Papel de parede no banheiro: 60 lindas opções para uma reforma prática

Escrito por Talita Freire

Foto: Reprodução / Renata Popolo

Você já pensou em utilizar papel de parede no banheiro da sua casa? Essa é uma opção prática e econômica para quem finalmente resolveu dar o destaque que esse cômodo merece! Os papéis de parede são muito utilizados em países como os Estados Unidos e Inglaterra. No Brasil, fizeram sucesso nas décadas de 1970 e 1980, mas ficaram fora do universo da decoração por um período, retornando agora com tudo!

O arquiteto Fernando Santos explica que “os papéis de parede são ótimas opções para quem busca uma mudança no acabamento das paredes do banheiro”. “O custo para aplicação é muito inferior ao da cerâmica”, por exemplo.

Além disso, a infinidade de opções disponíveis no mercado torna a possibilidade de combinações visuais muito maior. Essa é uma excelente forma do cliente finalmente ousar na decoração da casa. Fernando afirma que os clientes têm receio de arriscar nos demais cômodos e acabam utilizando cores e materiais mais discretos. Já no banheiro, por ser uma área mais reservada, é onde sentem que a imaginação pode fluir.

Mas, pode papel de parede no banheiro?

Foto: Reprodução / SET Arquitetura

Sim! Fernando conta que existem papéis de parede próprios para as áreas molhadas. “Eles são impermeáveis na parte do acabamento. Ou seja, a área que está em maior contato com a água e o vapor do banheiro”, explica. Mas, é importante lembrar que não é possível aplicar o papel se houver algum tipo de umidade ou infiltração na parede.

Como escolher o papel de parede ideal

Foto: Reprodução / Idealizzare Arquitetura

A arquiteta Mariana Crego reforça a importância em estar atento à qualidade do produto, pois o material estará em contato com a umidade. “No mais, o que vale é a criatividade: você pode variar na escolha da matéria-prima, seja com os vinílicos, tradicionais ou que imitam tecido. Já em relação à aparência, opções com estampa geométrica, floral, texturizada, imitando madeira, couro, com listras e os arabescos são ótimas escolhas”, conta.

Vantagens e desvantagens

Foto: Reprodução / Lisandro Piloni

Uma das grandes vantagens apontadas pelo arquiteto Lisandro Piloni é “a facilidade em poder repaginar totalmente o ambiente sem nenhuma sujeira”. Segundo Piloni, a “liberdade que profissional e cliente têm para criar também é um fator considerável”. O profissional ainda afirma que gosta de utilizar o papel de parede em todo o ambiente, inclusive no teto, como no projeto acima.

Uma das desvantagens apontadas é que o papel de parede não recebe bem remendos. Desta forma, se precisar fazer alguma reforma no banheiro, ele deverá ser tirado por inteiro e recolocado.

Cuidados e manutenção

Foto: Reprodução / Dado Castello Branco

Antes da aplicação, é preciso analisar o estado geral da parede e providenciar possíveis reparos, caso seja detectado algum tipo de infiltração. Após a aplicação do papel de parede, a limpeza deve ser feita com pano levemente úmido, sem utilizar produtos agressivos. O ideal é manter as portas e janelas sempre abertas. Isto garante maior ventilação do cômodo e evita mofo nas paredes.

60 projetos com papel de parede no banheiro para te inspirar

Acompanhe essa seleção com 60 lindos banheiros para você salvar e usar de referência na reforma do seu banheiro.

1. Papel de parede vermelho e branco

Foto: Reprodução / Andrea Murao Arquitetura

Muito requinte nesse banheiro com papel de parede vermelho e branco e um espelho veneziano sofisticado e cheio de adornos.

2. Faixas verticais sutis

Uma composição muito delicada e elegante com faixas verticais em tons neutros, espelhos dourados e luminárias de cristais.

3. Um clássico

Foto: Reprodução / Iara Kílaris

Essa opção com o clássico arabesco deixou o banheiro super requintado. Note a composição com um pequeno jardim de bromélias na parte de baixo!

4. Azul e branco por toda parte

Foto: Reprodução / Andrea Murao Arquitetura

O banheiro todo é decorado em azul e branco, porém a arquiteta optou por diferentes padronagens, formas e detalhes utilizando essas cores. Muito criativo e sutil.

5. Banheiro requintado

Linda opção com decoração clássica, desde a escolha do papel de parede até o espelho veneziano com detalhe preto.

6. Banheiro preto

Foto: Reprodução / Ubá Arquitetura

Opção de papel de parede preto e quadro de caveira para uma composição que agrada inclusive o público masculino. Detalhe especial nas louças em cinza escuro.

7. Apenas uma faixa

Foto: Reprodução / Conseil Arquitetura

Se você não quiser decorar todo o banheiro com papel de parede, pode optar por utilizar apenas uma faixa em uma das paredes para trazer um ar renovado.

8. Preto e branco

Foto: Reprodução / Lilian Morel

O preto e branco é um clássico e você também pode utilizá-lo em seu banheiro! O detalhe abaixo da pia com pedras brancas deu um toque interessante ao projeto.

9. Estilo romântico

Foto: Reprodução / In House Designers

O toque romântico do seu banheiro pode ficar por conta do papel de parede. Neste projeto, a escolha foi de uma linda estampa floral e um vaso bojudo com rosas na pia.

10. Misture elementos

Foto: Reprodução / Gislene Lopes

A mistura de elementos também é bem-vinda na hora de decorar o seu banheiro. Na foto, a parede em mármore claro contrasta com o papel de parede mais escuro.

11. Delicadeza floral

Foto: Reprodução / Hall Arquitetura

O grande charme desse projeto está na delicadeza do papel de parede floral. O espelho ornamentado e as plantas complementam a proposta.

12. Papel de parede de caveira

Foto: Reprodução / Rodrigo Fonseca

Essa pode ser uma ótima opção para banheiro masculino. Claro, meninas também podem escolher essa opção cheia de atitude!

13. Nichos com papel de parede

Foto: Reprodução / Arquitetura 8

Os nichos de parede são ótimas opções para trazer um toque diferente à decoração, além de serem super funcionais! Nesse projeto, eles foram decorados com um papel de parede com estampa que imita pedras.

14. Estampa sutil

Foto: Reprodução / Sylvia Letícia

Decoração clean e delicada com a escolha de um papel de parede em tons claros. Destaque para o design da cuba na pia, trazendo modernidade ao projeto.

15. Listras verticais

Foto: Reprodução / Hercules Bassalo

São muitas opções de listras para compor a decoração de um ambiente. Neste projeto, a escolha foi pelas listras verticais em cores neutras combinando com o restante do acabamento em mármore.

16. Madeira e papel de parede

Foto: Reprodução / Duotraço Arquitetura

O papel de parede trouxe singularidade ao projeto sem tirar o destaque da parede toda em madeira. Lindo detalhe dos nichos com plantas.

17. Papel de parede geométrico

Foto: Reprodução / Célia Beatriz

O grande destaque deste banheiro é o papel de parede geométrico. Um detalhe simples e elegante para uma decoração minimalista.

18. Efeito 3D

Foto: Reprodução / Rico Mendonça

O papel de parede vermelho trouxe destaque para a região onde está a banheira. Além da cor exuberante, o papel parece saltar aos olhos, como em um efeito 3D.

19. Mármore e papel de parede

Foto: Reprodução / Iara Kílaris

Projeto requintado com a escolha do revestimento de mármore em toda a parede. Note no reflexo do espelho que a profissional escolheu um papel de parede similar ao mármore para compor a outra parede.

20. Imitando couro

Foto: Reprodução / Spaço Interior

Lavabo elegante e com acabamento inusitado: o papel de parede parece couro! Projeto ousado, não é mesmo?

21. Risca de giz

Foto: Reprodução / Tikkanen Arquitetura

O papel de parede não precisa sempre chamar a atenção na decoração. Neste caso, a risca de giz foi uma escolha singela para o projeto, deixando a atenção para os detalhes de madeira.

22. Papel de parede texturizado

Foto: Reprodução / Kelly Petillo Interiores

Proposta elegante com papel de parede texturizado e uma luminária de teto bastante luxuosa. Os tons mais escuros reforçam o requinte.

23. Floral azul

Foto: Reprodução / Letícia Gourlart

Banheiro com lindo papel de parede floral em tons azuis, bancada de madeira abaixo da pia para guardar itens de higiene e espelho que ajuda a ampliar o espaço.

24. Papel de parede como lousa

Foto: Reprodução / Jhonatas Viegas

Muita originalidade nesse projeto com papel de parede que serve de lousa para customizar o banheiro com desenhos e frases que preferir. Além disso, ideia muito charmosa e despojada com essa pia apoiada na bicicleta.

25. Papel de parede e espelho

Foto: Reprodução / Gislene Lopes

Os espelhos em toda a extensão da parede fizeram com que a única parede com papel de parede fosse refletida, criando a sensação de que o banheiro está todo revestido com a estampa.

26. Parede e revestimento coloridos

Foto: Reprodução / Bruna Dias Germano

Para quem gosta de cores, essa é uma linda inspiração. O projeto está alegre, mas sem pesar ao utilizar estampa e parede coloridas. O segredo: combinar o tom do papel com a parede.

27. Estampa discreta

Foto: Reprodução / Orlane Santos

Para quem quer manter a decoração clean, escolha uma padronagem mais discreta, com cores neutras e louças brancas. O charme fica por conta do vaso decorativo e da saboneteira espelhada.

28. Papel com folhagens

Foto: Reprodução / Iara Kílaris

A escolha da designer foi de um lindo papel de parede com padronagem de folhas. Muito requinte nos detalhes desse banheiro com luminária e saboneteira em cristais.

29. Estilo retrô

Foto: Reprodução / Elaine Ananias Decor

Este projeto ficou bem moderninho com a escolha de um papel de parede retrô e nicho iluminado acima da bacia.

30. Efeito óptico

Foto: Reprodução / Patricia Pomerantzeff

Os papéis de parede podem ter esse lindo efeito óptico dependendo da padronagem. No projeto, a arquiteta também utilizou uma bancada toda em porcelanato para complementar o ambiente.

31. Arabesco suave


Foto: Reprodução / Iara Kílaris

Composição muito delicada neste projeto com papel de parede de arabesco em tom bem suave, orquídeas amarelas e as pedrinhas no chão.

32. Parede e teto

Foto: Reprodução / Antonio Armando de Araujo

O arquiteto não economizou no papel neste projeto: paredes e teto estão todos revestidos com um lindo papel de parede geométrico.

33. Destaque para o lavabo

Foto: Reprodução / Villa Arquitetura

O papel de parede singelo não tirou o destaque do lindo armário do lavabo feito em madeira de demolição.

34. Banheiro sóbrio

Foto: Reprodução / Ju Nejaim Arquitetura

Composição em tons escuros, desde a escolha da cor da parede à louça. Para deixar o ambiente mais leve, foi utilizado o papel de parede em tons cinzas.

35. Pia e parede combinando

Foto: Reprodução / Manuela Senna

Projeto muito moderno com uma pia em um estilo bem diferente. O papel de parede no mesmo tom não tirou o charme desta peça de destaque.

36. Dois tipos de papéis


Foto: Reprodução / Duplex Interiores

Você pode usar mais de um tipo de papel de parede no seu banheiro. Neste projeto, a mistura foi feita com a estampa azul, mais trabalhada, e outra mais discreta em tom de bege.

37. Deixe outro elemento brilhar

Foto: Reprodução / Marcelo Rosset

O papel de parede tem presença, mas não tira o brilho deste lindo lavabo com iluminação dedicada na pia! Projeto diferenciado, não é mesmo?

38. Ambiente organizado

Foto: Reprodução / Samara Barbosa

Neste projeto, o papel de parede neutro deixa o ambiente clean e com aspecto ainda mais organizado.

39. Faixas em preto e branco

Foto: Reprodução / Espaço do Traço Arquitetura

As faixas em preto e branco grossas deixam todo o destaque do banheiro para as paredes. A bancada branca deixou o ambiente com mais leveza.

40. Estilo jornal antigo

Foto: Reprodução / Studio C.A. Arquitetura

Um papel de parede bem diferenciado, que mais parece um jornal antigo. Trouxe um toque retrô sem pesar na decoração do banheiro.

41. Xadrez bem feminino

Foto: Reprodução / Sesso e Dalanezi

Banheiro feminino bem delicado com esse xadrez em tons rosados. Para complementar o ambiente: vasos com orquídeas e toalhas rosas.

42. Brinque com as formas geométricas

Foto: Reprodução / Ilana Marins

As padronagens geométricas são lindas! Você pode brincar com seu papel de parede, dando efeitos visuais incríveis no ambiente.

43. Inspiração francesa

Foto: Reprodução / Paula Alesso

A arquiteta buscou elementos clássicos na composição desse banheiro, com papel de parede colorido e cômoda com inspiração francesa que, no caso, serviu como armário e apoio para a cuba. Além disso, lindo espelho veneziano para dar mais charme.

44. Imitando placas de aço

Foto: Reprodução / Sesso e Dalanezi

Banheiro moderno e minimalista com cuba de design longilíneo e papel de parede que imita placas de aço. Decoração sutil com vasinhos de suculentas.

45. Estampa de peixes!

Foto: Reprodução / Ilana Marins

Estampa linda de peixes para o banheiro masculino da casa de praia. Você pode buscar sua inspiração no contexto da sua obra!

46. Banheiro requintado

Foto: Reprodução / Ampezzan Maciel Arquitetos

Uma composição cheia de requinte com esse papel de parede escuro em contraste com dourado e linda luminária.

47. Lavabo moderninho

Foto: Reprodução / Luiza Urban Arquitetura

Inspiração moderninha para a composição desse lavabo. O papel de parede foi utilizado apenas em metade da parede, deixando o espaço mais clean.

48. Papel de parede texturizado

Foto: Reprodução / Spaço Interior Arquitetura

Para quem não quer ousar na cor, uma boa opção é a utilização de um papel de parede neutro com texturas.

49. Listras verticais azuis e brancas

Foto: Reprodução / Ilana Marins

Composição singela deste papel de parede com listras verticais e vasinho com lavandas para complementar.

50. Uma linda paisagem!

Foto: Reprodução / Iara Kílaris

Já pensou em utilizar um papel de parede com uma linda paisagem no seu banheiro? Neste projeto a inspiração foi no tema praia.

51. Arabesco requintado

Foto: Reprodução / Pró Design Arquitetura

Para quem gosta de banheiros exuberantes, a escolha do arabesco é sempre bem-vinda. Neste projeto, o requinte também está no detalhe da cuba esculpida em mármore.

52. Papel de parede cinza


Foto: Reprodução / Craft Arquitetura e Interiores

Esse é um projeto que cai muito bem para banheiro masculino. O papel de parede cinza trouxe um ar contemporâneo ao projeto.

53. Efeito manchado

Foto: Reprodução / Marilia Veiga Interiores

Lindo efeito manchado deste papel de parede em tons pastéis. O quadro ao lado deu um ar minimalista ao banheiro.

54. Design criativo

Foto: Reprodução / Amis Arquitetura

O design desse banheiro ficou ainda mais criativo com a escolha do papel de parede cheio de triângulos, em cores que se complementam, e um lindo espelho com moldura amarela para dar destaque.

55. Luxo em cada detalhe

Foto: Reprodução / Pró Design Arquitetura

Puro luxo neste projeto: desde o adereço na cortina ao detalhe do porta-lenços dourado na pia esculpida em mármore escuro. A cor do papel de parede realçou a beleza do ambiente em tons de bege.

56. Cores em pontos estratégicos

Foto: Reprodução / Andrade & Shiki

O papel de parede com estampa geométrica neutra permitiu o uso de cores em pontos estratégicos, como nos nichos e espelho.

57. Mistura de revestimentos

Foto: Reprodução / Rafaela Fischer

O projeto pode ter paredes com revestimentos diferentes. Neste caso, a escolha foi por um lindo papel de parede com arabesco simples e acabamento em pastilhas.

58. Geométrico sutil

Foto: Reprodução / Marilia Veiga Interiores

Projeto com papel de parede geométrico sutil, valorizando ainda mais a linda bancada em granito preto e a bacia com design moderno.

59. Banheiro clean

Foto: Reprodução / Lívia Dalmaso

O banheiro ficou bem clean com esse papel de parede com frisos, louça branca e torneira instalada na parede.

60. Efeito sanfonado

Foto: Reprodução / Marilia Veiga Interiores

Lindo papel de parede metálico com efeito sanfonado. O brilho do papel deu todo o charme para esse banheiro com peças mais discretas.

Depois de todas essas opções incríveis de papel de parede, vai ficar muito mais fácil fazer a reforma do seu banheiro: sem sujeira e com custo baixo! Quer dar nova vida ao seu banheiro, suíte ou lavabo? Invista no papel de parede!

PARA VOCÊ