13 lojas online para adquirir seu papel de parede e mudar o visual do seu lar

Escrito por

Item que transforma qualquer ambiente, ao ser aplicado, o papel de parede proporciona beleza e um novo visual a paredes antes “sem graça”. Possuindo grande variedade de estampas, texturas, materiais e cores, o papel de parede agrada os mais variados gostos.

Publicidade

Conforme a arquiteta Isabelle Lattaro descreve, basta aplicar um papel ousado em qualquer ambiente que instantaneamente cria-se uma nova atmosfera, muito mais estimulante. “Em ambientes de uso menos intenso, como lavabos, podemos abusar da ousadia revestindo todas a paredes, usando cores e estampas sem medo. O papel de parede é capaz de revolucionar o espaço”, observa.

“A escolha por padrões mais neutros garante sofisticação e elegância ao ambiente, eles trazem também aconchego através de seu sutil efeito. Já se optar por um papel com tons mais fortes, seu contraste com o rodapé enobrece as paredes deixando o local muito mais elegante”, adiciona.

Devido à grande variedade de lojas online que oferecem de papéis de parede dos mais variados tipos e valores, transformar seu ambiente se tornou algo prático e fácil de se conseguir. Confira abaixo lojas que disponibilizam este serviço e facilitam na decoração do seu lar:

1. Papel na Parede

Loja situada em São Paulo, desde 2003 fornece variedade em papéis de parede adesivos, adesivos para azulejos e adesivos simples para a parede. Entrega para todo o Brasil. Conheça mais.

2. Papel e Parede

Empresa iniciada em 2007 com produção de materiais para festas, lançou o portal de vendas online em 2011, utilizando o adesivo vinílico como principal recurso. Produzindo cerca de 3 mil metros de papel de parede por dia, é considera a maior empresa de papel de parede do Brasil. Entrega em todo o país. Conheça mais.

3. Leroy Merlin

Imagem: Tua Casa - Papel de parede floral / Papel de parede listrado / Papel de parede medalhão

Imagem: Tua Casa – Papel de parede floral / Papel de parede listrado / Papel de parede medalhão

Publicidade

Rede francesa, foi expandida para o Brasil em 1998, trazendo inovações no mercado de materiais de construção. Possui grande variedade de recursos para construir e reformar. Possui também 37 lojas físicas distribuídas por todo o país. Entrega em todo o território nacional. Conheça mais.

4. Mobly

Loja online fundada em 2011, possui artigos especializados para casa, decoração e móveis. As possibilidades de decoração vão desde cama, mesa, banho, jardim e lazer, reforma e utilidades domésticas. Entrega em todo o país. Conheça mais.

5. Tok&Stok

Loja fundada em 1978 por dois franceses recém-chegados ao país, está presente em vários estados do Brasil, além de possuir sua loja online. Fornece produtos exclusivos com design diferenciado. Entrega em todo o território nacional. Conheça mais.

6. Etna

Fundada em 2004, possui sede em São Paulo e 14 outras lojas distribuídas pelo país. Disponibiliza artigos para casa e escritório, busca encantar o cliente com soluções de design ao alcance de todos. Entrega em todo o país. Conheça mais.

7. Oppa

Empresa com sede em São Paulo, descreve-se como criativa e focada em inovação, funcionalidade em impacto positivo pelos seus produtos. Suporta novos talentos e busca ser um diferencial em termos de design e decoração. Entrega em todo o país. Conheça mais.

Publicidade

8. Kola

Fundada em 2010, a empresa tem como principal objetivo e diferencial trazer a “arte” para dentro do seu ambiente. E para isto, oferece produtos exclusivos, assinados por artistas. Entrega em todo o país. Conheça mais.

9. Dona Cereja

Nascida em 2007, foi fundada por duas irmãs apaixonadas por arte e design. Os desenhos exclusivos são produzidos pelas fundadoras, deixando os ambientes ainda mais personalizados. Entrega em todo o país. Conheça mais.

10. Papel Decor

A loja com central de produção em Campo Grande busca deixar sua casa linda e acolhedora através da criatividade no desenvolvimento de papéis de parede autoadesivos. Entrega em todo o país. Conheça mais.

11. Na Parede

Há mais de 15 anos no mercado, inaugurou em junho de 2015 a loja virtual especializada em papéis de parede autocolantes. Conta com os mais modernos equipamentos de impressão e uma equipe treinada e especializada para atender e resolver qualquer tipo de situação. Entrega em todo o país. Conheça mais.

12. Decoratons

Imagem: Tua Casa - Papel de parede Chevron 01 / Papel de parede Vintage Abstrato 123/ Papel de parede Teen 33

Imagem: Tua Casa – Papel de parede Chevron 01 / Papel de parede Vintage Abstrato 123/ Papel de parede Teen 33

Publicidade

Empresa do grupo Peteca Digital, consolidada desde 1977 no mercado de comunicação visual, é referência em toda região noroeste paulista nos serviços de impressão digital de médio e grandes formatos. Entrega em todo o país. Conheça mais.

13. Papel Mais Parede

Empresa do grupo Grupo Jet, fundada no ano de 1996. Atuando há 2 anos no ramo de comunicação visual de pequeno a grande formato, vislumbra a alta procura de clientes por serviços de personalização de papel de parede em ambientes, surgindo a ideia de produzir impressões de qualidade, praticidade e de fácil acesso para todos. Entrega em todo o país. Conheça mais.

Diante dos diversos tipos de papéis disponíveis, vale descobrir seu estilo, escolher qual se encaixa com gosto e bolso e começar já a mudar o visual do seu lar!

Cuidados ao comprar papel de parede online

A arquiteta Isabelle ressalta alguns cuidados ao adquirir papéis de parede online, primando para que não haja engano ou arrependimento da escolha. Confira suas dicas:

  1. “Nem sempre a cor do site é fiel à cor da realidade, podendo gerar grande frustração no comprador online”, alerta.
  2. “Tome muito cuidado com os lotes, pois lotes distintos muitas vezes alteram as tonalidades do papel, na compra online não temos como garantir a entrega de rolos do mesmo lote”, explica.
  3. “Não basta escolher a cor ou a estampa, a textura é essencial na escolha do papel, inclusive impossibilitando ou não a instalação do mesmo em determinamos locais. Atente-se a esse fator, pois, pela internet, não é possível senti-lo e ele faz toda diferença no efeito gerado do papel quando instalado”, detalha.
  4. “É importante avaliar se o papel pode ser usado naquele ambiente específico, já que alguns são indicados para áreas com exposição à umidade, enquanto outros não”, pontua.
  5. “Sugiro que vá a uma loja pessoalmente e procure por um modelo de que goste, podendo sentir a textura e conferir a cor. Após escolhido o modelo, você pode procurá-lo e adquiri-lo na internet ”, ensina.

Tipos de papel de parede

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

No mercado há uma grande variedade de papéis de parede disponíveis, tanto no que diz respeito aos tipos de materiais confeccionados quanto à adequação aos ambientes e no valor a ser investido. Confira os tipos mais comuns e os cuidados necessários:

  • Tradicional: produzido em celulose, possui o aspecto liso, sem relevos. Para ser aplicado à parede, necessita de cola. Deve ser limpo com um pano úmido.
  • Vinílico: revestidos por uma camada de vinil, a qual garante uma textura plástica ao material. Pode ser higienizado com detergente neutro, utilizando uma bucha ou escova
  • Tecido: o tecido pode ser confeccionado dos mais variados materiais, como couro sintético, algodão ou chita; podendo ser aplicado sem a necessidade de materiais especiais, já que os mesmos vêm com adesivo. Para limpeza, recomenda-se utilizar um pano úmido.
  • Adesivo: o papel de parede adesivo é prático e fácil de aplicar. Basta descolá-lo da base e aplicá-lo na superfície desejada. Para sua limpeza, um pano úmido com água é o suficiente.
  • Vinilizado: não possui revestimento sobre o papel, garantindo uma textura mais lisa. Sua durabilidade pode variar de 5 a 7 anos, e sua limpeza deve ser realizada com um pano molhado e produto neutro.
  • TNT: sigla com significado “tecido não tecido”, refere-se aos papéis de parede importados de países europeus. O material conta com o benefício de poder ser retirado da parede e reinstalado em um novo local. Deve ser limpo com um pano úmido.
  • Mica: papel de parede que possui pedras micas verdadeiras prensadas em sua superfície. Por este motivo, não pode ser molhado, devendo ser higienizado apenas com um aspirador de pó ou espanador.

Como instalar o papel de parede

Hoje mais acessível, alguns papéis de parede podem ser instalados de forma caseira, sem a necessidade de mão de obra profissional. Alguns modelos já são adesivos, facilitando ainda mais este processo. A profissional ensinou o passo-a-passo de como aplicar você mesmo o papel de parede com cola em sua casa:

  1. Prepare a parede com gesso ou massa corrida;
  2. Passe tinta para evitar que o pó grude futuramente no papel;
  3. Faça esse processo de preparação da parede ao menos 1 semana antes da instalação;
  4. Dilua o pó da cola devagar com água e deixe-a preparada um dia antes do uso da mesma;
  5. Leve uma mesa com cavalete preparada para estender o papel adequadamente e não sujar nenhum local com a cola;
  6. Passe um demão de cola, espere 5 minutos e passe outra demão. Cole somente depois de 2 demãos, isso é essencial;
  7. Cole-o na parede. Caso haja estampas, muito cuidado para casá-las perfeitamente;
  8. Nunca passe espátula! Ela estraga o papel e tira a cola. Utilize no máximo uma escova macia;
  9. Tire o excesso de cola, caso haja, com um pano;
  10. Espere ao menos 5 dias as bolhas secarem. Elas somem sozinhas, jamais aperte-as.

14 erros comuns no uso de papel de parede na decoração e como evitá-los

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Para que não haja erros na hora de deixar suas paredes ainda mais belas e decoradas, confira os equívocos mais comuns e as dicas da profissional para solucioná-los:

  1. Calcule: “calcule corretamente a metragem necessária. Um rolo cobre em média 5 metros quadrados, ele tem 50 centímetros de largura por 10 metros de comprimento. As pessoas sempre confundem e acham que um rolo possui 10 metros quadrados, comprando somente a metade do necessário”, instrui.
  2. Compre sempre a mais: “devido à necessidade de ‘casar’ os desenhos, ospapéis estampados dão perda maior, de ao menos 10% a mais. Quando for comprar, lembre-se deste detalhe.”, orienta.
  3. Leve em consideração as portas e janelas: “não se esqueça de contar a porta ou janela em seu cálculo de metragem, pois se o papel for estampado, é preciso dar continuidade à estampa no pedaço de parede que houver acima ou abaixo do vão. No caso de papéis lisos, esse cálculo não se aplica e pode se retirar o vão para não comprar papel a mais”, informa.
  4. Manuseie o papel com cuidado: “o papel não estica! Ele não tem nenhuma elasticidade, muitos imaginam que se faltar poucos centímetros, será possível esticar o papel um pouco para evitar comprar um outro rolo, mas isso não é aplicável”, revela.
  5. Compre papel de parede específico para a região a ser aplicada: “comprar um papel impróprio para áreas mais úmidas e instalar no banheiro não é um bom investimento. Hoje já temos papéis que permitem áreas úmidas, portanto não deixe de conferir”, ensina.
  6. Use-os somente em ambientes internos: “papel de parede não pode tomar chuva, por isso nunca instale-o em ambientes externos”, instrui.
  7. Cuidado com papéis estampados: “cuidado com estampas muito fortes na frente do espelho, pois o mesmo vai dobrar o efeito e poderá causar algo diferente do desejado”, explica.
  8. Aproveite o espelho: “utilize este recurso para economizar na compra do papel, já que dependendo do papel escolhido, é possível aproveitar o efeito refletivo do espelho. Instale-o em paredes que serão refletidas e você irá ampliar o efeito do papel sem a necessidade de comprar mais material para isso”, adiciona.
  9. Esconda imperfeições na parede: “caso sua parede não esteja bem-acabada e lisa e você não tenha ou não deseja investir no conserto da mesma, alguns papéis e estampas disfarçam melhor as imperfeições”, comenta.
  10. Cuide da finalização: “caso deseje aplica-lo em toda a parede, sempre finalize o papel no rodapé, fica mais bonito e evita seu desgaste e mal acabamento”, sugere.
  11. Evite a poluição visual: “evite papel com grandes estampas atrás da televisão, pois o mesmo pode distrair e atrapalhar a visão do telespectador”, orienta.
  12. Escolha as estampas de acordo com os ambientes: “estampas muito fortes devem ser priorizadas em ambientes de uso não contínuo, para não gerar cansaço ou enjoar da mesma rapidamente”, propõe.
  13. Busque ajuda profissional: “o efeito do papel irá modificar de forma significativa o ambiente. Procure sempre que possível um profissional para lhe ajudar na escolha, evitando erros que comprometam a sensação de conforto”, aconselha.
  14. Solte sua imaginação: “aproveite para ousar com o papel, ele é de fácil remoção e possibilita trocas futuramente. Aproveite-se disso para escolher papéis temáticos, coloridos e altamente diferenciados. Se cansar, basta trocar. Fuja do básico, faça ambientes como sempre sonhou e depois basta modificá-los”, incentiva.

Devido à sua praticidade e principalmente à sua grande gama de opções, o papel de parede pode ser a melhor saída quando o assunto decoração está em pauta. De fácil aplicação e com bom custo benefício, o papel de parede pode ser o recurso perfeito para criar os mais diversos efeitos e adicionar personalidade na decoração. Invista!