Como montar uma paleta de cores para o seu ambiente

STUDIO ARCHITETONIKA


Com revisão da
Atualizado em 30.05.23

Definir uma paleta de cores na hora de decorar um espaço pode ser o começo perfeito para ter a sua casa dos sonhos. Isso porque, a partir da combinação de cores, é possível escolher cada detalhe com mais precisão e assertividade, desde a cor das paredes até a escolha de pequenos objetos, deixando todo o espaço em harmonia.

Índice do conteúdo:

O que é uma paleta de cores?

Uma paleta é composta por um conjunto de cores que forma uma combinação harmônica. Com ela, é possível criar uma “identidade” para algo, por isso, é tão utilizada em projetos de decoração de interiores.

As cores transmitem informações e sensações. Na decoração, isso fica muito evidente. Diferentes paletas de cores podem gerar sentimentos variados em relação ao cômodo. Os tons de cores que compõem uma determinada paleta ajudam a definir o estilo de uma obra e a destacar determinadas partes do espaço.

Publicidade

Um exemplo já muito conhecido e utilizado é a paleta de cores minimalista, composta por branco, preto e escalas de cinza. Esse mix forma uma paleta simples que pode ser usada em diversas propostas decorativas. Outro exemplo, é a utilização de verde e marrom para trazer um aspecto mais natural ao ambiente.

Dicas para montar uma paleta de cores

Na hora de decidir as tonalidades da sua casa, seja paciente e considere mais de uma opção, pois isso marcará a decoração por um longo tempo. Confira dicas para montar uma paleta de cores:

  • Defina o conceito principal: na hora de escolher a paleta de cores, é preciso pensar no clima que você deseja criar no ambiente. Por exemplo, se o objetivo é transmitir aconchego, uma boa opção é selecionar tons terrosos para decorar o espaço.
  • Preste atenção nos móveis: considere os móveis na hora de escolher as cores do cômodo! É preciso dar match entre a paleta e as cores dos móveis selecionados. Se tiver muitos itens em madeira, por exemplo, você pode investir em tons contrastantes, como o azul, e fugir de cores mais óbvias, como o laranja.
  • Decida o estilo da decoração: do clássico ao contemporâneo, as opções são diversas! Por isso, pesquise projetos e conheça as características de cada estilo. Com isso definido, você conseguirá caminhar melhor para a parte de decisão das cores. Uma decoração mais rústica, por exemplo, pede por tons mais terrosos. Já o estilo mais minimalista chama por cores mais frias e claras.
  • Conheça as tendências: como já falado no tópico anterior, é muito importante pesquisar projetos! É a partir deles que você conseguirá definir qual estilo mais combina com sua casa. Por isso, conhecer as tendências do design de interiores é importante para a definição de uma paleta de cores. Fique por dentro e consuma conteúdos relevantes, além disso, converse com profissionais que podem te ajudar nessa tarefa.

Cada espaço da casa combina melhor com uma paleta de cores específica. Por exemplo, o lilás e o rosa-claro são cores que transmitem tranquilidade, assim, podem ser bem utilizadas em quartos infantis. Já cores mais energéticas, como o vermelho, combinam melhor com ambientes movimentados.

3 geradores de paleta de cores online

Outra dica que pode te ajudar a criar uma paleta de cores é a utilização de um gerador de paletas online. Cada uma das ferramentas citadas a seguir possui as suas peculiaridades, assim, você pode escolher qual se adapta melhor com a sua necessidade ou qual oferece mais recursos. Confira as opções:

  1. Adobe Color: essa ferramenta é ótima para profissionais, como designers, artistas, arquitetos e decoradores. O principal objetivo do programa é facilitar o processo de criação e a escolha de uma paleta de cores. O Adobe Color gera cinco tons e é possível ir personalizando a paleta da maneira que você desejar. Além disso, a ferramenta é bem intuitiva e fácil de utilizar.
  2. Coolors: é uma opção bem completa para criação de paletas de cores. Ao abrir o site, você encontra diferentes paletas já prontas. Você pode ir explorando as opções da barra superior e alterar o método de geração da paleta. Também é possível fazer o upload de imagens e criar colagens com a paleta gerada, tornando o processo mais criativo.
  3. Colormind: utiliza uma API, baseada em Machine Learning e Inteligência Artificial, para gerar automaticamente paletas de cores. Clique na opção “Generate” e veja as combinações que o site cria. O interessante nessa ferramenta é que você pode travar as cores de determinada paleta para criar sua paleta ideal.

Agora que você já sabe mais sobre paleta de cores, já pode se aventurar e começar a pensar nos tons ideais para compor a sua casa e deixar os ambientes repletos de personalidade. Confira a matéria sobre círculo cromático e aprenda ainda mais sobre como as cores podem fazer toda a diferença em uma decoração.

Publicidade

comentários
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments