como uma boa festa que se preze, é interessante dar lembrancinhas para os convidados levarem para a casa. Assim, terão sempre algo que os farão recordar dos bons momentos desta ocasião. “Sugiro mini aromatizadores, um cupcake ou marcador de livro, qualquer uma destas opções ficam supersimpáticas”, informa Patricia.

Existe também a possibilidade de entregar marmitinhas para os convidados levarem um pouco das sobras de alimentos para casa. É uma delícia comer aquele docinho no dia seguinte e se recordar da ocasião.

10 ideias de decoração para uma festa open house

Foto: iStock

Foto: iStock

Para a personal welcome, a festa tem que ter a cara dos anfitriões, não necessitando ter um tema, mas tem que remeter ao estilo de vida deles. Na questão de organização, varia muito do espaço disponível e do tipo de cardápio escolhido.

Se forem apenas petiscos, não é necessário ter mesas para todos, apenas cadeiras e puffs podem acomodar confortavelmente os convidados. Caso contrário, uma longa mesa pode ser uma boa opção. No caso de não haver a possibilidade de acomodar todos em uma única mesa, é recomendável dispor mesas menores espalhadas pelo ambiente.

Como aqui a casa é o destaque, evite poluir os ambientes com muitos itens. Esta dica vale tanto para mesas e cadeiras como para itens decorativos como flores e até mesmo toalhas de mesas muito pomposas. Confira abaixo uma seleção de lindas decorações e inspire-se a fazer a sua “festa de casa nova”:

1. Aqui, o tema da festa foi cinema para inaugurar a casa nova

Foto: Reprodução / Amarelo Ouro

Foto: Reprodução / Amarelo Ouro

2. Festa colorida com a cara dos anfitriões

Foto: Reprodução / Emotion Day

Foto: Reprodução / Emotion Day

3. Decoração singela e com muito amor

Foto: Reprodução / Make It Cozee

Foto: Reprodução / Make It Cozee

4. Que tal uma mesa de self service bem caprichada?

Foto: Reprodução / Constance Zahn

Foto: Reprodução / Constance Zahn

5. Nesta festa, o tema escolhido foi churrasco

Foto: Reprodução / Open House Gafisa

Foto: Reprodução / Open House Gafisa

6. Aqui a simplicidade faz toda a diferença

Foto: Reprodução / Blog Doce Lar

Foto: Reprodução / Blog Doce Lar

7. Para uns bons drinks, decoração inspirada em Nova York

Foto: Reprodução / Open House Gafisa

Foto: Reprodução / Open House Gafisa

8. Open house para celebrar o amor dos anfitriões

Foto: Reprodução / Amiga de Festa

Foto: Reprodução / Amiga de Festa

9. E que tal uma noite japonesa para inaugurar o lar?

Foto: Reprodução / Open House Gafisa

Foto: Reprodução / Open House Gafisa

10. Uma festinha para curtir com os mais íntimos

Foto: Reprodução / Na Cozinha da Bruninha

Foto: Reprodução / Na Cozinha da Bruninha

Uma conquista como esta não deve passar em branco. Comece já a organizar a sua festa, e comemore junto à amigos e familiares este momento de grande felicidade inaugurando o seu novo lar!

PARA VOCÊ